Concurso SEDF 2016: sugestão de temas para questões discursivas! Prepare-se e garanta sua vaga!

Avatar


25 de agosto2 min. de leitura

professor (1)Muito aguardado pelos(as) concurseiro(as) do Distrito Federal. A publicação do edital do concurso da Secretaria de Educação do DF (Concurso SEDF 2016) é iminente. O certame já foi confirmado pelo Governador do DF e ratificado em diversas outras ocasiões pelo secretário de educação do DF, Júlio Gregório, e contará com 2.900 vagas, sendo a maior parte – 2 mil – para professores, em diversas especialidades. As outras 900 serão destinadas para a carreira de Assistência à Educação: 560 para técnicos em gestão educacional (230 imediatas e 330 para cadastro de reserva), 250 para monitores de gestão educacional (100 imediatas e 150 para cadastro de reserva) e 90 para analistas (40 imediatas e 50 para cadastro de reserva). Para professores e analistas será exigido nível superior, já para os cargos de monitor e técnico, nível médio.

No momento, a SEDF aguarda resposta dos convites enviados a oito bancas organizadoras, segundo determinação da PGDF deverá ser escolhida a melhor proposta para administração. A divulgação do edital acontecerá tão logo a Procuradoria-Geral do Distrito Federal aceite a proposta da organizadora escolhida pela SEDF.

O Secretário de Educação afirmou que uma novidade em relação ao novo certame é a aplicação de prova de redação. “Nós entendemos que não é uma questão de preço, é uma questão de qualidade. A gente tem que assegurar que um professor saiba produzir pelo menos um texto, mínimo, para que ele possa trabalhar os seus alunos. Independente de ele ser professor de Matemática, de Física, de Português, de História ou de Geografia.” afirmou Gregório.

Consultada, a especialista em redações para provas de concursos públicos e professora do Gran Cursos Online, Vânia Araújo, elaborou uma questão discursiva e dá o passo a passo de como desenvolver o texto. A professora Madalena Coatio sugeriu 4 possíveis temas para elaboração de questões discursivas. Confira abaixo!

TEMA 1

A canhestria juvenil indica o seu pouco à vontade nas suas novas dimensões; é preciso reinstalar-se dentro do próprio corpo, conviver com apelos novos. A par disto, a função categorial, ampliando o alcance da inteligência, abriu espaços para novas definições do Eu. A pessoa se abre para dimensões ideológicas, políticas, metafísicas, éticas, religiosas, que precisa ocupar. Se a interpretação walloniana da adolescência estiver correta, o interesse teórico do jovem estará longe de ser impessoal e abstrato: ele será, pelo contrário, um caso pessoal, passional mesmo, onde a grande questão é descobrir de que lado ele próprio estará.

Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas. PIAGET, VYGOTSKY E WALLON: TEORIAS PSICOGENÉTICAS EM DISCUSSÃO. São Paulo: Summus, 1992.

Considere que você planeje, execute e avalie atividades em uma turma do ciclo III ou IV e que sua dinâmica de aula leve

em conta uma interpretação psicogenética. Nessas condições, e a partir do texto, descreva uma situação hipotética de conflito na relação professor-aluno, e, nessa situação, redija um texto dissertativo – argumentando como agiria, no contexto do processo de ensino-aprendizagem, para atingir os objetivos curriculares nesse nível e para consolidar o encontro humano desejado.

Temas gentilmente sugeridos pela professora  MADALENA COATIO:

  1. Educação integral;
  2. Construção coletiva do PPP;
  3. Avaliação emancipatória;
  4. Gestão democrática.

__________________________________________


Vânia Araujo
é Licenciada em Letras, pela Universidade de Brasília (UnB). Ministra aulas de Interpretação de textos e de Redação Discursiva há mais de dez anos nos principais cursos preparatórios para vestibulares e concursos do Distrito Federal. Já trabalhou também em cursos de Belo Horizonte e Goiânia.

 

 

Madalena Coatio é Licenciada em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Especialista em Administração da Educação e Mestre em Educação – área: Estado, Política e Gestão – pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalha com formação de professores há mais de dez anos nos cursos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior, públicas e privadas, do DF. Ministra aulas de conhecimentos pedagógicos nos principais cursos preparatórios para concursos para o cargo de Professor de Educação Básica da Carreira Magistério Público do DF.

____________________________________________

Detalhes:

  • Concurso: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Concurso SEDF 2016)
  • Banca organizadora: Cespe/UnB
  • Cargos:  Professor; Analista; Técnico; Monitor
  • Escolaridade: Níveis médio e superior
  • Estados: DF
  • Número de vagas: 2.900
  • Remunerações: Até R$ 5 mil
  • Situação: EDITAL IMINENTE
  • Previsão p/ publicação do edital: 2016

Estudando para SEDF? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

20-dias-garantia

Antecipe sua preparação e saia na frente!

Depoimentos de alunos aprovados AQUI.

 

ab9e77ea-b1fb-4956-a945-5635a873b293  cheguei-lá-1080-x-1080
cheguei-lá-1080-x-1080-Jusieli   cheguei-lá-1080-x-1080
Avatar


25 de agosto2 min. de leitura