Concurso PCDF Escrivão: provas suspensas devido à pandemia

Concurso PCDF Escrivão oferta 300 vagas para o cargo

Provas do concurso PCDF Escrivão suspensas! No dia 11 de setembro de 2020, a Polícia Civil do Distrito Federal decidiu:

“A Diretora da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o substancial quantitativo de candidatos oriundos de outras unidades da Federação inscritos no concurso público para o provimento de vagas no cargo de Escrivão de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal, bem como levando-se em consideração que a curva epidemiológica do vírus Covid-19 ainda demanda cuidados no Distrito Federal, torna pública a suspensão da aplicação das provas objetivas e da prova discursiva, prevista para o dia 17 de outubro de 2020, nos termos do Edital nº 9 – PCDF – Escrivão, de 12 de agosto de 2020, publicado no DODF nº 154, de 14 de agosto de 2020, com vistas à proteção da saúde pública”. A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 15 de setembro.

O certame oferta 300 vagas para Escrivão de Polícia e iniciais, de acordo com a Lei nº 11.361/2016, de R$ 9.394,68.

Confira ao longo desta matéria mais informações sobre o concurso PCDF Escrivão, para facilitar, navegue utilizando o índice abaixo:

Concurso PCDF escrivão: situação atual

Concursos Suspenso 

Concurso PCDF: URGENTE! Provas suspensas!

Decisões 

Concurso retomado! A novidade consta no Diário Oficial do Distrito Federal (14/08). As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável de 17 de outubro de 2020, no período da tarde. Os locais e horários de realização das provas objetivas e da prova discursiva, as medidas de proteção para evitar a transmissão do vírus Covid-19, bem como as demais datas de realização do concurso será divulgado no no Diário Oficial do Distrito Federal e no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/pc_df_19_escrivao na data provável de 7 de outubro de 2020. Confira aqui a íntegra do DODF!

A PCDF informou a Equipe de jornalismo do Gran Cursos Online na tarde do dia 17 de julho que está em tratativa com o Cebraspe para a definição da data da prova para o cargo de Escrivão de Polícia.

Um post publicado na conta do Instagram do Diretor-Geral da PCDF, no dia 13 de julho, informou que durante aquela semana, o DG entraria em contato com o Cebraspe para definição de uma nova data para aplicação das provas. Confira:

Concurso PCDF Escrivão: nova data de provas objetivas e discursivas devem ser remarcadas nesta semana

Anteriormente, no dia 03 de julho, a Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online entrou em contato com a Corporação para saber se já havia informações sobre a retomada do concurso PCDF para o cargo de Escrivão. Na ocasião, a Polícia Civil do DF comunicou que está estudando a possibilidade de retomada do concurso público nas proximidades dos concurso de Agente de Polícia, observando às medidas locais de combante a proliferação da doença em vigor e as recomendações do Ministério da Saúde.

Live

No dia 13 de junho de 2020, o Diretor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Delegado Robson Cândido, participou de uma live com o Delegado, Lúcio Valente, para falarem sobre o concurso PCDF. Assuntos como: provas de Escrivão e defasagem do quadro de servidores da PCDF foram tópicos da conversa. Confira:

Defasagem de servidores

“O quadro de Agente de Polícia e Escrivão de Polícia está muito defasado, menos de 50% do quadro está provido. Tanto que nós estamos correndo vamos dizer assim para que estes dois concursos aconteçam porque nós estamos entrando em uma situação caótica de servidores. Por isso, estamos aí nessa correria para que esses dois concursos aconteçam o mais rápido possível, que a gente consiga formas essas pessoas na Academia, fazer as nomeações, e essas pessoas consigam aí desempenhar as suas atividades dentro da Polícia Civil do Distrito Federal”.

Provas de Escrivão de Polícia

“2.100 vagas. Eu acho que nós não teremos um concurso desse tamanho por muitos anos. Então é uma oportunidade  que as pessoas de forma ímpar terão para poder estudar e estar entrando aí na nossa carreira policial. Infelizmente, a prova estava marcada, mas tivemos essa situação mundial que nos impediu de realizar a prova, mas eu acredito que tão logo acabe de uma forma real, nós iremos realizar as provas tanto para Escrivão como também para Agente de Polícia porque a nossa intenção é rapidamente colocar o edital de Agente de Polícia nas ruas. Tão logo publique o edital são 90 dias após a publicação do edital. Nós queremos realizar as duas provas o mais rápido possível”.

Como a Academia está se planejando para receber esse quantitativo de aprovados?

“É uma estrutura ímpar. Eu tenho certeza que isso não será empecilho. Que a gente consiga formar todos os policiais. Isso aí é o menor dos problemas, a gente se adapta, a gente resolve”.

Provas podem acontecer no mesmo dia?

“Tudo depende dessa pandemia. Eu sei da dificuldade das pessoas, principalmente das pessoas que moram fora de se deslocarem aqui para Brasília para fazerem esses dois concursos, mas o que depender da gente para está facilitando a vida dessas pessoas e até em relação a essas duas provas a gente estará tendo esse cuidado”.

Confira aqui a entrevista completa em vídeo

Cláusula de barreira mantida

A 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal manteve a validade inicial do edital de concurso da Polícia Civil do DF, destinado ao provimento de 300 vagas para Escrivão de Polícia, a pedido do Ministério Público do Distrito Federal  – MPDFT.

A decisão foi assinada no sábado, 02 de maio, e agora, os candidatos que não forem convocados para as fases subsequentes do concurso estarão eliminados do certame. A informação foi oficializada no Diário Oficial do Distrito Federal do dia 12 de maio.

A decisão da justiça interrompe os efeitos da Decisão nº 255 de 2020 do Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF, que determinava à PCDF retificar o edital excluindo a cláusula de barreira. Na Decisão, o TCDF estabelecia à PCDF a exclusão do subitem 19.1.5 do edital, em que diz: “Os candidatos que não forem convocados para a matrícula no CFP, na forma dos subitens 19.1.2 ou 19.1.4 deste edital, estarão automaticamente eliminados e não terão classificação alguma no concurso.

Para o TCDF, o concurso deveria se ajustar as novas alterações da Lei Distrital 4.949/2012, ocorridas em janeiro de 2020, que acabou com a cláusula de barreira nos concursos distritais. Contudo para o MPDFT, a determinação do TCDF iria ampliar o  número de candidatos no Curso de Formação Profissional, extrapolando o total previsto no contrato de prestação de serviço firmado com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe.

“Dentro dessa perspectiva financeira e de eficiência administrativa, seria desarrazoado permitir que um número imprevisível de candidatos, ainda que classificados, realizasse o curso de formação profissional (CFP), considerando as próprias limitações orçamentárias atuais. A exclusão da cláusula de barreira criaria despesa pública sem observância aos limites constitucionais e legais”, afirmaram os promotores de justiça.

No dia 12 de maio, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal que a retificação do item 1 do Edital nº 5 – PCDF não tem efeito. Desta forma, está mantida a forma original do texto do Edital de abertura do concurso. O subitem 19.1.5 supracitado acima está mantido.

Concurso PCDF Escrivão

Concurso PCDF Escrivão: torna sem efeito a retificação do item 1 do Edital nº 5 – PCDF.

Provas adiadas

No dia 29 de abril, em vídeo postado em uma de suas redes sociais, o Diretor-Geral informou que a PCDF está aguardando o fim da pandemia do novo coronavírus para dar continuidade ao concurso.

No dia 12 de março, a PCDF decidiu adiar as provas do concurso que aconteceria no dia 15 de março de 2020. A decisão de adiar as provas foi tomada, em atenção, ao Decreto nº 40.509, de 11 de março de 2020. O Decretro foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal no dia 11 de março, e dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, e dá outras providências.

Comunicado de suspensão de provas do concurso PCDF Escrivão

Concurso PCDF Escrivão: provas adiadas.

De acordo com o Decreto, estão suspensas atividades com aglomerações, eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder público, com público superior a cem pessoas.

O Diretor-Geral da PCDF, Delegado Robson Cândido, publicou em uma das suas redes sociais o comunicado. Ainda de acordo com ele, o Cebraspe e a PCDF lamentam o ocorrido e afirmam que estão empenhados em retomar o mais breve possível as atividades regulares do concurso. Um novo cronograma será divulgado oportunamente.

No dia 14 de março, um novo Decreto (Decreto 40.520/2020) foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, suspendendo por quinze dias qualquer evento com público superior a 100 pessoas, além de atividades coletivas em cinemas, teatro e a suspensão de aulas em decorrência do coronavírus.

Concurso PCDF escrivão: retificações

No dia 05 de março, a Polícia Civil do Distrito Federal publicou no Diário Oficial do Distrito Federal um edital informando que os locais de aplicação das provas objetivas e da prova discursiva do concurso PCDF Escrivão poderão ser consultados no site do Cebraspe a partir do dia 09 de março de 2020.

Além de informar a partir de que data os candidatos poderão realizar a consulta de locais de provas, o documento também retificou o edital na parte do Curso de Formação Profissional. Segundo o documento, a prova de verificação de aprendizagem do CFP será composta de 100 itens, cada um valendo 0,50 ponto, sem apenação. Esta prova totalizará 50,00 pontos.

Acesse o documento clicando aqui

No dia 24 de janeiro, o Tribunal de Contas do Distrito Federal publicou no Diário Oficial do Distrito Federal decisão liminar, proferida no dia 23 de dezembro de 2019, determinando que a PCDF tomasse algumas providências referentes ao edital de concurso. Confira o documento:

Concurso PCDF: TCDF recomenda realizar retificações no edital.

Concurso PCDF Escrivão: TCDF recomenda realizar retificações no edital.

No dia 20 de janeiro, o edital da Polícia Civil do Distrito Federal foi retificado pela segunda vez. O documento foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.

A retificação alterou os subitens 14.2.1, 22.34 e o Anexo V (Cronograma).

Outra retificação foi publicada no dia 24 de dezembro de 2019, alterando os subitens: 5.6.1, 7.10.4, 10.12.7, 11.7.2, 13.7.3.1, 14.2.1 e 14.11.5.8 e incluindo os subitens 5.6.1.2 e 20.6.

Você pode conferir as alterações aqui.

Concurso PCDF escrivão: remuneração e benefícios

De acordo com o edital PCDF Escrivão, o subsídio inicial ofertado para o cargo é de R$ 8.698,78, mas com as recentes mudanças na Lei n° 11.361/2016, que fixa o subsídio da Polícia Civil do DF, agora o subsídio inicial ofertado para ingresso na terceira classe de Escrivão passou a ser R$ 9.394,68. Além do subsídio, os servidores também terão direito a:

  • Assistência saúde, no valor de R$ 124,33; e
  • Auxílio-Alimentação, no valor de R$ 458,00.

Concurso PCDF escrivão: inscrições

As inscrições estiveram abertas entre os dias 22 de janeiro e 11 de fevereiro de 2020 por meio do endereço eletrônico: www.cebraspe.org.br/concursos/pc_df_19_escrivao.

A taxa de inscrição custou R$ 199,00.

Isenção de taxa de inscrição

Os candidatos que se enquadrarem nos casos previstos nos incisos I e II do artigo 1º do Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, no inciso I e II do artigo 1º da Lei nº 13.656, de 30 de abril de 2018, bem como as hipóteses previstas pela Lei nº 4.949, de 15 de outubro de 2012, para os candidatos doadores de sangue e os que comprovarem ser beneficiários de programa social instituído pelo Governo do Distrito Federal de complementação ou suplementação de renda; pela Lei n. 5.818, de 6 de abril de 2017, para os candidatos que tenham prestado serviço no período eleitoral, preparando, executando e apurando as eleições oficiais; bem como pela Lei n. 5.968 de 16 de agosto de 2017, que estabelece a redução de 50% do valor da taxa de inscrição para os cadastrados no banco de dados como possíveis doadores de médula óssea estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição.

Concurso PCDF escrivão: cargos e vagas

O certame oferta 300 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia. As vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 225 vagas para ampla concorrência;
  • 15 vagas para pessoas com deficiência; e
  • 60 vagas para pretos e pardos.

Concurso PCDF escrivão: carreira

Requisitos

diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições

De acordo com o Decreto 30.490, de 22 de junho de 2009, que aprova o Regimento Interno da Polícia Civil do Distrito Federal e dá outras providências, são atribuições do Escrivão de Polícia:

  • Planejar, controlar e executar todas as atividades específicas de cartório;
  • Providenciar o recolhimento das fianças prestadas;
  • Certificar as atividades cartorárias realizadas;
  • Acompanhar a autoridade policial nas diligências externas, quando necessário ao desenvolvimento de Atividades cartoriais;
  • Executar os registros das atividades cartorárias;
  • Atuar em processos de natureza administrativa;
  • Prestar contas ao chefe imediato do valor das fianças recebidas e custas depositadas, bem como acautelar objetos e valores ausentes;
  • Executar outras atividades decorrentes de sua lotação;
  • Cumprir e fazer cumprir o presente regimento, regulamentos administrativos e leis em vigor; e
  • Desempenhar outras atividades que se enquadrem no âmbito de suas atribuições ou determinadas por superior hierárquico e inerentes à atividade policial.

Concurso PCDF escrivão: etapas

Assim como o concurso de 2013, o projeto básico informa que o concurso será composto de duas etapas, sendo elas:

Primeira etapa

  • Prova objetiva – de caráter eliminatório e classificatório – de responsabilidade do Cebraspe;
  • Prova discursiva – de caráter eliminatório e classificatório – de responsabilidade do Cebraspe;
  • Prova de digitação – de caráter eliminatório – de responsabilidade do Cebraspe;
  • Exame biométrico e avaliação médica – de caráter eliminatório – de responsabilidade do Cebraspe;
  • Prova de capacidade física – de caráter eliminatório – de responsabilidade do Cebraspe;
  • Avaliação Psicológica – de caráter eliminatório – de responsabilidade do Cebraspe; e
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social – de caráter eliminatório – de responsabilidade da PCDF.

Segunda etapa

Curso de Formação Profissional – de caráter eliminatório e classificatório.

Prova objetiva

A prova objetiva será constituída de 120 itens para marcação de certo ou errado, sendo 50 itens de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. A prova terá a duração de 4 horas e 30 minutos e será aplicada em data a ser definida.

Serão apenadas as respostas dos itens que forem divergentes dos gabaritos oficiais.

Disciplina

As disciplinas cobradas serão:

Conhecimentos básicos

  • Língua portuguesa;
  • Língua inglesa;

Conhecimentos sobre o Distrito Federal

  • Legislação;
  • Atualidades (somente para a prova discursiva);

Conhecimentos específicos

  • Direito constitucional;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Informática; e
  • Matemática e Raciocínio Lógico.

Prova discursiva

A prova discursiva  do concurso PCDF escrivão valerá 30,00 pontos e consistirá na elaboração de uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas da atualidade.

Correções da Prova discursiva

Serão corrigidas até 900 provas discursivas, isto é, três vezes o número de vagas dos candidatos aprovados nas provas objetivas.

As correções respeitarão os empates na última posição, conforme a tabela abaixo:

CargoLimite de posições para correção de ampla concorrênciaLimite de posições para correção de PCDLimite de posições para correção de PPTotal estimado de correções
Escrivão de Polícia67545180900
Concurso PCDF: número de correções da prova discursiva.

Prova prática de digitação

Para a prova prática de digitação, serão convocados todos os candidatos aprovados para a prova discursiva.

A prova prática terá duração de 10 minutos, valerá 10,00 pontos e consistirá de digitação de um texto predefinido de, aproximadamente, dois mil caracteres, em computador compatível com IBM/PC.

Exames Biométricos e Avaliação Médica

Os candidatos que forem aprovados na prova prática serão convocados para a realização de exames biométricos e avaliação Médica.

Os exames biométricos terão caráter eliminatório e visam  verificar as condições de saúde do candidato para o desempenho do cargo.

Prova de capacidade física

De acordo com o edital, a prova de capacidade física será formada pelo seguintes testes:

  • Teste de Barra;
  • Teste de flexão abdominal;
  • Teste de meio-sugado; e
  • Teste de Corrida de 12 minutos.

Só serão chamados para a realização da Prova de capacidade física os candidatos que forem aprovados nos exames biométricos e na avaliação  médica.

Teste de barra

Para os homens, o teste dinâmico de barra será pontuado de acordo com a quantidade de número de flexões.

Para as mulheres, o teste estático de barra será pontuado conforme a quantidade de tempo em que a candidata conseguir ficar na posição.

Uma segunda tentativa será concedida aos candidatos que não alcançarem o desempenho mínimo na primeira tentativa inicial.

Será eliminado o candidato que não atingir o mínimo de 50,00 pontos.

Teste de flexão abdominal

O teste de flexão abdominal será realizado por ambos os sexos e terá a duração de um minuto.

MasculinoFemininoPontuação
Igual ou abaixo de 30 flexõesIgual ou abaixo de 25 flexões 0,0 - eliminado
31 flexões26 flexões50,00 pontos
32 flexões27 flexões60,00 pontos
33 flexões28 flexões70,00 pontos
34 flexões29 flexões80,00 pontos
35 flexões30 flexões90,00 pontos
36 flexões31 flexões100,00 pontos

O candidato que não atingir o mínimo de 50,00 pontos nos teste de flexão abdominal será eliminado do concurso.

Teste de meio-sugado

O teste de meio-sugado também será realizado por ambos os sexos e terá a duração de um minuto.

MasculinoFemininoPontuação
Igual ou abaixo de 19 repetiçõesIgual ou abaixo de 15 repetições0,0 - eliminado
20 repetições16 repetições50,00 pontos
21 repetições17 repetições60,00 pontos
22 repetições18 repetições70,00 pontos
23 repetições19 repetições80,00 pontos
24 repetições20 repetições90,00 pontos
25 repetições21 repetições100,00 pontos

O candidato que não atingir o mínimo de 50,00 pontos no teste de meio-sugado será eliminado do concurso.

Teste de corrida de 12 minutos

O teste de corrida de 12 minutos será realizado pelos candidatos dos sexos masculino e feminino. Em 12 minutos, o candidato deverá percorrer a maior distância possível.

A pontuação do teste de corrida de 12 minutos será atribuída conforme indica a tabela abaixo:

MasculinoFemininoPontuação
Abaixo de 2.350 metrosAbaixo de 2.020 metros0,0 - eliminado
Entre 2.350 e 2.440 metrosEntre 2.021 e 2.100 metros50,00 pontos
Entre 2.441 e 2.530 metrosEntre 2.101 e 2.180 metros60,00 pontos
Entre 2.531 e 2.620 metrosEntre 2.181 e 2.260 metros70,00 pontos
Entre 2.621 e 2.710 metrosEntre 2.261 e 2.340 metros80,00 pontos
Entre 2.711 e 2.800 metrosEntre 2.341 e 2.420 metros90,00 pontos
Acima de 2.800 metrosAcima de 2.420 metros100,00 pontos

O candidato que não atingir o mínimo de 50,00 pontos no teste de corrida de 12 minutos será eliminado do concurso.

Avaliação Psicológica

Todos os candidatos aptos na prova de capacidade física serão convocados para a avaliação psicológica.

A avaliação psicológica será de presença obrigatória e terá caráter eliminatório. Esta etapa tem como objetivo verificar a capacidade de concentração e atenção, capacidade de memória, tipos de raciocínio e características de personalidade, importantes para o bom desempenho das atividades do cargo de Escrivão de Polícia.

Sindicância de vida pregressa e investigação social

Os candidatos que forem considerados aptos na avaliação psicológica serão convocados para a sindicância de vida pregressa e investigação social.

A investigação será iniciada a partir da inscrição do candidato no concurso público até a nomeação.

A Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social servem para avaliar a conduta pregressa e idoneidade moral dos candidatos.  A apuração é feita por meio de investigação no âmbito social, administrativo, civil e criminal.

Curso de Formação Profissional

O curso de Formação Profissional será realizado em Brasília – Distrito Federal e terá carga horária de 180 horas/aula. A realização do curso será para até nove turmas, observado o limite de 324 candidatos aprovados na primeira etapa da seleção.

Durante o Curso de Formação Profissional o Cebraspe se responsabilizará pela elaboração e a aplicação de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 100 itens,  cada uma valerá 0,50 ponto, envolvendo todos os conteúdos abordados no Curso de Formação. A provas objetivas serão do tipo certo ou errado, mas não haverá apenação.

De acordo com um documento disponível no processo de abertura do concurso para o cargo de Escrivão de Polícia do dia 06 de agosto de 2018,  os candidatos terão de estudar as seguintes disciplinas no Curso de Formação Profissional:

Núcleo comum

  • Técnicas de Imobilização Policial e Defesa Pessoal Policial;
  • Técnicas Operacionais da Ação Policial;
  • Legislação Aplicada
    • Estrutura e Organização da PCDF;
    • Direitos e Deveres do Policial Civil;
    • Prerrogativas e Aspectos Disciplinares da Função Policial;
    • Direitos Humanos;
  • Sistemas Informatizados da PCDF; e
  • Telecomunicações.

Núcleo específico

  • Escrivania Policial: Casuística e Interrogatório e Entrevista;
    • Casuística;
    • Interrogatório e entrevista;
  • Atividade Cartorária;
    • Organização e Práticas Cartorárias; e
    • Segurança Orgânica.

Último concurso PCDF escrivão

O último concurso para o cargo de Escrivão foi realizado em 2013. O certame foi organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE. Ao todo, foram ofertadas 98 vagas, sendo 93 destinadas para a ampla concorrência e 5 reservadas para pessoas com deficiência.

Etapas

No último edital o concurso foi dividido em duas etapas. Confira o detalhamento das etapas logo abaixo:

Primeira etapa:

  • Prova Objetiva – Conhecimentos básicos – 50 questões – Eliminatório e classificatório
  • Prova Objetiva – Conhecimentos específicos – 70 questões – Eliminatório e classificatório
  • Prova Discursiva – Eliminatório
  • Prova de capacidade física – Eliminatório
  • Exames biométrico – Eliminatório
  • Prova prática de digitação – Eliminatório
  • Avaliação psicológica – Eliminatório
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social – Eliminatório
  •  Avaliação de títulos – Classificatório

Segunda etapa:

Curso de formação profissional – Eliminatório e classificatório

Prova objetiva

As provas objetivas e discursivas foram aplicadas no turno da tarde e tiveram duração de 4 horas e 30 minutos.

Disciplinas

Os candidatos tiveram seus conhecimentos avaliados nas disciplinas de:

  • Língua portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Administração;
  • Noções de Estatística;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Legislação Penal Extravagante; e
  • Legislação Específica.

Estrutura da prova

A prova foi constituída de itens que deviam ser julgados como certo ou errado e totalizou 120 pontos.

Prova discursiva

A prova discursiva consistiu na elaboração de uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.  A pontuação atribuída à Prova Discursiva foi 20,00 pontos.

Prova de Capacidade Física

Os candidatos que foram aprovados na Prova Discursiva foram convocados para a prova de capacidade física.

Esta prova submeteu os candidatos aos testes de barra, flexão abdominal, meio-sugado e corrida de doze minutos.

Para os homens foram solicitados os seguintes testes:

  • Teste dinâmico de barra – mínimo de 3 repetições;
  • Teste de flexão abdominal – mínimo de 36 repetições;
  • Teste de meio-sugado – mínimo de 20 repetições; e
  • Teste de corrida de doze minutos – 2.400 metros a ser percorrido.

Enquanto para as mulheres foram solicitados:

  • Teste estático de barra – mínimo em suspensão: 10 segundos;
  • Teste de flexão abdominal – mínimo de 27 repetições;
  • Teste de meio-sugado – mínimo de 15 repetições;
  • Teste de corrida de doze minutos – 2.000 metros a ser percorrido.

Exames biométrico e Avaliação Médica

Os candidatos aprovados na prova discursiva foram convocados para os exames biométricos e avaliação médica.

Estes exames são realizados com o intuito de aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que serão submetidos durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.

Prova prática de digitação

A prova prática de digitação foi aplicada para os candidatos aprovados na prova discursiva, com o valor de 5,00 pontos.

A prova constou na digitação de um texto predefinido de aproximadamente dois mil caracteres, em computador compatível com IBM/PC.

Avaliação psicológica

Os aprovados na prova prática também foram convocados para avaliação psicológica.

A avaliação psicológica consistiu na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas com o objetivo de verificar habilidades específicas, tipos de raciocínio e características de personalidades, importantes para o bom desempenho das atividades do cargo de Escrivão de Polícia.

A avaliação psicológica também verifica as características de personalidade restritivas ou impeditivas ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo, como: instabilidade emocional exacerbada e agressividade, por exemplo.

Sindicância de vida pregressa e investigação social

A Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social servem para avaliar a conduta pregressa e idoneidade moral dos candidatos.  A apuração é feita por meio de investigação no âmbito social, administrativo, civil e criminal.

 Avaliação de títulos

Os inscritos aprovados na prova prática de digitação, aptos na prova de capacidade física e nos examines biométricos e avaliação médica, recomendados na avaliação psicológica e na sindicância de vida pregressa e investigação social foram convocados para a prova de títulos, cuja pontuação atribuída foi de 5 pontos.

Número de inscritos do último concurso PCDF Escrivão

O certame para escrivão é um dos mais aguardados por aqueles que sonham em ingressar na carreira policial e, por isso, já se espera um alto índice de concorrentes, como no último concurso. Conforme o arquivo divulgado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE,  em 2013 o certame teve 11.404 inscritos o que representa uma demanda de 116,37 por vaga.

Nota de corte

A nota de corte da prova objetiva do último concurso para o cargo de Escrivão de Polícia foi 55,5 pontos.

Concurso PCDF escrivão: materiais gratuitos

Edital verticalizado

Confira o edital verticalizado preparada pela Equipe do Gran Cursos Online

Edital verticalizado – Escrivão de Polícia PCDF 2019

Também preparamos o Edital verticalizado do concurso PCDF DE 2013. Confira:

Edital verticalizado – Escrivão de Polícia – PCDF

Gran Vade Mecum

Gran Vade Mecum – PC DF – Escrivão de Polícia

Videoaulas

No nosso canal no YouTube há diversas aulas, maratonas e orientações direcionados ao concurso PCDF. Veja:

Questões gabaritadas

Clique aqui e faça download das nossas questões gabaritadas para PCDF

 Motivos para fazer o concurso PCDF escrivão

O concurso Escrivão PCDF será grande.

  • A remuneração inicial é de R$ 9.394,68;
  • Serão ofertadas 300 vagas;
  • Atualmente, existem 639 cargos de Escrivão de Polícia desocupados, ou seja, ao longo da validade do concurso poderão ser nomeados mais aprovados.

Concurso PCDF escrivão: análise do edital

Confira AQUI todos os detalhes do edital

Resumo do Concurso PCDF Escrivão

Concurso Polícia Civil do Distrito Federal (concurso PCDF Escrivão)
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção – Cebraspe
Cargos Escrivão de Polícia
Escolaridade Nível superior
Carreiras Policiais
Lotação Distrito Federal
Número de vagas 300 vagas
Remuneração
  • R$ 8.698,78 (conforme o edital)
  • de R$ 9.394,68 a R$ 14.851,63 (subsídio reajustado conforme Medida Provisória n.º 971, de 26 de maio 2020 que alterou a redação da Lei nº. 11.361/2006)
Inscrições de 22/01/2020 a 11/02/2020
Taxa de inscrição R$ 199,00
Data da prova objetiva provas suspensas 
Link do edital Clique aqui para ver o edital

Quer conquistar a sua aprovação no concurso PCDF?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
ESTUDE COM O GRAN
Priscila Almeida
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
1 comentário

1 Comentário

  1. Dan

    06/07/2020 09:09em09:09

    Rapaz, eu acredito que nessa situação de pandemia, adiantar muito esses dias de provas para esses concursos, seria expor o candidato a um risco absolutamente desnecessário. Só no concurso de escrivão foram 54.000 inscritos. É um deslocamento de pessoas gigante. Muita gente de fora, muita gente se deslocando dentro de Brasília, criando assim vários tipos de aglomerações. Pra agente então nem se fale. Muitas vagas, vai ser muito mais gente.
    Vamos com calma, vamos tomar as medidas de segurança, levar isso a sério que logo essas coisas irão se resolver, mas não se precipitem, por favor.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no concurso PCDF?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
ESTUDE COM O GRAN
Para o Topo