Concurso Detran AP: saiba tudo AQUI

Concurso Detran AP: de acordo com informações da Secretaria de Administração, os estudos para o próximo concurso já estão em andamento

Embora, os estudos do concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amapá  (concurso DETRAN AP) estejam autorizados desde 2019, a Autarquia informou à Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online em outubro de 2020 que não existe a previsão para lançamento de novo concurso.

No início do ano de 2020, o Secretário Adjunto da Secretaria de Administração confirmara que os estudos já estavam em andamento e que a previsão é que o edital fosse publicado ainda em 2020. Contudo, o ano terminou sem a publicação do edital.

Confira ao longo desta matéria mais informações sobre o concurso DETRAN AP, para facilitar a navegação, utilize o índice abaixo:

Concurso Detran AP: situação atual

No dia 14 de janeiro de 2020, o Secretário Adjunto da Secretaria de Administração encaminhou uma resposta para a equipe do Gran Cursos Online confirmando que os estudos sobre a viabilidade do concurso já foram iniciados. Veja a resposta logo abaixo o e-mail:

Concurso DETRAN AP: resposta!

Concurso DETRAN AP: resposta da Secretaria de Administração!

Anunciado pelo Governador

Em maio de 2019, o Governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, anunciou, em uma rede social, a autorização de estudos para um novo concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amapá (DETRAN AP). Ainda, de acordo com informações do governante, não se sabe quantas vagas serão ofertadas e quando o concurso será realizado. Essas informações serão passadas posteriormente.

Segundo o Governador, a realização do certame faz parte do planejamento do governo, além de ser um compromisso a ser cumprido dentro da Lei de Responsabilidades Fiscais.

Para os concurseiros, ele deixou um recado: “vão se preparando, quanto mais preparado você estiver, maior chance de ingressar no serviço público”.

Sem concurso há 10 anos

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amapá foi instituído como uma autarquia em 2010, e não realiza concurso público há quase 10 anos. O funcionamento é realizado por servidores, nomeados da última seleção, e colaboradores de contratos administrativos temporários.

O Ministério Público do Amapá (MP/AP), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, da Probidade e das Fundações de Macapá (Prodemap) informou que o ato é inconstitucional, visto que o Detran é um órgão da administração Indireta e necessita que o pessoal que trabalhe no órgão tenha tido aprovação prévia em concurso público. O MP/AP questiona, também, o contrato que não determina atuação.

A Secretaria de Estado da Administração do Amapá – SEAD, em entrevista ao Portal G1, afirmou que na região há quase 4 mil colaboradores ocupando cargos públicos de atividades consideradas permanentes em diversos órgãos.

A assessoria de imprensa do Ministério Público do Amapá, por meio do promotor Laércio Mendes, informou ao Gran Cursos Online Blog que o DETRAN não cumpriu a recomendação, o que resultará em Ação Civil Pública. O pedido foi para encerrar os contratos vigentes e em substituição iniciar o processo para publicação de concurso público, da qual em estudo prévio diagnosticou carência de servidores.

Concurso Detran AP: remuneração e benefícios

De acordo com a Lei 2.319, de 09 de abril de 2018, o vencimento inicial varia de R$ 5.730,49 a R$ 9.693,14. Veja as informações logo abaixo:

Analista em Infraestrutura 

Concurso DETRAN AP: plano de cargos e salários!

Concurso DETRAN AP: plano de cargos e salários!

Técnico em Infraestrutura

Concurso DETRAN AP: plano de cargos e salários!

Concurso DETRAN AP: plano de cargos e salários!

Gestor em Infraestrutura

Concurso DETRAN AP: plano de cargos e salários!

Concurso DETRAN AP: plano de cargos e salários!

 

Concurso Detran AP: cargos e vagas

O Detran AP possui um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, as informações abaixo constam no plano de carreiras.

  • Gestor de Infraestrutura
    Vagas: a definir
    Jornada de trabalho: 40h
    Principais atribuições: promover estudos e formular, executar e avaliar políticas públicas na área de infraestrutura, conforme sua área de atuação, em consonância com os objetivos e as diretrizes do desenvolvimento econômico e social do Estado; coordenar e supervisionar, no âmbito da sua área de atuação, a elaboração e a execução de projetos, obras e serviços de engenharia e de infraestrutura de natureza complexa.
  • Analista em Infraestrutura
    Vagas: a definir
    Jornada de trabalho: 40h
    Principais atribuições: exercer as atividades voltadas ao planejamento, coordenação, fiscalização, assistência técnica e execução de projetos, obras e serviços de engenharia e de infraestrutura e demais atividades previstas na regulamentação do exercício profissional relacionadas à sua área de habilitação.
  • Técnico em Infraestrutura
    Vagas: a definir
    Jornada de trabalho: 40h
    Principais atribuições: do Técnico em Infraestrutura: auxiliar o Analista em Infraestrutura nas suas atividades, planejar e fiscalizar projetos, obras e serviços de engenharia nas áreas de infraestrutura e realizar as demais atividades previstas na regulamentação do exercício profissional relacionadas à sua área de habilitação.

Concurso Detran AP: carreira

Requisitos

  • Gestor de Infraestrutura
    Requisitos: certificado de conclusão de curso de Pós-graduação, devidamente reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com nível e áreas de atuação definidas no edital do Concurso Público;
  • Analista em Infraestrutura
    Requisitos: Diploma de Conclusão de Curso Superior de Graduação na sua área de habilitação; e
  • Técnico em Infraestrutura
    Requisitos: Certificado de Conclusão de Ensino Médio Profissionalizante na respectiva área de habilitação.

Sobre o Detran AP

O Departamento Estadual de Trânsito, do Amapá, é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Infraestrutura do Estado. E tem por finalidade implementar as medidas da Política Nacional de Trânsito e do Programa Nacional de Trânsito.

De acordo com o Portal da Transparência, o DETRAN tem 297 colaboradores sendo 117 funcionários de contrato administrativo, 79 servidores públicos e 101 ocupam cargos comissionados.

Os profissionais de contrato atuam nos seguintes cargos: Auxiliar Administrativo de apoio à gestão (3), Auxiliar Administrativo – Motorista oficial (1), Assistente Administrativo (103) e Analista Administrativo (10). Essas funções podem ser as oportunidades disponibilizadas pelo Detran AP, por meio de concurso, caso haja o término dos contratos.

Último concurso Detran AP

De acordo com a Assessoria da Presidência do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá, o último edital foi publicado em 2009 quando foram ofertadas 13 vagas para o cargo de Técnico em Infraestrutura. A Universidade Federal do Amapá – UNIFAP foi a responsável por planejar e conduzir o certame.

Curso Gratuito Imparável para Concurso do Detran AP

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então estes cursos são para você!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Resumo concurso Detran AP

Concurso Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (concurso DETRAN AP)
Banca organizadora a definir
Cargos a definir
Escolaridade a definir
Carreiras a definir
Lotação a definir
Número de vagas a definir
Situação ESTUDOS AUTORIZADOS PELO GOVERNADOR
Link Clique AQUI e acesse o último edital Detran AP 2009

Quer conquistar a sua aprovação no concurso DETRAN AP?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Avatar
Lorena Martins

Principais de Amapá

Principais de Detran AP

Quer conquistar a sua aprovação no concurso DETRAN AP?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Para o Topo