Na atual situação econômica e com a diminuição de vagas no mercado de trabalho, os jovens são as principais vítimas do desemprego. Segundo dados do IBGE, em novembro de 2015, a taxa de desempregou aumentou 41,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento equivale a 2,676 milhões de pessoas a mais na fila do desemprego, o total contabilizado em pesquisa é de 9,126 milhões de desocupados.
Por não possuírem experiência e pela exigência de qualificação cada vez mais específica, os recém-formados são, atualmente, os maiores interessados em cargos públicos seja nas esferas municipais, estaduais ou federais. Os fatores pelos quais cada vez mais jovens optam pelo serviço público são muitos:
Remuneração inicial 4x maior do que a oferecida na iniciativa privada;
Estabilidade garantida por lei após três anos de estágio probatório;
Chances de progresso na carreira melhores do que nas empresas particulares, podendo chegar ao topo da carreira em 13 anos de serviços e ganhando 70% ou mais no final da carreira;
Benefícios como auxílio-alimentação, plano de saúde, gratificação por formação, auxílio-creche, auxílio pré-escolar, auxílio-transporte, adicional de insalubridade ou periculosidade;
Aposentadoria no valor integral e até maior do que os vencimentos da ativa (dependendo do plano escolhido no FUNPRESP), diferentemente dos profissionais da iniciativa privada que têm teto salarial de R$ 5.189,82 pelo RGPS.
Além disso, a carreira pública não discrimina gênero ou idade nem exige – em regra – experiência ou boa aparência.
Diversos órgãos públicos ofertam plano de carreira e prêmios de honra ao mérito, licença premium, dentre outros;
Carga horária de trabalho flexível base de 40 horas podendo chegar a 20 horas semanais;
Retribuição pelo exercício de função comissionada ou cargo em comissão, o que pode elevar os vencimentos em até 50%;
O ambiente de trabalho é voltado para o fortalecimento das relações interpessoais, do desenvolvimento profissional e da missão maior de cada órgão.
Segundo a Fundação Getulio Vargas, a cada cinco jovens três pretendem seguir carreira na Administração Pública, a dedicação dos candidatos a um cargo público varia de duas a seis horas por dia e dura cerca de seis a dezoito meses. Alguns candidatos chegam a estudar até 10 horas por dia em busca do sonho da aprovação. A lógica é que o foco e a disciplina para a aprovação são recompensados ao alcançar o objetivo desejado.
O serviço público no Brasil
Desde a constituição de 1988, a contratação de servidores para a carreira pública obedece as normas da Lei 8.112, conhecida como Estatuto do Servidor Público Civil. Sendo vedada a livre nomeação pelos gestores. Essa decisão fez com que o número de servidores públicos brasileiros, ativos e inativos, além de militares alcançasse a marca de 10 milhões e 200 mil em 2014.
Mas apesar de ser um número expressivo a quantidade de servidores em atividade no Brasil é inferior a de outros países. Nos Estados Unidos e na Alemanha, o percentual é de até 15%. Já em nossos vizinhos – Chile e Argentina – chega a 16%. Analisando as estatísticas do governo federal, o número de servidores não tem crescimento anual relevante, ao contrário das afirmações feitas pela imprensa. Em 1992, o número de servidores públicos ativos era de 1 milhão e 100 mil. Já em 2004 caiu para 900 mil. Alcançando 1 milhão e 100 mil em 2010 quando a população brasileira já ultrapassava os 200 milhões.
A média de idade entre os servidores ativos é de 46 anos, uma faixa etária considerada relativamente boa. No entanto, o número de contratações ou admissões na última década, observou a seguinte proporção: 40% dos nomeados possuía entre 18 e 29 anos, 40% estavam acima dos 50 anos e 20% entre 30 e 50 anos. Sendo a maioria dos servidores, 55%, do sexo masculino.
Caminho a seguir
Nesse momento de instabilidade econômica, os jovens que estão à procura de emprego têm na carreira pública um caminho, onde diferentemente da iniciativa privada, poderão desfrutar da tão sonhada estabilidade para o resto da vida. A dedicação ao projeto de ingressar no serviço público trará a esses jovens garantias, benefícios e direitos, que jamais sonhariam a iniciativa privada. E mais, nada impede que você decida seguir outros horizontes, como o empreendedorismo, depois de ter obtido a estabilidade e uma boa reserva financeira. O concurso público tem a capacidade de mudar as vidas das pessoas de maneira definitiva. Mas lembre-se, trata-se de um projeto de médio a longo prazo. Certamente é possível passar em alguns concursos com poucos meses de estudos, mas não é a norma. Mesmo que a aprovação demore alguns anos, não é nada diante da uma vida longa depois de mais tranquilidade.
Dedique-se a alcançar o seu melhor e o que parece impossível será apenas mais uma meta a ser alcançada. A conquista de uma vaga depende apenas de você!
Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Participe da conversa