Concursos DF: suspensão de validades visa beneficiar aprovados

Concursos DF: aumento no período de suspensão e igual aplicabilidade para aprovados em concursos estatais do DF são alguns destaques das emendas

Avatar


12 de Agosto de 2020

Por meio de sessão extraordinária remota, na noite do dia 11 de agosto de 2020, a Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 1.346/2020 que visa suspender o período de validade de concursos públicos já realizados, sendo eles homologados e em vigência no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal (concursos DF). O texto será encaminhado para sanção pelo governador, Ibaneis Rocha.

Durante a discussão, o texto recebeu cinco emendas pelos deputados distritais. A suspensão dos certames passa a valer a partir da edição do Decreto nº 40.475 e segue até o fim da vigência do estado de calamidade pública no DF.

Uma das emendas destaca para o aumento do período de vigência da suspensão com limite máximo de 4 anos. Essa medida foi indicada pelos deputados Julia Lucy, Rodrigo Delmasso, Claudio Abrantes, Leandro Grass e outros.

Outra emenda seria para retirar o conteúdo que indica que a lei não é válida para empresas estatais autônomas do Distrito Federal, indicado por Reginaldo Sardinha e Arlete Sampaio. Para eles, a lei também deve valer para os aprovados em estatais que aguardam pela nomeação.

Conheça alguns destaques pontuais de duas emendas aditivas realizadas, são elas:

[table id=1027 /]

O autor das alterações foi o deputado distrital, Jorge Viana (Podemos). Entramos em contato com o parlamentar para saber mais detalhes a respeito das colocações. De acordo com Guilherme Miguel, assessor técnico do gabinete, as emendas propostas foram feitas justamente pensando nos concurseiros. “As emendas garantem a essas pessoas que fizeram concurso público que o período de quatro anos para nomeação permanecerão, mesmo com a vigência do estado de calamidade”, afirma.

“O decreto não pode ser usado para provimento somente de temporários, justamente por estarmos pensamos naquele candidato que realizou o certame para o quadro efetivo e está esperando a nomeação. Digo isso, mesmo sabendo que o governador Ibaneis autorizou a realização de contratação de temporários da área da saúde, como enfermeiros, médicos etc”, destaca.

*Com informações da CLDF

Aprovado projeto que prorroga validade de editais de concursos no DF

Concursos com inscrições abertas

Concursos previstos para 2020

Avatar


12 de Agosto de 2020

Tudo que sabemos sobre:

concursos brasilia