Concurso UniRio 2016: 10 dicas para Técnico em Enfermagem. Prova no próximo domingo, 26 de junho!

Avatar


24 de junho5 min. de leitura

UniRioNo próximo domingo, 26 de junho, 10.856 candidatos participarão da 1ª fase do concurso da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Concurso UniRio 2016) para o cargo de Enfermeiro. São ofertadas 39 vagas, ou seja, a concorrência média é de 278 candidatos por vaga.

Os aprovados e nomeados receberão remuneração inicial de R$ 4.124,00. Os candidatos deverão ser lotados no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), na Tijuca. No entanto, os novos servidores poderão ser lotados também nos campi da UniRio situados na Urca, Botafogo e Centro.

Agora, o momento é de colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo desse período. Não há receita, cartilha ou manual, quando o candidato está a um passo da realização. A prova nada mais é do que uma lista de exercícios, que você já fez com os nossos professores. E falando nisso, nossos professores listaram 10 dicas importantes que poderão fazer a diferença no domingo. Confira abaixo as dicas para aqueles que prestarão o concurso para o cargo de Técnico em Enfermagem:

1. Conhecimentos Específicos – Urgência e Emergência – Professora Fernanda Barboza

Principais mudanças em parada cardiorrespiratória:

  1. Separação das cadeias hospitalar e extra-hospitalar. Sequência de atendimento C-A-B.
  2. A velocidade de compressão torácicas agora é 100 a 120 (acrescentou o limite máximo).
  3. A profundidade da compressão torácica é de 5 a 6 cm (2 a 2,4 polegadas) –> acrescentou limite máximo.
  4. A relação compressão torácica e ventilações é de 30:2 para adultos.
  5. Crianças, se houver 2 socorristas, é 15:2. Apenas um socorrista, 30:2.
  6.  Não existe mais a verificação da respiração pelo ver, ouvir e sentir. Socorristas treinados devem verificar o pulso e a respiração de forma simultânea.

2. Conhecimentos Específicos – Qualidade em Saúde – Professora Fernanda Barboza

Processo de acreditação hospitalar: método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada.

Níveis de acreditação:

Nível 1 ou acreditado – foco na segurança do paciente. (Validade do título: 2 anos).
Nível 2 ou acreditado pleno – avaliação dos processos institucionais. (Validade do título: 2 anos).

Nível 3 ou acreditado com excelência – amplia a avaliação para o entendimento do uso das informações para tomada de decisão. Analisa os resultados e o impacto das intervenções na população atendida. Ajusta os resultados ao perfil epidemiológico. (Validade do título: 3 anos).

3. Conhecimentos Específicos – Saúde do Homem – Professora Fernanda Barboza

O exame para rastreamento do câncer de próstata é o toque retal e o PSA (exame de sangue). O Ministério da Saúde, assim como a Organização Mundial de Saúde (OMS), não recomendam o rastreamento do câncer de próstata para todos os homens. A avaliação deverá ser individualizada, sendo indicada quando há presença de fatores de risco (histórico familiar) ou sintomas iniciais. Porém, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o rastreamento (realização dos exames) a partir dos 50 anos, anualmente.

 

4. Conhecimentos Específicos – SAE – Professora Polyanne Aparecida 

Gostaria de dar uma dica rápida para gabaritar questões sobre SAE e Processo de Enfermagem. A dica está baseada na Resolução COFEN n. 358/2009. Lembre-se sempre de que SAE e o Processo de Enfermagem são dois termos diferentes!
SAE: é a sistematização, ou seja, se refere à organização da enfermagem quanto ao método, pessoal e instrumentos.
Processo de Enfermagem: instrumento metodológico quando há o cuidado profissional da enfermagem. Segundo essa Resolução, esse processo possui 5 etapas. Vamos lembrar delas? 1) Histórico ou Coleta de dados; 2) Diagnósticos de enfermagem; 3) Planejamento; 4) Implementação; 5) Avaliação.
Desejo sucesso e a sua aprovação!

5. Conhecimentos Específicos – Resolução COFEN n. 427/12 – Professor Alexandre Sampaio

Dica importante sobre contenção física. Vamos atentar para os artigos 1º a 3º!!!
Art. 1º Os profissionais da Enfermagem, excetuando-se as situações de urgência e emergência, somente poderão empregar a contenção mecânica do paciente sob supervisão direta do enfermeiro e, preferencialmente, em conformidade com protocolos estabelecidos pelas instituições de saúde, públicas ou privadas, a que estejam vinculados.
Art. 2º A contenção mecânica de paciente será empregada quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente ou aos demais.
Parágrafo único. Em nenhum caso, a contenção mecânica de paciente será prolongada além do período estritamente necessário para o fim previsto no caput deste artigo.
Art. 3º É vedado aos profissionais da Enfermagem o emprego de contenção mecânica de pacientes com o propósito de disciplina, punição e coerção, ou por conveniência da instituição ou da equipe de saúde.

6. Legislação do SUS – Professora Andréa Paula Severiano

É importante estar atento às questões voltadas aos princípios e diretrizes do SUS, possível questão a ser cobrada (Art. 7º da Lei n. 8.080/90).

Outro assunto interessante seria em relação à participação e ao controle social, o aluno precisa estar atento ao art. 1º da Lei n. 8.142/90, que trata dos conselhos e das conferências de saúde, lembrando da composição dos conselhos (usuários, profissionais da saúde, governo e prestadores de serviços), bem como sua divisão, que será paritária dos usuários ao conjunto dos demais segmentos.

Sobre o financiamento do SUS, será compartilhado entre as três esferas de governo (União, estados/DF e municípios) e sua transferência será feita através de contas especiais, os fundos de saúde (fundo nacional, estadual e municipal), proporcionando uma transferência regular e automática, fundo a fundo.

Boa sorte e sucesso na sua aprovação!

7. Legislação do SUS – Professora Andréa Paula Severiano

Sobre as “especificidades da estratégia Saúde da Família”, não esquecer:
• Necessário a existência de uma esquipe multidisciplinar;
• Número de ACS precisa ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com, no máximo, 750 pessoas por ACS e 12 ACS por equipe;
• Cada equipe dever ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000;
• Carga horária: 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da equipe de Saúde da Família, à exceção dos médicos.

8. Língua Portuguesa – Professor Elias Santana

Olá, querido(a) aluno(a)! Para a prova da UNIRIO, sugiro a você começar pelas questões de gramática; em seguida, você resolverá as de compreensão de textos. Muita atenção aos seguintes assuntos: crase, pronomes, pontuação, regência e concordância. São assuntos certos na sua prova! Em 2016, as bancas também já estão autorizadas a cobrar o Novo Acordo Ortográfico, e esse assunto está em destaque no seu edital; é provável, portanto, que esteja na sua prova. Leia tudo com muita calma, e não deixe Português em segundo plano: é a matéria que mais reprova em concursos públicos (mas, se Deus quiser, será a razão da sua aprovação)!

9. Lei nº 8.112/90 – Professor Rodrigo Cardoso

Não se esqueça que “invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço”. Ainda, se o cargo do reintegrado tiver sido extinto, ficará em disponibilidade.

 

10. Informática – Professor Maurício Franceschine

As intranets são redes privadas corporativas e exigem login e senha dos usuários para serem acessadas. É possível acessar os dados de uma intranet a partir de dispositivos que estejam fora da rede, por meio de dois tipos de acesso: extranet e VPN (Rede Privada Virtual). A extranet disponibiliza os serviços de uma intranet na internet para que usuários, que também tenham login e senha, possam acessá-la. Já a VPN permite ao usuário se conectar virtualmente à rede da intranet, como se fosse um cabo virtual que o conecta a ela, necessitando também do uso da internet.

Sobre o concurso

O concurso da UniRio será constituído apenas por provas objetivas, exceto para os candidatos a tradutor e intérprete de linguagem de sinais (nível médio), que farão ainda uma avaliação prática. O exame de múltipla escolha será realizado em 26 de junho, enquanto que os testes práticos estão programados para o período de 30 de julho a 2 de agosto. Para todos os cargos do nível médio, serão cobradas 60 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Básicos – nas disciplinas de Língua Portuguesa (20), Informática Básica (cinco) e Legislação (cinco) – e outras 30 de Conhecimentos Específicos. Será considerado aprovado quem acertar pelo menos uma questão de cada disciplina, além de obter ao menos rendimento de 60% em Conhecimentos Básicos e 60% na parte específica.

Já nas funções de nível superior, haverá 70 perguntas ao todo, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 40 de Específicos. Na parte básica serão cobradas as mesmas matérias com o mesmo número de questões de nível médio. Os critérios de aprovação são os mesmos dos cargos do antigo nível médio. No caso dos tradutores e intérpretes de Libras, somente serão convocados para o exame prático os 20 primeiros classificados na primeira etapa.

Detalhes:

  • bullet1.gif (844 bytes)Concurso: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Concurso UniRio 2016)
  • bullet1.gif (844 bytes)Organizador: Fundação Cesgranrio
  • bullet1.gif (844 bytes)Cargo: Técnico-Administrativos em Educação
  • bullet1.gif (844 bytes)Escolaridade: Níveis médio e superior
  • bullet1.gif (844 bytes)Número de vagas: 335
  • bullet1.gif (844 bytes)Remuneração: Até R$ 7 mil
  • bullet1.gif (844 bytes)Inscrições: Entre 25 de fevereiro de 2016 e 21 de março de 2016
  • bullet1.gif (844 bytes)Taxa: De R$ 43 a R$ 92
  • bullet1.gif (844 bytes)Prova objetiva/discursiva: 6 de junho de 2016

edital
Gostou desta oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 26 anos de experiência em concursos públicos.
Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)

 

Avatar


24 de junho5 min. de leitura