O CERTIFICADO DIGITAL
Essa ferramenta de segurança da informação vem sendo cada vez mais adotada na prática dos órgãos públicos, a fim de garantir a autenticidade das transações eletrônicas, bem como a integridade das informações produzidas.
O certificado digital é uma espécie de documento eletrônico, assim como uma carteira de identidade (RG), porém, possui um conteúdo muito precioso para as transações eletrônicas: as chaves pública e privada. Tais chaves são ferramentas indispensáveis na execução da assinatura eletrônica e da criptografia assimétrica.
Portanto, o certificado digital é uma tecnologia que garante a integridade, a autenticidade e a confidencialidade da informação, pois, ao assinar eletronicamente, garante-se autenticidade e integridade; e ao criptografar, confidencialidade.
O certificado digital é emitido por autoridades certificadoras, que são instituições públicas ou privadas que recebem a credencial para a emissão de certificados digitais. Algumas dessas autoridades certificadoras são: Certisign, SERASA, CEF, SERPRO etc.
Um uso bem comum do certificado digital é quando assinamos eletronicamente nossas mensagens de correio eletrônico, como no MS Outlook, por exemplo; ou, ainda, quando assinamos um documento no MS Word.
Na assinatura digital, a chave privada do usuário que está em seu certificado é usada para assinar o documento, enquanto a chave pública correspondente é usada para a validação do mesmo. Desse modo, a chave privada deve ser mantida em sigilo, não podendo ser compartilhada; e a chave pública, por sua vez, pode ser compartilhada com qualquer pessoa.
Bons estudos!
_____________________________________________________________________________________________
Maurício Franceschini – Servidor público do TJDFT desde 1999, atuando como supervisor de informática desde 2003. Graduado em Ciência da Computação pela UNB e mestrando também pela UNB. É professor de informática para concursos, ministrando também algumas disciplinas da área de TI, com experiência em várias instituições renomadas.
_____________________________________________________________________________________________
Detalhes:
- Concurso: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Concurso Anvisa 2016)
- Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
- Cargos: Técnico Administrativo
- Escolaridade: nível médio
- Número de vagas: 78
- Remuneração: R$ 7.680,06
- Inscrições: de 9 setembro a 29 de setembro de 2016
- Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00
- Data da prova: 4 de dezembro de 2016
Gostou dessa oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
Participe da conversa