28 de Fevereiro de 1983: para Roberto Witte esta é mais do que apenas uma data. Afinal, naquele dia, ele iniciou o seu caminho como professor de inglês, carreira com o qual se identificou e na qual segue até hoje!
De lá para cá, o professor Roberto Witte já auxiliou muitos alunos na sonhada conquista da fluência em inglês, publicou livros e auxiliou concurseiros de todo o Brasil a conquistarem o cargo público dos sonhos!
Conversamos com o professor Roberto Witte para conhecer um pouco mais sobre a sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional. Venha conferir!
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Série “Conheça o Seu Professor” :
Novas entrevistas toda quarta-feira, às 17h! |
🚀 PANORAMA DOS CONCURSOS 2025
A programação mais completa para ficar por dentro dos maiores concursos e vagas previstas para você se preparar ainda em 2025.
Inscreva-se no formulário abaixo e saiba como mudar de vida 👇
Confira abaixo a entrevista completa com o professor Roberto Witte
Desde muito cedo, Roberto Witte desenvolveu uma grande curiosidade e autonomia, especialmente quando o assunto era aprender.
Em 1983, na busca por mais conhecimento e pela conquista do nível superior, ele começou a dar aulas de inglês com o intuito de custear o cursinho para ingressar na faculdade.
Apesar das idas e vindas, e de ter se formado na área de Ciências Econômicas, Roberto Witte eventualmente percebeu que já tinha conhecido a sua grande vocação em 1983: a docência em Inglês.
Hoje, Roberto Witte se aperfeiçoa cada vez mais na sua missão de ensinar, trazendo, sempre que possível, os seus conhecimentos sobre o processo de aprendizagem do cérebro humano para otimizar ainda mais as suas aulas!
Confira abaixo a entrevista completa realizada com o professor Roberto Witte!
Questões pessoais – Professor Roberto Witte
Ufologia, histórias sobre o mar, maquetes e dioramas: estes são alguns tópicos que interessam muito o professor Roberto Witte fora do contexto das salas de aula!
Ficou curioso para conhecer mais curiosidades sobre ele? Descubra abaixo!
1. Qual é a sua naturalidade?
Nasci em Santo André, região do ABC de São Paulo. Fui criado em Diadema e cresci em meio às indústrias automobilísticas (Mercedes-Benz, Volkswagen. Scania, Ford, Toyota e GM). Identifico-me com cidades litorâneas e de montanha.
2. Quantos anos você tem?
Nasci em 5 de Julho de 1965… Agora, façam as contas, haha.
3. Quais são os seus passatempos favoritos?
Gosto de ler histórias sobre o mar, Ufologia, comportamento humano e estudar o processo de aprendizagem do cérebro humano.
Produzo os meus materiais sempre considerando como o cérebro humano aprende. Inclusive, os meus cursos de inglês profissionalizante e conversação para brasileiros são baseados nestes conhecimentos.
Meus hobbies são miniaturas, dioramas e maquetes. Ah, também sou apaixonado pelas minhas cachorrinhas (tenho 6). Na verdade, sou apaixonados por animais.
4. Compartilhe uma curiosidade aleatória sobre você
Penso que um fato inesperado que sempre conto é falar sobre os hobbies e interesses que mencionei na resposta anterior.
Questões sobre trabalho e estudos – Professor Roberto Witte
Formado em Ciências Econômicas pela USP, o professor Roberto Witte já escreveu 5 livros, tanto na área de inglês para concursos, como também envolvendo a sua área de formação.
Roberto Witte também foi patrocinado pela FIPE para organizar um dicionário voltado para as áreas de economia, contabilidade, finanças, direito e comércio exterior.
Hoje, além de ministrar aulas de inglês particulares, ele também leciona em cursos para concursos públicos!
Saiba mais sobre detalhes sobre a sua trajetória profissional!
1. Além do Gran, você tem uma carreira na qual atua profissionalmente?
Hoje, sou professor do Gran. mas atuo em outros cursos menores também. Tenho alguns alunos particulares e, em breve, lançarei meu próprio curso de conversação online.
2. O que te motivou a escolher essa profissão?
Na verdade (Actually), foi meio que sem querer. Em 1983, na época do cursinho pré-vestibular, comecei a dar aulas de inglês por uma escola de São Bernardo do Campo para pagar a mensalidade desse cursinho (meu pai não tinha condições de arcar com essa despesa).
O meu objetivo era passar no vestibular e cursar Engenharia Naval na USP. Não logrei êxito no vestibular para engenharia e cursei Matemática por 1 semestre. Parei, prestei vestibular novamente e passei para Ciências Econômicas também na USP.
Ao longo da faculdade, percebi que não tinha muito tino para trabalhar como economista e continuei dando aulas de inglês.
Em 1999 fui convidado a escrever um livro pela Editora Saraiva; depois, ela me pediu um outro livro. Em 2010 escrevi meu primeiro livro voltado para concursos pela Editora Impetus.
Escrevi mais 2 livros pela Impetus e depois fui patrocinado pela FIPE a organizar um dicionário voltado para as áreas de economia, contabilidade, finanças, direito e comércio exterior.
Por todos esse tempo, continuei com as aulas e produção de material. E tem sido assim desde 28 de Fevereiro de 1983.
3. O que você mais gosta em ser professor?
Saber que estou dando a minha experiência e conhecimento a outras pessoas que buscam seus sonhos.
4. Há quanto tempo você dá aulas?
Desde 28 de Fevereiro de 1983. Um tempinho bom, né?
5. Quais são as matérias que você leciona no Gran?
Inglês.
6. Quais foram os principais desafios na sua carreira?
Acho que o maior desafio (e a maior sorte também, explico mais adiante) foi os meus pais não terem formação escolar para me ajudar.
Meu pai nasceu na Alemanha no início da 2ª Guerra Mundial (04 Agosto 1940). Ele fez até o 2° ano primário em uma Alemanha devastada e, aos 13 anos, veio para o Brasil, onde trabalhou para a Volkswagen e Mercedes-Benz. Aposentou-se em 1987 e faleceu em 1994.
Minha mãe nasceu em 1945 e estudou até a 4ª serie do primário. Mas, o fato de meus pais não terem tido a oportunidade de estudar e não conseguirem me ajudar com as tarefas escolares, se provou um ótimo motivo para eu ir atrás dos meus interesses e sonhos por conta própria.
Hoje sou muito autossuficiente em muitos assuntos e isso me tornou alguém que não espera nada de ninguém para buscar meus sonhos. Em outras palavras: acabei me tornando autônomo e não fico esperando as coisas caírem do céu.
7. Quais foram suas melhores táticas para conseguir chegar ao seu objetivo?
Perseverança, ter escrito meus livros e gostar do que faço.
8. Qual a sua graduação? Possui alguma especialização?
Sou formado em Ciências Econômicas pela USP. Escolhi essa área depois de dar aulas particulares dentro de um banco inglês (Lloyds Bank, acho que não existe mais). Pretendo fazer uma especialização aqui na Gran faculdade, na área de educação.
9. Em quais matérias você teve mais dificuldade enquanto estudava?
Estatística…Sempre tive muita dificuldade…Ainda quero(e vou) aprender direitinho rssss.
10. Em quais matérias teve mais facilidade durante os estudos?
Física, Química, Matemática (exceto Estatística, haha) e, lógico, Inglês. Ah, sempre fui bom em Biologia (adoro).
11. Você tem alguma mania durante os estudos? Andar, falar sozinho, mascar chiclete?
Procuro estudar escutando música barroca, jazz ou de meditação. Sempre de forma confortável, mas nunca deitado, porque dá sono.
Estudo por 35-45 minutos e dou uma pausa de 10 minutos para que o cérebro produza os neurotransmissores necessários para que meus pensamentos fluam.
12. O que você faz nos dias em que a motivação falha em aparecer?
Brinco com minhas cachorras e contemplo minhas maquetes, miniaturas e dioramas.
13. Fale um pouco sobre a sua jornada de aprovação no cargo público e/ou grande conquista em sua trajetória até o momento.
Ser, talvez, o professor de inglês para concursos mais conhecido no país (pelo menos, é o que ouço por parte dos alunos e escolas onde leciono).
14. Você já trabalha no cargo dos seus sonhos? Se sim, qual a sensação? Se não, qual é e por quê?
Eu gostaria de ter uma posição de coordenação motivacional e organização de metodologia de material pedagógico (pdf e videoaulas, por exemplo).
Penso que eu tenho boas ideias para transformar PDFs e videoaulas em formatos mais agradáveis e produtivos aos aprendizes.
Faço isso tudo em meus projetos pessoais, mas tenho certeza que eu poderia agregar muita coisa ao Gran, por exemplo.
O mundo virtual muda muito rapidamente e o desenvolvimento de diferentes tipos de abordagens nos materiais pode facilitar o aprendizado dos nossos alunos, penso eu.
15. Qual dica você daria para si mesmo quando começou?
Acho que eu deveria ter estudado mais 1 ou 2 anos e tentado cursar Engenharia Naval; minha grande paixão são navios. Mas, na época, eu não tive orientação e acabei indo para o caminho da educação…E não me arrependo de ter me tornado professor de inglês.
Está iniciando sua trajetória no mundo dos concursos públicos? Leve este guia com você!
Ingressar no mundo dos concursos públicos pode ser um grande desafio, especialmente se você está começando do zero.
Por onde começar? Quais tipos de concurso existem? Como funciona o serviço público?
Se você já teve qualquer uma dessas dúvidas, o Manual do Concurseiro Iniciante (Volume 1) é o material para você! Por meio dele, você recebe uma introdução ao mundo dos concursos públicos e o que cada movimentação (até a publicação do edital) quer dizer na prática.
Faça o download gratuito do material!
Estude com o professor Roberto Witte
Confira abaixo cursos e outros conteúdos nos quais o professor Roberto Witte participou diretamente!
Ao estudar com o Gran, você também terá a oportunidade de desfrutar de muitas outras aulas com esta incrível profissional!
O que é a Série “Conheça o seu Professor”?
Por meio de entrevistas, a Série “Conheça o seu Professor” pretende aproximar ainda mais os alunos dos professores que diariamente participam das jornadas de aprovação por meio de materiais, videoaulas, lives! Se você gostou do conteúdo, fique ligado no Blog! Toda quarta-feira, a entrevista de um novo professor ou professora será publicada!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa