Como estudar para concurso: 6 dicas para você conquistar sua vaga!

Quer garantir o seu cargo público? Descubra como estudar para concurso com 6 dicas imperdíveis!

Avatar


1 de Julho 4 min. de leitura

Um dos grandes desafios para quem vai prestar concurso público é se preparar para as provas. Muitas pessoas precisam aliar os estudos com o trabalho, a faculdade ou qualquer outra atividade que também requer tempo. Por isso, separamos dicas de como estudar para concurso de uma maneira que se encaixe em seu dia a dia.

Cada vez mais o funcionalismo público tem chamado atenção dos profissionais de diversas áreas. Isso se deve às vantagens que ele pode proporcionar, como estabilidade, oportunidade de construir uma carreira e conquistar um cargo de alto nível. Dessa forma, a concorrência para os cargos públicos sempre está aumentando. 

Leia também:

 

Como estudar para concurso: confira as 6 principais dicas!

1 – Saiba o que estudar para concurso

Muitas pessoas se perguntam como estudar para concurso público e, sobretudo, o que estudar. Para iniciar a sua preparação, o ideal é pesquisar sobre o certame, os editais anteriores e separar os assuntos mais recorrentes nas provas.

Defina para qual concurso ou carreira você está estudando

O tempo em que se podia estudar de forma genérica para concursos públicos e ser bem sucedido já passou! Atualmente e cada vez mais, os processos de seleção estão se tornando mais específicos e complexos. Por isso, quanto mais cedo você decidir para qual certame está se preparando, melhores serão os seus resultados!

Verifique todas as matérias que vão cair na prova

No edital do concurso público, é possível encontrar informações sobre o conteúdo programático que será abordado na avaliação. Esse é um guia importante para que você compreenda quais são as matérias e os pesos de cada uma para a banca examinadora.

Desta forma, é possível separá-las de acordo com as dificuldades. Assuntos que para você são de difícil compreensão requerem um tempo maior de estudo e foco. Ao contrário, aqueles que você considera mais fáceis precisam de menos tempo.

2 – Estudar para concurso público é ter objetivos claros

A primeira etapa para criar um hábito de estudos e fazer com que ele realmente atenda às suas expectativas e aos seus propósitos é ter objetivos bem claros. O ideal é ter um planejamento que esteja de acordo com a sua rotina e, ao mesmo tempo, permita estudar para concurso da maneira mais completa possível.

Prepare pequenas metas diárias

É importante ter metas, e melhor ainda se elas forem diárias. Ao final de cada dia de estudo, você deve ter atingido um objetivo, seja ele estudar determinado tema ou resolver um número preestabelecido de questões. Assim, é possível ter uma clara evolução de todo o processo.

Organize um plano de estudos

Por meio do plano de estudos, você poderá ter uma visão macro do estudo para concursos públicos, contemplando não só as suas metas diárias como todo o planejamento de preparação. Um bom plano de estudos deve levar em consideração a situação do seu certame de escolha, as matérias mais cobradas e também aquelas em que você tem maior dificuldade. Dentre os métodos mais comuns de se organizar, os dois mais famosos são o ciclo de estudos e a grade horária.

Leia mais sobre os dois principais métodos de organização de estudos para concursos 

3 – Mantenha bons hábitos de estudo

Estudar para concurso público requer que você mantenha uma rotina. Dessa maneira, você consegue garantir um aproveitamento muito melhor dos estudos, fazendo com que o entendimento das matérias e o seu desempenho sejam maiores. Outra vantagem é que você consegue se habituar a esse novo ritmo em seu dia a dia, deixando de ser um fardo e passando a ser uma rotina.

Evite distrações

A fim de melhorar ainda mais os resultados e o seu aprendizado, a dica é evitar distrações enquanto você estuda. Claro que o descanso mental e físico é uma das atividades que vai ajudar a manter seu foco, mas, para isso, é preciso ter um horário estipulado. Durante as aulas, a sua atenção deve estar 100% destinada à disciplina e aos exercícios para que você compreenda os mínimos detalhes.

Diversifique seus estudos 

Pesquisas já comprovaram que diversificar suas formas de estudar podem auxiliar no processo de aprendizado e mandar para longe o tédio de rotinas repetitivas. Uma boa dica é não se limitar apenas à leitura de PDFS. Sempre que possível, assista video-aulas, faça resumos, mapas mentais, revisões, simulados e resolução de questões.

Crie o hábito de revisar 

Na corrida para contemplar todos os assuntos previstos em edital, muitas vezes pode-se esquecer a importância das revisões. Mas você sabia que é normal esquecermos boa parte do que aprendemos, caso o conhecimento não seja reforçado? Esse fato foi observado e documento pelo psicológico alemão Hermann Ebbinghaus, que denominou o efeito como curva do esquecimento. Neste contexto, a revisão para concursos aparece como a principal ferramenta para combater o esquecimento e garantir a eficiência das rotinas de estudo.

Quer saber mais sobre como fazer revisão para concursos? Clique aqui! 

4 – Tenha um local de estudos

O mais indicado é que você tenha um local apropriado para os seus estudos. Ele deve ser calmo, silencioso e muito privativo, já que você precisa de concentração e foco. Também é necessário garantir que ele seja bem iluminado e confortável, permitindo que você fique bastante tempo sem cansar os olhos ou sobrecarregar o corpo.

Mantenha perto tudo que for usar

Em seu local de estudos, é preciso ter todo e qualquer material necessário e que contribua para o aprendizado. Dessa forma, é possível focar ainda mais no material, na disciplina e você consegue manter tudo muito bem organizado. Outra vantagem é que não é preciso se deslocar para pegar algum material que está longe, atrapalhando sua concentração.

5 – Resolva provas anteriores

Uma das formas mais certeiras de estudar é resolvendo provas e questões de concurso. Com isso, você consegue colocar em prática todo o conteúdo que foi estudado até então e saber quais são suas reais dificuldades. Além disso, essa técnica garante que você conheça o estilo de prova e saiba o que a banca examinadora considera no momento da correção.

No Gran Cursos Questões, você encontra milhares de itens comentados por professores especialistas do Gran, prontos para serem resolvidos! Filtre por banca, certame, ano, cargo e muito mais!

Acesse o Gran Questões e revolucione os seus estudos! 

6 – Assista aulas online

Ainda em dúvida sobre o que estudar para concurso público? O Gran Cursos Online oferece cursos preparatórios, focados em cada certame e desenvolvidos por profissionais de alta qualidade. Todos os cursos estão disponíveis online e offline, por meio de nossa plataforma de estudos e do aplicativo para celular, facilitando o seu dia a dia e permitindo que sejam acessados onde quer que você esteja. Além disso, por meio do canal de Youtube do Gran você encontra uma série de aulas gratuitas e notícias exclusivas sobre os concursos públicos!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

Comece a estudar no Gran Cursos

Depoimentos relacionados

Natural de Aracaju, a professora Érika Ramos decidiu ingressar na conquista pelo cargo público por 2 principais razões: a busca…

Persistência e dedicação sempre foram palavras que permearam a vida de Elisa da Silva Gomes Lana, natural de Costa Verde…

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Evelyn Rodrigues é natural de Brasília/DF, mas hoje mora em Aracaju/SE, onde realizou e foi aprovada no Concurso Prefeitura Barra…

Qual é o seu grande objetivo de vida? Para Raul Marcelo da Silva o foco estava em ingressar na carreira…

Natural da cidade de Poço Verde/ SE, Aialla Suelem Andrade de Souza escolheu a carreira pública não só pela estabilidade…

Dedicando-se ao estudos por cerca de 3 anos, José Roberto Ferreira conquistou não apenas a aprovação no Concurso BRB para…

Ygor Bruno Silva é de Caruaru, cidade localizada no estado de Pernambuco, e foi aprovado, em 2º lugar, na Residência…

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online

2


Tudo que sabemos sobre:

dicas para concurso gran cursos questões


Comentários (2)

Avatar Guilherme da silva 24 de Agosto de 2018

Ótimas dicas, Gran Cursos Online é um dos melhores locais para estudar para concurso público e ter estabilidade financeira após aprovação em concurso público.

Eu recomendo.

 Responder

Avatar Maria risoleta de Castro cruz 24 de Setembro de 2018

Olá. Boa noite o meu sonho é conquistar uma vaga em um concurso público. Sei que és uma questão de esforço grande que cada pessoa deve adquirir perante ao seus estudos. Parabéns a todas as pessoas que conquistaram suas vagas um dia eu chego lá !

 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *