Confia na sua memória? Descubra como seu cérebro gosta de ser tratado na hora da revisão

Avatar


04 de maio2 min. de leitura

cerebroSe você é um estudante, você confia em uma função do seu cérebro mais do que nas outras: a memória. Afinal, você depende dela para lembrar o conteúdo estudado na hora de uma prova e não existem dúvidas de que revisar esses assuntos vistos em sala de aula é uma das melhores formas de fixar a matéria.
conheça o seu cérebro a fundo e descubra quais são as melhores maneiras de treiná-lo para os seus próprios objetivos. O hipocampo, parte do seu cérebro responsável pelo armazenamento de informações, é forçado a guardar novos conteúdos todos os dias, o que pode fazer com que ele se sinta sobrecarregado.
Afinal, qual a melhor forma de revisar o conteúdo de acordo com o que o seu cérebro espera? Confira algumas dicas para isso:

1. Esqueça as letras iniciais

Um dos truques dos professores para fazer o estudante guardar uma informação é utilizando as letras iniciais de um determinado assunto. Por exemplo, a famosa expressão “Os Sete Porquinhos” para lembrar elementos da tabela periódica pode não ser a melhor escolha, uma vez que de nada vai adiantar lembrar-se da frase se você não souber quais são esses elementos (O, S, Se, Te, Po). Assim, você estará apenas dando ao seu hipocampo mais uma informação que ele deve lembrar.

2. Repita

É mais fácil para o hipocampo guardar informações quando elas são vistas mais de uma vez. Isso não quer dizer que você deve ler um texto diversas vezes até memorizá-lo, mas sim que a melhor forma de estudar é fazendo isso todos os dias. Monte um roteiro de estudos que permita que todos os assuntos relevantes sejam revisados diariamente.

3. Faça intervalos durante os estudos

Muitas pesquisas afirmam que o nosso cérebro não consegue se concentrar por longos períodos de tempo sem se sentir sobrecarregado. Por isso, é importante que você faça pequenos intervalos enquanto estiver estudando, dando a chance que o seu hipocampo precisa para armazenar informações e preparar-se para receber novos assuntos.
Fonte: Universia Brasil
 

2ª Fase de Penal do XIX é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!

 

Coordenação Pedagógica – Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar para a 2ª fase e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

ordem-620x237

Avatar


04 de maio2 min. de leitura