Concurso PC PB: como estudar para as provas? Confira o guia!

As provas objetivas e discursivas do Concurso PC PB estão marcadas para janeiro de 2022. Saiba como se preparar para as avaliações de maneira otimizada e seja aprovado!

Avatar


10 de outubro7 min. de leitura

Se você sonha em ingressar na carreira policial, o Concurso PC PB pode ser a oportunidade perfeita! Ofertando um total de 1.400 vagas de nível superior, a nova seleção da Polícia Civil do Estado da Paraíba contempla os cargos de Delegado de Polícia Civil, Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico-Legal, Perito Oficial Odonto-Legal, Perito Oficial Químico-Legal, Escrivão de Polícia Civil, Agente de Polícia Civil, Técnico em Perícia, Papiloscopista.

Saiba TUDO sobre o Concurso PC PB! 

Com as provas marcadas para os dias 9 e 16 de janeiro de 2022, a hora de começar a se preparar é agora! Acompanhe o artigo para conferir o que e como estudar para avaliações, além de dicas exclusivas de como encarar as questões do concurso PC PB.

Importante: as inscrições do Concurso PC PB estão abertas até o dia 11 de novembro de 2021. Candidatos interessados deverão fazer a candidatura a partir da página do concurso no site da Banca Organizadora CESPE/Cebraspe.

Utilize o índice abaixo para navegar pelo conteúdo:

Concurso PC PB: o que cai nas provas?

O quantitativo de questões por bloco varia de acordo com o cargo previsto no Concurso PC PB:

  • Delegado, Escrivão, Agente de Investigação: 20 questões de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos.
  • Perito Criminal (todas as funções) e cargos de Apoio Técnico: 20 questões de conhecimentos gerais, 30 questões de conhecimentos complementares e 60 questões de conhecimentos específicos.

Veja o detalhamento dos conteúdos cobrados no Concurso PC PB pelo quadro abaixo:

Cargo Conhecimentos
Gerais
Conhecimentos
Específicos
Conhecimentos
Complementares
Prova Discursiva
Delegado Língua Portuguesa
Informática
Direito Civil
Direito Financeiro e Tributário
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito Penal
Direito Processual Penal
Legislação Especial
Medicina Legal
Criminalística e Criminologia
Não se aplica Peça Prática
Escrivão de Polícia Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico
Estatística
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Legislação Complementar à
Matéria Penal e Processual Penal
Informática
Arquivologia
Não se aplica Dissertação sobre
atualidades
Agente de Investigação Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico
Estatística
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Legislação Complementar
à matéria Processual Penal
Informática
Contabilidade Geral
Não se aplica Dissertação sobre
atualidades
Perito Criminal Língua Portuguesa
Noções de Informática
Raciocínio Lógico Matemático
Criminalística aplicada a cada uma das áreas
de atuação/ conhecimentos da área.
Criminalística
Medicina Legal
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Dissertação sobre
atualidades
Cargos de Apoio Técnico Língua Portuguesa
Noções de Informática
Raciocínio Lógico Matemático
Noções de Arquivologia, Medicina Legal e
conhecimentos específicos de cada área de
atuação
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Dissertação sobre
atualidades

Para um maior detalhamento de cada uma das matérias, cheque o edital de seleção para o concurso PC PB, a partir do item 23 na seção intitulada “Objetos de Avaliação.”

Volte ao topo

Concurso PC PB: como estudar?

Com cerca de 4 meses (da publicação deste artigo) até a aplicação das provas, o Concurso PC PB oferece uma boa margem de tempo para a preparação, até mesmo para os candidatos que não iniciaram seus estudos no período pré-edital.

Confira abaixo as principais dicas de como estudar e se preparar para as provas do Concurso PC PB:

Preparação para o Concurso PC PB: tenha um plano de estudos

Não tem para onde fugir: uma boa preparação para concursos públicos sempre deve estar baseada em organização e planejamento para garantir os melhores resultados. No Concurso PC PB, seja qual for o cargo que você pretende ocupar, a situação não é diferente.

Seu plano de estudos deve levar em consideração:

  • Quantidade de horas disponíveis para o estudo: busque ser o mais honesto nessa análise. Mesmo que você tenha apenas uma hora por dia para se dedicar aos estudos, ela é válida e deve ser aproveitada.
  • Hierarquização de conteúdo: em um bom plano de estudos, as matérias não devem receber a mesma quantidade de horas. Afinal, além de existirem conteúdos mais cobrados, também existem as matérias com que você tem mais facilidade e dificuldade. Por meio da hierarquização de tempo, você otimiza o tempo, focando com mais intensidade no que é mais importante.
  • Tempo de prática para a prova discursiva: treinar a correta formulação de textos deve fazer parte da sua rotina semanal de preparação. Reserve um tempo para se dedicar à atividade.
  • Suas particularidades: outro ponto importante do bom plano de estudos para o Concurso PC PB é que ele deve servir para você. Assim, busque adequar a rotina de acordo com a sua realidade.
    • Para pessoas com horários mais instáveis e pouco tempo, o Ciclo de Estudos costuma funcionar melhor do que a Grade Horária para estudos.

Quer saber mais sobre como elaborar seu próprio cronograma de estudos para o Concurso PC PB? Leia aqui! 

Volte ao topo

Preparação para o Concurso PC PB: resolva questões diariamente

A resolução diária de questões para o Concurso PC PB irá te ajudar não apenas a assimilar o conteúdo mais rapidamente, transformando seu estudo de passivo para ativo, como também garantir mais dinamismo às rotinas de preparação.

Ademais, por meio do estudo por questões você ainda se torna capaz de avaliar seu desempenho, descobrir dificuldades, habituar-se ao perfil da banca e revisar conhecimentos, especialmente se estiver resolvendo exercícios para concurso comentados. Uma faixa inicial de resolução de questões de concurso pode ser de 20 a 50 itens por dia, depende da sua rotina de preparação para o Concurso PC PB.

Onde resolver questões para o Concurso PC PB?

No Gran Cursos Questões você encontra milhares de questões grátis e comentadas para treinar para o Concurso PC PB! Além de itens de provas anteriores, você também poderá encontrar itens inéditos na plataforma, formulados de acordo com o modelo da banca Organizadora e padrões de cobrança para cada um dos cargos.

Faça seu cadastro gratuito no Gran Cursos Questões! 

Preparação para o Concurso PC PB: treine com provas passadas e simulados

Além de assimilar e revisar conhecimentos, as questões de concurso em formato de provas passadas ou simulados para o Concurso PC PB podem ajudar você a exercitar outras competências essenciais para ser aprovado. São elas:

  • Controlar o tempo e nervosismo;
  • Acostumar-se com o ritmo da prova e a noção de cobrança como um todo;
  • Criar estratégias para enfrentar textos longos, sem se cansar tanto. Vale lembrar que a banca organizadora é o Cebraspe e ela é conhecida por formular provas extensas e complexas.

Planos de estudo geralmente reservam um dia da semana para a resolução de simulados e provas passadas, com a contabilização de tempo e evitando fazer consultas. Dessa forma, após concluída, a avaliação pode dar a você a uma noção muito aproximada de qual seria o seu desempenho caso tivesse que realizar a avaliação com seus conhecimentos adquiridos até o momento.

Onde encontrar provas passadas e simulados para o Concurso PC PB?

Além de poder acessar questões de concurso separadamente no Gran Cursos Questões, na plataforma também é possível acessar um rico banco de provas passadas para o Concurso PC PB. O acesso é simples e gratuito, apenas necessitando de um cadastro ativo na plataforma.

Acesse a seção de provas o Concurso PC PB e encontre todas as provas passadas filtrando por órgão e cargo 

Ainda não foram formulados simulados inéditos para o Concurso PC PB pela equipe do Gran Cursos Online. Contudo, assim que eles forem realizados, você poderá acessá-los também a partir da seção de provas para o Concurso PC PB.

Você também pode formular seus próprios simulados para o Concurso PC PB! Saiba como formular simulados inéditos no Gran Cursos Questões! 

Volte ao topo

Preparação para o Concurso PC PB: não deixe o treinamento do TAF para última hora

Um erro muito comum para as pessoas dedicadas às carreiras policiais e militares é iniciar o treinamento para o TAF apenas após a aprovação nas provas objetivas. Afinal, a construção de condicionamento físico é algo que não acontece da noite para o dia.

Logo, para garantir um bom desempenho no TAF do Concurso PC PB quando mais cedo você iniciar os seus treinamentos para a prova de corrida, melhor. Encontrar um momento para a prática de exercícios físicos durante a sua rotina de estudos para as provas objetivas e discursivas ainda pode ajudar na sua disposição geral para os estudos, além da manutenção da saúde.

Preparação para o Concurso PC PB: reserve momentos para a revisão

Outro ponto essencial para garantir bons resultados na sua preparação para o Concurso PC PB  é não estudar a mesma matéria do zero mais uma de uma vez. Afinal, se o estudo foi realizado da maneira correta, o conhecimento já foi adquirido e precisa ser apenas revisado.

Para possibilitar uma rotina de revisão, crie o costume de criar materiais durante suas rotinas, como: o resumos, flashcards e mapas mentais, por exemplo. Aliados às questões e simulados, estes recursos serão mais do que necessários para fortalecer e revisar conteúdos do Concurso PC PB.

Saiba mais sobre revisão para concursos! 

Concurso PC PB: como são as questões?

As provas do Concurso PC PB são organizadas pela banca CESPE/ Cesbraspe no modelo múltipla escolha, com cinco opções e apenas uma alternativa correta. De modo geral, a banca CESPE é conhecida por apresentar complexidade mais alta e dar grande destaque às questões de Língua Portuguesa.

Ao contrário do conhecido modelo da Banca Cebraspe de “uma errada anula uma certa”, esta regra não é válida para o Concurso PC PB. Assim, uma alternativa errada ou dupla marcação corresponde à pontuação 0 para o candidato, ao invés de penalidade.

A melhor maneira de dominar o perfil da banca é por meio da análise de questões já realizadas, especialmente quando os itens são comentados. Veja abaixo um exemplo de questão para o cargo de Papiloscopista:

2009. CESPE CEBRASPE – PC PB – Polícia Civil da Paraíba – Papiloscopista

A lesão corporal classifica-se como gravíssima se apresenta como consequência

(A). incapacidade para as ocupações habituais por mais de trinta dias.
(B). enfermidade incurável.
(C). perigo à vida.
(D). debilidade permanente de membro.
(E). aceleração de parto.

Resposta comentada

A alternativa B está CORRETA.

O crime de lesão corporal pode ser entendido como uma ofensa a integridade física de alguém, podendo esta ser leve, grave, gravíssima ou seguida de morte.
A lesão corporal de natureza gravíssima está prevista no Art. 129, § 2° do Código Penal e ocorre se da lesão resulta incapacidade permanente para o trabalho, enfermidade incurável, perda ou inutilização do membro, sentido ou função, deformidade permanente ou aborto. A pena para esse tipo de crime é de reclusão, de dois a oito anos.

*Resposta pela professora Ana Karoline Silva Sousa da equipe Gran.

Continue resolvendo questões comentadas para o Concurso PC PB

Volte ao topo

Concurso PC PB: resumo

Concurso PC PB Polícia Civil do Estado da Paraíba (PC PB)
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Cebraspe
Cargos Delegado de Polícia Civil, Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico-Legal,
Perito Oficial Odonto-Legal, Perito Oficial Químico-Legal, Escrivão de Polícia Civil,
Agente de Polícia Civil, Técnico em Perícia, Papiloscopista e Necrotomista.
Escolaridade Nível superior
Carreiras Delegado, saúde, policial e outras
Lotação Estado da Paraíba
Número de vagas 1.400 vagas
Remuneração entre R$ 3,5 mil e R$ 12,5 mil
Inscrições 08 de outubro a 11 de novembro de 2021
Taxas de inscrição de R$ 250,00 a R$ 180,00
Datas das provas dia 09 de janeiro de 2022 para os cargo 1 e cargos 4 a 13
dia 16 de janeiro de 2022 para os cargos 2 e 3 e cargos 14 a 17
Clique aqui para ver o edital PC PB: Polícia Civil Paraíba

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM 

Avatar


10 de outubro7 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso PC PB gran cursos questões