Aprovação no cargo dos sonhos: conheça Ana Carla Teixeira!

Após três anos de estudos, Ana Carla Teixeira conquistou o cargo dos sonhos ao ser aprovada como Delegada no Concurso PC BA!

Por
4 min. de leitura

Após três anos de estudos, Ana Carla Teixeira conquistou o cargo dos sonhos ao ser aprovada como Delegada no Concurso PC BA! 
Desde pequena, Ana Carla Teixeira recebeu grande incentivo dos pais para se dedicar aos estudos. Com o sonho de infância de se tornar juíza (e, mais tarde, médica), ela ingressou na universidade de Direito, logo após finalizar o ensino médio. No entanto, com o passar do tempo, Ana Carla Teixeira percebeu que a magistratura não era exatamente o caminho que gostaria de seguir.

Foi então que, depois de finalizar a graduação, Ana Carla Teixeira iniciou os estudos para concursos públicos, por muito tempo sem foco específico, buscando um caminho que encaixasse com suas expectativas e sonhos.

Essa realização aconteceu no início de 2020, quando ela encontrou o cargo de Delegada e se identificou imediamente: “o concurso era para mim a porta para minha segurança e estabilidade”, complementou. Além disso, a aprovação também significava conquistar melhores condições de vida e a possibilidade de apoiar financeiramente a irmã e o sobrinho. Foi assim que teve início a sua jornada de aprovação.

Muitas dificuldades surgiram no caminho: além de precisar conciliar os estudos com o estágio de pós-graduação na Procuradoria Geral do Estado da Bahia, Ana Carla Teixeira iniciou um mestrado em 2022. Também existiram desafios na esfera familiar, com o nascimento do sobrinho com cardiopatia e também conflitos dentro de casa agravados pelo lockdown: “Foram dias
difíceis, mas eu sabia que não podia viver de devaneios e de “e se”: era necessário empenhar esforço e dedicação para chegar ao alvo final“, completou.

De fato, apesar de todos os obstáculos do caminho, Ana Carla Teixeira marcou presença nos estudos todos os dias, construindo uma importante base de conhecimentos para a aprovação. O resultado não poderia ser outro: com a publicação da lista de aprovados, Ana Carla Teixeira finalmente conquistou o cargo dos sonhos: Delegada da Polícia Civil do Estado da Bahia!

“Eu não acreditei e nem comemorei. A todo instante falava para mim mesma: “se contenha, porque concurso é imprevisível”. A ficha só caiu quando começaram a chegar para mim e falar: você foi aprovada. Acho que passamos por tantas derrotas no processo que fica difícil acreditar quando chegamos lá.”

Como o GRAN participou dessa história?

Ana Carla Teixeira encontrou no GRAN uma plataforma de estudos flexível, que permitiu que organizasse seus planos de estudos com mais facilidade, além de oferecer uma vasta gama de recursos e materiais de qualidade.

“Para mim, o GRAN trouxe facilidade em poder escolher qual professor se adequava ao meu ritmo e estilo de estudo. Eu aprendi a manusear a plataforma para que estivesse apta a satisfazer as minhas necessidades, diminuindo sempre as dificuldades. As videoaulas são perfeitas. Já estive em outros cursinhos, mas só o GRAN trouxe completude aos meus estudos.”

Muito satisfeita com a aprovação e tendo conquistado o cargo dos sonhos, Ana Carla Teixeira pretende continuar estudando para tornar ainda mais sonhos realidade: tornar-se Delegada Federal ou conquistar a aprovação no Ministério Público. Com todo o seu empenho e dedicação, com certeza será bem sucedida também em seus novos objetivos!

Saiba TUDO sobre o Concurso PC BA!

Ser aprovado é questão de treino: Segurança Pública com Érico Palazzo

Dicas e táticas de estudos de Ana Carla Teixeira

Em sua preparação para o Concurso PC BA Delta, Ana Carla Teixeira dedicou-se primeiramente às matérias básicas, por cerca de 3 a 4 meses, sendo elas: Direito Penal, Processo Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo. Depois disso, incluiu no planejamento as matérias “secundárias”, mais específicas do certame, tais como: Criminologia, Medicina Legal, Criminalística, Legislação Penal Especial, dentre outras.

No quesito de técnicas, Ana Carla Teixeira ressaltou especialmente a diversidade de métodos: “A minha técnica é justamente não ter técnicas ou métodos específicos. Se estava cansada de ler, assistia videoaula (e vice-versa). Tinha dias que eram de jurisprudência e súmulas. Às vezes, revia uma mesma aula. No outro dia, o foco eram questões. Enfim, era de momento. Acredito
que a melhor técnica é a que seja compatível com o seu aprendizado e sua rotina diária”, completou.

Para os concurseiros que continuam na luta pela aprovação, Ana Carla Teixeira deixou a mensagem:

“Deus não coloca um desejo em seu coração se você não puder alcançar. Então, persista e lute. Quando você escolheu o caminho do concurso público, sabia que a trajetória seria árdua. Por isso, todas as vezes que pensar em desistir, lembre-se porque começou e tente viver o processo. O concurso não é a sua vida, mas apenas uma parcela dela. Você ainda existe e pode encontrar mil possibilidades. Não deixe que a sua autocrítica e medo tornem o seu percurso mais difícil do que ele já é. Tenha empatia e cuidado consigo mesmo e, principalmente, seja feliz e grato.”

Especial Mês da Mulher GRAN

Ao longo do conteúdo você pôde conhecer um pouco mais sobre a inspiradora história da Gran Aluna Ana Carla Teixeira! Esse conteúdo faz parte da série Especial Mês da Mulher GRAN: matérias e conteúdos voltados para as conquistas das mulheres! Veja o detalhamento da programação de eventos em vídeo abaixo:

  • 16/03 – Mulheres no Serviço Público (20h)
  • 25/03 – Plano Nacional e Distrital de Políticas Públicas para Mulheres (17h)

Inscreva-se nos eventos gratuitos!

O Gran na luta pela igualdade: conheça as ações empreendidas aqui!

Você sabia que o Gran é signatário do Pacto Global? Essa iniciativa, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano 2000, busca alinhar as ações de empresas e negócios com princípios essenciais de direitos humanos, bem como condições mais inclusivas e justas de trabalho, questões do meio ambiente e de combate à corrupção.

Atualmente, o Gran tem compromisso ativos com 4 pilares do Pacto Global, sendo eles:  Mente em Foco, Raça é Prioridade, Salário Digno e Elas Lideram em 2030.  Esta última pauta (Elas Lideram 2030), tem como objetivo diminuir as desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres, empoderando trabalhadoras e trazendo-as cada vez mais para posições de liderança!

Dentre os objetivos e diretrizes do Movimento Elas Lideram, também seguidos pelo Gran, estão:

  • Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa, no trabalho; respeitar os direitos humanos de não discriminação;
  • Promover Igualdade de Gênero através de iniciativas e defesa da comunidade;
  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

Nós mudamos vidas diariamente!

Se o seu sonho também é ser aprovado em concursos públicos, Exame de Ordem, Residências ou CFC, garanta a preparação completa (com videoaulas, PDFs, audioaulas, plataforma de questões, recursos para otimização de estudos e muito mais) com a Assinatura Ilimitada! Conheça mais sobre cada um dos planos:


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura