Conheça o seu professor: Fernanda Feitosa, enfermeira da SES DF!

Aqui no Gran, a professora Fernanda Feitosa leciona aulas de conhecimentos da área da saúde em cursos preparatórios para concursos, Residências e especializações. Saiba mais sobre a história desta incrível profissional!

Avatar


13 de Dezembro de 2023

Você sabe o que é a teoria da felicidade? De acordo com a professora Fernanda Feitosa, esta é a sua filosofia de vida e reflete a ideia de que: “Sucesso sozinho não traz felicidade, mas a felicidade é o mais potente ímã para o sucesso!”

De fato, sempre com um sorriso no rosto, a professora e enfermeira Fernanda Feitosa é completamente realizada profissionalmente, exercendo hoje o cargo de Enfermeira de Atenção Básica na Secretaria de Saúde do DF e lecionando aulas em cursos preparatórios para concursos, Residências Multiprofissionais e de pós-graduação para a área da saúde com muito carisma, didática e dedicação!

Apaixonada por cuidar de pessoas, Fernanda Feitosa transforma vidas por meio da saúde e da educação, dois campos muitos importantes nas vidas de todos nós!

Conversamos com a professora Fernanda Feitosa para conhecer um pouco mais da sua jornada pessoal, acadêmica e profissional. Venha conferir!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Fernanda Feitosa

Em sua infância, Fernanda Feitosa foi diagnosticada com uma doença nos pés que poderia, potencialmente, impedi-la de andar.

Contudo, com o apoio da família, da avó materna e de uma equipe ortopédica, ela conta como conseguiu vencer o diagnóstico. A partir dali, ela percebeu como o cuidado era poderoso e capaz de transformar vidas.

Assim, seguiu apaixonada pela área da saúde até a época em começou a buscar o ingresso na faculdade. O objetivo inicial era o curso de medicina e Fernanda Feitosa compartilhou como foi um desafio se preparar para provas tão complexas e concorridas.

No entanto, todo o período foi essencial para que aprendesse a estudar, e, no processo, ela descobriu o amor pela área de enfermagem, caminho profissional que decidiu seguir mesmo depois de conquistar a nota necessária para ingressar na faculdade de medicina.

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Fernanda Feitosa!

Questões pessoais – Professora Fernanda Feitosa

Além de professora e enfermeira, Fernanda Feitosa também é esposa e mãe, colocando sempre a sua família em 1° lugar em todos os seus planejamentos: “para ela e por ela, eu ia e irei sempre em frente”, ela afirmou.

De fato, garantir mais tempo para estar com a família foi uma das razões pelas quais Fernanda Feitosa decidiu deixar o âmbito privado de atuação e começar a prestar concursos públicos: ela buscava uma carreira que permitisse exercer a sua vocação de vida e ter tempo para os importantes momentos e cuidados com a sua família.

Muito carinhosa, ela afirma ser apaixonada por abraços da sua família, buscando sempre dá-los e recebê-los!

Muito determinada, Fernanda Feitosa continuou seguindo firme em seus objetivos, mesmo depois de obter reprovações. E, eventualmente, chegou a chance de prestar o Concurso SES DF, no qual conquistou a aprovação que mudaria a sua vida!

Abaixo, conheça mais detalhes pessoais sobre a professora Fernanda Feitosa!

1. Qual é a sua naturalidade?

Sou de Barbalha /CE.

2. Quantos anos você tem?

42 anos e muita lenha para queimar.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Fotos, filmes, dança, brincar de boneca com as minhas filhas e ler!

4. Você tem algum hobbie?

Trabalhos artesanais e manuais me acalmam, faço bijus…

5. Há quanto tempo você dá aulas?

Desde a faculdade, comecei com aulas em cursinho solidário e, logo depois, lecionei para Técnicos de Enfermagem. Assim que terminei a 1ª pós, fui convidada pelo professor a dar aulas em pós-graduação e aí, nunca mais parei… Já são 20 anos lecionando.

Questões sobre trabalho e estudos – Professora Fernanda Feitosa

A primeira semente para começar a pensar em concursos públicos, de acordo com a professora Fernanda Feitosa, veio das salas de aula.

Lecionando desde a época da faculdade, ela eventualmente foi chamada para dar aulas em cursinhos para concursos públicos. Então, os próprios alunos começaram a motivá-la a pensar sobre a carreira pública.

Quando veio para Brasília, motivada pelo Concurso SES DF, Fernanda Feitosa conheceu o Gran pela primeira vez! Mesmo sem dinheiro para investir na preparação, ela contou com a ajuda do sobrinho do seu marido para ter acesso aos materiais e o resto é história!

Fernanda Feitosa não só conquistou a aprovação na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, como também se tornou professora do Gran!

Sempre em busca de aprimoramento profissional, hoje ela já coleciona 5 especializações!

1. Qual o seu trabalho atual?

Sou enfermeira de Atenção Básica na Secretaria de Saúde do DF e professora de alguns cursos de pós e para concursos.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Quando criança, tive uma doença nos meus pés e o diagnóstico de que não poderia andar. Deus me curou através dos cuidados de meus pais, minha avó materna e uma equipe ortopédica maravilhosa. Ali, decidi cuidar.

Tentei medicina por muitos anos, mas não passava (aprendi a estudar nesta situação). No ano em que passei para enfermagem, minha nota dava para entrar em medicina, mas já no primeiro semestre me apaixonei pela arte e ciência do cuidar e amo a minha profissão.

Se sou boa professora, sou por ensinar o que faço, o que acredito e o que amo.

3. Quando surgiu a vontade de ser professor?

Sempre no intuito de ajudar. Havia um projeto solidário na faculdade, para ajudar alunos carentes a entrar na faculdade. Participei e nunca mais parei.

4. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Saúde Pública, legislação do SUS, primeiros socorros, epidemiologia, imunização e disciplinas específicas para enfermagem, agentes de saúde e cuidadores.

5. Quais foram as principais dificuldades em sua carreira?

Sou sortuda por ter me formado em uma excelente universidade. Os primeiros empregos na época não foram difíceis. Com o passar dos anos, o serviço privado me dava visibilidade, bom salário, mas não me dava autonomia.

Meu trabalho me consumia, dentro e fora do horário de expediente.

Minha primeira filha , hoje com 15 anos, chegou a chamar a babá de mãe. Também enfrentei uma crise no casamento, pois era só trabalho. Foi aí que decidi estudar para concursos.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Ter uma meta, criar um plano e persistir nele. Chorar nas perdas, aprender com as falhas e lutar até consegui. Ter a minha família ao meu lado também foi essencial: para ela e por ela, eu ia e irei sempre em frente.

7. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Sou enfermeira e tenho 5 especializações: Dermatologia, Auditoria, MBA em Gestão, Preceptoria do SUS e Gerontologia.

8. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?

Ouvir música! Tenho playlists para cada momento, além de amar rabiscar os materiais (só eu entendo).

9. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Nas gerais: Português, Raciocínio Lógico e Informática.

10. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

As específicas da minha área. Simplesmente amo estudar epidemiologia e legislação do SUS.

11. O que você fazia nos dias em que a motivação falhava em aparecer?

Ainda hoje, sou muito dengosa. Abraços me energizam, peço dengo, colo dos filhos, do marido e da mãe. Também respeito meu momento, descanso, desligo a mente e volto bem melhor.

12. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Sim, com certeza. A sensação é de muita empolgação, me vejo com vontade de trabalhar todos os dias e me deito tranquila na maioria deles.

Perfeito, não é. Afinal a saúde pública no Brasil, especialmente em regiões carentes e desfavorecidas é difícil, mas as recompensas são incontáveis.

Mensagem Final da professora Fernanda Feitosa

Eu sou apaixonada pela teoria da felicidade, tudo vem se nos mantivermos felizes. Então, a minha mensagem é: seja feliz no processo… 

É possível! Exercite, todos os dias , todos mesmo. Agradeça por alguma coisa, por estar vivo, por ter o que comer, por ter tido um livramento, agradeça.

Faça uma prece (independente de sua religião, acredite em um ser superior, converse com ele em prece) e faça algo por alguém, sem esperar nada em troca. Só faça: abra uma porta, dê preferência no trânsito, ajude.

Detalhe: sucesso sozinho não traz felicidade, mas a felicidade é o mais potente ímã para o sucesso!

Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Estude com a professora Fernanda Feitosa

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Fernanda Feitosa participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Avatar


13 de Dezembro de 2023