Conheça o seu professor: Antônio Alex Pinheiro, especialista da Anatel e advogado!

Aqui no Gran, o professor Antônio Alex Pinheiro leciona aulas de Direito Civil, Direito Empresarial e Direito do Consumidor voltadas para a preparação para concursos públicos. Saiba mais sobre este incrível profissional!

Avatar


14 de Fevereiro6 min. de leitura

Natural de Coromandel, uma pequena cidade no interior de Minas Gerais, Antônio Alex Pinheiro sempre foi muito ligado à família, buscando ajudar em tudo que podia.

Quando criança, acordava cedo para auxiliar o pai nas atividades da fazenda. Aos 11 anos, além dos estudos regulares, também trabalhava como cobrador de van.

E, quando chegou à idade de escolher o seu próprio caminho, Antônio Alex Pinheiro buscou a mudança de vida para si e para a sua família por meio da educação e do mundo dos concursos públicos.

Conquistando o ingresso no curso de Engenharia Elétrica da UnB, enquanto ainda buscava a conclusão da graduação, ele começou a sua trajetória de aprovação, não desistindo quando as reprovações vieram.

O resultado foi um número ainda maior de aprovações, inclusive no cargo que exerce hoje: Especialista em Regulação da Anatel.

Hoje, Antônio Alex Pinheiro, além de ter conquistado a sonhada estabilidade e mudança de vida, auxilia milhares de concurseiros ao redor do brasil a tornarem os seus próprios sonhos uma realidade!

Entrevistamos o professor Antônio Alex Pinheiro para conhecer um pouco mais sobre a sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Continue a leitura e confira!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Confira abaixo a entrevista completa com o professor Antônio Alex Pinheiro

O professor Antônio Alex Pinheiro conquistou a sua primeira grande aprovação no vestibular seriado (PAS) para o curso de Engenharia Elétrica.

Depois dessa grande vitória, Antônio Alex Pinheiro decidiu o seu próximo grande objetivo: ingressar na carreira pública.

No entanto, suas primeiras tentativas não foram bem sucedidas: ele tinha a vontade de vencer, mas precisava de maturidade como concurseiro e de estudados mais direcionados!

Foi aí que começou a estudar de maneira mais direcionada, com o auxílio dos cursos preparatórios, e começou a conquistar as primeiras aprovações!

Foram elas: agente administrativo da Polícia Federal, técnico administrativo da Anatel, escriturário da Caixa Econômica Federal, Policial Rodoviário Federal e um processo seletivo do MEC.

Mesmo depois de tomar posse na Polícia Federal, Antônio Alex Pinheiro seguiu com os estudos, conquistando ainda mais aprovações nos anos seguintes.

Dentre elas, estava o cargo de Especialista em Regulação da Anatel, função que exerce até hoje e na qual é muito realizado!

Conversamos com o professor Antônio Alex Pinheiro para conhecer ainda mais sobre a sua trajetória. Confira abaixo!

Questões pessoais – Professor Antônio Alex Pinheiro

O trabalho voluntário está sempre muito presente na vida do professor Antônio Alex Pinheiro que, além de projetos específicos, também atua na advocacia pro bono.

Veja mais curiosidades sobre o professor Antônio Alex Pinheiro abaixo!

1. Qual é a sua naturalidade?

Nasci no interior de Minas Gerais, em uma cidade chamada Coromandel.

2. Quantos anos você tem?

Sou um amante da sétima arte, adoro cinema, séries e filmes.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Nas horas vagas gosto de praticar esportes e também realizo alguns trabalhos voluntários.

4. Há quanto tempo você dá aulas?

Eu leciono há aproximadamente 10 anos, sendo que com mais regularidade nos últimos 5 anos.

Questões sobre trabalho e estudos – Professor Antônio Alex Pinheiro

Em busca do contínuo crescimento acadêmico e profissional, o professor Antônio Alex Pinheiro concluiu três graduações: Engenharia Elétrica/UnB, licenciatura em Física e Direito/UnB.

Além disso, também conquistou pós-graduações, um mestrado, um doutorado e, atualmente, está realizando o pós-doutorado em Direito Civil pelo CEUB.

Conheça abaixo mais detalhes sobre a sua jornada acadêmica e profissional!

1. Qual o seu trabalho atual?

Atualmente ocupo o cargo de Especialista em Regulação na Anatel. Também sou advogado, exercendo principalmente a advocacia pro bono. E nos últimos 5 anos, com muito prazer, passei também a exercer o magistério regularmente.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Mineiro do interior, passei os meus 10 primeiros anos praticamente na zona rural. Mesmo criança, eu gostava de acordar muito cedo para ajudar meu pai, sendo que às 5 horas da manhã já estávamos trabalhando juntos com a enxada, preparando pastagens para o gado, tirando leite e fazendo queijos. Aparentemente tarefas duras, mas, para mim, era uma alegria esses momentos com meu pai.

Na companhia de minha família, em 1990, me mudei para Brasília/DF em busca de melhores condições de vida. A partir dos 11 anos, dividia meu tempo entre os estudos primários e um trabalho como cobrador de van de lotação de passageiros.

Estudei em escolas públicas, mas tinha um sonho de ser aprovado no vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Quando a UnB criou o vestibular seriado (PAS), fui aprovado para o curso de Engenharia
Elétrica.

Durante o curso, comecei a me interessar por concursos públicos, realizando minha inscrição para os concursos de técnico do TJDFT e STJ, mas fui reprovado. Inconformado, decidi que precisava de ajuda profissional para enfrentar os concursos.

Logo em seguida, me matriculei no antigo OBCURSOS, tendo inclusive a honra de ser aluno do professor Wilson Granjeiro. Foi quando despertou minha paixão pelo Direito.

A partir daí, conquistei as minhas primeiras aprovações em concursos públicos, sendo aprovado para os cargos de agente administrativo da Polícia Federal, técnico administrativo da Anatel, escriturário da Caixa
Econômica Federal, Policial Rodoviário Federal e um processo seletivo do MEC.

Após tomar posse no cargo de agente administrativo da Polícia Federal, continuei investindo na preparação para cargos de nível superior, fui aprovado para os cargos de oficial da PMDF, Especialista em Regulação da Anatel, professor da SEDF e professor do IFB.

Então, precisamente o que me motivou a escolher minha profissão foi uma perspectiva de melhores condições de vida para minha família.

3. Quando surgiu a vontade de ser professor?

Foi a partir do momento que me interessei pelas aulas de Direito. No decorrer dessas aulas, percebi que me identificava com esta tão desafiadora profissão.

Trabalhei como professor em algumas instituições, sendo que os primeiros resultados foram muito gratificantes, mas o convite para me juntar à equipe de uma instituição do tamanho do Gran e ainda lecionar disciplinas que adoro é muito desafiador.

Ter começado a minha trajetória de concursos no OBCURSOS e agora fazer parte da família Gran é uma conquista muito especial.

4. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Eu leciono Direito Civil, Direito Empresarial e Direito do Consumidor.

5. Quais foram os principais desafios na sua carreira?

As dificuldades financeiras de uma preparação profissional para enfrentar os concursos públicos. Acredito que a experiência de cursos preparatórios e de bons professores facilita a aprovação em concursos públicos.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Recorri ao auxílio de cursos preparatórios e de professores experientes, planejamento prévio, aprendizado regular e com foco em disciplinas chaves, estudo aprofundado em períodos mais distantes e revisões de vésperas, resolução de muitas questões de concursos, simulação do ambiente de prova (até mesmo porque “treino é treino, jogo é jogo”), prática de escrita cursiva e o mais importante: sempre carregando muita energia positiva e acreditando que serei aprovado.

7. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Fiz a graduação em Engenharia Elétrica/UnB, uma licenciatura em Física e também me graduei em Direito/UnB.

Logo depois, cursei pós-graduações em Direito Notarial e Registral e Processo Civil. Conclui um mestrado pela UnB em 2019 e um doutorado em Direito pelo CEUB em 2023.

Atualmente, estou em fase final de um doutorado pela UnB e um pós-doutorado em Direito Civil pelo CEUB, principalmente com o objetivo de me tornar um professor melhor.

8. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?

Colo lembretes em quadros e paredes para facilitar a memorização.

9. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

As matérias de Direito Penal e Processual Penal, não gosto muito.

10. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Com Direito Civil foi amor à primeira vista.

11. O que você fazia nos dias em que a motivação falhava em aparecer?

Estudar algo que gosto muito, como Direito Civil. E também acreditar que a preparação é um processo contínuo, sendo importante manter um estudo regular.

12. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.

Entrar no serviço público foi uma das melhores decisões da minha vida. A minha carreira pública me proporcionou vivenciar experiências inesquecíveis, principalmente poder ajudar a sociedade em determinados assuntos, conhecer pessoas e lugares incríveis e, sobretudo, muito crescimento pessoal.

13. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Posso dizer que sou muito realizado no meu cargo público e mais ainda como professor, principalmente por poder contribuir um pouquinho com uma instituição como Gran que vem transformando a vida de milhares de brasileiros.

Mensagem Final do professor Antônio Alex Pinheiro

A experiência de ser aprovado em um concurso público é incrível, muito recompensadora e faria tudo de novo. Tenha sempre muita energia positiva, acredite em seu potencial, estude com regularidade, que logo você será aprovado. E pode sempre contar comigo! Grande Abraço.

Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Estude com o professor Antônio Alex Pinheiro

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Antônio Alex Pinheiro participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


14 de Fevereiro6 min. de leitura