Conheça o seu professor: Lídia Marangon, Defensora Pública do DF!

Aqui no Gran, a professora Lídia Marangon auxilia concurseiros a dominar a matéria de Direito Processual Civil e também ministra aulas nos cursos de pós-graduação da Gran Faculdade. Conheça mais sobre a sua história abaixo!

Avatar


25 de Outubro de 2023

Fazer acontecer, sem dúvidas, é um lema na vida da professora Lídia Marangon. Desde conseguir um emprego como professora de inglês aos 16 anos, até começar a estagiar na Defensoria Pública no 3° semestre de faculdade, ela sempre deu o máximo para tornar realidade tudo aquilo com o que sonhava!

O mesmo aconteceu com a conquista do cargo de Defensora Pública do Distrito Federal, um sonho que teve início desde a época do ensino médio.

Lídia Marangon enfrentou jornadas duplas, reprovações, dificuldades financeiras e muitos outros obstáculos até que pudesse comemorar a nomeação no cargo dos sonhos.

Mas missão dada, para a professora Lídia Marangon, sempre foi sinônimo de missão cumprida.

Assim, em 2013, com a publicação do edital da Defensoria Público do DF, depois de passar por inúmeros cargos e trabalhos na iniciativa pública e privada, a professora Lídia Marangon passou a exercer a função que já tinha o seu coração desde tão cedo.

Hoje a professora Lídia Marangon transforma a vida de muitas pessoas, tanto no exercício da Defensoria Pública , como também no âmbito da educação, ajudando alunos e concurseiros a atingirem patamares cada vez maiores em seus objetivos de vida!

Conversamos com a professora Lídia Marangon para conhecer um pouco mais sobre a sua história, sua trajetória e outras curiosidades. Venha conferir!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Sua APROVAÇÃO ou seu dinheiro de VOLTA

Só quem mais aprova em todas as carreiras têm coragem de fazer essa aposta 🚀

Garanta a sua Assinatura Ilimitada Vitalícia com o MELHOR PREÇO DA HISTÓRIA e ainda devolveremos todo o dinheiro investido se o aluno não for aprovado. Isso mesmo!

E não para por aí! Confiamos tanto nos nossos produtos que oferecemos de bônus R$ 100 a ser revertido para inscrição em concursos. Não perca essa oportunidade!

Clique aqui e GARANTA o seu DESCONTO!

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Lídia Marangon

Nascida em Taguatinga/DF e filha de corretores de imóveis, Lídia Marangon foi a primeira pessoa do seu ciclo familiar imediato a buscar a carreira pública. Desde cedo, era fácil perceber que ela era uma pessoa muito determinada e esforçada.

Estudando inicialmente em uma escola privada e fazendo um curso de inglês desde os 12 anos, ela infelizmente enfrentou uma situação familiar complicada quando os seus pais se divorciaram.

Buscando terminar o curso o mais rápido possível, ela deu tudo de si, concluindo todos os níveis aos 16 anos e, em seguida, pedindo ao dono da escola que a contratasse.

Lídia Marangon, afinal de contas, sabia que tinha um sonho grande a realizar e queria garantir que os recursos financeiros existiriam para que pudesse torná-lo uma realidade, como investir em uma faculdade, por exemplo.

Diante de tanta determinação, mesmo que a contratação fosse um tanto complicada, o dono da escola concordou. Assim, ela cursou o ensino médio na escola pública, enquanto trabalhava.

Um dia, a coordenadora da antiga escola particular entrou em contato com Lídia, com o intuito de informá-la sobre a sua nota de 1ª fase do Programa de Avaliação Seriada (PAS): a razão? Ela tinha conseguido a nota mais alta de toda a escola!

Assim, Lídia Marangon recebeu uma bolsa integral para que ela e o seu irmão concluíssem a educação naquela mesma escola particular onde iniciou a sua jornada.

Questões pessoais – Professora Lídia Marangon

Saiba mais sobre a trajetória pessoal e curiosidades da professora Lídia Maragon abaixo!

1. Qual é a sua naturalidade?

Sou de Brasília/DF.

2. Quantos anos você tem?

42 anos.

3. Quais são os seus passatempos favoritos?

Assistir séries, jogar beach tennis, viajar e passear com a família.

4. Você tem algum hobbie?

Coleciono imãs de geladeira relacionados aos lugares que conheço em viagens.

5. Há quanto tempo você dá aulas?

No Gran, sou professora desde 2018, mas leciono desde os meus 16 anos. Comecei como professora de inglês, depois fui professora universitária e, após, ingressei no mundo dos concursos.

Questões sobre trabalho e estudos – Professora Lídia Marangon

Depois de concluir o ensino médio, a professora Lídia Marangon ingressou na faculdade de Direito e logo começou a estagiar na Defensoria Pública do Distrito Federal às terças e quintas-feiras, de maneira voluntária.

Com a graduação e a necessidade de se sustentar financeiramente, Lídia Marangon deixou a carreira de professora de inglês, passou a advogar na iniciativa privada e a dar aulas em faculdades de Direito no período noturno.

No entanto, o sonho de ingressar na carreira pública e o de se tornar Defensora não tinham sido deixados de lado.

Assim teve início a jornada de conciliações de Lídia Marangon: trabalhando o dia todo e por parte da noite, ela conta que tinha apenas o horário de almoço e o período da madrugada para se dedicar.

Mesmo com uma rotina tão puxada, depois de cerca de 1 ano de estudos, ela conquistou simultaneamente as suas 3 primeiras aprovações: no TJDFT, nos Correios e no TRF1.

As próximas aprovações viriam depois que ela já exercia a função de nível médio no TJDFT. Daí vieram as aprovações para cargos de nível superior no Tribunal de Justiça do DF, TST, TRT de Goiânia, TRT São Paulo e TRF da 1° região.

Mas, foi em sua terceira jornada de estudos, motivada pelo edital para a Defensoria Pública do DF de 2013, que ela finalmente tornou o seu sonho uma realidade!

Saiba mais detalhes sobre a trajetória acadêmica e profissional da professora Lídia Marangon abaixo!

1. Qual o seu trabalho atual?

Sou Defensora Pública do DF.

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

O estágio na Defensoria Pública foi o meu primeiro incentivo. Ao ter mais contato com o órgão durante o estágio, aprendi bastante, gostei da atividade e resolvi seguir a carreira.

3. Quando surgiu a vontade de ser professor?

Com 16 anos me tornei professora em um curso de inglês e passei a amar a profissão.

Ao me formar em Direito, migrei para a área jurídica e fiz pós-graduações, o que me permitiu dar aulas em cursos de Direito de Faculdades do DF.

Desde então, não larguei mais a profissão e adoro. Faço com muito gosto e tenho muito carinho pelos meus alunos e alunas, bem como pela atividade em si.

4. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Direito Processual Civil.

5. Quais foram as principais dificuldades em sua carreira?

Na Defensoria Pública, a principal dificuldade é a grande quantidade de trabalho. Atendemos inúmeras pessoas e o volume de processos é bastante alto.

Como professora, a principal dificuldade é atingir um nível de excelência que agrade a maioria dos alunos, mas, com muita dedicação, isso passa a ser um prazer e não uma dificuldade.

6. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Definir a carreira. Começar a estudar desde logo (antes da publicação do edital). Fazer bons cursos preparatórios. Estudar com bastante concentração e com objetivos predeterminados. Fazer muitos exercícios. Escolher bons materiais. Estudar muita jurisprudência dos Tribunais Superiores.

7. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Sou graduada em Direito. Sou pós-graduada em Direito Público, Direito Processual Civil, Direito de Família e Sucessões e Direito do Consumidor.

8. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?

A mania é ter que estar com a mesa arrumada. Não gosto de estudar com várias coisas desorganizadas sobre a mesa, pois isso atrapalha minha concentração.

9. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Tive mais dificuldade em Direito Previdenciário, porque realmente não tenho gosto pela disciplina. Também não era muito fã de Direito Empresarial e Tributário, no início. Depois, acostumei e passei a gostar.

10. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Direito Civil e Direito Processual Civil eram as que eu tinha mais facilidade. Em seguida, Direito Constitucional, Penal e Processo Penal.

11. O que você fazia nos dias em que a motivação falhava em aparecer?

Normalmente, minha falta de motivação era associada ao cansaço. Então, eu dormia algumas horas e voltava aos estudos revigorada.

Outra tática era sair de casa um pouco, passear, esquecer dos estudos por algumas horas. Depois, era uma nova pessoa e voltava a estudar com gás total.

12. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Já trabalho no cargo dos meus sonhos. A sensação é indescritível. É uma mistura de felicidade e realização. Sou grata todos os dias por não ter desistido de estudar e por acreditar que eu era capaz de ser aprovada.

Mensagem Final da professora Lídia Marangon

Estudar é, sem dúvida alguma, uma excelente oportunidade de ingressar em uma das brilhantes carreiras do serviço público, dentre tantas excelentes opções, tais como as carreiras de magistrados, promotores, defensores públicos, advogados públicos e demais.

Foque e tente garantir o máximo de pontos possíveis nas primeiras fases. Esse é o caminho certo para a aprovação.

É extremamente importante criar uma base doutrinária sólida, que possibilitará, com o tempo, o alcance de um alto nível de conhecimento e de acertos nas questões de prova.

Comecei minha trajetória nos concursos há algum tempo, fui aprovada em vários e já estive na sua posição. Sei bem como é difícil esse caminho até a aprovação no concurso dos sonhos.

Mas saiba que vale a pena o esforço, a dedicação e a abdicação. Não tenha medo de encarar seus desafios. Seja forte e determinado (a).

Após a aprovação, cada um desses momentos de dificuldade será lembrado apenas como algo que passou rapidamente e você será um (a) vitorioso (a)! Conte comigo nessa caminhada!

Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Entrevista em vídeo com a professora Lídia Marangon!

Quer conhecer ainda mais sobre a história da professora Lídia Marangon? Confira abaixo a entrevista que ela realizou para a série “Todo Mundo Pod” aqui do Gran!

Estude com a professora Lídia Marangon

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Lídia Marangon participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

CONCURSOS 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


25 de Outubro de 2023