Concurso INSS: presidente da autarquia confirmou que o pedido já foi enviado!
O concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (concurso INSS) é um dos mais aguardados pelos concurseiros de todo o Brasil. O presidente da autarquia Renato Rodrigues Vieira informou para a Folha Dirigida que o pedido para a realização da seleção já foi enviado ao Ministério da Economia e aguarda o parecer positivo para iniciar os trâmites legais de abertura.
Renato já havia anunciado anteriormente a importância da realização de um novo concurso para “arrumar a casa”. Os servidores irão dar um novo ar para as atividades, trazer mais agilidade nos atendimentos e diminuir o sobrecarregamento de trabalho dentro do órgão.
Os principais entraves, de acordo com o próprio Instituto, é a falta de orçamento para a realização de uma nova seleção que, por ora, depende da autorização da pasta para a disponibilização de aporte financeiro.
Ele também explicou que mensalmente são recebidos um milhão de novos requerimentos de aposentadorias, dos quais precisam ser analisados. “Uma solução para atender às demandas será a digitalização de serviços. O cidadão poderá iniciar o atendimento pela internet ou por telefone”, conta. Porém, só digitalizar não basta, anunciam o MPF e o TCU.
Concurso INSS: histórico
A história do concurso do INSS se iniciou no ano de 2017 e segue até os dias de hoje. Há muitos cargos ociosos, um grande número de profissionais se aposentando, precariedade na prestação de serviços e no atendimento aos cidadão brasileiros. É assim que está a estrutura do Instituto Nacional do Seguro Social.
Para a Federação Nacional de Sindicados de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), a defasagem do INSS atualmente está em torno de 20 mil servidores, sendo 22.613 cargos desocupados. A previsão é que este deficit aumente por conta de diversas vacâncias, tais como aposentadoria, exonerações, mortes etc.
De acordo com informações do Ministério da Economia, foram solicitadas 7.888 vagas, de níveis médio e superior, para provimento nos cargos: Técnico, Analista e Perito Médico. A assessoria do INSS já informou com exclusividade ao Gran Cursos Online que muitos profissionais estão realizando os processos internos para se aposentarem, sendo mais de 3 mil solicitações. Essa realidade preocupa, uma vez que a baixa de mão de obra pode incidir diretamente na qualidade dos serviços prestados à população.
Em contato anterior, por meio de resposta oficial (veja aqui) o Ministério da Economia se pronunciou que mesmo com a recomendação urgente e explícita emitida pelo Ministério Público Federal (MPF), não há previsão de realização do edital INSS por conta do impacto orçamentário-financeiro. No entanto, o MPF se pronunciou sobre entrar com uma Ação Civil Pública contra o Ministério, para que o concurso INSS seja realizado. Vamos acompanhar os próximos passos dessa batalha judicial.
A mídia está de olho no Instituto Nacional de Seguro Social pois no dia 10 de julho deste ano, o texto base da Reforma da Previdência foi aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Agora, o projeto precisa evoluir para a aprovação no segundo turno e, em seguida para análise do Senado. Mas mesmo diante desse quadro, o governo se recusa a abrir concursos.
Detalhes INSS
-
- Concurso: INSS
- Banca organizadora: A definir
- Cargos: Técnico do Seguro Social, Analista e Médico Perito
- Escolaridade: Níveis médio e superior
- Número de vagas: 7.888 vagas solicitadas (se houver
- Remuneração: de R$ 5.184,79 a R$ 12.683,79
- Situação: Solicitado ao Ministério da Economia e Previsão p/ publicação do edital: 2019
Quer garantir a sua aprovação no concurso INSS? Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros!
Cursos Online para o Concurso INSS
Quer ficar por dentro dos concursos abertos e previstos? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa