Ludimilla Costa transformou a sua vida por meio dos estudos!

Em sua trajetória, a professora do Gran, Ludimilla Costa foi aprovada nos concursos SEEDF, TJDFT e agora, mais recentemente, na CLDF, conquistando o 5° lugar para o cargo de Consultor Técnico. Saiba mais!

Avatar


19 de Outubro de 2023

Ludimilla Costa transformou a sua vida por meio dos estudos!

Quando Ludimilla Costa chegou pela primeira vez em Brasília, aos 17 anos, ela tinha apenas 5 reais na carteira e o sonho de transformar a sua vida por meio da educação.

Na época, ela havia acabado de conquistar a aprovação na Universidade de Brasília e veio sozinha de sua cidade natal para cursar a graduação em Física.

Encontrando aos poucos o seu caminho na nova cidade e conquistando cada um dos obstáculos do dia a dia acadêmico, Ludimilla Costa passou a considerar o mundo dos concursos públicos efetivamente no último semestre de faculdade.

Afinal, além de desejar mais estabilidade e qualidade de vida para si e para a sua família, ela também havia descoberto recentemente que estava grávida.

SEDF e TJDFT: o início da trajetória de Ludimilla Costa no mundo dos concursos

O Concurso da Secretaria de Educação do DF foi o primeiro que Ludimilla Costa prestou, sendo também a sua primeira aprovação, como professora de Física em 2004.

Assumindo o novo cargo, contudo, Ludimilla Costa logo passou a estudar para uma nova seleção, a do TJDFT. Ela, afinal, sentiu que necessitava de uma remuneração mais alta para garantir mais conforto para si e para a sua família.

“Eu sempre tive que conciliar trabalho, estudo e a maternidade. Minha filha nasceu em fevereiro de 2007, eu colei grau em março e em abril fui nomeada para a SEEDF. Em dezembro, nas três semanas que tive de férias, eu estudei 14, 16h por dia para o TJDFT. Era o livro em uma mão e minha filha, Maria, na outra”.

Como fruto de todo o seu esforço, a aprovação veio novamente para Ludimilla Costa, dessa vez como Analista do TJDFT.

A jornada de Ludimilla Costa para a CLDF: 2 anos de estudos até a aprovação

O sonho de ser aprovada na Câmara Legislativa do Distrito Federal é mais recente, tendo surgido há cerca de 2 anos atrás, quando Ludimilla Costa, já servidora pública e professora do Gran, decidiu conquistar mais um de seus objetivos.

Neste processo, por mais que a estabilidade já estivesse garantida, Ludimilla Costa precisou enfrentar mais uma vez as conciliações: além de mãe, servidora pública, professora e responsável pelas atividades domésticas, ela precisou segurar a barra por conta própria, já que o restante da família ainda mora em outra cidade.

Além disso, Ludimilla Costa também foi diagnosticada com transtorno bipolar e transtorno obsessivo compulsivo, o que torna a ansiedade natural do processo, algo ainda mais difícil de manejar.

No entanto, desistir nunca foi um hábito para Ludimilla Costa. Ela então, deu o máximo de si, dia após dia.

“Eu não podia sentar para ler o material, fazer resumos, revisões. E, mesmo quando eu tinha tempo, eu sempre estava tão cansada que, provavelmente, eu dormiria em cima do material em 5 minutos. Então, eu escutava as aulas dirigindo, lavando louça, escovando os dentes, fazendo qualquer coisa mecânica; até no banho.”

O momento da vitória: como foi o momento em que percebeu que tinha sido aprovada?

Ao longo de 19 anos de estudos para concursos públicos, Ludimilla Costa passou por três grandes momentos de aprovação. Veja abaixo como ela os descreveu:

“Em relação aos primeiros cargos, foi alívio. Entrar para o TJDFT significava que eu não iria mais passar dificuldade, não iria passar fome como eu tinha passado na época da UnB, poderia ter a minha casa… Era mais uma questão de me manter mesmo. Mas agora com a CLDF é diferente. Eu tinha falado que só sairia do Judiciário para uma das casas legislativas (Câmara, Senado ou CLDF). E eu tinha um trauma do concurso da Câmara de 2012, em que fiz uma besteira muito grande na discursiva. Eu esperei anos por outra chance e os concursos não saíam. Quando veio a CLDF, na primeira fase eu tive crise de ansiedade no meio da prova objetiva. Eu saí aos prantos, achei que tinha jogado minha chance fora. Ainda consegui passar para a segunda fase e, dali para frente, tive que ir subindo de posição aos poucos. Então no final, quando vi que tinha conseguido, foi como tirar um elefante das costas. Receber a ligação do presidente da CLDF agora, dizendo que eu estava nomeada, foi mais emocionante do que em qualquer dos outros concursos.”

Como o Gran participou desta história?

Quando se tornou professora do Gran, Ludimilla Costa já era Analista do TJDFT. Ministrando as aulas especialmente no âmbito da Língua Portuguesa e redações, ela começou a conhecer mais sobre a metodologia do Gran e a auxiliar muitos concurseiros a também conquistarem as suas sonhadas e, muitas vezes, até mesmo vitais aprovações.

Ao estudar para o Concurso CLDF, Ludimilla Costa contou com os materiais do Gran, especialmente com as videoaulas, as quais nem sempre podia especificamente ver, mas que escutava enquanto realizava outras atividades.

Com muito bom humor, ela afirma que escutou a voz do professor Aragonê Fernandes até quase enjoar. No entanto, ela afirma, funcionou e valeu a pena!

Já nomeada, Ludimilla Costa conquistou o cargo dos sonhos. Desde a sua chegada à Brasília até este momento, toda a sua luta é um exemplo de superação, resiliência e muita vontade de vencer!

Saiba TUDO sobre o Concurso CLDF!

Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Ludimilla Costa e garanta a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran! Ao estudar com a Assinatura Ilimitada 8.0, você pode conferir:

  • 12 inovações tecnológicas: Programa de Estudos 3.0, Recomendação de cursos 2.0, Legislação em Destaque, Dashboard de performance, Dá pra Conciliar 2.0, PDF turbinado, App Mobile 5.0, Acessibilidade, Termômetro de Relevância, Gran Bem Estar, Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem e Nova versão do Gerenciador de Estudos.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 38 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 8.0!

Concurseiro Iniciante: Comece por aqui!

Está iniciando os seus estudos para concursos públicos agora? Separamos uma série de materiais GRATUITOS para auxiliar você no início da sua jornada. Confira:

Dicas e táticas de estudos de Ludimilla Costa

Antes da publicação do edital para o Concurso mais recente da CLDF, Ludimilla Costa conta que estudava apenas as matérias que tinha certeza que seriam cobradas na área pretendida. Depois, o foco ficou especialmente na parte da legislação.

“Minha rotina de estudos sempre foi muito desorganizada. Eu tenho a tendência errada de estudar só que eu gosto e uma ou duas matérias por vez. Eu não tenho muito tempo para sentar e estudar, então o que eu faço é ficar escutando as videoaulas enquanto eu faço outras atividades do dia a dia. Acaba entrando no cérebro na força bruta.”

Ludimilla Costa compartilhou ainda que estudou para a prova prática da CLDF por cerca de 2 anos, mesmo sem previsão de edital. Dessa forma, obteve uma das maiores notas nesta etapa, o que possibilitou que subisse muitas posições.

Já para a matéria de Língua Portuguesa, sua área atual de especialização, Ludimilla Costa afirma que o olhar focado dos cursos específicos para concursos é, sem dúvidas, essencial e faz toda a diferença.

Além disso, revisar periodicamente também foi outra tática de estudos que ela fez questão de destacar para quem quer ter uma preparação com resultados otimizados.

Por fim, para todos os concurseiros que buscam transformar as suas vidas pela educação e aprovação no cargo dos sonhos, Ludimilla ainda deixou a mensagem:

“Tenha paciência e respeite o seu processo. Seja gentil consigo mesmo e tenha humildade para saber que há muita gente boa, sim, estudando muito. Não menospreze sua concorrência, mas também não se intimide com ela. Seja o que for que te motiva a estudar, no final sempre vale a pena.”

Entrevista com a professora Ludimilla Costa

Quer saber mais sobre a história da professora? Então confira a entrevista que ela deu ao canal do Youtube “Imparável” do CEO do Gran, Gabriel Granjeiro.



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos! Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


19 de Outubro de 2023