Concurso Funpresp-Jud: Saiba TUDO sobre o certame que vem por aí! Salários de até R$ 5,8 mil!

Avatar


03 de junho7 min. de leitura

Concurso Funpresp-Jud 2016

Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud) realizará concurso para nível superior! Saiba +

Anunciado, vem aí o concurso para a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Concurso Funpresp-Jud 2016). O objetivo será o preenchimento de 18 vagas, além de cadastro de reserva, para as carreiras de Analista e Assistente, ambas de nível superior, com lotação em Brasília/DF.

Segundo anunciado pela fundação, o edital será publicado até o fim deste mês e quem ficará a frente da organização é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), mais conhecido como Cespe/UnB.

Muitos confundiram o fato de o STF ter feito a publicação da contratação do organizador para a entidade, chegando a animar os concurseiros/as que aguardam a seleção para a mais alta corte do país, mas essa deverá acontecer em breve (saiba mais aqui), porém o fato deve-se a um acordo celebrado entre as partes para publicação no Diário Oficial da União.

A Funpresp-Jud é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) voltada a administrar plano de benefícios aos membros e servidores do Poder Judiciário da União, Ministério Público e Conselho Nacional do Ministério Público. Possui pouco mais de 2 (dois) anos de existência e esse será o primeiro concurso de sua história.

Esta seleção deverá ser valida por dois anos, podendo dobrar, uma vez que o objetivo é o ingresso  de 09 analistas e 13, conforme previsão de crescimento da Funpresp-Jud de 2016 a 2020, veja: (1) Ingresso de 02 analistas, 06 Assistentes e 04 empregos em Comissão em 2016; (2) Ingresso de 01 analista e 02 assistentes em 2017; (3) Ingresso de 02 analistas, 01 Assistente e 01 emprego em Comissão em 2018; (4) Ingresso de 02 analistas e 04 Assistentes em 2019; (5) Ingresso de 02 analistas em 2020.

Após um estudo minucioso, fique por dentro de todos os detalhes do concurso que vem por aí.

Cargos, evolução salarial e outros

  • Cargo/Especialidade: Analista/Atuária

Requisitos: Ciências Atuariais e MIBA ativo.

Atividades: acompanhar a atualização das normas legais e regulamentares aplicáveis à área de atuação;  Cálcular benefícios e institutos previdenciários; Elaborar avaliação atuarial e preencher Demonstrativo Atuarial;  Apurar plano de custeio; Elaborar estudo de aderência das hipóteses econômicas, financeiras e demográficas; Elaborar Notas Técnicas Atuariais; Apurar indicadores estatísticos para estudos da área; Realizar testes de consistência do cadastro; Exercer outras funções que lhe forem atribuídas pelo Diretor de Seguridade ou chefe imediato

  • Cargo/Área/Especialidade: Analista/ Auditoria e Controle Interno

Requisitos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Direito.

Atividades:  acompanhar e avaliar os processos operacionais de todas as unidades da Funpresp-Jud; Auxiliar na observância às normas legais e regulamentares, bem como aos manuais internos e às políticas administrativas aplicáveis à área de atuação; Propor implementação de melhorias das políticas gerenciais voltadas às unidades internas; Auxiliar no acompanhamento da execução do plano de controles internos e gestão de riscos da Funpresp-Jud; Acompanhar e assegurar o cumprimento das políticas e procedimentos de controles internos e gestão de risco, entre outras.

  • Cargo/Especialidade: Analista/Contabilidade

Requisitos: Ciências Contábeis.

Atividades: realizar Lançamentos e registros Contábeis;  Elaborar o cálculo da cota patrimonial dos planos de benefícios ; Realizar os lançamentos contábeis de encerramento anual e a confecção e dos demonstrativos anuais;  Apurar calculo e proceder recolhimento de PIS/PASEP, COFINS e TAFIC; Elaborar declarações para envio à Receita Federal: DCTF, EFD-Contribuições, DIPJ, DIRF, PER/DCOMP, DPREV, SPED Contábil, SPED Fiscal, E-Financeira e demais Obrigações Acessórias, entre outras.

  • Cargo/Especialidade: Analista/Comunicação e Marketing

Requisitos: Comunicação e Marketing, Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Comunicação Social

Atividades:  Preparar, organizar e executar campanhas de comunicação interna e externa, inclusive às relativas às adesões de participantes ao plano de benefícios da Entidade; Responsabilizar-se pelas atividades de relacionamento com o participante, de maneira a garantir a efetiva execução dos serviços, ouvida a Diretoria de Seguridade;  Assessorar a Diretoria Executiva junto aos órgãos da imprensa; Planejar e coordenar eventos institucionais (internos e externos); Elaborar matérias, releases, discursos, textos de palestras, de conferências e pronunciamentos para a Diretoria Executiva, em articulação com as áreas técnicas envolvidas, entre outras.

  • Cargo/Especialidade: Analista/Investimento

Requisitos: Curso superior, preferencialmente em Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia, Estatística, Física ou Matemática

Atividades:  acompanhar o noticiário e os principais índices dos mercados financeiros nacionais e internacionais; Desenvolver análises sobre títulos e valores mobiliários e identificar oportunidades;  Acompanhar rentabilidade e os riscos da carteira de investimentos ; Desenvolver metodologias de apreçamento de ativos financeiros, bem como mecanismos de controle dos riscos da carteira e pesquisar as características de ativos que não fazem parte da carteira de investimentos, entre outras.

  • Cargo/Área/Especialidade: Analista/ Jurídica

Requisitos: Graduação em Direito e inscrição válida na OAB, sem restrição de atuação.

Atividades:  Auxiliar as atividades jurídicas da Funpresp-Jud, tais como a sua defesa em juízo (inclusive cumprimento de sentenças) ou em processos jurídico-administrativos, representando-a nos fóruns em que se fizer necessária a representação; Acompanhar, diariamente, a legislação especifica dos órgãos reguladores do sistema financeiro e previdenciário, bem como as alterações de normas e procedimentos estabelecidos pelos órgãos oficiais, zelando pelo seu imediato cumprimento; Auxiliar na produção de instrumentos de acordos, contratos, convênios, escrituras, editais, procurações e outros;  Elaborar pareceres sobre assuntos de natureza jurídica em geral, entre outras.

  • Cargo/Área/Especialidade: Analista/ Tecnologia da Informação

Requisitos: Ensino Superior Completo ou Curso Superior Completo + Pós-Graduação em TI.

Atividades:  Apoiar a gestão dos serviços de infraestrutura de TI, sua operação, manutenção e melhoria contínua do ambiente, bem como o encerramento de suas atividades (Data Center: servidores, LAN, WAN, acesso à Internet, VPN, aparelhamento de TI, softwares, telefonia IP, helpdesk, etc.), banco de dados e atendimento local;  Analisar e implantar módulos do sistema ERP adquirido pela fundação, atuando como facilitador entre os usuários e a empresa desenvolvedora do ERP;  Apoiar na implantação de processos de operação e manutenção do ambiente, seguindo os processos de validação, verificação, preparação e teste dos serviços; Pesquisar e identificar novas tecnologias aplicáveis para o ambiente da Fundação, entre outras.

  • Cargo/Especialidade: Assistente

Requisitos:  Qualquer curso superior

Atividades:  Executar as atividades relacionadas à arrecadação e cadastro de patrocinadores, participantes e assistidos; Auxiliar o controle de arrecadações e o atendimento de novas adesões; Subsidiar as respostas às demandas dos patrocinadores, participantes e órgão fiscalizador relacionadas à sua área de atuação; Oferecer o plano de benefícios a membros e servidores públicos dos órgãos patrocinadores; Analisar os termos de oferta de potenciais novos participantes, entre outras.

  • Cargo/Especialidade: Assistente/Contabilidade

Requisitos: Ciências Contábeis ou Qualquer Curso Superior + pós-graduação em contabilidade.

Atividades: Auxiliar na escrituração de livros contábeis, como Diário, Registro de Inventários, Razão, Conta Corrente, Caixa, Demonstrativos Anuais e Notas Explicativas; Auxiliar na classificação das despesas; Auxiliar no processo de encerramento dos demonstrativos mensais; Conferir e arquivamento de documentos registrados no movimento diário, entre outras.

  • Cargo/Especialidade: Assistente/Secretriado Executivo

Requisitos: Curso superior em Secretariado Executivo ou Administração

Atividades: Executar as atividades relacionadas à gestão documental do Gabinete; Gerir a agenda da Diretoria Executiva; Auxiliar a Diretoria Executiva e a Chefe de Gabinete em matérias administrativas; Secretariar reuniões; Elaborar atas de reunião, despachos, ofícios, memorando, etc; Prestar atendimento telefônico e manter contatos atualizados, entre outras.

Admissão

Os requisitos de títulos e experiências deverão ser comprovados mediante apresentação de atestados emitidos pela autoridade competente da entidade ou organização com validade de 90 dias, com firma reconhecida.

O empregado será avaliado de 15 a 30 dias antes do término do período de experiência (90 dias definido na CLT) de acordo com os padrões definidos no Programa Institucional de Avaliação de Desempenho

O salário de admissão deverá ser equivalente ao primeiro nível da classe júnior ao cargo que estiver vinculado da carreira da Funpresp-Jud.

Progressão e Promoção

Progressão é alteração salarial concedida ao empregado, por meio de mudança horizontal, dentro da faixa salarial a que está vinculado o seu cargo da carreira da FunprespJud. A progressão na carreira deverá ser sempre feita para o nível salarial imediatamente superior, , existem os critérios para a progressão (veja aqui).

Promoção é o crescimento vertical do empregado na carreira, representando a mudança para uma classe mais elevada. A promoção na carreira deverá ser sempre feita para a classe imediatamente superior, existem os critérios para concessão da promoção (veja aqui).

O concurso

O concurso público será realizado para provimento efetivo de pessoal na classe júnior do nível I de cada cargo/especialidade. O concurso público observará o disposto em edital, devendo ser constituído de prova escrita e podendo, ainda, incluir provas discursivas e avaliação de títulos.

A jornada de trabalho dos empregados da Funpresp-Jud é de 40 (quarenta) horas semanais, ressalvados os casos de legislações específicas, e será disciplinada em regulamento de pessoal.

Os empregados serão contratados sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e sujeitos à observância ao Código de Ética da Funpresp-Jud.

Benefícios, vantagens e gratificações

Aos empregados da Funpresp-Jud será assegurado, o direito ao recebimento de Benefícios, Vantagens e Gratificações. Por exemplo, auxílio-alimentação, auxílio saúde e auxílio transporte.

Poderão ser criadas gratificações específicas de função exercida, capacitação, desempenho, área de atuação, instrutoria interna e de projetos. A gratificação de função exercida por analista ou assistente do quadro de pessoal da Funpresp-Jud será 60% da remuneração do valor do emprego em comissão.

Matriz salarial

funpresp-jud-salários

Dicas para o início dos estudos

Nesta fase inicial de estudos é importante que o candidato entenda a banca já definida do concurso e para isso pesquise sobre o examinador, conheça sua história, descubra suas tendências. Uma forma de conhecer a banca examinadora é refazer provas anteriores, disponíveis no site. Assim, é possível assimilar o modelo de avaliação.

É importante, antes de começar a estudar, planejar o estudo, para que não haja perdas de tempo e esforços desnecessários. Estudar para concursos exige eficiência, pois o tempo é o recurso mais precioso de todos. Quem se preparar com as melhores fontes (livros, cursos, aulas) estará na frente dos demais candidatos.

A preparação para concursos públicos, seja qual for, exige cada vez mais um maior grau de comprometimento. E tratando-se do primeiro concurso da Funpresp-Jud e em meio a crise de oportunidades, além de planejada, a preparação precisa ser focada, direcionada e objetiva. Saber dividir o tempo de forma proporcional à cobrança; fazer revisões constantes; elaborar resumos; saber quando é a hora de fazer simulados e exercícios gabaritados e comentados; dentre outros aspectos; é crucial na preparação daqueles que vão conseguir uma das vagas. E no que diz respeito à divisão do tempo de estudo entre as disciplinas.

Veja abaixo o perfil de cobrança do organizador

Língua Portuguesa

Abordagem: Pensamento mais “moderno” em termos de visão linguística.

Características: Bons textos selecionados, autores conhecidos e temas da atualidade sobre: textos adaptados de sites da internet.

Temas recorrentes: Política, Economia e decisões recentes (em artigos jornalísticos).

O que cobra: Funções dos termos QUE e SE; sinais de pontuação; concordância. Questões de acentuação/ortografia.

Direito Administrativo

Doutrina: Sim – Muito

Jurisprudência: Muito (sobretudo do STF e do STJ)

Lei seca (texto legal): Muito

Autores mais citados: Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Celso Antônio Bandeira de Mello e José dos Santos Carvalho Filho.

Direito Constitucional 

Doutrina: Pouco

Jurisprudência: Muito

Constituição Federal “seca”: Muito

Autores mais citados: Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes

Noções de Informática

Conteúdo mais cobrado: MS.Office (Word, Excel) com a imagem dos botões; Linux e BrOffice

Grau de dificuldade da questão: Em 2014, extremamente fácil. Em 2015, aumento no grau de dificuldade.

Destaque a ser dado pelo candidato: Conceitos relacionados à Internet e Intranet, Navegador Internet Explorer, Sistemas operacionais Linux e Windows e Editores de texto Word e Writer.

 

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Concurso Funpresp-Jud 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Banca organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Promoção de Eventos (Cebraspe)
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargos: Analista e Assistente
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: Nível superior
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 18
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: Inicial de até R$ 5,8 mil
  • bullet1.gif (844 bytes)Situação: Edital iminente
  • bullet1.gif (844 bytes)Previsão de publicação do edital: junho de 2016

matricule-se 3

Estudando para concurso público? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online conforme o novo edital (matricule-se e ganhe a atualização), com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!)

sambatech

garantia de qualidade

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


03 de junho7 min. de leitura