Se você vai estudar Direito Processual Civil em sua jornada de aprovação em concursos públicos, as aulas do professor Anderson Ferreira do Espírito Santo, sem dúvida, são capazes de esclarecer, de maneira didática e com muito bom humor, tudo o que você precisa saber para compreender o conteúdo e gabaritar as questões!
Além de ser professor no Gran desde 2018, Anderson Ferreira também atua como Escrivão de Polícia Civil do Distrito Federal, possuindo ampla experiência prática na carreira de Segurança Pública, além de sua vivência como concurseiro.
No episódio desta semana da série “Concurseiro Iniciante”, o professor Anderson Ferreira compartilhou um pouco mais sobre sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Confira!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Série “Conheça o Seu Professor” :
Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h! |
Confira abaixo a entrevista completa com o professor Anderson Ferreira do Espírito Santo
Você sabia que, antes de se encontrar na área do Direito, o professor Anderson Ferreira do Espírito Santo se graduou em Educação Física?
Ele também chegou a se especializar e a atuar como professor na Secretaria de Estado de Educação.
No entanto, após ser aprovado na Polícia Civil do Distrito Federal, descobriu sua verdadeira paixão pela área jurídica, na qual é especializado hoje.
Com o ingresso na carreira pública como um objetivo principal desde o início, o professor compartilhou momentos de dúvidas, nos quais até mesmo pensou em desistir.
No entanto, como nunca gostou de abandonar seus projetos, Anderson Ferreira do Espírito Santo seguiu firme, apesar dos obstáculos.
Como resultado, hoje ele exerce o sonhado cargo público e auxilia concurseiros de todo o Brasil a transformarem suas vidas por meio da educação!
Confira abaixo a entrevista completa realizada com o professor.
Questões pessoais – Professor Anderson Ferreira do Espírito Santos!
Um grande fã das artes marciais, o professor Anderson Ferreira do Espírito Santos começou a praticá-las desde os 11 anos de idade, hoje sendo faixa preta em Judô e Jiu-Jitsu.
Quer conhecer mais curiosidades sobre o professor? Confira abaixo!
1. Qual é a sua naturalidade?
Sou natural de Brasília, um candango apaixonado por este quadradinho maravilhoso onde nasci, fui criado e no qual pretendo ficar até o final da carreira de gente (rs).
2. Quantos anos você tem?
Tenho 44 anos de idade.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Bem, sou um apaixonado por esportes, sobretudo artes marciais, e treinei Judô e Jiu-Jitsu por muitos anos. Durante a semana, dedico parte do meu dia à prática de atividades físicas de modo que passo bastante tempo na academia.
Além disso, gosto de assistir a filmes, muito embora eu passe mais tempo olhando o catálogo da Netflix do que assistindo ao filme escolhido (rs).
Com relação aos livros, tenho predileção pelas obras jurídicas; mas devo dizer que depois de assistir à série The Chosen – Os Escolhidos, tenho lido diariamente a Bíblia e estou fascinado pelos ensinamentos das Escrituras Sagradas.
Posso dizer que meu gosto musical é variado, porém tenho predileção pelas músicas internacionais dos anos 80 e 90… Da época em que eu tinha franja!
Não consigo me lembrar de uma curiosidade divertida sobre mim. Eu procuro o lado engraçado das coisas, talvez você já tenha percebido ao ler nossas aulas e as respostas acima. Acredito que o humor torna a caminhada da vida mais leve.
4. Sabe aquele fato sobre você que é inesperado ou que você sempre conta quando conhece alguém legal e quer fazer amizade? Conta aí a sua curiosidade aleatória!
Uma situação que alguns acham curiosa sobre minha trajetória, diz respeito ao fato de a minha primeira graduação ter sido em Educação Física, formação acadêmica pela qual eu tenho o maior carinho do mundo.
Cheguei a fazer uma pós-graduação em Fisiologia do Exercício e fui professor da Secretaria de Estado de Educação, pasta do Governo do Distrito Federal pela qual eu tenho extremo carinho.
A Educação Física e a Secretaria de Educação ocupam um espaço em meu coração e acrescentaram muito em minha vida.
Outra situação que causa surpresa em algumas pessoas é o fato de eu ser faixa preta em Judô e Jiu-Jitsu, artes marciais que me ensinaram a respeitar as pessoas, superar os desafios, esforçar-me para melhoria diária como atleta e como ser humano.
Sou muito grato aos meus senseis Takeshi Miura, José Carlos, Henrique, Bernardo Pitel, Antônio Leão e ao meu amigo, mestre de Luta Livre, Renato Ferreira.
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Anderson Ferreira do Espírito Santo
Para o professor Anderson Ferreira do Espírito Santo a vocação para a docência já mostrava vislumbres desde a infância, quando tomou gosto por auxiliar os instrutores nas demonstrações em aulas de artes marciais.
Oficialmente, esse caminho teve início aos 20 anos de idade, enquanto estagiava. Posteriormente, em 2018, ele se tornou professor do Gran e permanece como membro do nosso imparável grupo de docentes desde então!
Conheça abaixo mais detalhes sobre a trajetória acadêmica e profissional do professor Anderson Ferreira do Espírito Santo!
1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?
Sou Escrivão de Polícia Civil do Distrito Federal e tenho a honra de servir a uma Polícia de excelência que protege a sociedade e conta com profissionais extremamente qualificados.
Nos tempos atuais, exerço minhas atividades no Cartório de uma Unidade Policial em Brasília, onde trabalho com Inquéritos Policiais.
2. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Sou graduado em Educação Física, com especialização em Fisiologia do Exercício, mas já faz muito tempo que estou afastado da área.
Além da formação supracitada, sou graduado em Direito, com especialização em Direito Processual Civil e a ideia é me aprimorar no conhecimento jurídico.
Não penso em fazer outra graduação, pois sou apaixonado pelo Direito.
3. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
De largada, a melhor tática foi estudar, estudar e estudar… Não necessariamente nessa mesma ordem (rs).
Brincadeiras à parte, quando se fala de preparação para concursos, esse foi um grande objetivo em minha vida.
No meu modo de ver, o primeiro passo é estabelecer uma rotina de estudo e adotar boas práticas para ter resultado. Para mim, foi essencial investir em um bom curso preparatório, revisar as aulas e fazer exercícios para assimilação do conteúdo ministrado.
4. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
Eu acho que foi massinha 1, na pré-escola, porém, ainda assim estou devendo a matéria (kkkk).
Mas, como eu disse, quando se estuda com profundidade, as disciplinas mostram a complexidade, então sinto que o êxito depende do estudo, da dedicação.
Lembrei-me agora de uma frase de Kevin Durant, na qual ele menciona que o “trabalho duro ganha do talento quando o talento não trabalha duro“.
5. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Acredito que a dificuldade é típica de quando se faz algo em profundidade, é mais fácil e cômodo estudar de maneira mais rasa, no “litoral do conhecimento”.
Embora pareça contraditório, eu tive dificuldade em Direito Processual Civil, disciplina que leciono. Isso me mostrou que, caso você queira, você pode!
Certa vez, Denzel Washington disse que a facilidade atrapalha mais o seu progresso do que a dificuldade. Então, nunca desista!
6. Você tem alguma mania durante os estudos?
Olha, tenho o hábito de estudar falando sozinho… Na verdade, dava aula para mim mesmo, pois isso sempre me ajudou a internalizar melhor o conteúdo, o qual ficava sistematizado na minha cabeça. O engraçado é que deixei um legado, pois minha filha estuda da mesma forma.
7. Como você se tornou professor?
Comecei a praticar artes marciais ainda criança, aos onze anos, e, algumas vezes, meus professores — grandes inspirações em minha vida — me pediam para auxiliá-los nas demonstrações de alguns movimentos, o que me influenciou.
Diante disso, escolhi fazer Educação Física e iniciei a docência aos vinte anos de idade, quando comecei a fazer estágio. E, ao escrever isso, vejo que o tempo voou.
Com enorme satisfação, leciono no Gran desde 2018… Deixa eu contar nos dedos aqui… Opa! Seis anos! Eu adoro ser professor! Ensinei muitos alunos e também aprendi bastante com meus queridos estudantes.
8. Há quanto tempo você dá aulas?
Desde os 20 anos de idade.
9. O que você mais gosta em ser professor?
Trabalhar com o desenvolvimento de pessoas é muito gratificante. Sempre tive muito orgulho de ser professor e o carinho dos alunos é o maior combustível e recompensa pelo trabalho realizado.
10. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Direito Processual Civil.
11. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?
É, os dias difíceis acontecem… Fazem parte da vida. Quando eles surgem em minha caminhada,, seja nos estudos ou em outras áreas, eu sempre recorro à Bíblia, de modo especial aos Salmos e aos Evangelhos.
Para além da leitura das Escrituras, eu também me cerco dos meus amigos, conselheiros extraordinários!
11. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.
Uma curiosidade em minha vida é que as minhas maiores vitórias ocorreram depois das minhas maiores derrotas.
Há aproximadamente onze anos, eu me preparava para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região e resolvi fazer um simulado uma semana antes da prova.
Ok! Preparei-me, tirei a tampa da caneta bic como se estivesse manipulando a faca do Rambo (se você é da minha geração, provavelmente sabe que esse era o grande momento do filme) e comecei a avaliação.
Quatro horas depois, fui corrigi-la e, de 120 itens, acertei 48, após o fator de correção. Na hora eu pensei em desistir, porque a nota não seria suficiente, levando em conta a pontuação dos demais candidatos.
Lembro-me de ter ligado para minha mãe e dito a ela que seria o último concurso que faria.
O fato é que eu odeio desistir e fui fazer a prova do concurso. Ao corrigi-la, verifiquei que a nota foi um pouquinho diferente: 85 de 120, com o fator de correção.
Depois vieram duas aprovações importantes na Polícia Civil do Distrito Federal, uma para Escrivão de Polícia e outra para Agente do Polícia.
Bem, talvez você esteja com aquela sensação: já pensou se tivesse desistido? É, eu penso nisso há alguns anos e te digo que essa seria uma história boa para dias difíceis, porém não seria contada.
Por isso, eu acredito em provérbios 21:31: “O cavalo é preparado para o dia da batalha, mas a vitória vem do SENHOR” e em salmos 37:5 “Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie Nele, e o mais Ele fará”.
12. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?
Olha, a primeira dica que eu dou aos estudantes é que vale a pena investir em preparação. Nesse cenário, você que optou pelo Gran está no caminho certo.
A segunda dica é: comprometimento e consistência… Arranje sempre um motivo para não desistir! Como diria Denzel Washington, “caia sete vezes e levante oito”!
Nosso querido campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, disse certa vez: “seja quem você for, seja qualquer posição que você tenha na vida, em nível altíssimo ou mais baixo social, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”.
Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Estude com o professor Anderson Ferreira do Espírito Santo
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Anderson Ferreira do Espírito Santo participou diretamente!
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!
Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa