Foi por volta dos seus 17 anos que Cleirton Monte se interessou pela área de Tecnologia da Informação pela primeira vez. Na época, estagiando em uma fábrica, tudo começou quando se interessou pelo processo de impressão de um documento.
A partir daí, ele conta que iniciou um curso de informática básica, por incentivo dos pais, e foi crescendo cada vez mais na área, até se tornar Técnico Judiciário na área de Infraestrutura de TI na Justiça Federal do Ceará e professor!
Hoje, ele se dedica a manter os sistemas funcionando e a garantir a segurança da informação no Tribunal.
Além disso, auxilia concurseiros de todo o Brasil a conquistarem a aprovação dos seus sonhos, bem como alunos que buscam se aperfeiçoar na área de Tecnologia da Informação!
Nosso entrevistado da semana, o professor Cleirton Monte, compartilhou um pouco mais sobre sua jornada pessoal, acadêmica e profissional. Venha conferir!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Série “Conheça o Seu Professor” :
Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!
|
Em suas aulas, além de trazer muita didática e aplicações práticas, o professor Cleirton Monte compartilha toda a profundidade dos conhecimentos adquiridos em suas pós-graduações, mestrado e no seu dia a dia como servidor.
Já tendo sido concurseiro, com um grande número de aprovações, Cleirton Monte também compreende de perto a realidade do aluno, oferecendo dicas práticas e eficazes para quem busca otimizar seus resultados.
Abaixo, confira a entrevista completa realizada com o professor!
Questões pessoais – Professor Cleirton Monte
Muito ligado à família e a à religião, o professor Cleirton Monte sempre tem palavras de incentivo e motivação para compartilhar.
Conheça abaixo mais curiosidades que ele compartilhou com a nossa equipe!
1. Qual é a sua naturalidade?
Nascido em Fortaleza/CE e gosto da proximidade com a família, ter uma rede de apoio sempre por perto.
2. Quantos anos você tem?
33 anos.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Em uma outra vida (risos) gostava de jogar futsal. Hoje em dia, me sinto bem em passar tempo com a família e conversar com as pessoas.
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Cleirton Monte
Professor oficialmente há 4 anos, Cleirton Monte já ministrou aulas em cursos de inclusão digital na comunidade, universidades e em preparatórios para concursos.
Conheça abaixo mais detalhes sobre a sua trajetória acadêmica e profissional!
1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?
Atuo na área de Tecnologia da informação, mais precisamente na área de infraestrutura de TI na Justiça Federal do Ceará.
Nós, como servidores, somos responsáveis por gerenciar algumas áreas dentro da justiça para manter os sistemas funcionando e cuidando da segurança da informação no órgão
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
Não lembro bem, mas na minha mente vem meus pais falando sobre computadores (mesmo sem termos um).
Eu também estagiei em uma fábrica e me mandaram buscar uma impressão (a 500 metros de distância). Fiquei olhando por onde esse papel iria passar para eu ir buscar (risos).
Quando voltei, eu olhei pro computador e disse: “vou trabalhar com isso, muito legal apertar um botão aqui e o papel sair lá do outro lado.” Isso aconteceu aos meus 16 para 17 anos.
Paralelamente, meus pais me incentivaram a fazer um curso de informática básica na comunidade em uma associação social.
Muito tímido, não queria ir sem saber nada, falei que só iria se tivesse um computador em casa para poder mexer e depois ir. Com esforço, meus pais compraram e fui.
Desde antes e em diante, Deus foi cuidando para que as coisas dessem certo. Digamos que eu escolhi (sem saber, mas com Deus usando meus pais) a profissão e ela aceitou (risos).
Depois disso foi muito estudo, pessoas que ajudaram na caminhada e dedicação até chegar aqui (não que seja longe, rsrsrs)
3. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Sou graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, bacharel em Engenharia de Telecomunicações; pós-graduado em Segurança da Informação, pós-graduado em Ciência de Dados; e mestre em Engenharia de Telecomunicações.
4. Quais foram os principais desafios na sua carreira?
A TI é uma área desafiadora pela importância e dinamismo que ela possui. As tecnologias mudam rapidamente, surgem novos problemas a todos instante e é um desafio o profissional de TI se manter atualizado e conciliar com a vida fora do trabalho como a família. A atualização exige um esforço a mais do que as horas de trabalho.
5. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Não considero o cargo dos sonhos, já passei por alguns cargos, mas sempre na área. Não consigo dizer qual seria o “cargo dos sonhos”, pois existem fatores que só descobriremos ao estar lá.
Espero que o cargo que é o sonho de Deus pra mim, me encontre. Estou no CR (cadastro de reserva) do Senado e me causa uma sensação empolgante, explosiva, a possibilidade de ser chamado.
Por enquanto, estou no campo do sonho, poderia renovar a resposta ao ser nomeado, se assim Deus o quiser.
6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
O caminho no mundo dos concursos é muito complexo e vai além do estudo. O que sempre tento passar é: estude, dê o seu máximo, não deixe ninguém para trás e entregue seu esforço nas mãos de Deus. Ele saberá cuidar dos resultados.
Se você fez sua parte (não necessariamente ser o melhor, mas fazer o seu melhor), Deus irá ajudá-lo (“Esforça-te que eu te ajudarei).
Se o resultado não veio, mesmo fazendo seu melhor, creia nele e saiba que aquele cargo não era o sonho dEle pra você. “Espere no Senhor”.
E porque digo que é complexo e é nítida a dependência de Deus? No concurso, não basta estudar e ser o melhor, no dia da prova você tem que estar bem de saúde, psicológico, confortável… Sua família tem que estar bem, a prova tem que vir de acordo com o que você estudou (ninguém consegue estudar tudo).
São diversos fatores que não dependem de nenhum ser humano, contamos sempre com a benção do Pai que sabe o que é melhor pra nós (“Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam ao Senhor”).
7. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
As disciplinas que me identifico se tornam mais fáceis, como redes e segurança. Gosto muito dessa área, ainda lembro da impressora. Depois descobri que se chamava “redes de computadores” e fui buscar essa área.
8. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
A depender do concurso, tinham várias. Mas na área de TI especificamente, tive dificuldades em boa parte dos assuntos de desenvolvimento e uma parte de banco de dados. Por isso sou de infra (risos).
9. Como você se tornou professor(a)?
Sempre tive o desejo de poder compartilhar o conhecimento que foi compartilhado comigo. Nasci e me criei em uma “favela” e pude experimentar o que o estudo pode fazer por uma vida, por uma família.
Ao sentir isso, me veio o desejo de poder compartilhar e permitir que outras possam sentir o que eu sinto. Mas isso não vem de mim, é Deus quem abre nossos olhos e nos faz querer olhar para nossos irmãos. Deus é bom demais, Ele é Pai.
Tentava ensinar um pouco na faculdade, no YouTube, até chegar a ser professor universitário e também para concursos públicos. No entanto, não foi rápido e nem fácil.
Conseguir um espaço exige esforço e ajuda de outros irmãos (veja que sempre Deus usa seus filhos para ajudar outro, é assim que devemos nos relacionar sempre).
O caminho foi estudar, tentar ajudar e compartilhar tudo que aprendia e sempre tentando levar isso para os familiares e a comunidade.
Costuma-se dizer por aí que, quando uma pessoa de periferia sai dela, “a favela venceu”.
Eu meio que discordo, a favela vence, quando essa pessoa volta para compartilhar o que ela recebeu com os que ainda estão lá, assim muitos outros poderão mudar de vida. Acho que esse sentimento casa muito com a vida do professor.
E não posso deixar de mencionar: tive ótimos professores, eles iam sempre além das matérias, enxergavam o ser humano ali e me ajudaram bastante.
Começamos com os pais, irmãos, amigos, familiares que nos ensinam ao longo dessa vida e vamos passando pela escola, cursos técnicos, faculdade e trabalhos.
Deus sempre foi muito bom comigo e colocou ótimas pessoas que me mostravam o relacionamento, se importavam, ajudavam a continuar, a se levantar e concluir as etapas da vida.
10. Há quanto tempo você dá aulas?
Oficialmente, tem uns 4 anos; contando com cursos de inclusão digital na comunidade, professor universitário e em preparatório para concursos.
11. O que você mais gosta em ser professor?
A partilha, o encontro, a possibilidade de mudança.
12. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
No Gran, eu atuo na área de TI, tanto para concursos quanto na pós.
Minha especialidade é na área de infraestrutura de TI que passa por sistemas operacionais, arquitetura de computadores, redes de computadores e segurança da informação.
13. O que faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?
A motivação nem sempre vai estar presente e precisamos ter a disciplina e o objetivo claro na mente. Sempre focar no verdadeiro motivo de estar fazendo o que faz. Pode demorar um pouco para entender, mas, se pensar bem, vai encontrar.
Arrisco dizer que, em 99,9999 das vezes, o real motivo não é o dinheiro por si só, mas as pessoas, a família, o relacionamento. E lembre-se, isso vem de Deus: fomos feitos para nos relacionar.
14. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.
Cada aprovação em concurso que tive é uma vitória, desde o mais básico ao mais avançado. Cada um foi uma conquista e teve sua importância na caminhada. Uma outra conquista foi o mestrado, também foi muito bom.
Não coloquei a família como conquista porque não foi: ela foi um presente que meu Pai me confiou para cuidar.
15. Por fim, que dica você daria para si mesmo quando começou?
Não pare: persevere. Os tempos que paramos podem custar caro no futuro. Informem-se, busquem conhecimento, se relacionem e compartilhem.
E tenham paciência: espere sempre em Deus, faça sua parte, mas confie nele (“O cavalo prepara-se para a batalha, mas do Senhor vem a vitória”).
E quando não entender o resultado, lembre-se “os meus sonhos são mais altos que os seus; os meus pensamentos são mais altos que os seus, assim como o céu está acima da terra”.
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Cleirton Monte participou diretamente!
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!
Comece a estudar com o Gran!
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives!
Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa