É melhor fazer concurso nível médio ou concurso nível superior?

Você já ouviu falar que é mais fácil ser aprovado em prova de concurso nível médio? Está na dúvida entre dois cargos de escolaridades diferentes? Então, este conteúdo é para você!

Por
3 min. de leitura

Uma dúvida que pode surgir na sua trajetória de preparação para concursos públicos é a seguinte: será que é melhor se preparar para concurso nível médio ou concurso nível superior?

Essa dúvida surge especialmente para quem tem uma formação em área específica, mas costuma encontrar poucas vagas. Assim, pode acabar se sentindo desmotivado.

Então, fica a dúvida: será que é melhor investir na preparação para concurso de nível médio ou nível superior?

No conteúdo de hoje, trouxemos alguns pontos que podem ajudar você nesta decisão. Confira!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!

Concurso de nível médio x concurso de nível superior: quais pontos levar em consideração?

Elaboramos abaixo um quadro comparativo que pode ajudar você a tomar a decisão de para qual concurso público se dedicar. Confira:

ParâmetroConcurso Nível MédioConcurso Nível Superior
Complexidade de QuestõesCostumam apresentar um aprofundamento menor do que concursos de nível superior. No entanto, isso vai depender da banca.
Em bancas como a FGV, Cebraspe e VUNESP, a complexidade em provas de concurso nível médio ainda é alta.
É comum que apresentar questões mais elaboradas e aprofundadas, acompanhadas de textos longos.
Provas de concurso de nível superior também costumam vir acompanhadas de questões subjetivas, o pesadelo de muitos candidatos.
Concorrência A concorrência para cargos de nível médio costuma ser muito maior. No Concurso TJDFT 2022, das 132.462 candidaturas, as inscrições para o cargo de Técnico Judiciário ultrapassaram Analista Judiciário em cerca de 20 mil candidatos. É consideravelmente menor, especialmente quando se tratam de formações específicas.
Volume de Disciplinas em editalÉ consideravelmente mais enxuto, abordando muitos temas de forma mais ampla. Assim, é possível ver muitos conteúdos listados como “Noções de…” Costuma ser uma conteúdo mais detalhado e específico, bem mais robusto.
RemuneraçãoÉ menor, ficando em torno de 3mil a 7 mil. Costuma ser maior, podendo chegar até a margem de R$ 20 mil, a depender do certame.
Quantitativo de vagas Os editais geralmente ofertam muitas vagas. Os editais ofertam poucas vagas, quase nunca chegando a 100, caso se trate de uma função muito específica.
Concurso de nível médio x concurso de nível superior: quadro comparativo

Quer ler mais sobre o tema detalhadamente Acesse aqui!

Concurso de nível médio e concurso de nível superior: dá para conciliar os estudos?

Na hora de se preparar preparar para concursos públicos, por mais que o candidato se beneficie do foco em um certame específico, algumas conciliações são possíveis.

De modo geral, são encorajadas as conciliações em casos de editais similares, que possuem várias disciplinas em comum. Dessa forma, você “aproveita” muito dos seus estudos para as duas seleções.

Isso pode acontecer às vezes ao comparar um concurso de nível médio e um concurso de nível superior.

No Concurso Detran 2022, por exemplo, o conteúdo cobrado para o cargo de Técnico em Atividades de Trânsito estava contido dentro do conteúdo para o cargo de Analista de Trânsito.

Assim, era possível se preparar para os dois certames ao mesmo tempo.

Ao optar estudar para concurso de nível médio e concurso de nível superior ao mesmo tempo, leve estes parâmetros em consideração. E, mesmo assim, tenha um foco primário!

Afinal, até mesmo editais muito similares podem apresentar diferenças de abordagem e cobrança.

Confira aqui mais dicas de como conciliar os estudos para mais de um certame!

Afinal, é melhor fazer concurso de nível médio ou de nível superior?

Ao longo do conteúdo apresentamos uma série de fatores que você pode levar em consideração ao fazer a sua escolha.

Contudo, vale lembrar que não existe concurso melhor ou pior: isso vai depender dos seus objetivos e planos de vida.

No final das contas, todos os concursos públicos necessitam de estudo e dedicação. Assim, a melhor tática é escolher aquele que mais se alinha com os seus objetivos e fazer o seu melhor!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Ao longo do conteúdo você conheceu mais sobre os concursos de nível médio e superior, assim como os fatores que podem ajudar a decidir entre eles!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante