Como passar em concurso público difícil? Confira as dicas!

Auditor, Juiz, Delegado, Consultor Legislativo: o seu concurso público dos sonhos está na lista das seleções consideradas mais difíceis? Saiba como enfrentar o desafio e como passar em concurso público difícil!

Avatar


19 de abril6 min. de leitura

Passar em concurso público não é uma tarefa fácil, mas algumas seleções são particularmente conhecidas por apresentar maior nível de complexidade. Contudo, uma coisa é certa:  não importa se é pelo número de etapas, quantidade de conteúdos programáticos previstos, nível das questões ou grau de competitividade que o concurso público é difícil, o importante é não se deixar intimidar pelo desafio!

E foi pensando em ajudá-lo na missão de garantir a aprovação que criamos este artigo. Acompanhe a leitura para ficar por dentro das principais táticas de como passar em concurso público difícil e garanta a oportunidade dos seus sonhos!

 

Como passar em concurso público: o que torna uma seleção difícil?

De acordo com o professor Alexandre Meirelles, a classificação de um concurso como difícil pode ser bem relativa. Afinal de contas, tudo depende da experiência e relação do concurseiro com os estudos. A base de conhecimentos para cada pessoa é variável e contabiliza toda a nossa trajetória desde o nascimento até o momento presente.

Isso quer dizer que um concurso público que não seja considerado difícil para a maioria das pessoas, pode ser difícil para você e não tem nenhuma problema nisto! O mais importante sempre será dar o melhor de si: esse é o primeiro segredo de como passar em concurso público, seja ele difícil ou não. Quando falamos do ponto de vista geral, contudo, alguns certames são notadamente classificados (e muito temidos!) como seleções bastante difíceis.

Quais são os concursos públicos considerados difíceis?

Confira abaixo 5 dos concursos públicos considerados difíceis pela maioria dos concurseiros:

  • Magistratura: tornar-se juiz é o sonho de muitos profissionais graduados em Direito. Isso não é sem razão: além do prestígio da função, as remunerações mensais podem variar de R$8mil até R$ 50 mil (Juiz do Senado Federal). Para passar em concurso público de magistratura, o candidato deverá passar por cerca de 8 etapas, de acordo com a Resolução nº 75/2009 do CNJ.
  • Auditor Fiscal ou Federal: o cargo de Auditor é outro grande objetivo dos concurseiros mais experientes. Com remunerações atrativas, que costumam ficar entre 17 e 18 mil reais mensais, este cargo também não costuma exigir formação específica. Geralmente, o que torna as provas de Auditor Fiscal mais difíceis é a quantidade e complexidade de conteúdos.
  • Delegado: geralmente compostas de 6 etapas, as seleções para o cargo de Delegado também costumam apresentar TAF (Teste de Aptidão Física), presentes na maioria dos certames policiais.
  • Consultor Legislativo: além de não ser uma seleção muito frequente, o cargo de consultor legislativo também apresenta um grande número de etapas e um alto nível de complexidade para questões. O salário é muito atrativo, contudo, superando a margem dos 20 mil reais mensais.
  • Diplomata: além de apresentar muita etapas, conteúdo extenso e alta complexidade nas questões, o concurso para Diplomata também costuma ser extremamente disputado.

Como passar em concurso público difícil: dicas e táticas

Agora que você já conhece mais sobre as carreiras mais desafiadoras, é hora de botar a mão na massa e buscar pela sua aprovação! Confira as principais dicas de como passar em concurso público difícil, descomplicando os pontos que tornam as seleções mais complexas do que as demais!

Como passar em concurso público difícil com muitas etapas

Se o que te aflige na seleção de escolha é o número de etapas, o primeiro segredo é não se desesperar. Compreenda que o processo será longo e demorará algum tempo para ser concluído: em alguns casos, pode ser que você passe um ano inteiro dedicado a uma única seleção! Tudo dependerá do cronograma do certame e se acontecerão problemas no caminho.

Organizar-se e cuidar de si mesmo são pontos ainda mais essenciais na fórmula de como passar em concurso público que apresenta muitas etapas. Tenha um cronograma de estudos para cada uma das etapas e, se possível, reserve uma quantidade menor de tempo para ir se preparando para a etapa seguinte, mesmo que você não tenha qualquer garantia da aprovação.

Vamos dar o exemplo dos concursos públicos para o cargo de Delegado que apresentam TAF, por exemplo. Resistência física não é algo que se constrói em duas semanas: por isso, os candidatos que deixam para treinar para o TAF apenas depois de serem aprovados nas avaliações objetivas e discursivas podem acabar sendo eliminados por uma falta simples de planejamento.

Mantenha em mente também que cada uma das etapas necessitará de um processo de preparação distinto. Então não tenha medo de variar: para as avaliações orais, por exemplo, vale pedir a ajuda de amigos e parentes para praticar mais diretamente.

Como passar em concurso público difícil com muito conteúdo

Existem poucas coisas mais assustadoras do que pegar um edital com mais de 17 disciplinas. No entanto, esse costuma ser o caso para os concursos públicos de Auditoria Fiscal e outras seleções da lista de certames mais difíceis. O primeiro pensamento imediatamente costuma ser: não vou conseguir estudar isso. E quer saber? Talvez você não consiga mesmo. No entanto isso não quer dizer que não tem chances de ser aprovado.

As táticas de como passar em concurso público com muito conteúdo, são:

  • Inicie seus estudos no período pré-edital: se você já sabe que pretende se preparar para um concurso mais difícil, suas chances de abarcar o maior número de conteúdos será maior quão mais rápido você inicie o processo. Ou seja: não espere a publicação do edital para começar a se dedicar, isso é furada!
  • Organizar seus estudos da maneira mais diversificada possível: diversidade é mais importante do que profundidade, na maioria dos casos. Por isso, a recomendação é buscar o método mais dinâmico, dedicando não mais de 2 horas para cada disciplina. Neste caso, o ciclo de estudos pode ser um grande aliado!
  • Utilizar o estudo reverso: para matérias que você já tem alguma noção, considere a possibilidade de estudá-las majoritariamente por questões. Esse método é chamado de estudo reverso e você pode ler mais sobre ele aqui!
  • Não estudar o mesmo conteúdo duas vezes: conteúdo estudado é conteúdo aprendido. Isso quer dizer, por exemplo, que se você já estudou pontuação para outro concurso público no passado, a recomendação é não fazê-lo novamente. Consulte seus materiais de revisão e traga apenas os pontos mais importantes da matéria.
  • Guiar-se pelas questões de concurso e simulados: resolver questões de concurso e simulados sempre é um ponto essencial dentro dos passos de como passar em concurso público. Se você estiver diante de muito conteúdo, isso é ainda mais verdadeiro. Ao utilizar os seus percentuais de erros e acertos, você pode guiar sua preparação de maneira mais direcionada, investindo seu tempo nos pontos que realmente necessitam de mais atenção.
  • Não ficar obcecado em “zerar” o edital: já mencionamos uma vez, mas é importante mencionar novamente. Zerar o edital de um concurso público muito extenso é difícil, podendo ser até impossível considerando a quantidade de tempo que você dispõe. Por isso, não fique preso a esses parâmetros para medir o seu desempenho. Isso só irá desmotivá-lo. Ao invés disso, baseie-se pelos resultados de simulados e percentuais de acerto.

Como passar em concurso público difícil com questões complexas

Não tem segredo: a única maneira de dominar questões complexas é treinando, treinando, treinando. Muitos concurseiros ficam receosos com o fatídico momento de começar a resolver questões de concurso e acabam se “refugiando” por tempo demais nos estudos teóricos.

Por isso, aí vai a dica: dê logo o banho de água fria em si mesmo. Comece a resolução de questões de concurso desde o primeiro dia. Pode parecer uma tática contra produtiva, mas na prática, irá treinar você para o desafio. Acredite, pode parecer impossível no início, mas como o tempo, até as questões mais difíceis vão se tornando descomplicadas.

Ademais, bancas muito temidas como o Cebraspe/CESPE e FGV possuem padrões de cobrança que podem ser aprendidos e dominados pelos concurseiros. Às vezes é até possível encontrar itens iguais ou muito similares em duas avaliações!

Veja abaixo o resumo de táticas de como passar em um concurso público difícil que apresente questões muito difíceis:

  • Faça questões todos os dias.
  • Crie cadernos de questões para os itens que errou. Depois de um tempo, sempre crie o hábito de resolvê-las de novo.
  • Resolva o máximo de questões de concurso formuladas pela Banca responsável pelo seu certame.
  • Faça simulados periodicamente e utilize os resultados para adequar sua rotina de estudos da semana seguinte.
  • Prefira questões comentadas: assim, você poderá ter uma explicação contextualizada logo depois de resolver o item, otimizando o seu processo de aprendizado.

Onde resolver simulados e questões de concurso gratuitamente?

Você já conhece o Gran Cursos Questões? A plataforma de treinamento especializada  já reúne quase 2 milhões de questões de concursos, Residências, CFC e OAB, sendo atualizada diariamente tanto com provas já aplicadas como por avaliações inéditas, formuladas pela equipe pedagógica de professores e especialistas do Gran.

No Gran Cursos Questões, você também poderá acompanhar o seu desempenho com mais facilidade, consultar assuntos frequentes, montar os seus próprios cadernos de questões e muito mais!

Acesse o Gran Cursos Questões! 

Como passar em concurso público difícil muito concorrido

Se o seu concurso público dos sonhos oferta poucas vagas ou é uma seleção muito concorrida, a principal dicas que podemos dar para você é: uma prova muito difícil raramente será considerada assim somente por você. Ou seja, os outros candidatos também estarão enfrentando dificuldades no processo de estudos e preparação.

Assim, o mais importante é continuar focado no seu objetivo e seguir o seu cronograma de estudos. Além disso, também vale garantir Títulos para pontuar na Avaliação de Títulos. Afinal de contas, essa etapa pode conceder um bom número de pontos adicionais para os candidatos.

Aumente sua pontuação em concursos públicos e torne-se especialista com a Gran Cursos Pós-Graduação

Sabia que com a Gran Cursos Pós-Graduação é possível se tornar especialista em apenas 6 meses? Pois é! Reconhecidas pelas MEC, as 42 especializações da Gran Pós podem ser realizadas no modelo 100% EAD e são válidas em todo o território brasileiro.

Além disso, dentre os cursos você ainda pode encontrar programas do tipo 2 em 1 que preparam você para a conquista do cargo público e possibilitam a conquista da especialização ao mesmo tempo! Se o seu sonho é se tornar Delegado, por exemplo, a Pós-Graduação em Ciências Jurídico – Criminais Aplicadas às Atividades do Delegado é perfeita para você!

Conheça todos os cursos da Gran Cursos Pós-Graduação! 

Como passar em concurso público difícil: videoaula com o professor Alexandre Meirelles

Agora que você já sabe um pouco sobre mais sobre as principais dicas de como passar em concurso público difícil, que tal conferir o que o professor Alexandre Meirelles tem a dizer sobre o tema? Assista abaixo:

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


19 de abril6 min. de leitura