Concurso PC PA Delegado: 16 dicas para uma boa prova. Veja!

A prova objetiva e Peça Processual do Concurso PC PA Delegado será aplicada neste domingo, 20 de junho! Não deixe de conferir as dicas exclusivas dos professores do Gran para garantir uma boa pontuação!

Avatar


17 de junho5 min. de leitura

Atenção, futuros delegados! Estamos na reta final para a aplicação das provas do Concurso PC PA Delegado, que acontecerão neste domingo (20/06) em dois turnos distintos e nas cidades de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. A seleção da Polícia Civil do Estado do Pará  prevê 265 vagas de nível superior para o cargo de delegado.

Para te ajudar a fazer uma excelente prova, a equipe de professores do Gran Cursos Online reuniu 15 dicas exclusivas (+ uma dica bônus!) para encarar todas as questões do Concurso PC PA Delegado com confiança! Além disso, neste artigo você também poderá se inscrever para grande evento de revisão para a prova Delegado PC PA que acontecerá no sábado (19/06) às 07h. 

Navegue pelo índice abaixo para encontrar mais detalhes sobre as dicas para o Concurso PC PA Delegado:

  1. Revisão Gratuita
  2. 19 Dicas para o dia da prova
  3. Recomendações para o dia da prova
  4. Resumo do Concurso PC PA Delegado

Prova PC PA Delegado: revisão gratuita!

Que tal participar do evento de revisão ao vivo, gratuito e online do Gran? Assim você garante uma finalização de ouro em seus estudos para a prova do Concurso PC PA Delegado e caminha com mais certeza em direção à aprovação!

Preencha o formulário abaixo para participar grande revisão do Concurso PC PA Delegado no dia 19 de junho de 2021 (sábado) , às 7 horas.



Prova PC PA Delegado : 15 dicas exclusivas para o dia da prova!

Confira abaixo as dicas exclusivas para cada uma das matérias da prova PC PA delegado  de acordo com professores aqui do Gran Cursos Online! Se você preferir, também pode fazer download do conteúdo de dicas, clicando aqui. 

1. Gramática: Claiton Natal

Concurso Polícia Federal: dicas

O examinador da AOCP cobra com frequência o emprego das conjunções. Então, fique atento aos seguintes conectivos:

  • Concessivos (orações subordinadas adverbiais): embora, conquanto, bem que, se bem que, posto, posto que, sem que, apesar de que, nem que, por menos que, por mais que, nem que, ainda que, em que pese, quando mesmo.
  • Adversativos: mas, porém, entretanto, no entanto, contudo, não obstante, senão, todavia.
  • Causais (orações subordinadas adverbiais): porque, como (porque), pois, pois que, por isso que, já que, uma vez que, visto que, visto como, que, porquanto.
  • Explicativos: porque, pois (anteposto ao verbo), porquanto, que.

2. Direito Constitucional: Aragonê Fernandes

A ADPF permite o questionamento de normas federais, estaduais, distritais e municipais, inclusive pré-constitucionais e decisões judiciais (sem trânsito em julgado). Ela tem os mesmos legitimados da ADI e admite amicus curiae e modulação de efeitos.

3. Direito Ambiental: Nilton Coutinho

Prova PC PA Delegado: Nilton Carlos Coutinho

A prática de abuso ou maus-tratos contra animais constitui-se como crime contra a fauna, previsto na Lei dos Crimes Ambientais, com pena de detenção de três meses a um ano, e multa. Contudo, quando se tratar de cão ou gato, a pena será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda do referido animal.

4. Criminologia: Mariana Barreiras

Concurso PC PA Delegado: dicas para a prova Mariana BarreirasVítima primária: vítima do crime.
Vítima secundária (sobrevitimização, revitimização): a vítima é coisificada, é objeto da insensibilidade dos operadores do sistema penal.
Vítima terciária: a vítima é abandonada ou ridicularizada no meio social.
Heterovitimização: autorrecriminação da vítima pela ocorrência do crime.
Síndrome de Estocolmo: a vítima passa a ter simpatia em relação ao criminoso após longo período de intimidação.

5. Direito Penal Geral – Érico Palazzo

O estelionato é crime condicionado à representação do ofendido, salvo se praticado contra a Administração Pública, direta ou indireta; criança ou adolescente; pessoa com deficiência mental; ou maior de 70 (setenta) anos de idade ou incapaz. Contra essas vítimas, o crime será de ação penal pública incondicionada.

6. Informática: Maurício Franceschini

Maurício Franceschini

Olá, futuro Delegado! Quero deixar aqui uma dica muito importante para sua prova: os switches encaminham os dados para cada porta individualmente, visto que cada uma delas é uma interface de rede independente, pois, em um switch, cada porta corresponde a uma interface de rede isolada das demais. Gran abraço e ótima prova pra você!

7. Direito Civil: Cristiano Sobral

Caro futuro Delegado, não se esqueça da responsabilidade civil do incapaz. O artigo 928 do CC afirma que o incapaz responde civilmente. Tanto o incapaz absoluto como o relativo responderão de forma subsidiária. Ocorre uma exceção quando houver uma emancipação voluntária, pois, nesse caso, teremos uma responsabilidade civil solidária. Somente no vaso da emancipação voluntária, se tivermos emancipação legal ou judicial, quem responderá será o próprio emancipado. Boa prova!

8. Direito Penal Especial: Felipe Leal

Concurso PC PA Delegado: Felipe LealOlá, futuro Delta! Seguem algumas dicas rápidas:
– Considerando as circunstâncias subjetivas e objetivas, temos a possibilidade decoexistência entre as qualificadoras do motivo torpe e do feminicídio.
– Consuma-se o crime de furto com a posse de fato da res furtiva, ainda que por breve espaço de tempo e seguida de perseguição ao agente, sendo prescindível a posse mansa e pacífica ou desvigiada.
– Para configurar o delito do art. 149 do Código Penal (redução a condição análoga à de escravo), é desnecessário haver restrição à liberdade de locomoção dos trabalhadores.
– Configura o delito de extorsão (art. 158 do CP) a conduta do agente que submete vítima a grave ameaça espiritual que se revelou idônea a atemorizá-la e compeli-la a realizar o pagamento de vantagem econômica indevida.
– A escusa absolutória do artigo 181, inciso II, do Código Penal abrange a paternidade e filiação socioafetivas.
– O delito previsto no art. 218-B, § 2º, inciso I, do Código Penal (favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável), na situação de exploração sexual, não exige a figura do terceiro intermediador.
Boa prova!

9. Direito Processual Civil: Lídia Marangon

Para as ações fundadas em direito real sobre imóveis, é competente o foro de situação da coisa. Pode o autor optar pelo foro de domicílio do réu ou pelo foro de eleição se o litígio não recair sobre direito de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova.

10. Direito Processual Penal: Geilza Diniz

Concurso PC PA Delegado: dicas

O acordo de não persecução penal, cabível nas infrações penais com pena mínima inferior a 4 (quatro) anos, praticadas sem violência ou grave ameaça, pode ser aplicado a crimes praticados antes da vigência do Pacote Anticrime, desde que a denúncia não tenha sido recebida.

11. Direitos Humanos: Alice Rocha

Prova OAB: Alice Rocha

Quórum para aprovação de Tratados em Direitos Humanos: 2235.“Art. 5º, § 3º (CF/1988) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais”.

12. Medicina Legal: Laécio Carneiro

“Os orifícios de entrada de projéteis nos tiros à distância normalmente apresentam borda de formato circular ou ovalar. As bordas são regulares, voltadas para dentro, com diâmetro menor que o do projétil. Apresentam orla de escoriação, halo de enxugo, aréola equimótica, não apresentando efeitos secundários do tiro”.

13. Direito Administrativo: Gustavo Scatolino

Poder de polícia: é a prerrogativa de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos, em benefício do interesse público.
Atributos ou prerrogativas ou características do poder de polícia:
a) discricionariedade;
b) autoexecutoriedade;
c) coercibilidade.
Atenção! O poder de polícia pode se manifestar de modo vinculado. O texto constitucional, art. 145, II, e o art. 178 do CTN permitem a cobrança de TAXAS em razão do exercício do poder de polícia.

14. Legislação Extravagante: Sérgio Bautzer

Os crimes praticados em situação de violência doméstica não admitem os benefícios previstos na Lei n. 9.099/1995 (Lei dos Juizados Especiais Criminais).

Concurso PC PA Delegado: recomendações

Atente-se para o horário de realização de cada uma das avaliações e fechamento de portões:

  • Prova objetiva: turno matutino, com abertura de portões às 7h e fechamento às 8h. Duração total de 5 horas.
  • Peça processual: turno vespertino, com abertura de portões às 14h30min e fechamento às 15h30min. Duração total de 3 horas.

Candidatos deverão estar utilizando máscaras de proteção que cubam o nariz e a boca durante toda a duração do exame. Alimentos poderão ser admitidos em compartimentos ou sacos plásticos transparente apenas em condições excepcionais, de acordo com as medidas sanitárias adotadas pelo Instituto AOCP.

A recomendação é que o candidato chegue com antecedência mínima de uma hora para a realização do exame, portando documento de identificação original com foto, o cartão de informação do candidato e caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente.

Concurso PC PA Delegado: resumo

Concurso Polícia Civil do Estado do Pará – Concurso PCPA Delegado
Banca organizadora Instituto AOCP
Cargos Delegado
Escolaridade Nível superior
Carreiras Policial e Jurídica
Lotação Estado do Pará
Número de vagas 265 vagas
Remuneração inicial de R$ 18.050,00
Inscrições de 07 de dezembro de 2020 a 04 de fevereiro de 2021
Taxa de Inscrição R$ 140
Prova objetiva Data atual : 20 de junho de 2021. (prova objetiva e peça processual)
Link do edital Edital PC PA 2021 para Delegado

Avatar


17 de junho5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso PC PA delegado