Concurso autorizado: o que significa?

Afinal, o que realmente quer dizer concurso autorizado? Quanto tempo demora até a publicação do edital? As provas serão mesmo aplicadas? Como estudar? Tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

Avatar


01 de fevereiro5 min. de leitura

Até a publicação do edital, um concurso público precisa passar por algumas etapas de formulação. O momento de concurso autorizado é um dos mais aguardados pelos concurseiros, já que representa a primeira confirmação formal de que as provas acontecerão de fato. A partir daí, os estágios que faltam (formação de comissão organizadora, escolha de banca e publicação de edital), costumam acontecer de maneira mais rápida.

Dito isso, não é exagero dizer que o concurso autorizado é uma etapa divisora de águas na sua preparação para o concurso público dos sonhos! Acompanhe o artigo para saber mais detalhes sobre o concurso autorizado e como iniciar (ou adequar) os estudos para tirar o máximo deste período!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Concurso autorizado: afinal, o que é?

De maneira resumida, o concurso autorizado é uma seleção com sinal verde para acontecer. Esse status é concedido aos concursos públicos que já passaram por:

  • Estudos e tramitações (processos) internos do órgão: para definir a necessidade de pessoal, cargos, vagas e relevância do certame.
  • Solicitação de orçamento: para verificar a disponibilidade de recursos capaz de tornar possível o novo processo de seleção.

Depois dos certames serem analisados e aprovados por órgãos como Ministério da Economia (concursos federais), Secretaria de Administração/Secretaria de Planejamento (para concursos estaduais) ou Câmara das Prefeituras (concursos municipais), a autorização formal deverá ser publicada em veículos oficiais de comunicação. Apenas então, a seleção passa a ser considerada como um concurso autorizado. 

Vale lembrar ainda que o processo de análise pode variar bastante e que alguns órgãos como os Tribunais do Poder Judiciário possuem autonomia para conceder suas próprias autorizações. Nesses casos, o processo costuma ser bem mais rápido.

Como encontrar e como é uma publicação de concurso autorizado?

As autorizações de concursos públicos costumam ser publicadas em Diários Oficiais (seja do município, Estado ou União). O local exato irá depender da esfera da seleção e pode ser um tanto complicado de encontrar, especialmente se você não tem o costume de realizar esse tipo de consulta.

Para simplificar a sua busca, aqui no Blog do Gran você encontra na página específica de cada seleção, uma reunião dos documentos mais importantes, podendo acessá-los com poucos cliques. Além disso, por lá você também encontra outras informações essenciais e recursos para auxiliar nos seus estudos.

Também há distinção na maneira como os documentos de concurso autorizado são formulados. Em alguns casos, por exemplo, a quantidade de vagas e cargos já é informada diretamente. Em outros, há apenas uma estimativa que será confirmada a partir do projeto básico ou mesmo apenas após a publicação do edital.

Veja abaixo um exemplo de documento de concurso autorizado para a seleção do Senado 2022:

Concurso autorizado: o que significa?

Deu pra notar que as informações estão bem detalhadas, não é mesmo? Pois é! Essa é uma das possibilidades de documento de concurso autorizado, mas não significa que todas as seleções seguirão o mesmo padrão. Se o seu concurso público não teve detalhamento, a melhor tática é ficar ligado nas próximas notícias sobre a seleção, bem como a opinião de professores e especialistas no mundo dos certames.

Confira todos os concursos autorizados e previstos para 2024! 

Quanto tempo há entre a autorização e a publicação do edital?

Essa pergunta é bastante relativa, especialmente considerando que as demais etapas podem ter durações bem variadas. A única estimativa de tempo mais concreta diz respeito aos concursos federais, cujo prazo máximo entre a autorização e publicação do edital deve ser de até 6 meses.

Além disso, também vale lembrar que as autorizações levam em consideração os orçamentos anuais, ou seja, caso o edital não seja efetivamente realizado naquele ano, deverá ser solicitado novamente no seguinte. Assim, a expectativa geral, desde o status de concurso autorizado até a aplicação das provas costuma ser de 8 a 9 meses. 

Concurso autorizado é o melhor momento para começar a estudar?

Dentre os estágios pré-edital, o momento de concurso autorizado é o melhor para se começar a estudar de acordo com muitos especialistas do mundo dos concursos públicos. Na realidade, como mencionamos antes, esse também é um momento divisor de águas. Mas você sabe por quê?

Bem, antes deste momento o seu concurso dos sonhos estava apenas previsto: isto é, poderia até ter sido contemplado em uma das leis orçamentárias, mas ainda não tinha passado pelo restante dos processos e análises para ser efetivamente aprovado. Assim, as chances de ser realizado naquele ano existiam de maneira discreta, sem qualquer tipo de confirmação oficial.

Tudo isso muda no momento de concurso autorizado, já que boa parte da burocracia já foi vencida. Isso quer dizer que, apesar de existir uma pequena probabilidade do concurso acabar não acontecendo, a maior chance é de que ele será realizado de fato. Basta pensar que a  maioria dos órgãos públicos apresenta uma grande necessidade de pessoal. Assim, vão fazer de tudo para aproveitar a oportunidade.

O momento de concurso autorizado também apresenta uma estimativa de tempo aos seus estudos de, por volta de um ano. Ou seja, agora você passa a estudar com um cronograma mais fechado e não apenas com a construção indefinida de base de conhecimentos.

Como estudar no período de concurso autorizado?

O estudo no momento de concurso autorizado ainda é um estudo pré-edital. Isso quer dizer que pode ser um período mais focado no fortalecimento bases de conteúdo, criação de hábitos e materiais de revisão. 

Na prática isso quer dizer que seus estudos não precisam se iniciar na margem de 4h a 6 horas por dia: esse ritmo mais acelerado de preparação é o recomendado para o estudo pós-edital. No momento de concurso autorizado é possível iniciar estudando 1 a 2 horas por dia tranquilamente para a maioria das seleções. Tudo isso ajudará a escalar suas rotinas quando for necessário. Mas fique ligado: programe-se para estudar todos os dias, criando constância! Caso o contrário, essa tranquilidade acabará funcionando como um tiro no pé!

No que diz respeito ao conteúdo, você também terá mais tempo para trabalhar naqueles conteúdos que têm mais dificuldade. No entanto, essas rotinas sempre devem ser coordenadas por um plano de estudos.  Buscar o combo PDF + videoaula, desde que você produza materiais de revisão (resumos, flashcards e mapas mentais), irá resultar em excelentes resultados e ainda proporcionar material para o período pós-edital. Afinal, ao contrário do pré-edital, no pós-edital o momento é essencialmente de revisão.

Por fim, as questões de concurso e simulados já podem fazer parte da sua rotina de preparação desde o momento de concurso autorizado. Engana-se quem pensa que esses recursos são apenas para quem está dominando a matéria: as questões de concurso permitem que você assimile o conteúdo mais rápido, domine o perfil da banca, compreenda seus pontos fracos e ainda treine diretamente para o dia da prova.

Concurso autorizado: estude com o Gran

O Gran  oferece recursos para ajudá-lo a garantir a aprovação em qualquer momento da sua caminhada de preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto recursos pagos quanto gratuitos. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:

Confira abaixo também os recursos gratuitos:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe mais sobre o que é um concurso autorizado e o que isso significa para você como concurseiro! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


01 de fevereiro5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque