Novo cronograma de estudos: organize a sua preparação!

Formule gratuitamente um plano de estudos com base no seu curso de escolha com a ferramenta de Cronograma de Estudos do Gran. Veja como acessar e confira as melhorias da nova versão!

Avatar


5 de Janeiro7 min. de leitura

Você quer começar a estudar para concursos públicos, mas não sabe por onde começar? Afinal, como organizar as disciplinas e aulas dentro do seu planejamento? Quanto tempo dedicar para cada matéria? Todas essas perguntas podem ser respondidas a partir da formulação de um bom Cronograma de Estudos!

Formular um cronograma de estudos por conta própria, contudo, pode ser desafiador, especialmente para quem acabou de ingressar no mundo dos concursos públicos.

Pensando nisso, o Gran criou a ferramenta de Cronograma de Estudos, capaz de auxiliar você a organizar suas rotinas com mais facilidade e caminhar com mais segurança em direção à aprovação.

E agora, na Reinvenção 2024, o cronograma de estudos do Gran recebeu 4 grandes melhorias, muito solicitadas pelos alunos. Leia para saber mais!

Novo cronograma de estudos: garanta acesso!

O novo cronograma de estudos é uma das novidades anunciadas com a Reinvenção 2024 e faz parte da Assinatura Ilimitada 9.0!

Além das questões comentadas por IA, você também poderá conferir entre as novidades: lançamento da MAIA (a Inteligência Artificial do Gran), nova plataforma, PDFs sintéticos e questões comentadas por IA.

Além disso, a Assinatura Ilimitada 9.0 também oferece preparação completa para concursos públicos e exames, por meio de:

  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a cerca de 40 mil cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das videoaulas;
  • Mais de 2,7 milhões de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 45 mil livros digitais;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC

Por tempo limitado, você poderá garantir a sua com DESCONTOS IMPERDÍVEIS! Não deixe de aproveitar a oportunidade de tornar o seu sonho de aprovação uma realidade!

Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada 9.0 e garanta a sua!

Cronograma de Estudos: como auxilia nos estudos?

A conquista de todo o grande objetivo necessita de um plano. Para crescer, por exemplo, grandes empresas fazem planos de negócios e organizam as atividades realizadas para que estejam contribuindo para o cumprimento do objetivo final, pouco a pouco, por meio de metas gradativas e ações diárias.

A sua preparação para concursos públicos não deve ser vista de maneira diferente. Afinal, é também um grande objetivo, capaz de mudar definitivamente a sua e também a vida dos seus familiares!

Por isso, ter um Cronograma de Estudos é essencial e ajuda você a agir de maneira planejada, construindo dia após dia a base de conhecimentos que levará até a aprovação!

Coincidentemente, um cronograma também otimiza o seu tempo, permitindo que você aproveite ao máximo as horas livres dedicadas à preparação.

Afinal, você saberá exatamente o que fazer e porque está fazendo cada atividade. Isso também ajuda a amenizar a ansiedade, as dúvidas e a tendência à procrastinação, problemas muito comuns para a maioria dos concurseiros.

Cronograma de Estudos do Gran: quais são as novidades?

Pesquisas com os alunos do Gran revelaram que o cronograma de estudos se trata da segunda funcionalidade mais querida da plataforma depois dos materiais de estudos em si (PDFs e videoaulas).

Buscando tornar esta ferramenta ainda mais eficaz para os concurseiros, a Reinvenção 2024 trouxe novidades muito solicitadas pelos alunos. Saiba mais sobre elas abaixo!

Vale lembrar que as novidades do cronograma de estudos do Gran estarão disponíveis para acesso na plataforma a partir do dia 27 de março de 2024!

1. Editar o cronograma de estudos

Ao longo da preparação para concursos públicos, é natural que os planos de estudos necessitem de mudanças. Afinal, pode ser que você passe a dominar determinada matéria ou perceba que precisa de um reforço em outro tema.

Antigamente, o cronograma de estudos não permitia edições, sendo necessário que o aluno o excluísse para formular outro de acordo com as suas novas necessidades. Agora, a edição passa a ser possível a qualquer momento!

2. Mesclagem entre videoaulas e PDFs

Embora alguns concurseiros tenham preferência por determinado tipo de material de preparação, fato é que, em muitos casos, a utilização de videoaulas e PDFs andam de mãos dadas para construir uma preparação mais completa.

Afinal, pode ser que você entenda mais determinado conteúdo assistindo a uma aula, mas se sinta mais confortável para aprofundar outro tema por meio do PDF.

Na versão antiga do cronograma de estudos, o foco estava em um único material. Ou seja, na hora da criação do plano, você selecionava um ou outro. Na nova versão, o aluno poderá selecionar videoaulas e PDFs para integrarem o seu cronograma de estudos, caso prefira!

3. Possibilidade de selecionar mais de um curso para o cronograma de estudos

Com tantas oportunidades surgindo frequentemente no mundo dos concursos públicos, é comum que a maioria dos concurseiros enfrente certo dilema em algum momento da sua trajetória: como conciliar estudos para diferentes certames? Será que dá mesmo para fazer isso?

O Gran já tem uma ferramenta para auxiliá-lo a avaliar a viabilidade de conciliações, o Dá Para Conciliar! Este recurso funciona a partir da análise e comparação dos conteúdos de cada edital, encontrando os pontos em comuns, as diferenças e o percentual de similaridade.

Agora, com a nova atualização, o cronograma de estudos do Gran também é capaz de auxiliar na missão de conciliação. Afinal, a atualização de 2024 possibilita a seleção de até 3 cursos para a formulação do cronograma de estudos.

4. Alterar a sequência do conteúdo no cronograma de estudos

Por se tratar de uma preparação com muitos conteúdos, o estudo para concursos públicos beneficia-se muito da técnica de estudos intercalados.

Essa técnica, além de aumentar a concentração do aluno em cada tópico e a sua capacidade de retenção, permite que mais temas sejam contemplados por dia, aumentando as chances de abranger os temas mais relevantes para gabaritar as questões da sua prova.

Em sua versão mais antiga, o cronograma de estudos já intercalava, automaticamente, diferentes disciplinas, de uma em uma hora. Porém, na nova versão, o aluno poderá atuar diretamente nesse processo, decidindo a ordem de disciplinas que serão intercaladas, caso prefira. Assim, você fica ainda mais no controle do seu cronograma de estudos.

5. Outras melhorias/ Mudanças

O cronograma de estudos também recebeu uma atualização de layout, tornando a visualização mais clara. Veja como ficou a versão remodelada:

Cronograma de estudos
Cronograma de estudos: novo layout

Além disso, agora também é possível definir um horário específico para os estudos ou apenas indicar o número de horas disponível no dia para a preparação.

Na hora de formular o seu cronograma de estudos, você também pode apontar uma data para a finalização daquele plano. Caso a plataforma perceba que o plano não poderá ser concluído em sua totalidade a tempo, você receberá um aviso.

Cronograma de Estudos do Gran: como utilizar?

A ferramenta de Cronograma de Estudos do Gran ajuda você a organizar a sua preparação de maneira personalizada. Funciona assim: a partir de um a três cursos da plataforma, a ferramenta irá distribuir os conteúdos no seu planejamento.

O Cronograma do Gran também leva em consideração a velocidade em que você assiste às videoaulas ou lê os materiais, para fazer uma aproximação de quanto tempo demorará para finalizar cada um dos conteúdos propostos.

Cronograma de Estudos: passo a passo para formular o seu gratuitamente

Ficou interessado e quer garantir o seu cronograma gratuito? Veja abaixo o passo a passo detalhado!

1° – Como formular o Cronograma de Estudos do Gran: localize a ferramenta

A ferramenta Cronograma de Estudos do Gran é acessível tanto por meio da plataforma Web, como também pelo aplicativo! Na versão desktop, a funcionalidade pode ser encontrada na barra lateral de ferramentas, após realizar o login, conforme a imagem abaixo:

Cronograma de Estudo do Gran: como acessar pela plataforma web
Cronograma de Estudos do Gran: como acessar pela plataforma web

Já na versão mobile, basta clicar na opção “Mais” para visualizar um novo menu com o Cronograma de Estudos e outras funcionalidades.

Cronograma de Estudos do Gran: como localizar na versão mobile
Cronograma de Estudos do Gran: como localizar na versão mobile

Já com a configuração da nova plataforma, na versão web, a opção é uma das primeiras no menu.

cronograma de estudos: novo menu
cronograma de estudos: novo menu

2° – Como formular o Cronograma de Estudos do Gran: selecione um ou mais cursos base

Como já mencionamos, para ser formulado, o cronograma do Gran precisa de um curso específico da plataforma como base. Por isso, ao clicar no ícone, você será redirecionado à lista dos seus cursos salvos e poderá escolher o que preferir. Essa opção também funciona para cursos gratuitos.

A partir do dia 27 de março, há a possibilidade de escolher mais de um curso para a formulação do cronograma de estudos. Confira abaixo:

Novo cronograma de estudos: seleção de cursos
Novo cronograma de estudos: seleção de cursos

3° – Como formular o Cronograma de Estudos do Gran: indique a sua disponibilidade

Depois de selecionar o curso e clicar em “Criar novo Cronograma de Estudos”, você estará diante dessa tela:

Cronograma de Estudos do Gran: horários
Cronograma de Estudos do Gran: indicando a sua disponibilidade

Na nova versão do cronograma de estudos, serão 5 passos, ao invés de 4. Veja:

Novo cronograma de estudos: passos
Novo cronograma de estudos: passos

Na etapa da versão vigente de “dias e horários”, o objetivo é informar, por dia, quantas horas você tem disponíveis para o estudo. Lembre-se de ser honesto nessa parte: comprometer-se com um número maior de horas do que você realmente pode cumprir acaba sendo, quase sempre, como um tiro no pé: além de não conseguir cumpri-las, seu planejamento fica bagunçado e você também pode acabar frustrado, sem vontade de estudar.

Na nova versão, você não apenas terá a possibilidade de indicar o número de horas disponíveis, como também os horários, caso seja seja do seu interesse.

4° – Como formular o Cronograma de Estudos do Gran: escolha as disciplinas

Na próxima tela, você poderá selecionar as disciplinas. Especialmente em um primeiro cronograma, a recomendação é selecionar todas elas! A plataforma se organizará de forma a organizar um plano de estudos equilibrado e de acordo com os seus objetivos.

Cronograma de Estudos do Gran: selecionando as disciplinas
Cronograma de Estudos do Gran: selecionando as disciplinas

5° – Como formular o Cronograma de Estudos do Gran: faça os ajustes finos

Para finalizar e personalizar ainda mais a sua experiência com o Cronograma de Estudos, informe à plataforma em qual velocidade você costuma assistir às videoaulas. Ao ativar as notificações, você também permite que a plataforma envie lembretes dos seus compromissos diários previstos no Cronograma de Estudos, bem como revisões agendadas. Caso você não queira mais ser notificado, também há a opção de desligar essa funcionalidade posteriormente.

Cronograma de Estudos: ajustes finos
Cronograma de Estudos: ajustes finos

6° – Como formular o Cronograma de Estudos do Gran: comece a estudar de maneira mais organizada!

Depois de clicar no botão “Montar Cronograma”, pronto: o seu cronograma de estudos é formulado pela plataforma e você já pode dar início aos estudos.

Cronograma de Estudos formulado
Exemplo de Cronograma de Estudos formulado pela plataforma (versão antiga)

Permitindo a visão por mês ou por semana, é possível acessar cada uma das aulas previstas apenas clicando nelas. Quando terminar, siga para a próxima do planejamento e assim por diante! Enquanto os círculos verdes indicam conteúdos já concluídos, os acinzentados são aulas que você ainda precisa assistir.

Caso você já tenha realizado boa parte das aulas previstas no seu cronograma, clique no botão “refazer” (representado por duas setas em círculo) para obter uma nova organização de conteúdos.

Cronograma de Estudos e outras ferramentas de organização do Gran!

Além da ferramenta de Cronograma, o Gran também oferece a ferramenta Gerenciamento de Estudos para os Assinantes Ilimitados. Essa ferramenta tem como base o método de ciclo de estudos, que não depende de uma quantidade fixa de horas de estudos e é um dos métodos de organização mais flexíveis nos estudos para concursos públicos.

Muito além de apenas formular ciclos de estudos, contudo, o Gerenciador de Estudos tem um cronômetro integrado, permitindo que o aluno contabilize e registre suas horas líquidas de estudo de maneira mais simples e rápida.

Com as ferramentas de análise integradas, também é possível compreender o seu avanço em cada matéria, o tempo dedicado a cada assunto, seus  materiais favoritos de estudo e até mesmo os períodos do dia em que você rende mais!

Saiba mais sobre o Gran Gerenciador de Estudos! 

Sistema GRAN de Ensino: confira todas as razões para estudar com o Gran!

Você sabia que o conceito de sistema de ensino vai muito além da disponibilização de materiais de qualidade? Sistema de ensino, na verdade, também engloba o entendimento de todas as outras necessidades do aluno durante o processo de aprendizado, bem como a disponibilização de recursos para saná-las.  É exatamente isso que você pode encontrar no Sistema GRAN de ensino!

Além PDFS, videoaulas e outros materiais de base teóricos (formulados pelos melhores professores no mercado de preparação para concursos públicos e outras seleções) , ao estudar com o Gran você também utiliza o que há de mais moderno em tecnologia e Inteligência Artificial ao seu favor, dominando com ainda mais segurança os processos de organização, conciliação, aprofundamento e aperfeiçoamento nos estudos.

Saiba porque o Sistema GRAN de Ensino é a melhor escolha para garantir a sua aprovação!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


5 de Janeiro7 min. de leitura