Banca Funpar: conheça o perfil e acesse questões de concurso!

Apesar de não fazer parte do grupo de bancas organizadoras mais conhecidas, a Banca Funpar (UFPR) tem grande destaque na organização de certames especialmente no Estado do Paraná. Saiba mais sobre o perfil da banca e acesse questões de concurso!

Avatar


11/10/2021 | 09:45 Atualizado há 308 dias

A Fundação da Universidade Federal do Paraná (Banca Funpar NC/UFPR) é uma banca de destaque especialmente no Estado do Paraná. Ela foi responsável pela organização de grandes certames estaduais da área da segurança pública em 2020/2021 , como Polícia Militar e Civil do Paraná e Corpo de Bombeiros.

Se você encontrou a Banca Funpar como organizadora do seu certame, este artigo é para você! Acompanhe a leitura para saber mais detalhes sobre o perfil da banca UFPR, dicas para enfrentá-la e como acessar questões de concurso e provas passadas gratuitas para otimizar a sua preparação.

Destaques:

 

Banca Funpar: histórico

De acordo com o site institucional da Instituição,  o Núcleo de Concursos da UFPR (também ocasionalmente referido como Banca Funpar) foi criado em 1973 com o nome de Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV). Apenas em 2002, o segmento receberia o nome com o qual opera até hoje.

A banca Funpar já foi responsável pela organização de mais de 420 concursos públicos e processos seletivos, tanto internos quanto externos. Em seu currículo podemos citar, além de seleções para a área da segurança pública como PM PR e PC PR, seleções variadas para a área de Tribunais (Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) – Juiz Substituto e Técnico Administrativo), Conselhos Profissionais (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná/ 2018) e certames em Prefeituras.

Banca Funpar: qual é o perfil de cobrança?

De modo geral, a banca Funpar é reconhecida como uma banca de nível médio de dificuldade. Geralmente contando com questões de múltipla escolha, é uma prova que se utiliza muito de atualidades especialmente na contextualização de questões e textos.

É considerada como extensa por muitos candidatos, especialmente devido aos textos. Apesar disso, as questões costumam ser claras e diretas. Em quesito de semelhança, pode ser comparada à PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Dentre os tipos de questões é comum encontrar itens em que o candidato precise organizar os parágrafos de determinado texto para que a composição faça sentido: estes itens podem ser complexos e necessitam muita atenção.

Apesar de pegadinhas e questões polêmicas não serem comuns na banca Funpar, é essencial atenção aos enunciados já que eles costumam variar entre “marque a opção correta” e “marque a opção errada”, com frequência na mesma prova, podendo penalizar candidatos desatentos.

Banca Funpar: cobrança por matéria

De acordo com a ferramenta de Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões, a Banca Funpar apresenta a seguinte tendência de cobrança em suas avaliações:

Banca Funpar Banca UFPR

Banca Funpar: matérias mais cobradas

O filtro em questão leva em consideração todas as questões de concursos já realizadas e cadastradas como Banca Funpar. Assim, é possível perceber a importância da Língua Portuguesa nas avaliações. Além desta, no quesito de matérias básicas, podemos destacar também:

  • Informática
  • Matemática
  • Direito Constitucional e Administrativo
  • Língua Inglesa

Veja abaixo um detalhamento sobre cada uma das matérias mais cobradas pela Banca Funpar.

*Matérias específicas como Enfermagem foram desconsideradas para a realização da análise, já que estão sendo avaliadas matérias comuns à maioria dos certames.

Banca Funpar: Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa, juntamente com a dissertação correspondem a um grande percentual da prova. Veja abaixo como exemplo o quantitativo de questões previsto em edital para o Concurso PM PR, no cargo de Soldado:

Banca Funpar: conheça o perfil e acesse questões de concurso!

Banca Funpar: Concurso PC PR

Para a Banca Funpar, a cobrança da disciplina está voltada especialmente para a Interpretação de Texto. Além disso, também são amplamente exploradas as noções de morfossintaxe do período (sujeito, predicado, verbo) , pontuação, coesão, coerência e reescrita/reestruturação de frases e parágrafos.

Já para as provas discursivas é essencial atentar-se para a organização canônica do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), a apresentação de argumentos, cuidados com a correta grafia da língua portuguesa e atentar-se para o limite de linhas que costuma ficar entre 20 e 25.

Banca Funpar: Informática

A cobrança de Informática para a Banca Funpar varia, podendo incluir assuntos sobre a Tecnologia da Informação a depender do certame. De modo geral, a cobrança geral gira em torno do Pacote Office (Softwares de Escritório), Sistemas Operacionais (Geralmente o Windows e Linux) e conhecimentos sobre a usabilidade da Internet e navegadores.

Em questões de informática da Banca Funpar a descrição textual de situações a serem resolvidas pelos candidatos é mais frequente do que a apresentação de imagens com telas.

Banca Funpar: Matemática

A cobrança de matemática não envolve noções muito complexas, geralmente girando em torno de princípios básicos da aritmética, porcentagem, geometria analítica e sistemas lineares. É comum encontrar gráficos e esquemas nas provas de matemática da banca Funpar.

Banca Funpar: Direito

De modo geral, a cobrança de matérias do Direito é fundamentada na “letra da lei”, isto é, questões mais diretas que beneficiam os candidatos que memorizam as particularidades dos dispositivos legais.

No caso das matérias de Direito Constitucional e Administrativo, listadas como as mais cobradas pela Banca Funpar, o maior fluxo de cobrança de acordo com as provas já realizadas, é:

Banca Funpar: Assuntos frequentes em Direito Constitucional

  • Direitos e Garantias Fundamentais (Arts. 5° ao 17° da CF)
  • Administração Pública ( Arts. 37 a 34 da CF)
  • Poder Legislativo (Arts. 44 a 75 da CF)

Banca Funpar: Assuntos frequentes em Direito Administrativo

  • Licitações
  • Regime Jurídico Administrativo
  • Lei 8112/90

Banca Funpar: Língua Inglesa

A cobrança de Língua Inglesa na Banca Funpar é essencialmente voltada para noções de interpretação e compreensão de texto.

Banca Funpar: dicas para dominar a banca

Confira abaixo algumas dicas essenciais para dominar o perfil da banca Funpar:

Sempre leia o edital com atenção

Os editais da Banca Funpar costumam ser completos, apresentando com detalhe o quantitativo e peso de questões por matéria. Dessa forma, fica mais fácil estruturar um plano de estudos eficientes.

Afinal, é sempre importante que a sua rotina de preparação leve em consideração a hierarquização do conteúdo, além de dar mais enfoque também nas matérias que você tem mais dificuldade.

Quer saber mais sobre a formulação de um bom plano de estudos? Leia mais aqui! 

Resolva muitas questões de concurso

Estudar por questões de concurso é uma estratégia de preparação essencial para qualquer rotina de estudos campeã. Para se acostumar com o perfil da Banca Funpar, o raciocínio não é diferente. Afinal, apenas treinando diariamente sob o modelo de cobrança esperado para o dia da prova você vai, efetivamente, se acostumar com ela.

Por meio das questões de concurso, você também poderá avaliar o seu desempenho em cada matéria (será que está mesmo assimilando os conteúdos como achava?), transformar seu estudo de passivo para ativo (com a aplicação prática dos conhecimentos), prevenir-se contra pegadinhas e ainda utilizá-lo como recurso de revisão.

Onde encontrar questões de concurso gratuitas para a Banca Funpar?

No Gran Cursos Questões, você pode encontrar milhares de questões de concurso comentadas por professores e especialistas, prontas para serem resolvidas. Encontre com facilidade questões formuladas pela Banca Funpar e ainda desfrute de QUESTÕES INÉDITAS, formuladas pela equipe pedagógica do Gran nos moldes da Banca UFPR.

Comece a resolver questões grátis e comentadas da Banca Funpar! 

OBS: para ter acesso às questões de concurso inéditas, é preciso ter cadastro na plataforma. Mas não se preocupe! Você não paga nada para se cadastrar e o processo leva apenas alguns instantes.

Resolva provas passadas e simulados

Diretamente ligada à resolução individual de questões de concurso, as provas passadas e simuladas podem te ajudar a compreender o perfil da Banca Funpar como um todo, que é como você será cobrado no dia do seu certame.

Ao resolver provas passadas e simulados você pode mensurar seu desempenho, a efetividade de rotinas de estudos, controlar seu tempo e ansiedade, acostumar-se com o ritmo da prova e fazer adequações aos seus planos de estudo (caso seja necessário).

No Gran Cursos Questões você também encontrar um rico acervo de provas e simulados exclusivos da Banca Funpar. Para acessá-las você só precisa:

  1. Fazer seu login ou cadastro na plataforma Gran Cursos Questões
  2. Acessar a seção de “Provas” 
  3. Filtrar as Provas por “Funpar” no campo de Bancas.
  4. Pronto! Você poderá acessar todas as provas e simulados cadastrados. A partir daí é possível resolvê-los online pela plataforma ou fazer o download do caderno de provas e gabarito.

Pratique a leitura e a escrita

Você já sabe como a Língua Portuguesa é importante para a Banca Funpar. Por isso, é comum que as avaliações sejam acompanhadas também de uma etapa discursiva. Não deixe de treinar para essa etapa, atentando-se sempre para a argumentação e bom uso da Língua Portuguesa.

Se você tem dificuldades com questões discursivas, acesse este conteúdo para conferir as dicas!

 

Banca Funpar: resumo de perfil

  • Nome: Fundação da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR)
  • Dificuldade: média
  • Tipo de questão: múltipla escolha
  • Penalização por chute: não tem
  • Pegadinhas: variação de comandos “marque a certa” e “marque a errada” na mesma prova podem confundir o candidato.
  • Enunciados: variados.
  • Textos: geralmente extraídos de jornais e revistas, abordando eventos atuais.
  • Banca semelhante: PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).
  • Matéria de destaque: Língua Portuguesa

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.