Conheça a trajetória de sucesso de nossos Professores-Diplomatas

Avatar


21 de novembro4 min. de leitura

Igor Barbosa quadrado2.fwOs candidatos e candidatas do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) costumam ver nos últimos aprovados do exame os melhores exemplos a serem seguidos. Isso porque esses jovens diplomatas acabaram de passar pelo mesmo que os atuais concorrentes estão passando e foram bem sucedidos. Ao repetir a receita de sucesso, as chances de um resultado positivo são consideráveis. E é exatamente aí que está o diferencial do Curso de Preparação Extensiva do Gran Cursos Online para o CACD 2017[1]. As aulas e exercícios disponíveis a qualquer um pela Internet são, em sua maioria, ministrados por recém-aprovados no Concurso e que, além disso, são especialistas nas disciplinas pelas quais são responsáveis. Esse é o caso do Secretário Igor Barbosa, nosso Professor de Noções de Direito e Direito Internacional Público[2].

Igor da Silva Barbosa é baiano, nascido em Salvador e graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Belo exemplo, portanto, aos candidatos nordestinos que se sentem em condições menos favorecida de preparação para o CACD do que os candidatos do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Igor prova que bons candidatos podem vir de qualquer região brasileira ou mesmo estando no exterior, ainda mais se estudarem com o apoio da Internet, oportunidade oferecida pelo Gran Cursos Online.

Aprovado pelo CACD de 2008, Igor seguiu trajetória de carreira pouco convencional. Logo concluir o Curso de Formação do Instituto Rio Branco(IRBr)[3], resolveu antecipar sua primeira remoção ao exterior – normalmente os recém-egressos do IRBr permanecem por alguns anos prestando serviços em Brasília – e partiu para destino de considerável sacrifício pessoal e profissional: Porto Príncipe, Embaixada do Brasil no Haiti. Diante de inúmeras dificuldade, superou com maestria o desafio que lhe foi apresentado e, dois anos mais tarde, já brilhava como Assessor do Diretor de uma das mais importantes unidades do Ministério das Relações Exteriores, o Departamento de Promoção Comercial (DPR)[4].

Trabalhando com seriedade e competência, Igor tem-se especializado na área econômica. Do DPR, foi lotado na Coordenação-Geral de Contenciosos, responsável por coordenar a participação do Brasil no Sistema de Solução de Controvérsias (SSC) da Organização Mundial do Comércio (OMC)[5]. Daí para ser removido novamente ao exterior – agora para um dos mais disputados postos da carreira diplomática, nossa Missão Junto à OMC, em Genebra, na Suíça – foi um pulo. E isso acaba de ocorrer, em decisão anunciada pelo Itamaraty em 10 de novembro de 2016.

Esses oito anos de uma carreira mais do que bem sucedida tiveram início na aprovação de Igor no CACD. Suas dicas, portanto, não apenas como nosso competente Professor de Noções de Direito e de Direito Internacional Público, mas também como recém-ex-candidato, que há pouco passou pelo mesmo que você, são de extrema valia.

A primeira das dicas do Professor Igor é conhecer bem as provas dos CACDs de anos recentes e utilizá-los como exercícios, em simulação de provas como a que você deverá fazer no ano que vem. Recorda ele que as questões tendem a se repetir com alguma frequência, principalmente em relação a temas como Fontes, Fundamentos e Controvérsias Internacionais. Desse modo, houve a resolução durante a aula das provas dos últimos 6 anos, inclusive com a indicação das famosas ‘pegadinhas’”[6].

Outra sugestão que Igor costuma dar é a de “não brigar com a prova”. Com isso, ele nos aponta para um fato que o bom senso nos faria observar naturalmente, porém que a mania de alguns candidatos de acreditar em lendas urbanas e teorias da conspiração atrapalha. O Teste de Pré-Seleção (TPS), lembra ele, ”é uma prova objetiva e relativamente simples em termos da profundidade do conteúdo cobrado”. Basta, na maioria dos casos, atenção para se descobrir o que está sendo cobrado. “O que parece certo, em geral, está certo”.

Para ganhar tempo, Igor recomenda também abandonar a leitura de um item assim que perceber o erro, quando sua opção for marcá-lo como errado. “Para que uma questão esteja errada, basta que haja um pequeno erro nela. Então se já achou o erro, siga adiante, não tente averiguar o restante do enunciado porque a resposta você já tem”.

Finalmente, o Professor Igor recomenda resposta a todos os itens, inclusive quando se tratar de um chute sem qualquer conhecimento do assunto. “Alunos preparados não podem admitir começar a prova com menos pontos do que a concorrência. Se a preparação é bem feita, em geral o chute será ‘bem calibrado’ e te trará pontos preciosos na hora da correção do gabarito. Para se convencer de que essa é a melhor estratégia, sugiro a todos que peguem provas dos anos anteriores e resolvam. Indique de alguma maneira quais questões você deixaria em branco, mas chute mesmo assim. Invariavelmente, por conta do longo período de estudos, o aluno acerta mais do que erra, então, o saldo será sempre positivo.”

[1] Ver https://www.grancursosonline.com.br/concurso/diplomata-cacd

[2] Com esse artigo, iniciaremos uma série que vai avaliar as carreiras, trajetória de estudos e dicas de nossos Professores-Diplomatas do Curso de Preparação Extensiva para o CACD do Gran Cursos Online.

[3] Conferir http://blog.vouserdiplomata.com/o-instituto-rio-branco-e-formacao-continuada-dos-diplomatas/

[4] Conheça melhor a area de promoção comercial do Itamaraty em http://blog.vouserdiplomata.com/a-diplomacia-e-a-promocao-comercial/

[5] Igor Barbosa teve ainda breve passagem, em missão transitória, por Harare, como Encarregado de Negócios – maior autoridade do Brasil naquele momento – na Embaixada do Brasil no Zimbábue.

[6] Igor se refere a suas aulas de Direto no Curso de Preparação Extensiva do Gran Cursos Online.



Prof
.Jean Marcel Fernandes – Coordenador Científico

Jean MarcelNomeado Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, em 14/07/2000. Serviu na Embaixada do Brasil em Paris, entre 2001 e 2002. Concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco, em julho de 2002. Lotado no Instituto Rio Branco como Chefe da Secretaria, em julho de 2002. Serviu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Setor Político, entre 2004 e 2007. Saiba mais AQUI!


Com o objetivo de preparar os candidatos para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, um dos mais difíceis do país, o Gran Cursos Online lançou um novo curso de preparação extensiva para o CACD 2017, composto por teoria e exercícios. Nosso objetivo é ajudá-lo na consolidação de seu conhecimento e, consequentemente, na realização de uma excelente preparação para o próximo concurso. Além das orientações de uma equipe altamente qualificada (diplomatas e especialistas), que irá destacar e desvelar os principais tópicos de cada disciplina, você contará, ainda, com as preciosas dicas sobre as particularidades da banca CESPE, um ano de acesso ao conteúdo, visualizações ilimitadas e outros diferenciais. Com esse curso você se prepara de forma antecipada e eficaz!

matricule-se3

diplomata-arte

Avatar


21 de novembro4 min. de leitura