Conheça o seu Professor: Carolina Carvalhal, advogada!

Aqui no Gran, a professora Carolina Carvalhal leciona aulas de Direito Penal e Processo Penal para concursos públicos e pós-graduação. Saiba mais sobre a trajetória desta incrível profissional!

Por
5 min. de leitura

Desde muito cedo, Carolina Carvalhal já sabia que gostaria de seguir a carreira jurídica. Ainda na adolescência, por questões familiares, ela começou a pesquisar sobre Direito, mais especificamente sobre Direito Penal.

Aos 17 anos ela se mudou para Brasília, cidade na qual buscou a sua graduação em Direito pelo UniCeub Centro Universitário de Brasília.

A partir de então, Carolina Carvalhal passou a se aprofundar cada vez mais nos conhecimentos da área, conquistando uma série de especializações na área de Direito Público e atualmente realizando um mestrado em Direito Penal.

Já a carreira de professora era outro sonho com o qual Carolina Carvalhal se identificou desde cedo. Inspirada pelos professores que conheceu em sua trajetória, ela foi monitora de monografia durante a graduação e, a partir daí, teve muitas outras oportunidades de estar presente em salas de aula.

Hoje, Carolina Carvalhal trabalha como advogada na área criminal, além de auxiliar alunos e alunas de todo o Brasil a conquistarem os seus sonhos de aprovação em concursos públicos e de especialização profissional!

Conversamos com a professora para conhecer um pouco mais sobre a sua trajetória acadêmica, pessoal e profissional. Confira no conteúdo abaixo!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Carolina Carvalhal

“Minha grande paixão é a possibilidade de ajudar pessoas a conquistarem seus sonhos”. Guiada por este desejo, a professora Carolina Carvalhal auxilia pessoas diariamente, tanto em seu trabalho como advogada, como também como professora.

Com muito carisma e didática, as suas aulas são capazes de transformar até mesmo os assuntos mais complexos em verdadeiras jornadas de aprendizado!

Confira abaixo a entrevista completa que realizamos com a professora!

Questões pessoais – Professora Carolina Carvalhal

Mudando-se para Brasília/DF muito cedo, a professora Carolina Carvalhal ainda leva sempre consigo o amor pela cidade natal (Salvador/BA) e também o característico sotaque!

Confira abaixo mais curiosidades!

1. Qual é a sua naturalidade?

Salvador/BA. Saí de Salvador aos 17 anos e fui morar em Brasília até a presente data. Eu amo Salvador, adoro viajar para minha cidade natal, mas tenho um carinho por Brasília enorme.

2. Quantos anos você tem?

42

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Meus hobbies são leitura, ir ao teatro, viajar com a minha família. Livro pedileto: “21 lições para o século 21” e “Nudge – empurrão para escolha certa”.

Meu estilo de música favorita é: MPB, adoro trabalhar com músicas instrumentais clássicas.

Sabor do sorvete que mais gosto: cajá (ou taberebá) e mangaba (talvez não conheça esses sabores, são frutas nativas do nordeste e norte… Eu sou nordestina!). Uma curiosidade divertida sobre mim: sou a última a rir em uma piada (rs…)

4. Compartilhe uma curiosidade aleatória sobre você

Que sou baiana, mas já tenho 24 anos de Brasília e adoro permanecer com meu sotaque baiano.

Questões sobre trabalho e estudos – Professora Carolina Carvalhal

Atender chamados de prisão em flagrante tarde da noite, dirigir por horas com um carro antigo e ter que deixar o seu filho (bem pequeno) com uma rede de apoio em plena madrugada gelada foram alguns dos maiores desafios enfrentados por Carolina Carvalhal em sua carreira como advogada criminal.

Conheça abaixo mais detalhes sobre a trajetória acadêmica e profissional da professora!

1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?

Atuo na advocacia criminal. Meu dia é bem movimentado e nunca existe um dia igual ao outro. Faço audiências, sustentação oral, júris. Ministro aulas em cursos de extensão e de pós-graduação.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Minha grande motivação foi saber (na adolescência) que minha família foi vítima de um crime hediondo (latrocínio consumado). A partir dessa informação, eu comecei a pesquisar sobre o Direito, especialmente sobre o Direito Penal. Desde o ensino fundamental eu já tinha escolhido cursar Direito.

3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Sou formada em Direito e tenho várias especializações (todas no Direito Público, com ênfase em Direito Penal e Processual Penal). Atualmente sou mestranda em Direito Penal.

4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?

O maior desafio que enfrentei na minha profissão foi atender chamados de prisão em flagrante de madrugada longe de Brasília, dirigir por horas com um carro velhinho e ter que deixar meu filho (bem pequeno) com uma rede de apoio em plena madrugada gelada.

5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Eu sou extremamente realizada na minha carreira. Cheguei onde sempre almejei: amo ser professora e advogada. Minha grande paixão é a possibilidade de ajudar pessoas a conquistarem seus sonhos.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Minha maior tática foi ter muita disciplina, estudo e obstinação. Agarrei todas as oportunidades e, quando não chegavam, eu fazia com que essas oportunidades existissem. Sou obstinada.

7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Não existia deixar de revisar a matéria, mas sempre tive muita facilidade com Direito Penal e Processual Penal.

8.Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Eu sou estudiosa e nunca aceitei ser mediana, mas estudar Direito Tributário, Financeiro e Empresarial me dava aquele frio na barriga. Aff…. Eu sofri com esses ramos do Direito.

9. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?

A minha mania é falar baixinho e ouvir música instrumental bem calma e bem baixinha.

10. Como você se tornou professor(a)?

Sempre foi meu sonho ser professora. A minha grande inspiração foram os maravilhosos professores que tive ao longo da minha vida acadêmica nos ensinos fundamental, médio e universitário.

Tive o privilégio de estudar com mestres vocacionados e comprometidos com o ensino. Ainda na graduação eu fui monitora de monografia e eu adorava o que fazia. Cada vez mais foi aflorando essa vontade e paixão pelo magistério.

11. O que você mais gosta em ser professor?

Certamente poder colaborar na vida do meu aluno em busca da realização de um sonho que vai impactar, não apenas ele, mas também aqueles que o cercam. Como sou feliz por essa possiblidade!

12. Há quando tempo você dá aulas?

Tem algum tempinho já. Iniciei na docência em 2006. Faz muita diferença ter tempo de atuação dentro de uma sala de aula. Eu entendo que é de extrema importância que o professor tenha essa experiência.

13. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Leciono Direito Penal (partes geral e especial) e Processo Penal.

14. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?

Eu foco na minha disciplina. A motivação sempre vai oscilar. Manter a disciplina é a chave de ouro para o sucesso.

15. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.

Uma grande conquista para mim foi ver meus mentorados serem aprovados. A cada aprovação eu vibro lado a lado com meu aluno.

Felizmente eu reúno várias vitórias também na advocacia. Ver um acusado ser absolvido e ter o reconhecimento do meu trabalho escrito nas páginas da decisão judicial não tem preço.

16. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?

Siga o seu objetivo sem se preocupar com a motivação, às vezes ela não estará presente, mas você precisa persistir e manter sua disciplina. Não tema, continue. Você é capaz.

Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Estude com a professora Carolina Carvalhal

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Carolina Carvalhal participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Por
5 min. de leitura