Conheça o seu professor: Liliane Augusto, Consultora Técnica do MS!

Aqui no Gran, a professora Liliane Augusto ministra aulas de cursos preparatórios para concursos públicos e de especializações na área da enfermagem. Saiba mais sobre a trajetória desta incrível profissional!

Por
6 min. de leitura

Natural de Uberaba/MG, Liliane Augusto mudou-se de sua cidade natal para seguir o seu sonho: trabalhar na área de enfermagem e de Saúde Pública!

Enquanto Liliane Augusto ainda era estudante na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, era costume utilizar os manuais técnicos e publicações do Ministério da Saúde nos seus estudos, especialmente por não ter condições, na época, de comprar os livros da graduação.

Ela ainda não sabia na época, mas, alguns anos mais tarde, estaria contribuindo para a produção de vários destes mesmos materiais, como colaboradora ou revisora.

Além disso, Liliane Augusto também é docente, auxiliando milhares de concurseiros e alunos da área da saúde a realizarem os seus sonhos de aprovação e de aperfeiçoamento profissional!

Conversamos com a professora Liliane Augusto para conhecer um pouco mais sobre a sua inspiradora trajetória. Venha conferir!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Série “Conheça o Seu Professor” :

Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h!

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Liliane Augusto

Apaixonada pela área de Saúde Pública, Liliane Augusto completou, em maio de 2024, 10 anos de atuação no Ministério da Saúde!

Desde muito cedo, ela já sabia que gostaria de seguir a carreira de saúde e, apesar de ter sonhado primeiramente com o curso de Medicina, foi a enfermagem que conquistou o seu coração e com a qual trabalha até hoje!

Confira abaixo a entrevista completa com a professora Liliane Augusto!

Questões pessoais – Professora Liliane Augusto

Você sabia que uma excelente escolha de presente para a professora Liliane Augusto são mapas? Pois é! Afinal, um de seus grandes amores é a cartografia!

Conheça abaixo mais curiosidades sobre a professora!

1. Qual é a sua naturalidade?

Nasci em Uberaba, em Minas Gerais e fiquei por lá até me formar em Enfermagem na, então, Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro (hoje, Universidade Federal do Triângulo Mineiro). Tenho muito orgulho de ser mineira.

Morei também em Belo Horizonte (antes de me mudar para Brasília), onde me estabeleci como profissional de saúde e servidora.

Em Brasília, encontrei meu lugar do coração. Estou há exatos 10 anos morando em Brasília.

2. Quais são os seus passatempos favoritos?

Meu hobbie é aprender! Amo estar no processo de aprender qualquer coisa nova, qualquer assunto (sou muito eclética); Mas claro que tenho meus temas prediletos: adoro Geografia / Cartografia (quer me dar presente? Me dê um mapa!). Também sou muito musical e fico horas tentando decorar letras de música.

3. Compartilhe uma curiosidade aleatória sobre você

Sou muito tímida e qualquer coisinha fico toda corada, com as bochechas vermelhas! Adoro a docência e falar em público não é um problema, mas sou bem “travada” nas redes sociais. Peça uma tese de doutorado, mas não me peça pra fazer um stories ou um reels… É um desafio!!!

Questões sobre trabalho e estudos – Professora Liliane Augusto

Apesar de ter se formado em Uberaba/MG, pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, Liliane Augusto logo foi para Belo Horizonte em busca de especialização.

Por lá, ela se especializou em obstetrícia pela UFMG / Hospital Sofia Feldman e conquistou também as suas primeiras aprovações em seleções públicas municipais.

Depois disso, veio a mudança para Brasília, trazendo não apenas a oportunidade de trabalhar para o Ministério da Saúde, como também de realizar o mestrado em Saúde Materno infantil pela Fiocruz!

Já as experiências como professora de Liliane Augusto tiveram início desde a época do ensino médio, estendendo-se até hoje!

Confira abaixo mais detalhes sobre o que ela nos contou sobre a sua jornada acadêmica e profissional!

1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?

Sou Consultora Técnica do Ministério da Saúde, docente e pesquisadora nas horas “vagas”. No Ministério da Saúde realizo o sonho diário de servir ao maior sistema de saúde do mundo: o SUS! Aliás, em maio de 2024, completo 10 anos de Ministério!

2. O que te motivou a escolher essa profissão?

Foi a profissão quem me escolheu! Eu queria fazer medicina. Na minha cidade só tinha uma faculdade federal com 2 cursos: medicina e enfermagem.

Nos anos 90, ser aprovado em medicina era algo bem difícil. A concorrência era absurda e exigia uma dedicação imensa. As poucas faculdades privadas ofereciam um curso muito caro e inviável para mim.

Não havia possibilidade de financiamentos como hoje em dia. Além disso, eu precisava trabalhar e tinha pressa! Daí me aconselharam a prestar o vestibular de enfermagem e depois fazer medicina, mas a enfermagem me conquistou: foi um caminho sem volta.

3. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?

Meu cargo dos sonhos é ser gestora pública federal, o cargo de EPPGG. Mas, de certa forma, minha atuação no Ministério da Saúde me aproxima muito da rotina de um gestor federal.

4. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?

Minha tática para seguir é estar sempre “apaixonada” pelo que faço. Se me desinteresso de algo, não adianta, não consigo seguir em frente. Então, no meu caso, amar a Saúde Pública acaba sendo meu maior combustível.

5. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?

Sou enfermeira de formação. Fui para BH recém formada, onde fiz obstetrícia pela UFMG / Hospital Sofia Feldman. Já no Ministério da Saúde, tive a oportunidade de fazer Mestrado em Saúde Materno infantil pela Fiocruz e me tornei especialista em Informática em Saúde pelo Sírio Libanês.

6. Quais foram os principais desafios na sua carreira?

Seguir o meu sonho foi meu maior desafio: sair de Uberaba, tentar a vida fora de casa, correr o mundo! Estar longe do seu ninho é a parte mais difícil.

7. Como você se tornou professora?

A enfermagem por si só nos prepara na marra para ser docente. Desde o ensino médio, busquei dar aulas particulares para fazer uma graninha.

Na faculdade fui monitora ou instrutora em várias disciplinas.

Logo que me formei, surgiram convites para dar aulas, primeiro em cursos técnicos, depois para graduação em faculdades e pós-graduação ou preceptorias e, no Gran, nos preparatórios para concursos e residências.

Depois da Saúde Pública, a docência é minha segunda paixão.

8. Há quanto tempo você dá aulas?

Contando desde as aulas particulares na minha época de ensino médio, já se vão 25 anos tentando repassar um pouquinho do que sei.

9. O que você mais gosta em ser professor?

A melhor coisa é um aluno te mandar uma mensagem dizendo que conseguiu finalmente entender algo que não lhe entrava na cabeça; que, através da sua didática, é possível inspirar mudanças, virar chaves, mudar rotas, transformar vidas. É emocionante receber esses retornos dos alunos. Não tem preço!

10. Quais são as matérias que você leciona no Gran?

Minha disciplina do coração é Saúde da Mulher e da Criança, mas já gravei vários outros temas no Gran no campo da saúde.

11. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?

Sou uma negação nas disciplinas de exatas e aquelas que exigem estudo de texto jurídicos.

12. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?

Sem dúvidas, as disciplinas de biológicas! As minhas preferidas eram: Genética, Embriologia, Anatomia, Urgência e Emergência etc. Mas amava também Geografia e História, justamente porque tive professores maravilhosos que me aproximaram dessas disciplinas.

13. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete? 

Minha mania é fazer mapinhas mentais! Estou sempre rabiscando algo no meu Ipad. Sou muito visual e preciso desse exercício para apreender.

14. O que você faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?

Procuro entender o que está travando o processo. Ser for cansaço, dou uma pausa, assisto um filminho, procuro oxigenar o cérebro. E, em muitas ocasiões, basta parar uns minutos, dar uma organizada na mesa de trabalho, fazer um café e voltar ao trabalho.

15. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.

Parece bobo o que vou compartilhar, mas aí vai: durante a faculdade, não tive condições de comprar livros. Usava os livros da biblioteca da faculdade (geralmente as edições mais velhas).

Aí “descobri” uma mina de ouro: os manuais técnicos e publicações do Ministério da Saúde, que eram de graça e acabavam por ser uma síntese mais atual da literatura científica. Eu devorava esses manuais.

Mal sabia que, anos mais tarde, eu teria meu nome na contra capa de um desses…Meu orgulho hoje é estar sempre trabalhando como colaboradora ou revisora em alguma publicação do Ministério da Saúde do meu país.

16. Qual dica você daria para si mesmo quando começou?

Não perca um só minuto da sua vida achando que você não pode conseguir o que quiser. Acredite em você! Não tenha medo, porque o papai do céu vai te apoiar sempre! Você pode tudo, basta acreditar e trabalhar com fé!

Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!

Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.

Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?

Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1)  é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.

Faça o download gratuito do material!

Estude com o professora Liliane Augusto

Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais a professora Liliane Augusto participou diretamente!

Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!

O que é a Série “Conheça o seu Professor”?

Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
6 min. de leitura