Concurso PC BA: saiba tudo sobre as etapas de provas!

Concurso PC BA está contemplando 1.000 vagas para os cargos de Investigador, Delegado e Escrivão. Conheça as etapas do certame!

Deixe seu like:

Avatar


29/04/2022 | 13:34Atualizado há 74 dias

Você vai fazer o concurso PC BA? Então entenda quais serão as etapas de prova do concurso que oferta vagas para os cargos de Investigador, Delegado e Escrivão. A remuneração inicial é de até R$ 13.032,44.

Neste período antes da aplicação das provas do concurso da Polícia Civil do Estado da Bahia, reserve um tempinho para analisar o edital de forma minuciosa. É importante observar quais serão as etapas de provas, a quantidade de questões, o conteúdo programático, o tipo de julgamento e quais serão os procedimentos que devem ser seguidos nos dias de aplicação das provas.

Confira ao longo desta matéria as informações sobre as etapas de provas  que serão cobradas no concurso PC BA. Para facilitar a sua leitura navegue na matéria utilizando o índice abaixo:

Destaques:

Concurso PC BA: etapas de provas

Veja abaixo as etapas do Concurso PC BA:

  • Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Títulos, de caráter classificatório;
  • Exames Pré-Admissionais;
  • Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • Exames Médicos, de caráter eliminatório;
  • Exame Psicológico; de caráter eliminatório;
  • Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
  • Curso de Formação, de caráter eliminatório.

Provas objetivas

As Provas Objetivas e a Prova Discursiva serão realizadas na cidade de Salvador/BA na data  24 de julho de 2022 (domingo).

A duração das Provas, incluído o tempo para leitura das instruções e preenchimento da Folha de Respostas será de:

  • Período da Manhã: Provas Objetivas com duração de 04h;
  • Período da Tarde: Prova Discursiva com duração de 04h30min.

Estrutura da prova

As Provas Objetivas serão compostas de 100  questões de múltipla escolha, distribuídas pelos conhecimentos gerais e específicos, sendo que cada questão conterá 05 alternativas e apenas  uma correta.

As Provas Objetivas serão avaliadas na escala de 0 a 100 pontos, considerando-se aprovado nesta etapa o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 70 pontos.

Volte ao topo

Provas discursivas

A Prova Discursiva terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída conforme o quadro abaixo:

CARGO TIPO DE AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO
Unitária
PONTUAÇÃO
Máxima
MÍNIMO EXIGIDO
Delegado de Polícia Civil 2 questões de
estudo de caso
25 50 70 pontos
(70%)
Uma peça cautelar de
representações ou peça de inquérito
policial
50 50
Escrivão de Polícia Civil 4  questões dissertativas 25 100
Investigador de Polícia Civil 4 questões dissertativas 25 100

O candidato que participará do certame deverá atentar-se que a prova discursiva será aplicada no mesmo dia das provas objetivas, porém em turno distinto. A avaliação será na escala de 0 a 100 pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 70 pontos.

Para avaliação das questões de estudo de caso e dissertativas, a prova discursiva será composta de conhecimentos específicos, de acordo com o cargo. Já para o desenvolvimento da prova discursiva o candidato deverá redigir no mínimo 10 e no máximo 15  linhas por questão, observando os critérios de correção.

Para avaliação de uma Peça Cautelar de Representações ou Peça de Inquérito Policial para o cargo de Delegado de Polícia Civil a prova discursiva será composta de conhecimentos específicos, cujo o tema da Peça será fornecida no momento da prova discursiva.

Veja abaixo o número limite de provas discursivas que serão corrigidas:

CARGOS AMPLA CONCORRÊNCIA NEGROS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Delegado de Polícia Civil 196 90 14
Escrivão de Polícia Civil 196 90 14
Investigador de Polícia Civil 910 420 70

Prova oral

Detalhar as informações sobre a prova oral, quando tiver.

Avaliação de Títulos

Somente concorrerão à Prova de Títulos os candidatos que forem HABILITADOS na Prova Discursiva. Essa etapa terá caráter classificatório e será avaliada na escala de 0,0  a 4,0 pontos, conforme o quadro a seguir:

ITEM TÍTULO/ EXPERIÊNCIA VALOR UNITÁRIO VALOR MÁXIMO
1 Diploma de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor) na área de Direito.
Também será aceito certificado/declaração de conclusão de curso de Doutorado na área do Direito.
1,0 1,0
2 Diploma de curso de pós-graduação em nível de mestrado (título de mestre) na área do Direito.
Também será aceito certificado/ declaração de conclusão de curso de Mestrado na área de Direito
0,8 0,8
3 Certificado/Declaração de conclusão curso de pós-graduação em nível de especialização com carga
horária mínima de 360 horas, nas áreas de Direito Penal, Processual Penal, Constitucional ou Administrativo
0,5 1,0
Certificado/Declaração de conclusão curso de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 100 horas,
nas áreas de Direito Penal, Processual Penal, Constitucional ou Administrativo.
0,2 0,4
Exercício em cargo público de provimento efetivo da carreira do Sistema Policial Civil. 0,8 0,8
TOTAL MÁXIMO DE PONTOS 4,0

Volte ao topo

Exames pré-admissionais

Após a publicação do Resultado Final do Concurso Público e a sua Homologação, a Polícia Civil da Bahia convocará, através de Edital de Convocação, os candidatos aprovados dentro do número de vagas para realização dos exames pré-admissionais (teste de aptidão física, exames médicos e exames psicológicos) e da investigação social, na forma da Portaria PCBA nº 231, de 20 de abril de 2022. A convocação se dará por ordem rigorosa de classificação, por cargo.

Nos exames pré-admissionais (teste de aptidão física, exames médicos e exame psicológico) e na investigação social serão convocados os aprovados nas 03 listas (ampla concorrência, negros e candidatos com deficiência), de maneira alternada e proporcional, na seguinte ordem:

  • candidatos de ampla concorrência;
  • candidatos negros;
  • candidatos com deficiência.

Teste de Aptidão Física

Serão convocados para o Teste de Aptidão Física todos os candidatos aprovados no concurso PC BA, dentro do número de vagas e prazo de validade, segundo os critérios de conveniência e oportunidade da Administração.

O TAF consiste no conjunto de quatro testes físicos, de caráter eliminatório, com índice mínimo exigido, realizados em ordem pré-estabelecida, apenas por candidatos habilitados por atestado médico específico.

  • Teste dinâmico de barra (somente para os candidatos do sexo masculino);
  • Teste estático de barra (somente para as candidatas do sexo feminino);
  • Teste de flexão abdominal (para os candidatos do sexo masculino e feminino); e
  • Teste de corrida de 12 (doze) minutos (para os candidatos dos sexos masculino e feminino).

Exames médicos

Os candidatos considerados aptos no Teste de Aptidão Física serão convocados através de Edital de Convocação para os Exames Médicos, de caráter eliminatório.

Os Exames Médicos objetivam aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar as aulas práticas a que será submetido durante o Curso de Formação de Policiais Civis e para desempenhar as tarefas típicas inerentes ao cargo.

Exame Psicológico

Serão convocados para o Exame Psicológico do concurso PC BA todos os candidatos considerados aptos nos Exames Médicos.

O Exame é um processo técnico e científico que será realizado por meio de metodologias e técnicas específicas, sendo empregado os procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com as atribuições do cargo, verificando se o avaliado apresenta características essenciais como, por exemplo:

  • funções cognitivas;
  • habilidades específicas; e
  • habilidades de personalidade, necessárias para o desempenho das respectivas atribuições dos cargos.

Investigação Social

Os candidatos considerados aptos no Exame Psicológico serão submetidos à Investigação Social e de Conduta Pessoal, de caráter eliminatório, sob responsabilidade da Polícia Civil do Estado da Bahia, que se estenderá até a nomeação.

Se durante a Investigação Social e de Conduta Pessoal for identificada qualquer fato desabonador e conduta incompatível com a função, o candidato será contraindicado, por ato administrativo fundamentado, emitido pela PC BA, para o cargo a que concorre.

Volte ao topo

Curso de Formação

O Curso de Formação de Policiais Civis, de caráter eliminatório será realizado sob a responsabilidade exclusiva da Academia de Polícia Civil – ACADEPOL e regulado pelas normas administrativas dessa Academia e legislação pertinente. Essa etapa será de caráter eliminatório, será composto de aulas e de provas práticas e teóricas.

Essa etapa tem como objetivo formar os candidatos com conhecimentos e habilidades necessárias para a assunção dos cargos e será realizado em regime de tempo integral, podendo ser realizado em qualquer dia da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, em qualquer horário e terá duração, em média, de 04 meses.

O candidato deverá participar de todas as atividades programadas, sob pena de desligamento, qualquer que seja o motivo. Durante a realização do Curso de Formação de Policiais Civis, os alunos receberão ajuda de custo no valor correspondente a 50% do vencimento básico da classe inicial do cargo, garantida a percepção de valor não inferior ao salário mínimo vigente.

A frequência ao Curso de Formação de Policiais Civis é obrigatória, ficando desligados automaticamente os candidatos que apresentarem frequência inferior a 90%  do total da carga horária do curso. Será considerado aprovado no Curso de Formação de Policiais Civis o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 60,00 pontos.

Concurso PC BA: raio X das disciplinas

  • Conheça os cursos especiais do Concurso PC BA: AQUI

Clique aqui e confira todas as informações do concurso PC BA

Depoimento de aprovados

Conheça histórias de quem já chegou lá e conquistou a sonhada aprovação na carreira policial. Basta clicar nos links abaixo.

Volte ao topo

Resumo do Concurso PC BA

Concurso PC BA Polícia Civil do Estado da Bahia
Situação atual edital publicado
Banca organizadora IBFC
Cargos Investigador, Escrivão e Delegado
Escolaridade Nível superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Bahia
Número de vagas 1.000 vagas
Remuneração de R$ 4.873,18 a R$ 13.032,44
Inscrições de 09 de maio a 07 de junho de 2022
Taxa de inscrição de R$ 140,00a R$160,00
Data da prova objetiva 24 de julho de 2022
Clique aqui para ver o edital PC BA

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS ABERTOS NA BAHIA

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.