Concurso TJ SP: como estudar informática? Confira!

Parte do bloco de conhecimentos gerais, a matéria de Informática é a mais cobrada neste segmento para o Concurso TJ SP Escrevente. Confira dicas exclusivas de como estudar e responder questões com o professor especialista Fabrício Melo.

Avatar


22 de março6 min. de leitura

Você sabia que a Informática é uma das três matérias individualmente mais cobradas no Concurso TJ SP Escrevente? Integrando a coluna de conhecimentos gerais, reúne um total de 14 questões do certame e precisa ser estudada com atenção para garantir uma boa pontuação. Mas afinal, você sabe como estudar informática para o Concurso TJ SP?

Muitas pessoas ainda acreditam que por ser uma disciplina inserida no nosso cotidiano (usamos computadores e softwares diariamente), não precisa ser estudada com cuidado. Cuidado com isso! Este é um grande equívoco,  principalmente considerando a rapidez e variedade de processos e aplicativos que precisam ser conhecidos a fundo para garantir sua aprovação.

Pensando na importância da Informática para o Concurso TJ SP, entrevistamos o professor especialista Fabrício Melo sobre as principais questões acerca da cobrança da matéria, dicas de estudo e pontos para se prestar atenção durante sua preparação. Acompanhe o artigo para dominar a cobrança de Informática para o Concurso TJ SP Escrevente!

Saiba TUDO sobre o Concurso TJ SP!

Ser aprovado é questão de treino: Tribunais com Vandré Amorim

Concurso TJ SP Escrevente: quais são os assuntos mais cobrados?

Prof. Fabrício Melo: A VUNESP divide todo o conteúdo na prova,  então não temos um assunto principal. Observe dados dos concursos do TJSP de 2017 e 2018 (Interior):

Informática para o Concurso TJ SP: percentual de assuntos cobrados

Concurso TJSP (interior): assuntos cobrados em Informática

Concurso TJSP (interior): assuntos cobrados em Informática

Na prova de 2021, o professor Fabrício de Melo fez as seguintes suposições de cobrança: 

  • MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos 🡪 3 QUESTÕES.
  • MS-Office 2016 ou superior, MS-Word 2016 ou superior: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.  🡪 3 QUESTÕES.
  • MS-Excel 2016 ou superior: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. 🡪 3 QUESTÕES.
  •  Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. 🡪 3 QUESTÕES.
  •  MS Teams: chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint, SharePoint e OneNote, agendamento de reuniões e gravação. 🡪 2 QUESTÕES.

De fato, a prova do Concurso TJ SP 2021 apresentou uma distribuição de temas e número de itens bem semelhante à previsão. Veja:

  • MS-Windows 10: 4 questões
  • MS- Office Excel: 3 questões
  • MS-Office Word: 2 questões
  • Correio Eletrônico: 2 questões
  • Navegadores de internet: 2 questões
  • Microsoft Teams: 1 questão

A tendência para o certame de 2023 é que a estrutura de cobrança permaneça a mesma, com as devidas atualizações de softwares e funções realizadas de 2021 para cá. Isso quer dizer aprofundar-se especialmente nos principais conceitos do sistema operacional Windows e softwares do pacote Office.

Concurso TJ SP Escrevente: como estudar Informática de maneira mais eficiente?

Prof. Fabrício Melo: A principal dica para estudar Informática para o Concurso TJ SP é misturar a teoria com a prática, que pode ser encontrada em um curso de informática Afinal, a Vunesp, foca nas duas frentes. Porém, existe uma repetição das questões em suas provas. Assim, uma boa dica é resolver as provas mais recentes da banca (2017-2021). Assim, o aluno perceberá questões parecidas.

No Gran Questões, você encontra mais facilmente e de maneira gratuita questões e provas de concursos públicos. A plataforma possui uma página própria para o Concurso TJ SP, reunindo todas as provas já realizadas e cadastradas no sistema. Encontre o que você procura com mais facilidade, resolva as provas online e confira também o seu medidor de desempenho para cada uma das avaliações realizadas.

Acesse a última prova do Concurso TJ SP!

Concurso TJ SP Escrevente: como a VUNESP costuma cobrar Informática?

Prof. Fabrício Melo: A VUNESP é uma banca que foca muito suas questões em abordagens práticas, saber o caminho das ferramentas e como usá-las. O ideal é fazer as provas anteriores e testar as questões no computador. Exemplo: Uma questão do Excel traz uma planilha com fórmulas, o ideal, é montar essa planilha e resolver a questão no próprio software.

Concurso TJ SP Escrevente: quantas questões resolver por dia?

Prof. Fabrício Melo: Como recomendo resolver testando no próprio computador, o tempo de resolução pode ser maior. Por isso fazer uma prova por dia no mínimo; ou seja, no mínimo 10-14 questões. Se na prova vier menos, resolva mais provas.

Sempre que possível, opte pela resolução de questões comentadas. Esse recurso faz toda a diferença, já que garante não apenas um juízo de certo ou errado, como também uma explicação contextualizada sobre o problema. Além disso, especialmente em questões de Informática (que muitas vezes incluem a realização de processos), as questões comentadas irão auxiliá-lo a realizar as operações na sua máquina, assimilando o conhecimento também de maneira prática.

Clique aqui para começar a resolver questões comentadas e gratuitas do Concurso TJSP! 

Concurso TJ SP Escrevente: passo a passo para resolver uma questão de Informática

Prof. Fabrício Melo: É muito comum que a VUNESP explore conhecimento em logística de correio eletrônico. Veja o exemplo abaixo:

(VUNESP/FITO/AUXILIAR.2020) Leandro enviou uma mensagem a Mário e Sandra, ambos como CCO (cópia oculta). Caso Mário responda essa mensagem de correio eletrônico incluindo todos os destinatários da mensagem original,

A) somente Leandro receberá a mensagem, pois é impossível a Mário determinar que a mensagem original enviada por Leandro também foi encaminhada a Sandra.
B) Leandro e Sandra receberão a mensagem, mas Mário não visualizará que a mensagem foi enviada a Sandra, pois ela é uma leitora oculta.
C) Leandro e Sandra receberão a mensagem e Mário será capaz de visualizar todos os destinatários dessa mensagem.
D) somente Sandra receberá a mensagem, pois somente ela está na mesma categoria de destinatários que Mário.
E) Leandro e Sandra receberão a mensagem, mas Mário não visualizará que a mensagem foi enviada a Leandro, pois Leandro ocultou-se como remetente.

Resposta comentada 

Em questões de e-mails que envolvem os campos do remetente e destinatários, indico montar esses campos;

DE: LEANDRO;
CCO: MÁRIO;SANDRA;

Observe que o Leandro enviou um e-mail para dois destinatários que estão no campo CCO/BCC que tem a função de cópia oculta, ou seja, os destinatários ali presentes, não são vistos pelos demais. Então, MÁRIO não sabe da existência da SANDRA e a SANDRA não sabe do MÁRIO.
Então, quando MÁRIO RESPONDER, mesmo respondendo a TODOS (pegadinha da questão) a SANDRA não irá receber pois ela está oculta.

A) somente Leandro receberá a mensagem, pois é impossível a Mário determinar que a mensagem original enviada por Leandro também foi encaminhada a Sandra. (CERTO) No Exemplo, somente o Remetente receberá a mensagem.
Obs: Se existissem destinatários no campo PARA e CC, todos receberiam a resposta do MÁRIO e descobririam a presença dele no e-mail.

B) Leandro e Sandra receberão a mensagem, mas Mário não visualizará que a mensagem foi enviada a Sandra, pois ela é uma leitora oculta. (ERRADO) 🡪 SANDRA não receberá.
C) Leandro e Sandra receberão a mensagem e Mário será capaz de visualizar todos os destinatários dessa mensagem. (ERRADO) 🡪 SANDRA não receberá.
D) somente Sandra receberá a mensagem, pois somente ela está na mesma categoria de destinatários que Mário. (ERRADO) 🡪 SANDRA não receberá.
E) Leandro e Sandra receberão a mensagem, mas Mário não visualizará que a mensagem foi enviada a Leandro, pois Leandro ocultou-se como remetente. (ERRADO) 🡪 SANDRA não receberá.

Conclusão: A Vunesp repete muito afirmações nas suas alternativas. Observe que todas as erradas insistem que a SANDRA receberá o e-mail. Preste atenção nisso e tente resolver as questões mais complexas por eliminação! Boa sorte! 

Concurso TJ SP: garanta a aprovação com os recursos do Gran!

Visando garantir a sua aprovação, o Gran disponibilizou uma série de recursos capazes de auxiliar na sua preparação para o Concurso TJ SP Escrevente. Confira:

O que estudar para o Concurso TJ SP?

Ao longo do conteúdo você pôde conferir dicas e orientação de como estudar Informática para o Concurso TJ SP. Abaixo, confira mais dicas de preparação!

Concurso TJ SP (Comarca da Capital): resumo

Concurso TJ SP Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação para o Vestibular da UNESP – VUNESP
Cargos Escrevente Técnico Judiciário
Escolaridade Nível médio
Carreiras Tribunais
Lotação Estado de São Paulo
Número de vagas 400 vagas
Remuneração R$ 5.480,54
Inscrições de 17 de fevereiro a 28 de março de 2023
Taxa de inscrição R$ 81,00
Data da prova objetiva 28 de maio de 2023
Clique aqui para ver o edital do concurso TJ SP

Concurso TJ SP (1ª Região Administrativa Judiciária): resumo

Concurso TJ SP Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJ SP
Situação Atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação para o Vestibular da UNESP – VUNESP
Cargos Escrevente Técnico Judiciário
Escolaridade Nível médio
Carreiras Tribunais
Lotação Estado de São Paulo
Número de vagas 60 vagas
Remuneração R$ 5.480,54
Inscrições 27 de março de 2023 a 05 de maio de 2023
Taxa de inscrição R$ 81,00
Data da prova objetiva 02 de julho de 2023
Clique aqui para ver o edital do concurso TJ SP 

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


22 de março6 min. de leitura