Horas de estudo para concurso: quantas são necessárias?

Uma, duas, quatro, seis, oito: será que existe um número específico de horas de estudo para concurso que você precisa cumprir para ser aprovado? Saiba mais!

Por
5 min. de leitura

Quantas horas diárias de estudos são necessárias para ser aprovado em concursos públicos? Essa é a pergunta que muitos se fazem antes de ingressar na jornada de aprovação e também a pergunta cuja resposta leva muitos a desistirem de tentar. Mas afinal, qual é a verdade sobre as horas de estudo para concurso?

No conteúdo de hoje, trouxemos o ponto de vista de alguns professores sobre a famigerada pergunta: afinal, quantas horas de estudo você deve investir diariamente para ser aprovado? Confira!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Quantas horas de estudo para concurso são necessárias para ser aprovado?

Não é à toa que a questão de quantas horas de estudo dedicar por dia é tão polêmica. Afinal, não existe uma resposta concreta para esta pergunta.

Dentre os aprovados, existem histórias de pessoas que se dedicaram exclusivamente aos estudos, totalizando de 6 a até 10 horas diárias! Em outros casos, algumas pessoas só conseguiam se dedicar por 3 horas diárias, conciliando os estudos com o trabalho.

A realidade, que é um consenso entre a grande maioria dos professores que auxiliam na aprovação para concursos, é que as horas de estudo para concurso necessárias para cada um vão variar de acordo com os vários fatores que definem sua realidade.

De acordo com a Granxpert e Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais, Mariana Fiovarante:

“Considerando essas “variáveis de tempo disponível”, vamos partir da seguinte premissa: você precisa entender que a sua realidade quanto ao tempo disponível para estudar é esta (ao menos por enquanto) e que você precisará construir a sua aprovação dentro dessa realidade, certo? Então não adianta ficar perdendo tempo querendo comparar a sua rotina com a rotina de outra pessoa. Não adianta perder tempo para ficar pensando “e se eu tivesse mais tempo para estudar…”.

Mas calma! Isso não quer dizer que não existem recomendações ou dicas acerca de quantas horas de estudo você deve dedicar aos seus objetivos! Nos tópicos seguintes, falaremos um pouco mais sobre isso!

Só lembre-se do seguinte: estudar um número x ou y de horas por dia, não garante ou impede a sua aprovação. De fato, a maioria dos professores destaca que, mais importante do que a quantidade de horas que você dedica, é a constância e qualidade dos seus estudos.

Ainda de acordo com a Granxpert Mariana Fiovarante:

“A questão é que você já deve ter escutado que só passa aquela pessoa que estuda o dia inteiro, e isso é uma grande mentira. O candidato que será aprovado de forma mais rápida é aquele(a) que compreendeu, o mais cedo possível, que estudar certo antecipa a sua aprovação.”

Horas de estudo para concurso: quais fatores influenciam?

Agora que você já sabe que as horas de estudo necessárias são diferentes para cada um, confira abaixo os fatores que podem ajudar você a definir quanto tempo precisa para ser aprovado!

1. Quantas horas de estudo dedicar de acordo com as suas atividades diárias?

“Não podemos estabelecer uma quantidade “x” de horas diárias de estudo sem levar em conta as particularidades inerentes a cada pessoa. Nessa linha, uns trabalham outros não; uns frequentam academias outros não; alguns vão à igreja regularmente. Outro fator relevantíssimo: uns possuem filhos outros não. Enfim: perceba que essas circunstâncias, por si só, interferem diretamente na quantidade de horas que poderão ser destinadas aos estudos. Cada atividade dessa consome uma parcela de nosso limitado dia.”

Com este parágrafo do professor de Direito Constitucional Wellington Antunes, iniciamos o tópico de definição de horas de estudo com base na rotina.

Pois é, concurseiro, neste quesito, será preciso colocar na ponta da caneta quais são as suas atividades diárias, quanto tempo você gasta em cada uma e de quanto tempo livre você dispõe.

Depois de fazer essa análise (que pode ser realizada facilmente desenhando uma grade horária em uma folha de papel), você compreenderá melhor como é a sua realidade.

A partir daí, também é possível definir quais dessas atividades são flexíveis e quais são inegociáveis. É possível, por exemplo, deixar de sair aos finais de semana para estudar. Contudo, na maioria dos casos, não é possível mover ou reduzir a sua carga de trabalho.

Com as aberturas na sua agenda, é possível avaliar quantas horas de estudo você pode dedicar aos estudos. Daí, vale considerar a sugestão do professor Marcos Almeida:

“Sobre a o tempo de estudar para quem trabalha mais de oito horas diárias, eu indico de três a quatro horas de estudo com qualidade. Uma sugestão para quem tem menos disponibilidade de tempo seriam três horas durante a semana e quatro horas durante o sábado e o domingo, sendo que é muito importante você utilizar a metodologia de ciclo de estudos, alternando as matérias durante esse período. “

A recomendação geral é a de reservar o máximo de horas que você poder por dia aos estudos, sem sacrificar, contudo, os compromissos inegociáveis, que incluem tempo de descanso, sono e alimentação!

Caso depois de considerar todos esses fatores, você fique com apenas uma ou duas horas de estudos, saiba que elas também são válidas! Cada um deve fazer o seu melhor dentro da sua realidade.

2. Quantas horas de estudo dedicar de acordo com a sua experiência?

Quanto tempo você estuda para concursos públicos? Começou agora? Há 3 meses? Vai começar? Está prestando um concurso público para a sua área ou vai ter que estudar vários conteúdos do zero?

Todas essas perguntas são importantes para definir quantas horas de estudo dedicar aos seus estudos.

Quanto menos experiência você tem no mundo dos concursos públicos, maior é o número de horas que deverá dedicar aos estudos, isso é verdade.

No entanto, o que muitos concurseiros não percebem é que, especialmente se você está começando, esse processo pode ser feito de maneira gradativa. Isto é, você pode começar estudando 1 hora, depois subir para 2, 3 e assim por diante.

Dessa forma, você vai se acostumando aos poucos e estudar não vai parecer uma tarefa tão penosa.

Caso você já seja um concurseiro muito experiente, é possível reduzir o seu tempo de estudos, concentrando-se mais nas matérias específicas e apenas revisando os conhecimentos básicos com questões, por exemplo.

Vale avaliar quanto tempo você está na caminhada de aprovação e como está o seu percentual de acertos na hora de resolver questões!

Saiba mais como avaliar o seu percentual de acertos!

3. Quantas horas de estudo dedicar de acordo com o tipo de concurso escolhido?

A depender da carreira escolhida pelo concurseiro, a quantidade de horas de estudo necessárias pode variar também.

Tudo vai depender, neste caso, do nível de complexidade do concurso, que depende:

  • Do número de disciplinas previstas em edital;
  • Da remuneração prevista;
  • Perfil dos candidatos que realizarão a prova.

Separando os concursos em 3 categorias, teremos a recomendação TOTAL de horas (desde o início dos seus estudos até a data das provas), de acordo com o GranXpert do Gran:

  • Baixa Complexidade: 100h a 300h
  • Média Complexidade: 500h a 1.000 horas
  • Alta Complexidade: 1200 a 2500 horas.

Leia mais sobre como classificar o concurso por nível de complexidade!

4. Quantas horas de estudo dedicar de acordo com a situação do concurso?

Ainda é possível definir a quantidade de horas de estudo de acordo com o momento do certame para o qual você está se dedicando. Leve em consideração estes 4 cenários:

  • Iniciante – 1 hora inicialmente;
  • Intermediário sem edital previsto – 2 horas inicialmente;
  • Intermediário com edital previsto – 3 horas inicialmente;
  • Pós-edital – 4 a 6 horas inicialmente.

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Ao longo do conteúdo você descobriu um pouco mais sobre como definir quantas horas de estudo são necessárias para a sua aprovação em concursos públicos!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Por
5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante