Conheça o Seu Professor: Leonardo Murga, Auditor do TCDF!

Aqui no Gran, o professor Leonardo Murga auxilia os concurseiros com técnicas para gabaritar provas discursivas e técnicas em diversas carreiras. Ele também recebeu o apelido carinhoso de "Meu Malvado Favorito" de seus GranAlunos. Descubra mais sobre esta e sobre outras curiosidades!

Avatar


18 de Outubro de 2023

“Às vezes é preciso aprender a correr antes de começar a andar.” Você sabia que esta célebre frase do personagem Tony Stark, proferida no filme Homem de Ferro, seria o último incentivo que o professor Leonardo Murga precisaria para tomar a decisão que mudaria toda a sua vida?

Naquela época, trabalhando em uma empresa multinacional na área da tecnologia, Leonardo Murga tinha promoções à vista, além da possibilidade de crescer muito se permanecesse, até mesmo tendo a possibilidade de trabalhar em outros países. Ainda assim, ele sentia que algo estava faltando.

Para ajudá-lo, o pai chegou a sugerir que tirasse férias e viajasse para Brasília, onde poderia ponderar um pouco mais sobre a possibilidade de prestar concursos públicos.

No entanto, depois de muitas reflexões e um longo dia de trabalho, enquanto assistia ao filme, Leonardo Murga decidiu que correria antes de começar a andar: afinal, ele não apenas iria para Brasília, como iria para vencer.

Mantendo-se fiel aos seus objetivos, Leonardo Murga hoje é Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal, além de auxiliar milhares de concurseiros em suas missões de aprovação aqui no Gran.

Quer saber mais? Acompanhe o conteúdo e conheça mais sobre este incrível profissional!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Sua APROVAÇÃO ou seu dinheiro de VOLTA

Só quem mais aprova em todas as carreiras têm coragem de fazer essa aposta 🚀

Garanta a sua Assinatura Ilimitada Vitalícia com o MELHOR PREÇO DA HISTÓRIA e ainda devolveremos todo o dinheiro investido se o aluno não for aprovado. Isso mesmo!

E não para por aí! Confiamos tanto nos nossos produtos que oferecemos de bônus R$ 100 a ser revertido para inscrição em concursos. Não perca essa oportunidade!

Clique aqui e GARANTA o seu DESCONTO!

Confira abaixo a entrevista completa com o professor Leonardo Murga

Questões pessoais – Professor Leonardo Murga

Filho de servidores públicos do judiciário, o professor Leonardo Murga conta que foi motivado pelos seus pais (especialmente pelo seu pai), a seguir a carreira pública desde o início.

No entanto, ele precisou se aventurar primeiro na iniciativa privada para efetivamente descobrir que aquele era realmente o melhor caminho para a sua trajetória!

Quando isso aconteceu, não houve quem ou o que o parasse. Muito determinado, inteligente e atento aos detalhes, ele até mesmo ganhou a alcunha de “Meu Malvado Favorito” quando começou a trabalhar no Gran.

Isso, contudo, vindo de um lugar de muito carinho, foi porque, apesar de duro/rígido nas correções, ele sempre se preocupa muito com os alunos, buscando auxiliá-los de todas as maneiras possíveis.

Confira abaixo mais curiosidades sobre a sua trajetória pessoal!

1. Qual é a sua naturalidade?

Sou natural de Brasília, Distrito Federal.

2. Quantos anos você tem?

Tenho 40 anos.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Meus passatempos favoritos são jogar alguma coisa no PlayStation ou no PC, treinar boxe, ler e viajar.

4. Você tem algum hobbie?

Meu hobby atual é jogar Street Fighter 6. Para quem quiser jogar comigo, basta me adicionar na Capcom Fighters Network pelo apelido “auditor”. E sim, eu sei que não é um apelido lá muito criativo ou original, haha!

5. Há quanto tempo você dá aulas?

Dou aulas para concursos públicos desde 2015. Comecei com aulas particulares. A partir daí, fui caminhando até felizmente chegar ao Gran em 2018.

Questões sobre trabalho e estudos – Professor Leonardo Murga

Por ser um professor especializado em avaliações discursivas e peças técnicas, muitas pessoas acreditam que Leonardo Murga é formado em letras ou em alguma área correlata.

Contudo, ele na verdade é formado em Administração de Empresas e começou a sua carreira primeiramente como trainee em uma empresa multinacional, logo depois de concluir a faculdade.

Já como concurseiro, a sua trajetória teve início depois de se mudar do Rio de Janeiro para Brasília e ele conta que estudava todos os dias, indo até a Biblioteca da Legião da Boa Vontade (LBV) e sentando-se sempre no mesmo lugar.

Naquela época, Leonardo Murga conta que deu tudo de si aos estudos, estudando fizesse chuva ou sol.

Ele também confessou que o primeiro cargo que tinha em mente era o de Oficial de Inteligência da ABIN. Contudo, como o último concurso tinha acontecido há muito tempo, ele alterou os seus objetivos, eventualmente deparando-se com a possibilidade de se tornar Auditor do TCDF.

Saiba um pouco mais sobre a trajetória acadêmica e profissional do professor abaixo!

1. Qual o seu trabalho atual?

Sou Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Trabalhar na iniciativa privada, numa multinacional, foi a minha maior motivação para me tornar servidor público.

3. Quando surgiu a vontade de ser professor?

Eu sempre gostei da ideia de ser professor e poder ajudar. Quando comecei a estudar para concursos públicos, logo no início, já havia decidido que tentaria me aventurar a lecionar algo de útil para a nação dos concurseiros. Só não sabia se daria certo, rs!

4. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Técnicas para toda sorte de provas discursivas e peças técnicas, sobretudo para as áreas de controle / (tribunais de contas e controladorias), fiscal (fiscos de diversos entes), afetas ao ciclo de alta gestão do Poder Executivo (carreiras como as do Banco Central, por exemplo) e legislativa (Senado Federal, Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, dentre outras casas legislativas).

Ademais, há cursos meus também para a área de segurança pública (Agência Brasileira de Inteligência e variadas polícias, em especial para a Polícia Federal e para a Polícia Civil do Distrito Federal), dentre outras.

5. Quais foram as principais dificuldades em sua carreira?

Bom, na minha carreira como Auditor de Controle Externo, diria que a principal dificuldade foi passar no concurso, rs!

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Não sei se o que vou dizer se qualifica como uma tática propriamente dita, mas penso que foi enfiar na minha cabeça de melão que eu só terminaria de estudar para concursos quando fosse aprovado, sendo o resto todo secundário.

E aqui eu deixo uma ponderação que reputo como importante: esse modo de pensar funcionou para mim. Não quer dizer que seja o jeito certo ou a única abordagem para o problema então posto.

7. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Eu sou formado em Administração e possuo pós-graduações em Controladoria Governamental e em Contratos Administrativos.

8. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?

Como eu estudava para concursos públicos numa biblioteca, minha “mania” por lá era a de sempre me sentar no mesmo lugar.

Alguns que me acompanharam à época diziam que era superstição, outros pensavam se tratar de TOC, a realidade, entretanto, é muito mais simples: era calor.

Eu me sentava sempre no mesmo lugar, pois era o local mais bem ventilado do ambiente. Outra mania é a de não gostar de estudar (e de trabalhar) em cadeiras confortáveis.

Parece meio sem sentido, mas o acolchoamento me dá conforto, que, por sua vez, me dá preguiça, que, por sua vez, me leva ao PlayStation.

9. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Continuo tendo dificuldade em Contabilidade Geral. Nunca vou aprendê-la e estou em paz com isso.

10. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Direito Constitucional, Administração Financeira e Orçamentária e Economia eram a hora do recreio para mim. Julguem-me, rs!

11. O que você fazia nos dias em que a motivação falhava em aparecer?

Era lembrar da promessa feita comigo mesmo: eu não iria parar de estudar até passar num concurso público que fosse coerente com o tamanho do esforço até então empreendido. A partir daí, baixava a cabeça e estudava.

12. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Então, o ambiente de trabalho dos Tribunais de Contas é absolutamente sensacional e tenho convicção de que são os melhores lugares para se trabalhar na estrutura da Administração Pública brasileira.

Quanto ao trabalho em si, é o que é: trabalho. Minha realização profissional, de verdade, advém de dar aulas e de ver a evolução dos meus alunos.

Receber uma mensagem de agradecimento acompanhada de uma história de aprovação sempre me motiva!

Mensagem Final do professor Leonardo Murga

Pessoal, não se enganem: estudar para concursos públicos é, ao mesmo tempo, extremamente penoso e um privilégio. Busquem, sim, inspiração nas jornadas daqueles que já venceram, porém nunca deixem de ter em mente que a trilha de cada um é extremamente particular.

Uns demorarão mais para passar, outros menos; uns terão mais sorte, outros nem tanto; há aqueles que terão mais facilidades ou dificuldades com determinados conteúdos, com o próprio acesso aos locais de provas.

Enfim, o ponto de partida de cada um é diferente e problemas aqui e acolá sempre existirão, mas saibam, nunca conheci ninguém que não tentou o suficiente e não passou. Em suma, não parem, pois, no final, sempre valerá a pena!

Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Entrevista em vídeo com o professor Leonardo Murga!

Uma história tão inspiradora quanto a do professor Leonardo Murga merece ser contada duas vezes! Veja abaixo a entrevista que o professor deu ao canal “Imparável” do CEO do Gran, Gabriel Granjeiro.

Estude com o professor Leonardo Murga

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Leonardo Murga participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com este incrível profissional!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


18 de Outubro de 2023