Aprovado em 6 concursos públicos: conheça Guilherme C.!

Guilherme C. perseverou e cresceu nos estudos para concursos ao longo dos anos, conquistando uma série de aprovações. Conheça mais sobre a sua trajetória!

Por
4 min. de leitura

Aprovado em 6 concursos públicos: conheça Guilherme C.!

Formado em Direito pela UnB, Guilherme C. compartilhou como o caminho dos concursos públicos não foi o primeiro que considerou em sua trajetória.

De fato, o empreendedorismo foi a sua primeira jornada, que tinha como objetivo proporcionar boas condições de vida para sua família e, eventualmente, permitir que se dedicasse também ao estudo da teologia e ao serviço em uma igreja, como pastor.

Os resultados no mundo do empreendedorismo, no entanto, não foram os esperados e, quando sua esposa engravidou de sua primeira filha, Guilherme C. decidiu buscar uma profissão mais estável. Foi então que começaram os estudos para concursos públicos.

Neste contexto, Guilherme C. se recorda de ter se dedicado muito para o certame que acreditava que seria chamado mais rápido, afinal, precisava muito de um renda estável, o mais rápido possível.

Foi assim que se inscreveu no Concurso Banco do Brasil para o cargo de Agente Comercial.

Mesmo tendo me inscrito no último dia do prazo, fui abençoado uma boa colocação e, porque o Senhor Jesus sempre redobra as bênçãos que já são boas, ainda fui chamado um mês antes de minha filha nascer, podendo usar todos os recursos do plano de saúde da instituição durante essa época tão complicada.”

Após a primeira aprovação, Guilherme C. seguiu estudando

Após a primeira aprovação, no entanto, Guilherme C. continuou estudando e recorda-se como foi dura a reprovação que sofreu no Concurso da Câmara dos Deputados para o cargo de Legislativo, para o qual estava se dedicando muito.

“Infelizmente fui reprovado na discursiva, mesmo tendo ficado em sétimo na objetiva. Fiquei muito frustrado e me questionei se realmente deveria continuar. Afinal, eu havia exagerado e colocado esse concurso específico num lugar que só Deus deveria ocupar em meu coração.”

Apesar do baque da reprovação, Guilherme C. renovou a sua motivação buscando forças especialmente em sua conexão com Deus e, assim, deu seguimento aos estudos, focando agora na carreira de Tribunais.

“Contando com o apoio da minha família — em especial, de minha amada esposa, que lutou bastante para me ajudar a ter tempo para estudar — e do meu grande amigo Diogo, que me deu muitas dicas e orientações para o meu cronograma de estudos, pude recomeçar e focar, durante todo o ano de 2024, em concursos da área de advocacia de empresas públicas e tribunais, nos quais fui agraciado com boas aprovações até o momento.”

Em meio a uma rotina de conciliações, Guilherme C. buscava momentos para se dedicar aos estudos

Em sua trajetória de preparação, os momentos de conciliação estiveram constantemente presentes. Afinal, Guilherme C. já trabalhava no Banco do Brasil em um regime diário de seis horas.

Além disso, dedicava tempo à sua esposa e à sua filha, bem como participava ativamente das atividades em sua igreja local.”

Dessa forma, estudava cerca de três a quatro horas durante a semana, incluindo também sessões de estudo nas manhãs de sábado. Já os domingos eram reservados ao descanso e à dedicação total à família e à religião.

Apesar de ter uma rotina bastante ocupada, Guilherme C. compartilhou como o cansaço diário e o peso das conciliações não foram os principais desafios do período.

De fato, para ele pesou bem mais a ansiedade e a pressão que colocava em si mesmo para atingir as metas definidas.

“Tratar certo concurso como “a prova da minha vida” e “minha única chance” criou um desespero em mim que não é saudável. Nossa cabeça sempre fica pensando que poderia estudar mais e aí acabamos não aproveitando os momentos de descanso e também não estudamos direito, só pensando que não vamos ter tempo de ver todo o conteúdo.”

Com o tempo e com a experiência, no entanto, Guilherme C. conseguiu, aos poucos, reencontrar o equilíbrio e encontrar um ritmo de estudos que levava em consideração a sua saúde e prioridades. A partir daí, as aprovações começaram a chegar em peso!

Até o momento, Guilherme C. conquistou 6 aprovações, sendo elas: BB (4° lugar DF); TRF-1 (1°TJAA; 13° AJAJ, ambos no DF ); TSE ( 12° AJAJ TSE); Advogado Novacap (7°) e Advogado Dataprev (24°).

Sobre a mudança de vida proporcionada pelas aprovações, Guilherme C. disse o seguinte:

“A primeira aprovação no Banco do Brasil foi, de fato, um divisor de águas na minha vida. Com uma maior estabilidade financeira, tornou-se muito mais tranquilo estudar para outros concursos.

Contudo, as aprovações em tribunais trouxeram ainda mais tranquilidade — mesmo que eu ainda esteja aguardando a nomeação — e confirmaram em meu coração que basta estudar com equilíbrio e entregar os resultados ao Senhor, porque, no tempo certo, a aprovação chega.

Embora eu agora almeje outras carreiras jurídicas, não o faço mais com aquela pressão como se minha vida dependesse disso. Ela depende unicamente d’Aquele que me amou primeiro.”

Como o Gran participou desta vitória?

Em sua jornada de preparação para concursos públicos, Guilherme C. contou com o Gran como principal parceiro de estudos.

Sobre a sua experiência como GranAluno, ele disse o seguinte:

“Creio que a equipe de professores do Gran é um dos seus grandes diferenciais. Ainda hoje, ressoam na minha memória frases e dicas que fizeram a diferença nos concursos em que fui aprovado.

Por exemplo, não me esqueço do Betão explicando o Sistema Financeiro Nacional, do Aragonê comentando competência constitucional, do Gabriel Dezen esquematizando um regimento, do Elias Medeiros resolvendo aquelas questões cabeludas da FGV, ou do Carlos Elias dissecando as últimas atualizações doutrinárias e jurisprudenciais.

Assim, mesmo tendo passado por diversas mudanças de carreira ao longo da minha trajetória de estudos, fico impressionado com o fato de sempre haver professores de ponta — senão verdadeiros doutrinadores de destaque — facilmente acessíveis para mim no Gran.

Além disso, embora eu prefira estudar por PDFs, utilizei as videoaulas em diversos momentos em que estava com as mãos ocupadas (ou em lugares sem sinal, como o metrô), e a versatilidade do app do Gran foi fundamental nesse sentido. Eu podia controlar tudo por lá, acompanhar meu progresso, e considero essa ferramenta absolutamente imprescindível.”

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Panorama dos Concursos 2025: o MELHOR ANO da história para os concurseiros

Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo: o número de vagas previstas para concursos federais é o maior dos últimos 10 anos!
No total, são mais de 120 mil oportunidades de ingressar no serviço público em todas as esferas ainda em 2025.

Confira no Panorama 2025 quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!

A partir de 30 de junho, você terá acesso a dicas dos nossos especialistas sobre o que estudar, como estudar e quando agir para conquistar sua aprovação.

Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta sua vaga no MAIOR evento para concurseiros do Brasil. Participação 100% gratuita e totalmente online!

Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Guilherme C. e estude com o Gran! Com a Assinatura Ilimitada, você garante a melhor e a mais completa preparação para concursos públicos do Brasil!

Tenha acesso a materiais formulados de acordo com a cobrança dos editais, atualizações constantes, o melhor time de professores e acesso a ferramentas tecnológicas EXCLUSIVAS capazes de otimizar os seus resultados!

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada!

Dicas e táticas de estudos de Guilherme C.

Ao longo de sua caminhada de preparação, Guilherme C. conta como descobriu, na prática, o valor de focar na qualidade das horas estudadas, ao invés da quantidade.

Com um bom planejamento e boa metodologia, focando naquilo que você tem mais dificuldade, sem deixar de revisar outros pontos que já domina mais, é possível avançar, dia após dia, em direção à aprovação!

Para os concurseiros que seguem em suas próprias jornadas de aprovação, Guilherme C. deixou a mensagem:

“Um bom trabalho perseverante — mesmo que o tempo diário de estudo seja relativamente pequeno — que conjuga teoria, resolução de questões e revisões constantes, é o que trará os melhores resultados.

Além disso, é difícil manter uma mente equilibrada para os estudos se a sua vida como um todo não estiver razoavelmente estável e as prioridades não estiverem no lugar certo.

Como disse C. S. Lewis: ‘Quando colocamos o primeiro lugar em primeiro lugar, as coisas secundárias não diminuem; na verdade, é aí que elas crescem.'”



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CPNU 2)

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
4 min. de leitura