Concurso Polícia Federal: 17 dicas para o dia da prova. Veja!

O Concurso Polícia Federal terá suas provas neste domingo, 23 de maio de 2021. Confira dicas exclusivas dos professores do Gran para o dia da prova em cada matéria!

Avatar


20 de maio7 min. de leitura

Atenção, concurseiro! Estamos na reta final para a realização da Prova da Polícia Federal, que segue mantida para o dia 23 de maio de 2021. Visando te ajudar até os últimos instantes antes da realização da avaliação do Concurso Polícia Federal, o Gran Cursos Online organizou um evento de revisão este sábado (22/05)! Além disso, nossos professores também prepararam dicas exclusivas para cada uma das matérias e momentos da prova! A seleção para a Polícia Federal oferta um total de 1500 vagas.

As dicas dessa matéria serão voltadas especialmente para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista! Para acessar as dicas exclusivas para o cargo de delegado, clique aqui!

Navegue pelo índice abaixo para encontrar dicas e recomendações sobre o Concurso Polícia Federal.

  1. Revisão Gratuita
  2. 17 Dicas para o dia da prova
  3. Recomendações para o dia da prova
  4. Resumo do Concurso 

Concurso Polícia Federal: revisão gratuita!

Que tal participar do evento de revisão ao vivo, gratuito e online do Gran? Assim você garante uma finalização de ouro em seus estudos para o Concurso Polícia Federal e caminha com mais certeza em direção à aprovação! Preencha o formulário abaixo para participar do evento de revisão para o Concurso Polícia Federal, dia 22/05! Observe a relação de cargos!

Preencha o formulário para participar da revisão para Agente, Escrivão e Papiloscopista no dia 22/05 às 7h! 



Preencha o formulário para participar da revisão para Delegado no dia 22/05 às 7h! 



Concurso Polícia Federal: 17 dicas exclusivas para o dia da prova!

Confira abaixo as dicas exclusivas formuladas pelos professores pelo Gran! Se você preferir também pode fazer o download gratuito do arquivo, clicando aqui! 

1. Arquivologia: Élvis Miranda

Concurso Polícia Federal: dicasA atividade de protocolo consiste no controle da tramitação dos documentos. É uma atividade típica da idade corrente e geralmente é realizada por um setor com o mesmo nome (protocolo). Cabem a essa unidade os procedimentos de recebimento, registro, autuação, classificação, expedição, distribuição e controle da movimentação dos documentos. É um assunto sempre presente nas questões do Cespe-UnB (atual Cebraspe).

2. Direito Administrativo: Vandré Amorim

A presunção de legitimidade permite a produção imediata dos efeitos, ainda que o ato seja inválido, cabendo impugnação (juris tantum). Já a imperatividade é o poder de imposição das medidas administrativas (é uma ordem/determinação). Na autoexecutoriedade, a própria administração executa, por força própria, as medidas anteriormente impostas (dispensa a autorização prévia do Judiciário). Já a tipicidade é a correspondência entre fatos e normas, presente apenas nos atos unilaterais.

 

3. Gramática: Claiton Natal

Concurso Polícia Federal: dicasChegou o dia da prova. Neste momento, resta a você ficar atento às particularidades do Cespe/Cebraspe. Por exemplo, é fato que o examinador desta banca cobra, com frequência, a paráfrase (reescrita). Os enunciados destas abordagens afirmam que a reescrita do texto mantém a correção e o sentido original. Advirto: antes de ler o texto original, procure primeiro o erro gramatical no trecho proposto. Isso o ajudará, pois você não precisará confrontar o texto original com o texto proposto. Elenco aqui os principais erros gramaticais: concordância, pontuação, regência/crase, colocação pronominal. Contudo, se não existir erro gramatical, você terá que recorrer ao texto original para certificar se houve                                               mudança de sentido. Boa prova!

4. Texto: Fernando Moura

As palavras onde (de lugar), como (de modo), por que (de causa) e quando (de tempo), usadas em frases interrogativas diretas ou indiretas, são classificadas como advérbios interrogativos. Ex.: Onde o policial está? Aonde o delegado quer chegar? (Use a forma aonde somente quando o verbo indicar movimento e exigir a preposição a.) Não se sabe por que o crime ocorreu.

5. Informática: Fabrício Melo

Concurso Polícia Federal: dicasO tema segurança da informação é o preferido da banca Cebraspe. A banca se inspira fortemente nos conceitos presentes na cartilha do CERT.br (www.cartilha.cert.br). Minha previsão da cartilha para a prova da PF: Golpes na Internet.

Vantagens de estudar a cartilha:
1.Conteúdo em PDF;
2.Linguagem acessível, não usam termos técnicos;
3.Gratuita.

6. Contabilidade: Feliphe Araújo

  Concurso Polícia Federal

7. Legislação Especial: Diego Fontes

8. Estatística: Josimar Padilha

As variáveis podem ser quantitativas (discreta – “inteiros” – ou contínua – “não inteiros”) ou qualitativas – atributos (nominal ou ordinal). Com relação à média aritmética, se somarmos, subtrairmos, multiplicarmos ou dividirmos uma constante por um conjunto de valores, haverá alteração; já na variância e no desvio-padrão, só haverá com a multiplicação e divisão.  Para calcular o coeficiente de assimetria de Pearson, temos as seguintes fórmulas: A1= ( – Mo) / s   e   A2 = 3 ( – Md) /2. Quanto à curtose, o coeficiente é dado por K= (Q3 – Q1) / 2(P90 –P10).

Em intervalo de confiança, para média populacional, temos: ; já para uma proporção populacional, . Em teste de hipóteses para uma média populacional, o “z” ou “t” estatístico é dado por  , e o coeficiente de correlação linear de Pearson por: . Em uma população pequena, se realizada uma amostragem, com tamanho maior que 5% da população, no cálculo do erro-padrão será incluído o fator de correção  .

9. Direito Penal: Érico Palazzo

Concurso Polícia Federal: dicasRoubo com emprego de arma branca – aumento de pena de 1/3 até metade. Não é crime hediondo.

Roubo com emprego de arma de fogo de uso permitido – aumento de pena de 2/3. É crime hediondo.

Roubo com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido – a pena aplica-se em dobro. É crime hediondo.

10. Tecnologia da Informação: Jósis Alves

O Hadoop é uma solução tecnológica para Big Data. Ele é constituído de duas partes essenciais:

Hadoop Distributed Filesystem (HDFS): um sistema de arquivos distribuído e confiável, responsável pelo armazenamento dos dados;

MapReduce: responsável pela análise e processamento dos dados.

11. Direito Constitucional: Aragonê Fernandes

O rol de órgãos da segurança pública é taxativo. A única possibilidade de extensão é por meio de emenda à CF (ex.: polícia penal). A polícia federal pode celebrar acordos de colaboração premiada. As guardas municipais podem exercer o poder de polícia de trânsito (multar). A criação delas é facultativa e não relacionada ao número de habitantes.

12. Raciocínio Lógico: Márcio Flávio

Atenção aos termos “já que”, “desde que”, “dado que”, “pois”. A banca usa esses termos para fazer variações do “se…então…”. Veja o exemplo:

Vou ao clube, desde que não chova.

Essa frase é equivalente a:

Se não chover, então vou ao clube.

13. Direito Processual Penal: Geilza Diniz

Prazos essenciais: conclusão do inquérito em caso de réu solto (30 dias prorrogáveis), preso (10 dias – a Lei Anticrime possibilitou prorrogar por mais 15 dias, mas ainda está suspenso o dispositivo). Audiência de custódia (24 horas do APF). Auto de prisão em flagrante: 24 horas a contar da prisão. Comunicação imediata da prisão ao Juiz, MP e pessoa indicada pelo preso. Horário da busca e apreensão com mandado: 5h às 21h.

14. Possíveis temas de redação: Diogo Alves

O tema de redação é sempre uma incógnita. No entanto, sugiro que você atente no uso de tecnologias nas operações policiais, ou ainda no papel do policial federal no combate ao coronavírus (na questão de manter a organização da distribuição das vacinas e na logística).

15. Química: Eduardo Ulisses (Papiloscopista)

Fiquem atentos às propriedades das ligações. Ligações iônicas formam compostos sólidos em temperatura ambiente, porém quebradiços.

Compostos moleculares (covalentes) interagem por forças intermoleculares: quanto mais forte a interação, mais intensas são as propriedades físicas.

Compostos que realizam ligações metálicas não seguem a regra do octeto, suas propriedades são explicadas pela teoria da “nuvem” eletrônica, a qual afirma que os elétrons possuem alta mobilidade.

16. Biologia: Ariadne Branco (Papiloscopista)

SISTEMA ABOindivíduo tipo O: nenhum antígeno (A e B) e todos os anticorpos (anti-A e anti-B); indivíduo tipo AB: nenhum anticorpo e todos os antígenos.

DIVISÃO CELULAR mitose: separação das cromátides-irmãs na anáfase; meiose: separação dos cromossomos homólogos na anáfase I (ocorre recombinação gênica).

MITOCÔNDRIAS – origem matrilinear, DNA circular, o ciclo de Krebs ocorre na sua matriz.

17. Física: Rodrigo Cavalcanti (Papiloscopista)

– A velocidade de uma onda só se modifica se o meio mudar.

– A frequência de uma onda não se modifica na reflexão, refração, difração e polarização, pois não houve mudança de fonte.

– A miopia é um defeito de visão causado pelo formato do globo ocular. A pessoa com miopia tem dificuldade de enxergar de longe, e a correção do defeito é feita por lentes de bordas grossas (no ar) e de natureza divergente.

– A energia mecânica no sistema massa-mola executando um MHS depende da amplitude ao quadrado do sistema oscilatório.

– À medida que os harmônicos aumentam (cordas vibrantes, tubos abertos e tubos fechados), a frequência aumenta proporcionalmente ao harmônico.

Concurso Polícia Federal: recomendações

As provas para os cargos de Agente, Papiloscopista e Escrivão acontecerão no período vespertino, tendo início às 14h (Horário de Brasília/DF). De acordo com o edital para o Concurso da Polícia Federal, seguem recomendações importantes para o dia da prova.

Concurso Polícia Federal: Recomendações importantes gerais

  • O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, munido somente de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e do documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha durante a realização das provas.
  • Alimentos e bebidas (não alcólicas) são permitidas desde que estejam contidas em recipiente transparente.
  • Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteiras de trabalho; carteiras de identidade do trabalhador; carteiras nacional de
    habilitação em papel (somente o modelo com foto).
  • Não serão permitidas, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos e a utilização de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e(ou) legislação
  • O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no mínimo, uma hora após o início das provas.

Concurso Polícia Federal: Recomendações sanitárias para candidatos

  • Comparecer ao local de aplicação usando máscara e portando máscaras reservas, se necessário, de modo a possibilitar a troca de sua máscara a cada duas horas;
  • Armazenar as máscaras usadas em saco plástico transparente, que deverá ser trazido pelo candidato;
  • Permanecer de máscara durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação de provas;
  • Submeter-se à verificação da temperatura corporal para acesso ao local de aplicação;
  • Observar o distanciamento adequado, conforme demarcação do piso com fita adesiva em frente ao portão de acesso ao local de aplicação, na entrada das salas de provas e dos banheiros;
  • Observar o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável entre os candidatos e entre membros da equipe de aplicação nas salas de aplicação das provas;
  • Verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual, em link específico, em que serão disponibilizadas as informações relativas a seu grupo e a seu horário de entrada;
  • Submeter-se a pré-identificação realizada pela equipe de campo na chegada dos candidatos ao local de aplicação, sem contato físico e sem o manuseio de documentos ou de qualquer outro objeto dos candidatos, podendo ser solicitado que o candidato abaixe a sua máscara, de modo a permitir a visualização do seu rosto – concedendo-se somente ao candidato a manipulação de sua máscara -, mantendo-se o distanciamento mínimo exigido na legislação aplicável de qualquer outro candidato ou membro da equipe de aplicação;
  • Permanecer de máscara ao se retirar de sala para uso dos banheiros e observar os procedimentos de higienização das mãos nesses ambientes;
  • Manter os cabelos arrumados de forma que não caiam sobre sua face enquanto estiver dentro dos locais de aplicação;
  • Submeter-se ao controle de saída dos candidatos ao término das provas para evitar aglomeração.

Candidatos que apresentarem a temperatura corporal acima de 37,5° devem ser encaminhados para a realização da prova do Concurso Polícia Federal em uma sala especial. Os candidatos que estiverem acometidos pela COVID-19 não poderão participar do certame.

Saiba TUDO sobre o Concurso Polícia Federal 

Resumo do Concurso Polícia Federal 2021

Concurso Polícia Federal
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos – CEBRASPE
Cargos Delegado, Papiloscopista, Agente e Escrivão de Polícia
Escolaridade Nível superior
Carreiras Policial e segurança pública
Lotação Nacional
Número de vagas 1.500 para provimento imediato e 500 para formação do cadastro de reserva
Remuneração iniciais de R$ 12,5 mil a R$ 23,6 mil
Inscrições de 22 de janeiro até às 18h do dia 11 de de fevereiro de 2021 (inscrições encerradas)
das 10h do dia 30 de março até às 18h do dia 1º de abril de 2021 (somente às vagas reservadas – PcDs)
Taxa de inscrição de R$ 180,00 a R$250,00
Data da prova objetiva 23 de maio de 2021 (domingo)
Clique aqui para ver o edital Polícia Federal 2021
Avatar


20 de maio7 min. de leitura