Concurso TJ SP: como estudar informática? Confira!

Parte do bloco de conhecimentos gerais, a matéria de Informática é a mais cobrada neste segmento para o Concurso TJ SP Escrevente. Confira dicas exclusivas de como estudar e responder questões com o professor especialista Fabrício Melo.

Avatar


14/08/2021 | 09:00 Atualizado há 65 dias

Você sabia que a Informática é uma das três matérias individualmente mais cobradas no Concurso TJ SP Escrevente? Integrando a coluna de conhecimentos gerais, reúne um total de 14 questões do certame e precisa ser estudada com atenção para garantir uma boa pontuação. Mas afinal, você sabe como estudar informática para o Concurso TJ SP?

Muitas pessoas ainda acreditam que por ser uma disciplina inserida no nosso cotidiano (usamos computadores e softwares diariamente), não precisa ser estudada com cuidado. Cuidado com isso! Este é um grande equívoco,  principalmente considerando a rapidez e variedade de processos e aplicativos que precisam ser conhecidos a fundo para garantir sua aprovação.

Pensando na importância da Informática para o Concurso TJ SP, entrevistamos o professor especialista Fabrício Melo sobre as principais questões acerca da cobrança da matéria, dicas de estudo e pontos para se prestar atenção durante sua preparação. Acompanhe o artigo para dominar a cobrança de Informática para o Concurso TJ SP Escrevente!

Saiba TUDO sobre o Concurso TJ SP!

Concurso TJ SP Escrevente: quais são os assuntos mais cobrados?

Prof. Fabrício Melo: A VUNESP divide todo o conteúdo na prova, não temos um assunto principal. Observe dados dos concursos do TJSP de 2017 e 2018 (Interior):

Informática para o Concurso TJ SP: percentual de assuntos cobrados

concurso-tjsp

Concurso TJSP (interior): assuntos cobrados em Informática

Na prova de 2021, acredito que a divisão será:

MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos 🡪 3 QUESTÕES.

MS-Office 2016 ou superior, MS-Word 2016 ou superior: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.  🡪 3 QUESTÕES.

MS-Excel 2016 ou superior: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. 🡪 3 QUESTÕES.

 Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: navegação internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. 🡪 3 QUESTÕES.

 MS Teams: chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint, SharePoint e OneNote, agendamento de reuniões e gravação. 🡪 2 QUESTÕES.

Concurso TJ SP Escrevente: como estudar Informática de maneira mais eficiente?

Prof. Fabrício Melo: A principal dica para estudar Informática para o Concurso TJ SP é misturar a teoria com a prática. Afinal, a Vunesp, foca nas duas frentes. Porém, existe uma repetição das questões em suas provas. Assim, uma boa dica é resolver as provas mais recentes da banca. (2017-2021) que o aluno perceberá questões parecidas.

No Gran Cursos Questões, você encontra mais facilmente e de maneira gratuita questões e provas de concursos públicos. A plataforma possui uma página própria para o Concurso TJ SP, reunindo todas as provas já realizadas e cadastradas no sistema. Encontre o que você procura com mais facilidade, resolva as provas online e confira também o seu medidor de desempenho para cada uma das avaliações realizadas.

Acesse a página de provas e questões do Concurso TJ SP! 

Concurso TJ SP Escrevente: como a VUNESP costuma cobrar Informática?

Prof. Fabrício Melo: A VUNESP é uma banca que foca muito suas questões em abordagens práticas, saber o caminho das ferramentas e como usá-las. O ideal é fazer as provas anteriores e testar as questões no computador. Exemplo: Uma questão do Excel traz uma planilha com fórmulas, o ideal, é montar essa planilha e resolver a questão no próprio software.

Concurso TJ SP Escrevente: quantas questões resolver por dia?

Prof. Fabrício Melo: Como recomendo resolver testando no próprio computador, o tempo de resolução pode ser maior. Por isso fazer uma prova por dia no mínimo; ou seja, no mínimo 10 questões. Se na prova vier menos, resolva mais provas.

Sempre que possível, opte pela resolução de questões comentadas. Esse recurso faz toda a diferença, já que garante não apenas um juízo de certo ou errado, como também uma explicação contextualizada sobre o problema. Além disso, especialmente em questões de Informática (que muitas vezes incluem a realização de processos), as questões comentadas irão auxiliá-lo a realizar as operações na sua máquina, assimilando o conhecimento também de maneira prática.

Clique aqui para começar a resolver questões comentadas e gratuitas do Concurso TJSP! 

Concurso TJ SP Escrevente: passo a passo para resolver uma questão de Informática

Prof. Fabrício Melo: É muito comum que a VUNESP explore conhecimento em logística de correio eletrônico. Veja o exemplo abaixo:

(VUNESP/FITO/AUXILIAR.2020) Leandro enviou uma mensagem a Mário e Sandra, ambos como CCO (cópia oculta). Caso Mário responda essa mensagem de correio eletrônico incluindo todos os destinatários da mensagem original,

A) somente Leandro receberá a mensagem, pois é impossível a Mário determinar que a mensagem original enviada por Leandro também foi encaminhada a Sandra.
B) Leandro e Sandra receberão a mensagem, mas Mário não visualizará que a mensagem foi enviada a Sandra, pois ela é uma leitora oculta.
C) Leandro e Sandra receberão a mensagem e Mário será capaz de visualizar todos os destinatários dessa mensagem.
D) somente Sandra receberá a mensagem, pois somente ela está na mesma categoria de destinatários que Mário.
E) Leandro e Sandra receberão a mensagem, mas Mário não visualizará que a mensagem foi enviada a Leandro, pois Leandro ocultou-se como remetente.

Resposta comentada 

Em questões de e-mails que envolvem os campos do remetente e destinatários, indico montar esses campos;

DE: LEANDRO;
CCO: MÁRIO;SANDRA;

Observe que o Leandro enviou um e-mail para dois destinatários que estão no campo CCO/BCC que tem a função de cópia oculta, ou seja, os destinatários ali presentes, não são vistos pelos demais. Então, MÁRIO não sabe da existência da SANDRA e a SANDRA não sabe do MÁRIO.
Então, quando MÁRIO RESPONDER, mesmo respondendo a TODOS (pegadinha da questão) a SANDRA não irá receber pois ela está oculta.

A) somente Leandro receberá a mensagem, pois é impossível a Mário determinar que a mensagem original enviada por Leandro também foi encaminhada a Sandra. (CERTO) No Exemplo, somente o Remetente receberá a mensagem.
Obs: Se existissem destinatários no campo PARA e CC, todos receberiam a resposta do MÁRIO e descobririam a presença dele no e-mail.

B) Leandro e Sandra receberão a mensagem, mas Mário não visualizará que a mensagem foi enviada a Sandra, pois ela é uma leitora oculta. (ERRADO) 🡪 SANDRA não receberá.
C) Leandro e Sandra receberão a mensagem e Mário será capaz de visualizar todos os destinatários dessa mensagem. (ERRADO) 🡪 SANDRA não receberá.
D) somente Sandra receberá a mensagem, pois somente ela está na mesma categoria de destinatários que Mário. (ERRADO) 🡪 SANDRA não receberá.
E) Leandro e Sandra receberão a mensagem, mas Mário não visualizará que a mensagem foi enviada a Leandro, pois Leandro ocultou-se como remetente. (ERRADO) 🡪 SANDRA não receberá.

Conclusão: A Vunesp repete muito afirmações nas suas alternativas. Observe que todas as erradas insistem que a SANDRA receberá o e-mail. Preste atenção nisso e tente resolver as questões mais complexas por eliminação! Boa sorte! 

Concurso TJ SP: garanta a aprovação com os recursos do Gran!

Visando garantir a sua aprovação, o Gran Cursos Online formulou e disponibilizou uma série de recursos que oferecem preparação especializada para o Concurso TJ SP Escrevente. Confira:

Concurso TJ SP: resumo

Edital TJ SP Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP)
Situação do concurso edital publicado
Banca organizadora Fundação Vunesp
Cargo Escrevente
Escolaridade Nível médio
Carreira Tribunais
Lotação Estado de São Paulo
Região Sudeste
Número de vagas 845 vagas
Remuneração Inicial de R$ 4.981,71 + benefícios
Inscrições De 30/07/2021 a 02/09/2021
Taxa de inscrição R$ 79,00
Data da prova objetiva 31/10/2021
Link do edital

Baixe aqui o edital TJ SP 2021

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
1

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *