Fórum de dúvidas do Gran: como funciona? Saiba mais!

Uma das grandes preocupações de quem estuda por conta própria é o que fazer quando surge uma dúvida durante os estudos. Para quem perguntar? Com o Fórum de Dúvidas, questões comentadas e Salas Particulares do Gran esses problemas foram resolvidos. Saiba mais!

Avatar


16 de Abril6 min. de leitura

Se você estuda para concursos públicos na modalidade online ou está pensando em fazer isso, uma das preocupações mais comuns está na aparente falta de contato entre aluno e professor. Em muitos casos, a ausência da presença física de um docente pode passar a impressão errada de que não haverá a mesma disciplina ou apoio dos cursos presenciais. Contudo, as soluções tecnológicas do Gran estão aqui para provar que a modalidade EAD pode ser até mais eficiente que a presencial por meio do Fórum de Dúvidas, Salas Particulares e Questões comentadas.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Utilize o índice abaixo para navegar pela matéria:

Fórum de dúvidas do Gran: o que é?

O Fórum de dúvidas é um dos canais de comunicação entre alunos e professores do Gran. Por meio dele, você pode esclarecer dúvidas que surgiram tanto em videoaulas, como também nos materiais teóricos (PDFs).

Em sua solicitação, você poderá elaborar a dúvida como achar melhor por meio de uma mensagem que será encaminhada aos nossos professores.

As perguntas enviadas para fórum de dúvidas devem estar diretamente relacionadas às aulas ministradas em PDF ou vídeo. Funciona assim: você seleciona o curso específico que está cursando, depois a matéria, assunto e, por fim, a lição específica onde surgiu a questão. Ainda é possível indicar em qual momento da videoaula ou página do PDF surgiu a dúvida.

Na nova plataforma do Gran, as respostas do Fórum de Dúvidas podem ser visualizadas em uma aba própria, divididas por aula/material, dentro da aba específica (“Fórum de Dúvidas”) do curso que você está realizando.

O prazo de resposta é de 7 dias úteis. Por isso, é importante se organizar para não deixar suas dúvidas para última hora, especialmente se as provas para o seu certame estiverem chegando!

Abaixo detalhamos o passo a passo de como acessar o Fórum de Dúvidas, tanto na versão antiga quanto na mais recente da plataforma!

Fórum de Dúvidas: como acessar na versão antiga?

Na versão antiga da plataforma, o Fórum de Dúvidas pode ser acessado diretamente por meio da barra lateral de opções e está incluído na categoria de comunidade.

Fórum de dúvidas do Gran: como funciona? Saiba mais!
Fórum de dúvidas: acesso pela versão desktop (versão antiga da plataforma)

Em seguida, selecione o curso que está realizando e se gostaria de fazer uma pergunta para a modalidade de conteúdo videoaula ou PDF:

Fórum de Dúvidas: página inicial
Fórum de Dúvidas: página inicial (versão antiga)

O próximo passo é selecionar a disciplina, a aula e o assunto. Por fim, clique no botão “perguntar” para elaborar o seu questionamento.

Fórum de Dúvidas: versão antiga
Fórum de Dúvidas: versão antiga (passo 3)

Para facilitar a identificação da dúvida, você ainda poderá incluir o minuto aproximado da videoaula onde ela surgiu! Depois disso, basta desenvolver  um pouco mais no campo de pergunta.  Veja abaixo como é a caixa de solicitação:

Fórum de dúvidas do Gran: como funciona? Saiba mais!
Fórum de dúvidas: caixa de solicitação

Você receberá uma notificação quando a sua pergunta for respondida!

Fórum de Dúvidas: como acessar na versão nova?

Na versão nova da plataforma, o Fórum de Dúvidas agora está integrado à página do curso que você está realizando! Basta localizar a aba específica, logo abaixo do nome do curso. Confira:

Fórum de dúvidas: versão nova (painel)
Fórum de dúvidas: versão nova (painel)

Depois de clicar, você poderá acessar as perguntas já realizadas por outros alunos por lição, assim como as respostas dos professores.

Também é possível filtrar apenas pelas perguntas que você realizou, filtrando os resultados por meio do botão “Minhas Perguntas”.

Para fazer uma pergunta, localize o botão azul “Fazer uma Pergunta”. Em seguida, escolha se quer perguntar sobre uma videoaula ou PDF, selecione a matéria, aula, assunto e clique em perguntar!

A caixa de elaboração de pergunta da nova versão do Fórum de Dúvidas é muito semelhante à antiga. Veja como ela é:

Fórum de Dúvidas: Caixa de Dúvidas
Fórum de Dúvidas: Caixa de Dúvidas

Fórum de Dúvidas: como acessar na versão mobile?

Na versão mobile, basta secionar o ícone de mais opções na barra inferior de opções do aplicativo para encontrar, não apenas o Fórum de Dúvidas, como também uma listagem de ferramentas e recursos do Gran. Veja:

Fórum de Dúvidas: versão mobile
Fórum de Dúvidas: como entrar na versão mobile

Fórum de dúvidas do Gran: qual a importância?

Como já mencionamos, a maioria das pessoas não tem o costume de estudar de maneira remota. Para muitos, essa prática só foi introduzida depois do longo período de isolamento social causado pela pandemia. Assim, é comum se sentir um pouco inseguro no estudo remoto, especialmente no início.

Muita gente acha que não vai ter a mesma disciplina por estar estudando por conta própria. Mas isso, na verdade, é questão de costume! Com o tempo, você perceberá que pode até ser mais produtivo estudar no seu próprio ritmo e não naquele estabelecido a partir de outras pessoas.

O fórum de dúvidas do Gran existe para acompanhá-lo durante essa trajetória, ajudando a sanar de maneira paciente e detalhada todas as suas dificuldades de conteúdo! Então, você pode ter certeza que os professores estarão mais do que presentes, todos os dias!

Além do fórum de dúvidas do Gran: outras maneiras de se conectar com os professores

Salas Particulares

Sabemos o quanto a interação entre professor e aluno é importante: por isso, o Gran também oferece o recurso Salas Particulares! Ele pode ser encontrado na barra lateral da sua área do aluno (desktop). Ao clicar, você encontrará um calendário com a programação mensal acompanhada dos horários. Assim, fica mais fácil se programar.

Nas Salas Particulares os alunos têm a oportunidade de entrar em ligações ao vivo com professores e especialistas em diversas áreas para auxiliar na sua rotina de estudos. Os assuntos vão desde saúde e métodos de estudos, até a preparação específica (com revisões ou retirada de dúvidas) para concursos e outras seleções.

Para acessar, basta colocar o cursor em cima de uma das salas listadas e clicar. Assim, é possível visualizar o dia, horário, tema e qual professor ministrará a aula. Ao clicar no botão destacado abaixo, você será redirecionado. Veja:

Fórum de dúvidas do Gran: como funciona?
Recursos além do fórum de dúvidas do Gran: Salas Particulares

Uma janela aparecerá no topo da sua tela, requisitando permissão para abrir o link pelo seu aplicativo do Zoom. Caso você ainda não tenha, é possível fazer o cadastro gratuito e o download por meio do site oficial. Cada Sala Particular tem uma temática específica e é realizada por meio do aplicativo de reuniões. É possível que até 100 alunos participem.

Ao longo da programação de Sala Particular, você terá uma conexão mais direta com o professor, sendo capaz de fazer perguntas e participar ao vivo! Assim, é um recurso ainda mais interativo do que o fórum de dúvidas do Gran!

Questões comentadas em texto e vídeo

Por meio da plataforma Gran Questões o aluno é capaz de encontrar e resolver mais de 2,6 milhões de questões de concurso, OAB, CFC e Residências Multiprofissionais. Por lá você também encontra exercícios comentados, um recurso que pode otimizar ainda mais os seus estudos. Afinal, ao aprendermos com os nossos erros, focamos exatamente nos pontos que precisam de mais atenção!

Os comentários das questões são realizados por professores e especialistas que explicam o problema de maneira detalhada para que o entendimento fique mais simples! Além da opção em texto, alguns itens também já apresentam a modalidade de comentários em vídeo.

Para encontrar os comentários basta procurar na barra inferior de cada item pelas sessões: “Comentário do Professor” e “Comentário em Vídeo”. Caso você encontre um pequeno círculo vermelho ao lado da categoria, significa que há conteúdo disponível!

No entanto, caso não haja um comentário disponível, você pode solicitá-lo! Basta acessar a aba Comentário do Professor e clicar no botão “Requisitar Comentário.”

A partir daí, nossos professores e especialistas disponibilizarão a resposta para você no menor tempo possível! Essa também é uma forma de interação entre alunos e professores, um pouco mais similar ao fórum de dúvidas do Gran!

Falando ainda sobre o Gran Questões, as possibilidades de interação não acabam por aí. Afinal, você ainda pode comentar e visualizar os comentários já realizados por outros alunos nas questões. Dessa forma, você aumenta ainda mais as suas chances de aprendizado.

Saiba mais sobre o Gran Questões!

Fórum de dúvidas do Gran e outros recursos de interação: quem pode acessar?

O acesso ao Fórum de dúvidas do Gran depende da aquisição de cursos específicos dentro da plataforma. Assim, caso você tenha adquirido um programa de preparação, terá direito a realizar perguntas sobre ele. Analogamente, os alunos que garantiram a Assinatura Ilimitada poderão salvar e perguntar em qualquer curso: afinal, possuem acesso amplo a todos os conteúdos e ferramentas da plataforma.

As Salas Particulares, por outro lado, estão disponíveis apenas para os Assinantes Ilimitados como uma de outras diversas vantagens exclusivas, dentre Audiobooks, Gerenciador de Estudos, Lei em Questão, Legislação em Destaque, Ferramenta “Dá para Conciliar” e muito mais.

Por fim, as questões comentadas do Gran Questões podem ser solicitadas e visualizadas por qualquer aluno que tenha um cadastro gratuito ativo na plataforma de questões, seja ele gratuito ou ilimitado.

Sistema GRAN de Ensino: confira todas as razões para estudar com o Gran!

Você sabia que o conceito de sistema de ensino vai muito além da disponibilização de materiais de qualidade? Sistema de ensino, na verdade, também engloba o entendimento de todas as outras necessidades do aluno durante o processo de aprendizado, bem como a disponibilização de recursos para saná-las.  É exatamente isso que você pode encontrar no Sistema GRAN de ensino!

Além PDFS, videoaulas e outros materiais de base teóricos (formulados pelos melhores professores no mercado de preparação para concursos públicos e outras seleções) , ao estudar com o Gran você também utiliza o que há de mais moderno em tecnologia e Inteligência Artificial ao seu favor, dominando com ainda mais segurança os processos de organização, conciliação, aprofundamento e aperfeiçoamento nos estudos.

Saiba porque o Sistema GRAN de Ensino é a melhor escolha para garantir a sua aprovação!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


16 de Abril6 min. de leitura