Como estudar para concurso: 6 dicas para conquistar sua vaga em 2024!

Não perca as dicas de como estudar para concurso com foco na aprovação!

Deixe seu like:

Avatar


28/11/2023 | 20:00Atualizado há 48 dias

Faltam poucos dias para a chegada do ano novo, concurseiro! Com muita oportunidades e novidades no mundo dos certames, 2024 tem tudo para ser o ano da sua aprovação! E, para ajudar você a começar os planejamentos com o pé direito, preparamos este conteúdo com dicas de como estudar para concurso e ser aprovado!

Cada vez mais, o serviço público tem chamado atenção dos profissionais de diversas áreas. Isso se deve às vantagens que ele pode proporcionar, como estabilidade, oportunidade de construir uma carreira e conquistar um cargo de alto nível. Dessa forma, a concorrência para os cargos públicos sempre está aumentando.

Nesse contexto, apostar nas boas práticas de como estudar para concurso será a solução para ajudá-lo na conquista da aprovação dos sonhos, mesmo com os altos níveis de competitividade. Acompanhe o conteúdo para saber mais!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Como estudar para concurso aproveitando as grandes oportunidades de 2024!

São muitas as oportunidades para ser aprovado em concursos públicos em 2024! Dois grandes destaques, sem dúvida, são o Concurso Nacional Unificado (CNU) e o TSE Unificado!

Além disso, diversos outros editais são aguardados em cada carreira, representando um ano perfeito para que você tire o seu sonho do papel e se torne um servidor público!

Veja aqui as principais oportunidades previstas para 2024 (por carreira)!

Como estudar para concurso: confira as 6 principais dicas!

Você está comprometido com a sua missão de aprovação, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Abaixo você encontra o detalhamento das dicas capazes de auxiliá-lo em como estudar para concurso de maneira certeira e otimizada. Confira!

1. Como estudar para concurso: saiba o que estudar

Muitas pessoas se perguntam como estudar para concurso público e, sobretudo, o que estudar. Para iniciar a sua preparação, o ideal é pesquisar sobre o certame, os editais anteriores e separar os assuntos mais recorrentes nas provas. De fato, a informação é o primeiro segredo de como estudar para concurso de maneira otimizada.

Defina para qual concurso ou carreira você está estudando

O tempo em que se podia estudar de forma genérica para concursos públicos e ser bem sucedido já passou! Atualmente e, cada vez mais, as seleções estão se tornando mais específicas e complexas. Por isso, quanto mais cedo você decidir para qual certame está se preparando, melhores serão os seus resultados!

Saiba quais são os tipos de concurso público e para qual estudar!

Informe-se sobre o mundo dos concursos públicos

Fica difícil escolher para qual concurso estudar quando você não tem ideia das possibilidades! Por isso, um passo muito importante é pesquisar sobre os certames abertos e previstos.

Fatores que podem auxiliar na sua escolha, são:

  • Nível da seleção (fundamental, médio, técnico ou superior);
  • Local de lotação: ou seja, onde você trabalhará depois de ser aprovado;
  • Remuneração e benefícios;
  • Progressão de carreira;
  • Jornada de Trabalho;
  • Área de atuação e atribuições do cargo.

Todas essas informações podem ser obtidas aqui mesmo no Blog do Gran! Você pode acessar tanto as vagas abertas neste momento, quanto conferir todas as oportunidades previstas para o ano de 2024!

Além disso, separamos abaixo guias capazes de auxiliar você a entender mais sobre os concursos públicos. Veja!

Verifique todas as matérias que vão cair na prova

No edital do concurso público, é possível encontrar informações sobre o conteúdo programático que será abordado na avaliação. Este é um guia importante para que você compreenda quais são as matérias e os pesos de cada uma para a banca examinadora. A análise de avaliações anteriores também é capaz de ajudar nesse processo.

Desta forma, é possível separar as disciplinas mais relevantes também de acordo com as dificuldades. Assuntos que para você são de difícil compreensão requerem um tempo maior de estudo e foco. Ao contrário, aqueles que você considera mais fáceis precisam de menos tempo.

A classificação de matérias pode ser difícil para quem está iniciando na trajetória de estudar para concursos públicos.

Pensando nisso, o Gran desenvolveu ferramentas que podem ajudá-lo! Com o Termômetro de Relevância e o Filtro de Assuntos mais Cobrados, por exemplo, a hierarquização de conteúdos se torna ainda mais simples!

2. Como estudar para concurso público: tenha objetivos claros

A primeira etapa para criar o hábito de estudar e compreender de fato como estudar para concurso público de maneira otimizada é se assegurar que essas ações realmente estejam alinhadas com os seus propósitos.

E, para obter isso, é preciso estabelecer objetivos claros. O ideal é ter um planejamento que esteja de acordo com a sua rotina e, que ao mesmo tempo, permita estudar para concurso da maneira mais completa possível.

Prepare pequenas metas diárias

É importante ter metas e, melhor ainda, se elas forem diárias. Ao final de cada dia de estudo, você deve ter atingido um objetivo, seja ele estudar determinado tema ou resolver um número preestabelecido de questões. Assim, é possível ter uma clara evolução de todo o processo.

Além de contribuir para os resultados a longo prazo, as pequenas metas diárias também ajudam você a se sentir mais motivado e são um importante segredo de como estudar para concurso de maneira otimizada.

Organize um plano de estudos

Por meio do plano de estudos, você poderá ter uma visão macro do estudo para concursos públicos, contemplando não só as suas metas diárias como todo o planejamento de preparação.

Um bom plano de estudos deve levar em consideração:

  • A situação do seu certame de escolha (pré-edital ou pós-edital?);
  • As matérias mais cobradas; e
  • Seus pontos fortes e fracos de conteúdo.

Dentre os métodos mais comuns de se organizar, os dois mais famosos são o ciclo de estudos e a grade horária.

Cronograma x Ciclo de estudos: qual escolher?

3. Como estudar para concurso público: mantenha bons hábitos de estudo

O hábito é uma ação repetida o suficiente para que se torne natural, quase automática. Criar um novo hábito leva tempo. No entanto, quando nós o adquirimos, realizar aquela atividade se torna muito mais fácil.

Pense na primeira vez que você dirigiu. Difícil, não é mesmo? Depois de tirar a carteira, pode ser que você tenha sentido receio ou dificuldade por ainda alguns meses antes de finalmente se sentir confortável.

Depois de mais alguns meses, se você dirige com constância, essa atividade se torna mais natural para você e você precisa de menos esforço para realizá-la.

Nos estudos, funciona da mesma maneira. Nos primeiros dias e semanas, pode parecer um desafio muito grande sentar e permanecer estudando por várias horas.

No entanto, se você persistir e se concentrar na criação de bons hábitos de como estudar para concurso, todas essas tarefas se tornarão gradativamente mais fáceis.

Veja abaixo alguns bons hábitos de estudos que você deve exercitar!

Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina pode ajudar muito nos seus estudos para concursos. Afinal, permite com que você tenha um controle maior sobre a extensão do seu dia e quanto tempo será dedicado para cada atividade.

Outra vantagem é que fica mais fácil encaixar uma nova atividade e mantê-la, especialmente se você tiver se planejado bem.

Evite distrações

A fim de melhorar ainda mais os resultados e o seu aprendizado na hora estudar para concurso, a dica é evitar distrações enquanto você estuda.

Claro que o descanso mental e físico são fatores que vão auxiliar na manutenção do seu foco, mas, para isso, é preciso ter um horário estipulado.

Durante as aulas, a sua atenção deve estar 100% destinada à disciplina e aos exercícios para que você compreenda os mínimos detalhes. Na prática, isso quer dizer, por exemplo, buscar um ambiente silencioso e deixar o celular fora de alcance.

Diversifique seus estudos

Pesquisas já comprovaram que diversificar suas formas de como estudar para concurso pode auxiliar no processo de preparação, mandando para longe o tédio de rotinas repetitivas. Uma boa dica é não se limitar apenas à leitura de PDFS. Sempre que possível, assista videoaulas, faça resumos, mapas mentais, revisões, simulados e resolução de questões.

Crie o hábito de revisar

Na corrida para contemplar todos os assuntos previstos em edital, muitas vezes pode-se esquecer a importância das revisões. Mas você sabia que é normal esquecermos boa parte do que aprendemos, caso o conhecimento não seja reforçado?

Esse fato foi observado e documentado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, que denominou o fenômeno como Curva do Esquecimento.

Neste contexto, a revisão para concursos aparece como a principal ferramenta para combater o esquecimento e garantir a eficiência das rotinas de estudo.

Quer saber mais sobre como fazer revisão para concursos? Clique aqui!

Experimente dicas de professores e especialistas

É normal que, ao longo da sua trajetória de estudo, surjam perguntas. Para qual concurso estudar? O que fazer se você não conseguir estudar todos os dias? Como lidar com as distrações? São exemplos de algumas destas perguntas.

Pensando em auxiliar você a sanar suas dúvidas e a criar bons hábitos de estudos, o Gran compilou uma série de artigos de professores e especialistas no mundo dos concursos públicos em um material GRATUITO e completo que auxiliará você a estudar do jeito certo: isto é, com menos sofrimento e mais resultados!

➡️Baixe o ebook “Aprenda a Estudar Corretamente” agora mesmo!

4. Como estudar para concurso público: tenha um local de estudos

O mais indicado é que você tenha um local apropriado para os seus estudos. Ele deve ser calmo, silencioso e muito privativo, já que você precisa de concentração e foco. Também é necessário garantir que ele seja bem iluminado e confortável, permitindo que você fique bastante tempo sem cansar os olhos ou sobrecarregar o corpo.

Mantenha perto tudo que for usar

Em seu local de estudos, é preciso ter todo e qualquer material necessário e que contribua para o aprendizado. Dessa forma, é possível focar ainda mais no material, na disciplina e você consegue manter tudo muito bem organizado. Outra vantagem é que não é preciso se deslocar para pegar algum material que está longe, atrapalhando sua concentração.

Use ferramentas online com sabedoria

A internet pode ser uma grande aliada na hora de estudar para concursos, mas devem ser usados com sabedoria porque é muito fácil se render às distrações.

Ferramentas que te ajudam a controlar o ciclo de estudos, o tempo diário, revisão de matérias e simulados, criação de mapas conceituais e para outros objetivos podem ajudar a deixar os estudos mais divertidos e organizados.

Confira como utilizar a internet ao seu favor na hora de estudar para concursos!

5. Como estudar para concurso público: resolva provas anteriores

Uma das formas mais certeiras de estudar é resolvendo provas e questões de concurso. Com isso, você consegue colocar em prática todo o conteúdo que foi estudado até então e saber quais são suas reais dificuldades. Além disso, essa técnica garante que você conheça o estilo de prova e saiba o que a banca examinadora considera no momento da correção.

No Gran Questões, você encontra milhares de itens comentados por professores e especialistas, prontos para serem resolvidos! Filtre por banca, certame, ano, cargo e muito mais! Na plataforma também é possível acessar um rico banco de provas passadas e simulados inéditos.

Acesse o Gran Questões e revolucione os seus estudos!

Trabalhe nos seus pontos fracos

Ninguém gosta de admitir que tem pontos fracos. Ainda assim, todos nós temos, inclusive quando estamos falando de conteúdo para concursos públicos. Sempre existe aquela matéria que parece ser mais complexa e merece mais atenção na hora da preparação.

Um ponto importante de como estudar para concurso de maneira otimizada está em reconhecer esses pontos fracos e aprender com seus erros! Nem todo mundo sabe indicar todas as dificuldades de cara e, por isso, resolver simulados é tão importante!

Por meio deles, você terá um espelho aproximado do seu desempenho, ajudando a guiar rotinas futuras de estudos. E um conselho importante: nunca desanime com erros! Eles fazem parte do processo de crescimento.

Para auxiliar nessa etapa da missão de estudar para concurso, o Gran desenvolveu o Dashboard de Performance: uma ferramenta que ajuda você a acompanhar o seu tempo de estudos, assim como descobrir quais matérias apresentam maiores índices de erros e acertos! Dessa forma, fica mais simples definir em qual área investir mais tempo. Leia mais sobre o Dashboard de Performance!

6. Como estudar para concurso público: busque a opinião de professores e especialistas

Ainda em dúvida sobre o que estudar para concurso público? O Gran oferece cursos preparatórios, focados em cada certame e desenvolvidos por profissionais especializados.

Todos os cursos estão disponíveis online e offline, por meio da nossa plataforma de estudos web e do aplicativo para celular, facilitando o seu dia a dia e permitindo que sejam acessados onde quer que você esteja.

Além disso, por meio do canal de Youtube do Gran você encontra uma série de aulas gratuitas e notícias exclusivas sobre os concursos públicos!

Confira, por exemplo, uma aula exclusiva com o professor Alexandre Meirelles sobre dicas imperdíveis para otimizar os seus estudos!

Concurseiro Iniciante: o que você gostaria de ler por aqui?

Ao longo do conteúdo, você ficou por dentro das principais dicas de como estudar para concurso de maneira otimizada e conquistar a vaga no serviço público em 2024!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas, se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos cada vez mais?

Na semana que vem exploraremos as principais dicas e orientações de estudos para quem deseja ser aprovado em certames dessa área. Não deixe de conferir!  As publicações são realizadas todas as quintas-feiras às 20h!

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então deixe um comentário no post e incluiremos a sugestão na lista de próximas publicações!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online


Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque