Concurso Caixa: prova para Técnico, o que preciso saber?

Concurso Caixa: Descubra aqui detalhes sobre as avaliações, prazos e conteúdos que serão cobrados. Saiba mais

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As provas do concurso caixa estão chegando! O edital do concurso da Caixa Econômica Federal foi organizado pela Cesgranrio. Pensando em auxiliar os futuros aprovados, reunimos em um só conteúdo tudo o que você precisa saber sobre a prova objetiva para o cargo de Técnico Bancário Novo.

Nesse conteúdo, você encontrará o cronograma, os conteúdos que serão cobrados, todas as etapas de provas, entre outros assuntos relevantes.

Navegue pelo conteúdo utilizando o índice abaixo e saiba mais sobre o Concurso Caixa:

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Concurso Caixa: Cronograma

Confira a seguir o cronograma de eventos atualizado do concurso caixa, fique atento aos prazos:

EVENTOS BÁSICOS – CAIXA – NIVEL MÉDIODATAS
Obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição no endereço eletrônico (www.cesgranrio.org.br).22/05/2024
Atendimento aos(às) candidatos com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou atendimentos especializados
para realização das provas.
23 e 24/05/2024
Aplicação das provas objetivas e de Redação.26/05/2024
Divulgação dos gabaritos das provas objetivas.27/05/2024
Interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados.27 e 28/05/2024
Prazo para acerto cadastral (nome, identidade, data de nascimento e endereço), se necessário, no endereço eletrônico da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).29/05 a 25/07/2024
Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta27/06/2024
Vista da prova de Redação e pedido de revisão das notas para os candidatos que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org).04 e 05/07/2024
Resultado dos pedidos de revisão das notas de Redação e convocação para o procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararem negros.16/07/2024
Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros.20 e 21/07/2024
Divulgação do resultado preliminar da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros.29/07/2024
Interposição de eventuais recursos quanto ao resultado da aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros.29 e 30/07/2024
Previsão de divulgação dos resultados finais.05/08/2024
Concurso Caixa: cronograma do certame

Concurso Caixa: adiamento das provas no Estado do Rio Grande do Sul

Dévido às enchentes que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul, a Caixa Economica Federal decidiu adiar as provas somente nessa região. A instituição alegou que a decisão não prejudica a isonomia dos candidatos, já que concorrem entre si por polo, escolhido no momento da inscrição, e não nacionalmente.

A Caixa ofereceu alternativas para os candidatos do Rio Grande do sul. Os inscritos residentes no estado tiveram a opção de aguardar a nova data da prova, alterar o local de prova ou solicitar o reembolso da taxa de inscrição.

É importante ressaltar que os candidatos que não estavam concorrendo às vagas da UF/Macropolo do Rio Grande do Sul, mas que escolheram realizar suas provas no Estado, deveriam obrigatoriamente alterar sua cidade de prova entre os dias 16 a 19 de maio.

Para os demais estados, a prova está mantida e será aplicada no dia 26 de maio de 2024.

Concurso Caixa: Como serão as provas?

A prova objetiva para o cargo de Técnico Bancário Novo será de caráter eliminatório e classificatório, composta por 60 questões de múltipla escolha.

De acordo com edital a avaliação terá duas etapas:

Prova Objetiva concurso CAIXA

Cargo: Técnico Bancário Novo

A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de Conhecimentos Básicos e 35 questões de Conhecimentos Específicos, totalizando 60 pontos. Cada questão apresentará cinco alternativas (A; B; C; D e E) e uma única
resposta correta.

A prova de Conhecimentos Básicos, com valor total de 25 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos;
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos;
  • Matemática Financeira: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos;
  • Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos;
  • Comportamentos éticos e compliance: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos.

A prova de Conhecimentos Específicos, com valor total de 35 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:

  • Conhecimentos Bancários: 15 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 15 pontos;
  • Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação: 5 questões com valor de 1 ponto cada,
  • subtotalizando 5 pontos;
  • Conhecimentos e Comportamentos Digitais: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando
  • pontos.
  • Atendimento Bancário: 10 questões com valor de 1ponto cada, subtotalizando 10 pontos.

2ª etapa: Redação (todos os candidatos)

A seleção na 2ª Etapa será feita por meio de Prova de Redação, de caráter eliminatório. A Redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valerá 100,0 (cem) pontos.

A Redação deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e será avaliada conforme os critérios a seguir:

  • adequação ao tema proposto;
  • adequação ao tipo de texto solicitado;
  • emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
  • capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
  • pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de
  • regência e de colocação).

Será atribuída nota ZERO à Redação do candidato que:

  • fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo;
  • fugir ao tema proposto;
  • apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas
  • ou em forma de verso);
  • assinar e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
  • escrever a lápis, em parte ou na sua totalidade

Concurso Caixa: Quais são os conteúdos cobrados?

As disciplinas cobradas de acordo com o edital para o cargo de Técnico Bancário Novo são as seguintes:

CONHECIMENTOS BÁSICOS (TODOS OS CARGOS)

LÍNGUA PORTUGUESA:

  1. Compreensão e interpretação de textos.
  2. Argumentação e persuasão.
  3. Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva;
  4. Organização textual;
  5. Coesão e Coerência;
  6. Tipologia textual.
  7. Ortografia oficial.
  8. Acentuação gráfica.
  9. Emprego do sinal indicativo de crase.
  10. Sintaxe da oração e do período.
  11. Pontuação.
  12. Concordância nominal e verbal.
  13. Regência nominal e verbal.
  14. Significação das palavras.
  15. Colocação do pronome átono.
  16. Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República.
  17. Novo Acordo ortográfico

LÍNGUA INGLESA

  1. Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos

MATEMÁTICA FINANCEIRA

  1. Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação.
  2. Juros Simples.
  3. Juros Compostos.
  4. Séries Uniformes.
  5. Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno.
  6. Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (Francês ou PRICE).
  7. Descontos: racional composto e comercial simples.
  8. Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões geométricas.

NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

  1. Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e
    relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas).
  2. Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada, moda e mediana.
  3. Medidas de Posição: quartis e percentis.
  4. Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação.
  5. Probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral, evento; espaços equiprováveis; probabilidade de Laplace; espaços não equiprováveis; teorema do produto; probabilidade condicional e independência; distribuição binomial.

COMPORTAMENTOS ÉTICOS E COMPLIANCE

  1. Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021.
  2. Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual.
  3. Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional.
  4. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas.
  5. Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet).
  6. Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021.
  7. Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).
  8. Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações.
  9. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações.
  10. Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações.
  11. Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CAIXA na internet).
  12. Boas práticas de governança corporativa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – TÉCNICO BANCÁRIO NOVO

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

  1. Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal).
  2. Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.
  3. Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial).
  4. Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.
  5. Internet banking.
  6. Mobile banking.
  7. Novos modelos de negócios.
  8. Fintechs, startups e big techs.
  9. Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
  10. Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
  11. Correspondentes bancários.
  12. Sistema de pagamentos instantâneos (PIX, DREX).
  13. Open finance: Real digital.
  14. Transformação digital no Sistema Financeiro.
  15. Moeda e política monetária: Políticas monetárias
    convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing);
  16. Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.
  17. Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública.
  18. Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros.
  19. Noções de Mercado de capitais.
  20. Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.
  21. Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários.
  22. Taxas de câmbio nominais e reais;
  23. Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.
  24. Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.
  25. Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.
  26. Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito.
  27. axas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.
  28. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.
  29. Autorregulação bancária.
  30. Lei Complementar nº 7/1970 (PIS).
  31. Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque.
  32. Certificado de Regularidade do FGTS.
  33. Guia de Recolhimento (GRF).
  34. Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família).
  35. Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos.
  36. Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.
  37. Sistema de pagamentos brasileiro.
  38. Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
  39. Saúde e bem-estar, ergonomia.
  40. Negociação, escuta empática.
  41. Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento.
  42. Segmentação de mercado. CRM.
  43. Características dos serviços: intangibilidade,
    inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
  44. Gestão da qualidade em serviços.
  45. Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque)

CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  1. Conhecimento Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365, Outlook).
  2. Segurança da informação: Fundamentos, conceitos emecanismos de segurança; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, Prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios.
  3. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
  4. Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados; meios físicos de transmissão.
  5. Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web.
  6. Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
  7. Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram).
  8. Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligênciade negócio.
  9. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.
  10. Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).
  11. Noções/Fundamentos de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. (Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital).
  12. Noções/Fundamentos de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (Transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing.
  13. Noções de Transformação Digital;
  14. Noções sobre Inovação;
  15. Noções sobre Líderes Digitais;
  16. Noções sobre Agilidade: O “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; Paradigma Ágil; O Manifesto Ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar “valor” para o cliente digital.
  17. Noções sobre Open Finance;
  18. Noções de Compliance; Noções de LGPD.

CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS DIGITAIS

  1. Mindset de crescimento, Paradigma da abundância.
  2. Intraempreendedorismo.
  3. Design Thinking, Design de Serviço.
  4. Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM.
  5. Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica.
  6. Ciência de dados.
  7. Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes.
  8. Pensamento computacional.
  9. Análise de Negócios.
  10. Liderança, autoliderança e liderança de equipes.
  11. Autodesenvolvimento.
  12. Experiência do consumidor (Customer experience).
  13. Inteligência emocional,
  14. Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento SustentávelODS),
  15. Objetivos-chaves para resultados (OKR).
  16. Gestão do tempo e produtividade.
  17. Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância.
  18. Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning)

ATENDIMENTO BANCÁRIO

  1. Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
  2. Gestão da experiência do cliente.
  3. Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas.
  4. Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing.
  5. Ética e conduta profissional em vendas.
  6. Clientecentrismo.
  7. Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação.
  8. Atendimento qualificado por canais remotos.
  9. Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.
  10. Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21.
  11. Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
  12. Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações.
  13. Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015.
  14. Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
  15. Autorregulação bancária: SARB nº 004/2009 – Normativo de atendimento ao consumidor na rede de agências bancárias. SARB 023/2020 – normativo de relacionamento com o consumidor idoso, Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso, assim como as 13.466/2017 (acima de 80 anos) e 14.364/2022 (acompanhantes de idosos), SARB 024/2021 – normativo de relacionamento com consumidores potencialmente vulneráveis,
  16. Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista.
  17. Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais.
  18. Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia

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Resumo do concurso CAIXA

Concurso CaixaCaixa Econômica Federal
Situação atualHomologado
Banca organizadoraFundação Cesgranrio
CargosTécnico Bancário,
Técnico Bancário – Tecnologia da Informação,
Médico do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho
EscolaridadeNíveis médio e superior
CarreiraBancária
LotaçãoNacional
Número de vagas4.000 vagas para nível médio
50 vagas para nível superior
Remuneraçãode R$ 3.762,00 a R$ 14.915,00 (iniciais)
Inscriçõesde 29/02/2024 a 25/03/2024
Taxa de inscriçãoR$ 50,00 e R$ 65,00
Data da prova objetiva29/09/2024 (apenas para candidatos do Rio Grande do Sul)
26/05/2024 (aplicada)
Veja os editais abaixo:
Clique aqui e confira o edital CAIXA para nível médio
Clique aqui e confira o edital CAIXA para nível superior
Retificações:
1ª retificação – nível médio
1ª retificação – nível superior
2ª retificação – nível superior
2ª retificação – nível médio
3ª Retificação – nível médio
4ª Retificação – nível superior
Edital altera regras para candidatos do Rio Grande do Sul


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