Concurso Cuiabá MT: questões para contador. Confira!

Concurso Cuiabá MT oferecerá vagas para cargos efetivos e cadastro reserva! Prepare-se para o cargo de contador com questões de concurso e garanta a aprovação!

Avatar


30 de Março de 2021

Novidades para os contadores de Cuiabá! O Concurso Cuiabá MT tem sua prova prevista para o dia 13 de junho de 2021 e as inscrições continuam abertas até o dia 12 de abril de 2021!Para se preparar para a vaga de contador, acompanhe o artigo, confira os assuntos mais cobrados e questões comentadas exclusivas!

Clique aqui para saber TUDO sobre o Concurso Cuiabá MT

Concurso Cuiabá MT para contador: banca avaliadora

A banca avaliadora escolhida para a realização do certame é o Instituto Selecon, assim como em anos anteriores. Conhecer a banca avaliadora é um dos passos essenciais para garantir uma boa pontuação. Afinal, existem diversas maneiras de se fazer uma mesma pergunta. Para se preparar de acordo com a banca, temos uma lista de questões formuladas pelo Instituto Selecon. Confira clicando aqui! 

Concurso Cuiabá MT para contador: o que é mais cobrado?

Utilizando a ferramenta “Assuntos Frequentes” da plataforma Gran Cursos Questões, podemos citar como assuntos mais frequentes em certames anteriores do Concurso Cuiabá MT para contador:

Concurso Cuiabá MT - Contador

Concurso Cuiabá MT – Assuntos mais cobrados -Contador

Podemos destrinchar ainda mais o conteúdo do Concurso Cuiabá MT para contador. Abaixo preparamos para você uma relação dos assuntos mais cobrados no top 3 matérias mais relevantes do certame.

1. Contabilidade pública

  1. Estrutura do PCASP;
  2. Balanço patrimonial;
  3. Bases de Mensuração para os Ativos.

2. Pedagogia

  1. Lei n° 11.494 de 2006;
  2. Lei n° 9.394 de 1996.

3.Língua Portuguesa

  1. Interpretação de Texto;
  2. Semântica;
  3. Verbos.

A ferramenta “Assuntos Frequentes” é uma funcionalidade GRATUITA do Gran Cursos Questões! Para saber mais cobre os assuntos mais frequentes em cada uma das matérias para o Concurso Cuiabá MT, acesse a plataforma, faça seu cadastro gratuito e aproveite o recurso para aprimorar seus estudos. Após selecionar um assunto, basta clicar nele e  poderá resolver questões relacionadas!

Concurso Cuiabá MT para contador: estude por questões comentadas

Na sua preparação para o Concurso Cuiabá MT não pode faltar a resolução de questões comentadas! Afinal, ser aprovado é questão de treino! Não basta apenas saber o conteúdo teórico: boas pontuações vem da aplicação prática desses conhecimentos. Por isso, conte com o Gran Cursos Questões! Contamos com um rico acervo de questões comentadas por professores, simulados, programas de estudo e muito mais!

Clique aqui para se cadastrar gratuitamente e revolucione seus estudos!

Confira abaixo algumas das questões comentadas do Concurso Cuiabá MT para contador que você encontra na plataforma!

Contabilidade Pública

2019. SELECON – Técnico de Nível Superior – Área Contador

Durante o exercício financeiro de 2019, uma prefeitura realizou a liquidação e pagamento de diversos restos a pagar não processados, inscritos em 2018. Para os registros contábeis dessas transações, sob o aspecto da natureza de informação orçamentária, foram utilizadas as contas agrupadas na seguinte classe e grupo do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP):

(A). 5.3
(B). 5.2
(C). 6.3
(D). 6.2

Resposta comentada 

Letra C. 

De acordo com o MCASP 8ª edição, Registrado o empenho, mas não ocorrido o fato gerador da obrigação, e caso comprovadas as condições necessárias para inscrição de restos a pagar, dar-se-á a inscrição de Restos a Pagar Não Processados a liquidar, conforme modelo de contabilização:
Natureza da informação: orçamentária

D 5.3.1.7.x.xx.xx RP não processados – inscrição no exercício
C 6.3.1.7.1.xx.xx RP não processados a liquidar – inscrição no exercício

PCASP

Concurso Cuiabá MT para contador

*Resposta pela professora Gabriela Stabile da equipe Gran Cursos Questões.

2019. SELECON – Técnico de Nível Superior – Área Contador

Conforme preconizado pelas normas vigentes aplicadas ao setor público, dentre as transações a seguir, efetuadas por uma determinada prefeitura durante o exercício financeiro, aquela que NÃO se classifica como sendo uma variação patrimonial aumentativa é a de:

(A). imóvel recebido em doação de terceiros
(B). aquisição de mobiliários
(C). remuneração de aplicações financeiras
(D). reconhecimento de impostos a receber

Resposta comentada 

Letra B.

De acordo com o MCASP 8ª edição, 2.4.1.Definição de Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas as variações patrimoniais aumentativas e diminutivas são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público e que afetam o resultado. Essas variações patrimoniais podem ser definidas como:

Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA): corresponde a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários. Considera-se realizada a variação patrimonial aumentativa (VPA):
a. Nas transações com contribuintes e terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem compromisso firme de efetivá-lo, quer pela ocorrência de um fato gerador de natureza tributária, investidura na propriedade de bens anteriormente pertencentes à entidade, ou fruição de serviços por esta prestados;
b. Quando da extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior;
c. Pela geração natural de novos ativos independentemente da intervenção de terceiros;
d. No recebimento efetivo de doações e subvenções.

Assim, NÃO se classifica como sendo uma variação patrimonial aumentativa: a aquisição de mobiliários.

*Resposta pela professora Gabriela Stabile da equipe Gran Cursos Questões.

Concurso Cuiabá MT para contador: desvende o edital!

Para conferir uma análise completa do edital, acesse a matéria completa sobre o Concurso Cuiabá MT! Confira também o vídeo do professor Rafael Alemar para saber mais!

Avatar


30 de Março de 2021