Como NÃO desistir de estudar para concurso? Veja as dicas!

Bateu o desânimo? Veja as principais maneiras de se motivar e não desistir de estudar para concurso!

Por
7 min. de leitura

Seja por ter lidado com reprovações, estar sentindo o cansaço da rotina ou ter iniciado a sua trajetória há algum tempo e não ter tido os resultados até agora, fato é que a grande maioria dos concurseiros já pensou em desistir dos estudos pelo menos uma vez. Se você está pensando nisso com frequência ultimamente, este conteúdo é para você! Confira algumas dicas de como tornar as suas rotinas de preparação mais fáceis nesse momento difícil e como não desistir de estudar para concurso!

Ser aprovado é questão de treino

Como NÃO desistir de estudar para concurso: 7 dicas

Desistir raramente é a resposta correta, concurseiro! Abaixo separamos as 7 principais dicas que podem ajudar você a se manter firme.

Como não desistir de estudar para concurso: reconecte-se com as suas razões para ter começado a estudar

Todo mundo tem uma razão para ter começado a estudar para concursos públicos.

Pode ser que a sua seja conquistar estabilidade financeira, ser mais reconhecido pelo seu trabalho, conquistar benefícios, viajar mais, mudar a vida da sua família, investir em outros objetivos profissionais e pessoas, enfim… Ser aprovado, de fato, viabiliza muitas oportunidades para o seu futuro.

O problema é que, com o passar do tempo e com outras questões da vida, incluindo as possíveis reprovações na sua trajetória, esses motivos vão perdendo a força. Logo, torna-se difícil lembrar-se deles e tudo em que você consegue se concentrar é o curto prazo: como você se sente agora, como a rotina está pesada, dentre outras coisas.

Se você está num momento decisivo, em que desistir parece ser mesmo a melhor opção, uma boa dica é tentar se reconectar com esses objetivos. Você pode fazer isso, por exemplo, construindo gratuitamente o seu mural de sonhos no portal do Gran.

Afinal, muitas vezes, apenas pensar sobre algo não é o suficiente para realmente nos motivar: é preciso que aquele pensamento seja externalizado de alguma forma mais concreta para que possa realmente nos atingir.

Mas e quando você não acredita em si mesmo?

Pode ser que, mesmo estando muito conectado com as suas razões para estar estudando, você acredite que a aprovação nunca chegará para você.

Sentir que você é capaz, concurseiro, é algo também muito comum entre muitas outras pessoas que já foram aprovadas. Parece impossível neste momento, mas acredite: se você se organizar, estudar de maneira direcionada, consistente e fizer o seu melhor, os seus objetivos têm sim muitas chances de se tornar uma realidade.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, que tal conhecer um pouco mais sobre as histórias dos nossos Gran Alunos Aprovados? Por lá, você poderá conhecer a história de pessoas muito diferentes, mas que têm uma coisa em comum: nunca desistiram de conquistar a aprovação!

Venha se motivar com as histórias de alunos aprovados! 

Como não desistir de estudar para concurso: analise a sua preparação até, reconheça o seu progresso e busque melhorias

Se você está estudando há algum tempo, a desmotivação pode ter batido por acreditar que não está evoluindo ou por não ter atingido o seu objetivo ainda.

Nessas horas, é bom guiar-se com algumas perguntas para tentar identificar o que está acontecendo. São elas:

  • O concurso para o qual você está estudando é um cargo-fim?

Seleções desse tipo — tais como a magistratura, o cargo de Delegado e Auditor Fiscal, por exemplo — naturalmente requererem um tempo maior de preparação. De fato, você sabia que o tempo médio para ser aprovado como juiz fica em torno de 5 a 8 anos? Pois é, exatamente por se tratar de um cargo de alto nível, as provas também são bem complexas, além das outras etapas.

Dessa forma, é muito provável que você esteja sim evoluindo nos estudos, mas que ainda não esteja “maduro” o suficiente para ser aprovado.

  • Como está o seu percentual de acertos? 

Uma boa maneira de verificar se você está ou não retendo os conteúdos é por meio da análise dos percentuais de acertos nos seus simulados. A tendência é que você erre cada vez menos, conforme o tempo passa. Depois de atingir uma margem de 80% ou superior, as diferenças entre os candidatos costumam ser detalhes, um ou outro ponto.

Se você está duvidando das suas habilidades ou dos seus estudos até agora, busque consultar as suas estatísticas de desempenho lá detrás e compará-las com as atuais. Você com certeza terá uma excelente surpresa!

Caso você não tenha o hábito de monitorar o seu desempenho, pode ser uma boa ideia começar a fazer isso. Veja como o Gran pode te ajudar nesse sentido! 

  • Você é uma pessoa muito ansiosa? 

Se a resposta para essa pergunta for sim, então pode ser que você esteja se atrapalhando na hora de fazer a prova. O nervosismo limita muito a capacidade de pensar e fazer boas escolhas. O remédio para essas situações, contudo, está em praticar.

Seja fazendo simulados com a contabilização de tempo mais frequentemente ou inscrevendo-se em concursos públicos análogos aos seus objetivos (e comparecendo para as provas), a prática ajudará muito na diminuição do seu nervosismo.

  • Você estuda para qualquer concurso que aparece?

A conciliação de estudos para diferentes concursos é um tanto polêmica e deve ser considerada com cuidado. Afinal, as provas hoje em dia apresentam um alto nível de complexidade e especificidade. Além disso, os candidatos são bem mais preparados. Com isso, a sua diferenciação (aqueles pontos que o encaixariam nas vagas imediatas), costumam estar nos detalhes.

E, infelizmente, não dá pra focar nos detalhes se você está tentando dominar o conteúdo para duas ou até três provas diferentes ao mesmo tempo. Por isso, sempre que possível escolha apenas UMA seleção para se dedicar por vez.

Veja aqui em quais casos a conciliação pode ser uma boa ideia! 

Caso a situação seja muito difícil de lidar por conta própria, também sempre existe a possibilidade de buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra.

Mantenha em mente que, apesar de ser sempre possível melhorar algo, se você está fazendo o seu melhor, mas ainda não foi aprovado, é porque ainda falta um pequeno ajuste final. Ao avaliar com cuidado sua trajetória até aqui (se a sua razão não tiver sido listada), você provavelmente vai conseguir identificar a principal questão.

Como não desistir de estudar para concurso: diminua o seu tempo de estudos, mas não pare

Se a sua rotina está muito pesada e é difícil lidar com o sono ou esgotamento (seja ele físico ou mental), a melhor resposta é, ao invés de fazer uma pausa, continuar estudando em cargas horárias menores.

Mantenha em mente que é sempre mais difícil voltar a estudar se você parar completamente e que a constância é bem mais benéfica na jornada da aprovação do que a intensidade das rotinas. Por isso, caso você tenha se comprometido a estudar 4 horas por dia, mas isso esteja impossível de cumprir, reavalie o seu plano de estudos para 2 ou mesmo 1 hora por dia.

Com isso, você garante mais tempo para descansar e não perde o contato com o conteúdo.

Como não desistir de estudar para concurso: busque uma rotina mais equilibrada

Quando começam a estudar, alguns concurseiros (com a melhor das intenções) decidem fazer decisões drásticas, tais como: estudar madrugada a dentro todos os dias, cortar absolutamente todas as atividades da rotina, comprometer-se com rotinas muito longas e sem pausas, descuidar da saúde e alimentação, dentre outras.

O maior problema das decisões drásticas na sua preparação é que elas são insustentáveis por mais do que alguns meses. Lá pelos 6 meses (até antes, a depender do que está sendo feito), é comum sentir que você não aguenta mais viver daquela forma. Daí, vem a desistência.

Uma maneira de remediar isso é ter certeza de que você está dormindo o suficiente, alimentando-se bem e que tem alguma atividade além dos estudos para concursos públicos. Não precisa ser um grande compromisso, pode ser exercitar-se na academia ou reservar um tempo para caminhar no parque.

O importante é que você não fique tão obcecado por estudar que negligencie todo o resto: tudo que isso vai gerar, a longo prazo, é ressentimento, especialmente se você acaba não conquistando os resultados que pretendia. Por isso, opte sempre por ter uma rotina equilibrada e constante. 

Se isso significar estudar um pouco menos do que o seu colega, considerando a sua realidade, que seja! Mantenha sempre em mente que cada pessoa é diferente e que o período de “priorização máxima” pode ser útil apenas na reta final de um certame, mas não é sustentável a longo prazo.

Como não desistir de estudar para concurso: diversifique os seus métodos de estudo

Se você estuda sempre com o PDF e a videoaula, videoaula e PDF, esse modelo pode já ter se tornado um tanto enfadonho para você.

Contudo, existem outras técnicas de estudos, além destas, que podem complementar os seus estudos. Infelizmente, você dificilmente se livrará dos seus materiais base, mas é totalmente possível trazer um pouco mais de dinamismo para a sua rotina de estudos.

Recursos como mapas mentais e flashcards, por exemplo, podem trazer elementos diferenciados à sua preparação. Saiba mais detalhes de como diversificar a sua preparação!

Como não desistir de estudar para concurso: reavalie os seus objetivos

Como já mencionamos anteriormente, alguns concursos são naturalmente mais desafiadores e a aprovação costuma demorar um pouco mais para chegar.

Analogamente, algumas carreiras apresentam editais de maneira esporádica. Com isso, você tem poucas oportunidades para tentar a aprovação.

Nos dois casos, se você estiver em busca de uma aprovação mais rápida, pode ser uma boa ideia mudar de objetivo ou de carreira, mesmo que apenas momentaneamente. Caso você esteja enfrentando dificuldades financeiras, por exemplo, ou o desemprego, conquistar um cargo de nível médio pode ajudá-lo a ter maior estrutura para se dedicar ao seu verdadeiro sonho de aprovação.

O mais importante é garantir que as suas expectativas e ações estejam devidamente alinhadas com os seus objetivos. Senão, a frustração costuma aparecer com frequência.

Como não desistir de estudar para concurso: considere um programa de mentoria

Se você se identifica com alguma dessas situações abaixo, então a mentoria pode ser uma boa solução para você:

  • Perdido em relação aos estudos, não sabe por onde começar e está com muitas dúvidas;
  • Muita dificuldade em se comprometer com um plano de estudos e que acaba quase sempre procrastinando seus objetivos;
  • Desanimado em relação aos seus objetivos de aprovação e já pensou em desistir várias vezes;
  • Que não está tendo resultados como gostaria;
  • Que estagnou e não está evoluindo;
  • Ocupado, cansado e desmotivado, sem encontrar um plano de estudos que se encaixe na sua realidade;
  • Que renderia mais se estivesse estudando com acompanhamento.

Afinal, a preparação para concursos públicos é desafiadora para todo mundo e não existe nada errado em requisitar ajuda durante esse processo.

Se você tem interesse em um programa de mentoria personalizado, você pode encontrar aqui no Gran! Saiba mais sobre o GraXperts!

Por que NÃO desistir de estudar para concurso?

Todo mundo está cansado de saber que estudar para concurso é um processo muito desafiador. No entanto, a parte que muita gente deixa de lembrar é que, apesar de ser difícil, não tem nada de impossível. Apenas tornar-se impossível se você desistir.

É verdade que a aprovação muitas vezes não vem quando nós esperamos, que a vida tem seus próprios desafios e que pode parecer bem melhor desistir do que continuar tentando. Ainda assim, concurseiro, a melhor solução, se você sonha com a carreira pública, é continuar persistindo!

Os anos passarão de uma maneira ou de outra, as dificuldades virão de uma maneira ou de outra: a maior diferença, se você não desistir agora, é que você será aprovado um dia e não precisará lidar com aquela dúvida cruel: “o que teria acontecido se eu não tivesse desistido?”.

Por isso, concurseiro, respire fundo, utilize as dicas da melhor maneira possível e vamos em frente! A sua aprovação está aguardando você!

Garanta uma preparação direcionada com o Gran

Quando você estuda de maneira direcionada, é muito mais simples conquistar resultados de maneira mais rápida e sem tanto esforço. Por isso, se você está em busca de novas alternativas, considere tornar-se aluno do Gran! Conheça os diferenciais do Gran Aluno! 

Como NÃO desistir de estudar para concurso:  videoaula com o professor Alexandre Meirelles

Ao longo do conteúdo, você descobriu algumas maneiras de se motivar e não desistir do seu sonho de aprovação. O professor Alexandre Meirelles falou um pouco mais sobre o tema na live exclusiva abaixo. Confira!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Por
7 min. de leitura