As provas do concurso caixa estão chegando! O edital do concurso da Caixa Econômica Federal foi organizado pela Cesgranrio. Pensando em auxiliar os futuros aprovados, reunimos em um só conteúdo tudo o que você precisa saber sobre a prova objetiva para o cargo de Técnico Bancário Novo.
Nesse conteúdo, você encontrará o cronograma, os conteúdos que serão cobrados, todas as etapas de provas, entre outros assuntos relevantes.
Navegue pelo conteúdo utilizando o índice abaixo e saiba mais sobre o Concurso Caixa:
Clique aqui e saiba mais sobre o concurso Caixa
Concurso Caixa: Cronograma
Confira a seguir o cronograma de eventos atualizado do concurso caixa, fique atento aos prazos:
EVENTOS BÁSICOS – CAIXA – NIVEL MÉDIO | DATAS |
Obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição no endereço eletrônico (www.cesgranrio.org.br). | 22/05/2024 |
Atendimento aos(às) candidatos com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou atendimentos especializados para realização das provas. | 23 e 24/05/2024 |
Aplicação das provas objetivas e de Redação. | 26/05/2024 |
Divulgação dos gabaritos das provas objetivas. | 27/05/2024 |
Interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados. | 27 e 28/05/2024 |
Prazo para acerto cadastral (nome, identidade, data de nascimento e endereço), se necessário, no endereço eletrônico da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). | 29/05 a 25/07/2024 |
Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta | 27/06/2024 |
Vista da prova de Redação e pedido de revisão das notas para os candidatos que obtiverem nota inferior a 70,0 (setenta) no site da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org). | 04 e 05/07/2024 |
Resultado dos pedidos de revisão das notas de Redação e convocação para o procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararem negros. | 16/07/2024 |
Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros. | 20 e 21/07/2024 |
Divulgação do resultado preliminar da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros. | 29/07/2024 |
Interposição de eventuais recursos quanto ao resultado da aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros. | 29 e 30/07/2024 |
Previsão de divulgação dos resultados finais. | 05/08/2024 |
Concurso Caixa: adiamento das provas no Estado do Rio Grande do Sul
Dévido às enchentes que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul, a Caixa Economica Federal decidiu adiar as provas somente nessa região. A instituição alegou que a decisão não prejudica a isonomia dos candidatos, já que concorrem entre si por polo, escolhido no momento da inscrição, e não nacionalmente.
A Caixa ofereceu alternativas para os candidatos do Rio Grande do sul. Os inscritos residentes no estado tiveram a opção de aguardar a nova data da prova, alterar o local de prova ou solicitar o reembolso da taxa de inscrição.
É importante ressaltar que os candidatos que não estavam concorrendo às vagas da UF/Macropolo do Rio Grande do Sul, mas que escolheram realizar suas provas no Estado, deveriam obrigatoriamente alterar sua cidade de prova entre os dias 16 a 19 de maio.
Para os demais estados, a prova está mantida e será aplicada no dia 26 de maio de 2024.
Concurso Caixa: Como serão as provas?
A prova objetiva para o cargo de Técnico Bancário Novo será de caráter eliminatório e classificatório, composta por 60 questões de múltipla escolha.
De acordo com edital a avaliação terá duas etapas:
Prova Objetiva concurso CAIXA
Cargo: Técnico Bancário Novo
A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de Conhecimentos Básicos e 35 questões de Conhecimentos Específicos, totalizando 60 pontos. Cada questão apresentará cinco alternativas (A; B; C; D e E) e uma única
resposta correta.
A prova de Conhecimentos Básicos, com valor total de 25 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos;
- Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos;
- Matemática Financeira: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos;
- Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos;
- Comportamentos éticos e compliance: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 5 pontos.
A prova de Conhecimentos Específicos, com valor total de 35 pontos, incluirá as seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Bancários: 15 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando 15 pontos;
- Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação: 5 questões com valor de 1 ponto cada,
- subtotalizando 5 pontos;
- Conhecimentos e Comportamentos Digitais: 5 questões com valor de 1 ponto cada, subtotalizando
- pontos.
- Atendimento Bancário: 10 questões com valor de 1ponto cada, subtotalizando 10 pontos.
2ª etapa: Redação (todos os candidatos)
A seleção na 2ª Etapa será feita por meio de Prova de Redação, de caráter eliminatório. A Redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valerá 100,0 (cem) pontos.
A Redação deverá ser feita com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e será avaliada conforme os critérios a seguir:
- adequação ao tema proposto;
- adequação ao tipo de texto solicitado;
- emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
- capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
- pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de
- regência e de colocação).
Será atribuída nota ZERO à Redação do candidato que:
- fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo;
- fugir ao tema proposto;
- apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas
- ou em forma de verso);
- assinar e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
- escrever a lápis, em parte ou na sua totalidade
Concurso Caixa: Quais são os conteúdos cobrados?
As disciplinas cobradas de acordo com o edital para o cargo de Técnico Bancário Novo são as seguintes:
CONHECIMENTOS BÁSICOS (TODOS OS CARGOS)
LÍNGUA PORTUGUESA:
- Compreensão e interpretação de textos.
- Argumentação e persuasão.
- Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva;
- Organização textual;
- Coesão e Coerência;
- Tipologia textual.
- Ortografia oficial.
- Acentuação gráfica.
- Emprego do sinal indicativo de crase.
- Sintaxe da oração e do período.
- Pontuação.
- Concordância nominal e verbal.
- Regência nominal e verbal.
- Significação das palavras.
- Colocação do pronome átono.
- Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República.
- Novo Acordo ortográfico
LÍNGUA INGLESA
- Conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos
MATEMÁTICA FINANCEIRA
- Conceitos gerais: valor do dinheiro no tempo, valor presente, valor futuro, juro, taxa de juro, prazo da operação.
- Juros Simples.
- Juros Compostos.
- Séries Uniformes.
- Equivalência de Capitais em fluxos regulares ou irregulares: VP, VF, prazos e taxas de retorno.
- Sistemas de Amortização de qualquer tipo, incluindo os sistemas com amortizações constantes (SAC) e com prestações constantes (Francês ou PRICE).
- Descontos: racional composto e comercial simples.
- Sequências numéricas: leis de formação expressas de forma geral (em função da posição do termo) ou de forma recursiva (em função de um ou mais termos anteriores); progressões aritméticas; progressões geométricas.
NOÇÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
- Conceitos gerais: variável, tipos de variáveis, população, amostra, frequências: absoluta e
relativa, frequências acumuladas, representações em gráficos e tabelas (linhas, colunas, setores e histogramas). - Medidas de tendência central (em dados brutos ou agrupados em classes): média aritmética, média geométrica, média ponderada, moda e mediana.
- Medidas de Posição: quartis e percentis.
- Medidas de dispersão (em dados brutos ou agrupados em classes): amplitude, variância, desvio padrão e coeficiente de variação.
- Probabilidade: experimento aleatório, espaço amostral, evento; espaços equiprováveis; probabilidade de Laplace; espaços não equiprováveis; teorema do produto; probabilidade condicional e independência; distribuição binomial.
COMPORTAMENTOS ÉTICOS E COMPLIANCE
- Prevenção à lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações; Circular nº 3.978, de 23 de janeiro de 2020 e Carta Circular nº 4.001, de 29 de janeiro de 2020 e suas alterações, Resolução CVM 50/2021.
- Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual.
- Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes; noções de ética empresarial e profissional.
- A gestão da ética nas empresas públicas e privadas.
- Código de Ética, Conduta e integridade (disponível no sítio da CAIXA na internet).
- Segurança da informação: fundamentos, conceitos e mecanismos de segurança; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021.
- Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).
- Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações.
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações.
- Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações.
- Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CAIXA na internet).
- Boas práticas de governança corporativa.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – TÉCNICO BANCÁRIO NOVO
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
- Estatuto Social da CAIXA (Disponível no sítio da Caixa Econômica Federal).
- Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.
- Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercado monetário, de crédito, de capitais e cambial).
- Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios.
- Internet banking.
- Mobile banking.
- Novos modelos de negócios.
- Fintechs, startups e big techs.
- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking).
- Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
- Correspondentes bancários.
- Sistema de pagamentos instantâneos (PIX, DREX).
- Open finance: Real digital.
- Transformação digital no Sistema Financeiro.
- Moeda e política monetária: Políticas monetárias
convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); - Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil.
- Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública.
- Produtos Bancários: Programas sociais e Benefícios do trabalhador; Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, poupança, capitalização, previdência, consórcio, investimentos e seguros.
- Noções de Mercado de capitais.
- Noções de Mercado de Câmbio: Instituições autorizadas a operar e operações básicas.
- Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários.
- Taxas de câmbio nominais e reais;
- Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações.
- Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio.
- Dinâmica do Mercado: Operações no mercado interbancário.
- Mercado bancário: Operações de tesouraria, varejo bancário e recuperação de crédito.
- axas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais.
- Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias.
- Autorregulação bancária.
- Lei Complementar nº 7/1970 (PIS).
- Lei nº 8.036/1990 (FGTS): possibilidades e condições de utilização/saque.
- Certificado de Regularidade do FGTS.
- Guia de Recolhimento (GRF).
- Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família).
- Produtos: Abertura e movimentação de contas: documentos básicos.
- Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio.
- Sistema de pagamentos brasileiro.
- Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque).
- Saúde e bem-estar, ergonomia.
- Negociação, escuta empática.
- Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento.
- Segmentação de mercado. CRM.
- Características dos serviços: intangibilidade,
inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. - Gestão da qualidade em serviços.
- Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque)
CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
- Conhecimento Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office – Word, Excel e PowerPoint – versão O365, Outlook).
- Segurança da informação: Fundamentos, conceitos emecanismos de segurança; Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002; Segurança cibernética: Resolução CMN nº 4893, de 26 de fevereiro de 2021, Prevenção e reação a riscos cibernéticos nos negócios.
- Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
- Redes de computadores: Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e conceitos/procedimentos de Internet e Intranet. Fundamentos de comunicação de dados; meios físicos de transmissão.
- Navegador Web (Microsoft Edge versão 91 e Mozilla Firefox versão 78 ESR), busca e pesquisa na Web.
- Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis.
- Redes Sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, YouTube, Instagram e Telegram).
- Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligênciade negócio.
- Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo.
- Ferramentas de produtividade e trabalho a distância (Microsoft Teams, Cisco Webex, Google Hangout, Zoom, Google Drive e Skype).
- Noções/Fundamentos de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science. (Temáticas também trabalhadas na Trilha UC_PLAY Cultura Digital).
- Noções/Fundamentos de Inteligência artificial generativa, algorítimos, ChatGPT (Transações via CHATBOT), edição de prompt, 3D, metaverso, robótica, Cloud Computing.
- Noções de Transformação Digital;
- Noções sobre Inovação;
- Noções sobre Líderes Digitais;
- Noções sobre Agilidade: O “ser digital” e a transformação das empresas; Startups e Fintechs; Paradigma Ágil; O Manifesto Ágil, os conceitos e os valores da agilidade; O perfil de um profissional ágil; Como identificar e entregar “valor” para o cliente digital.
- Noções sobre Open Finance;
- Noções de Compliance; Noções de LGPD.
CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS DIGITAIS
- Mindset de crescimento, Paradigma da abundância.
- Intraempreendedorismo.
- Design Thinking, Design de Serviço.
- Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM.
- Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica.
- Ciência de dados.
- Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes.
- Pensamento computacional.
- Análise de Negócios.
- Liderança, autoliderança e liderança de equipes.
- Autodesenvolvimento.
- Experiência do consumidor (Customer experience).
- Inteligência emocional,
- Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento SustentávelODS),
- Objetivos-chaves para resultados (OKR).
- Gestão do tempo e produtividade.
- Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância.
- Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning)
ATENDIMENTO BANCÁRIO
- Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente.
- Gestão da experiência do cliente.
- Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas.
- Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing.
- Ética e conduta profissional em vendas.
- Clientecentrismo.
- Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação.
- Atendimento qualificado por canais remotos.
- Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação.
- Política de Relacionamento com o Cliente: Resolução n°. 4.539 de 24 de novembro de 2016 e Resolução CMN 4.949/21.
- Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020 que dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
- Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações.
- Diversidade e Inclusão: Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015.
- Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).
- Autorregulação bancária: SARB nº 004/2009 – Normativo de atendimento ao consumidor na rede de agências bancárias. SARB 023/2020 – normativo de relacionamento com o consumidor idoso, Lei n° 10.741 de 2003 – Estatuto do Idoso, assim como as 13.466/2017 (acima de 80 anos) e 14.364/2022 (acompanhantes de idosos), SARB 024/2021 – normativo de relacionamento com consumidores potencialmente vulneráveis,
- Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista.
- Decreto nº 8.727 de 2016 dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais.
- Decreto nº 5.296 de 2004 relacionado à prioridade de atendimento às pessoas que especifica e promove a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, Decreto nº 5.904 de 2006 sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do concurso CAIXA
Concurso Caixa | Caixa Econômica Federal |
---|---|
Situação atual | Homologado |
Banca organizadora | Fundação Cesgranrio |
Cargos | Técnico Bancário, Técnico Bancário – Tecnologia da Informação, Médico do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho |
Escolaridade | Níveis médio e superior |
Carreira | Bancária |
Lotação | Nacional |
Número de vagas | 4.000 vagas para nível médio 50 vagas para nível superior |
Remuneração | de R$ 3.762,00 a R$ 14.915,00 (iniciais) |
Inscrições | de 29/02/2024 a 25/03/2024 |
Taxa de inscrição | R$ 50,00 e R$ 65,00 |
Data da prova objetiva | 29/09/2024 (apenas para candidatos do Rio Grande do Sul) 26/05/2024 (aplicada) |
Veja os editais abaixo: Clique aqui e confira o edital CAIXA para nível médio Clique aqui e confira o edital CAIXA para nível superior Retificações: 1ª retificação – nível médio 1ª retificação – nível superior 2ª retificação – nível superior 2ª retificação – nível médio 3ª Retificação – nível médio 4ª Retificação – nível superior Edital altera regras para candidatos do Rio Grande do Sul |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa