Conheça o seu professor: Cristiny Mroczkoski, advogada!

Aqui no Gran, a professora Cristiny Mroczkoski leciona aulas de Direito Processual Civil, Direito Civil, alguns pontos de Direito Financeiro e Administração Pública. Saiba mais sobre esta incrível profissional!

Avatar


10 de Janeiro5 min. de leitura

Cavalo selado não passa duas vezes: ou a gente monta ou ele passa!” Foi motivada por este lema, sempre dito por sua mãe, que Cristiny Mroczkoski conquistou a graduação em Direito pela PUCRS, duas especializações, um mestrado e se tornou professora em cursos voltados à magistratura com nível de pós-graduação!

Nunca recuando diante dos desafios da jornada que almejava trilhar, Cristiny Mroczkoski atua hoje como advogada e professora, auxiliando muitos os alunos que buscam se especializar em suas áreas de atuação e também aqueles que sonham com a aprovação no cargo público dos sonhos!

Saiba mais detalhes sobre a trajetória pessoal, acadêmica e profissional da professora Cristiny Mroczkoski com a entrevista abaixo!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Cristiny Mroczkoski

Natural do Rio Grande do Sul e de uma família simples, Cristiny Mroczkoski foi a primeira a ingressar na área do Direito!

Apesar daquela não ter sido a sua primeira escolha, assim que começou o curso, soube que era exatamente o caminho que gostaria de trilhar. Além da “sede de justiça”, a professora cita como foi atraída pela possibilidade de ser um refúgio e apoio para as pessoas.

Confira abaixo tudo o que rolou na conversa com a professora Cristiny Mroczkoski.

Questões pessoais – Professora Cristiny Mroczkoski

Com a música muito presente em sua vida, Cristiny Mroczkoski gosta de estudar escutando música clássica! Além disso, ela também toca piano!

Por conta da forte conexão que tem com a cultura do Rio Grande do Sul, Cristiny Mroczkoski também considerou o curso de Medicina Veterinária.

Veja abaixo mais curiosidades sobre a professora!

1. Qual é a sua naturalidade?

Porto Alegre/RS.

2. Quantos anos você tem?

36 anos.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Ler, brincar com a Bella (minha cachorrinha), fazer yoga…

4. Você tem algum hobbie?

Cozinhar e tocar piano.

5. Há quanto tempo você dá aulas?

Há 10 anos.

Questões sobre trabalho e estudos – Professora Cristiny Mroczkoski

Você sabia que a primeira experiência da professora Cristiny Mroczkoski foi, na verdade, uma substituição que fez para um amigo que iria viajar? A aula era de Processo Civil e, mesmo nervosa, ela, como sempre, não recuou diante do desafio!

Na época, ela tinha apenas 3 anos de formada. Pouco tempo depois, nessa mesma faculdade, Cristiny Mroczkoski logo foi contratada como Professora de Processo Civil. E o resto é história!

Confira abaixo mais detalhes sobre a trajetória acadêmica e profissional da professora Cristiny Mroczkoski.

1. Qual o seu trabalho atual?

Advogada e professora.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Meus pais são pessoas simples e muito batalhadoras, não possuem curso superior. Eu e a minha irmã sempre tivemos muito incentivo para os estudos.

Na época de iniciar a faculdade, por ser do Rio Grande do Sul e ter muito amor à tradição, iniciei o curso de Medicina Veterinária, mas sentia muito preconceito dentro do curso, principalmente para que mulheres pudessem realizar trabalhos com animais de grande porte.

Isso me levou a escolher outro caminho, até mesmo porque o Direito já estava na sequência das minhas opções. Entrei com “sede de justiça” e me apaixonei pelo curso! Tanto pela oportunidade de “pensar”, como de ser refúgio e apoio para as pessoas. Certamente isso impactou para que hoje eu seja advogada e professora.

3. Quais foram as principais dificuldades em sua carreira?

Oportunidades. Sou a única da família na área do Direito, logo nunca tive grandes facilidades e indicações.

4. Quando surgiu a vontade de ser professor?

Sinceramente, sempre admirei tanto os professores que para mim era algo muito distante. Imaginava que chegaria a essa honraria com muitos anos de carreira.

Após 3 anos de formada, um colega da pós-graduação me convidou para substituí-lo na faculdade que ele lecionava, porque iria viajar e precisava que fosse ministrada uma aula de Processo Civil. Lembro que fiquei extremamente nervosa mas aceitei na mesma hora.

Acho que me descobri professora em sala de aula… O nervosismo sumiu logo que iniciei, me apaixonei pela docência e nunca mais consegui sair!

Naquele mesmo semestre a faculdade teve que contratar um professor de Processo Civil em regime emergencial, porque outro professor precisou se ausentar. Assim, fui chamada a assumir e lá estou até hoje! Sem dúvidas teve um pouco das mãos de Deus me dando uma “forcinha” pelo caminho…

5. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Principalmente Direito Processual Civil e Direito Civil, mas também ministro alguns pontos de Direito Financeiro e Administração Pública.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Sempre busquei me dedicar muito para conseguir algum apoio, seja de professores ou de colegas nas faculdades que frequentei. Consegui bolsa para cursar o mestrado por passar em terceiro lugar na prova seletiva. Isso fez toda a diferença para conquistar novas oportunidades e para melhor me aperfeiçoar para a docência.

Eu tinha que ler uma média de 600 páginas, tanto em Português, Espanhol, Francês, como em Italiano, para realizar seminários semanais. Foi muito difícil, mas sempre tive muita dedicação às oportunidades que passaram. Acho que essa foi a melhor tática. Minha mãe sempre me ensinou: cavalo selado não passa duas vezes, ou a gente monta ou ele passa!

7. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Direito (PUCRS). Possuo duas especializações: Direito do Estado e Direito Processual Civil. Também tenho mestrado em Direito Público.

8. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?

Ouvir música clássica! Me acalma e me dá mais concentração.

9. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Direito Penal… Quem ama Civil “odeia” Penal…

10. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Processo Civil, Direito Civil e Direito Constitucional.

11. O que você fazia nos dias em que a motivação falhava em aparecer?

Sentava com um “big” café ou um chimarrão e fazia, mesmo sem motivação.

12. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.

Minha trajetória sempre foi marcada por muito esforço e dedicação… Fiquei 2 anos “fora do mundo”, sem muita internet e sem muito lazer até conseguir terminar o mestrado, pois com a bolsa tinha que ter muitas publicações, participar de congressos e seminários.

Mas cresci muito, principalmente profissionalmente, o que me possibilitou ser titular da disciplina de Processo Civil em diversos cursos pelo brasil, e hoje, principalmente, estar no Gran.

Sou uma das poucas advogadas e professoras em cursos voltados a magistratura com nível de pós-graduação, principalmente na Escola do Rio Grande do Sul, uma das mais antigas no setor.

13. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Hoje trabalho com o que me realiza, me traz imensa felicidade e também conforto. Minha sensação é de realização e respeito pela trajetória que construí.

Contudo, acredito que vivemos muitos ciclos e podemos ter novos sonhos ao longo da jornada… Acho que isso nos dá o movimento necessário para novas conquistas!

Mensagem Final da professora Cristiny Mroczkoski

Siga firme e não calcule o seu tempo pelo dos outros. Seu grau de dedicação deve ser mensurado dentro das SUAS possibilidades… Um pouco a cada dia é melhor que nada. E o mais importante: acredite em você e na sua trajetória, pois o pensamento positivo, aliado à sua dedicação tem poder de realização!

Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Estude com a professora Cristiny Mroczkoski

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Cristiny Mroczkoski participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


10 de Janeiro5 min. de leitura