Conhecimentos específicos para concursos: como estudar?

Os conhecimentos específicos costumam apresentar o maior peso e número de questões no seu edital de concurso público. Por isso, precisam de atenção especial! Saiba como estudá-los!

Avatar


7 de Julho de 2022

Enquanto os conhecimentos básicos englobam habilidades gerais, necessárias para a maioria dos servidores públicos, os conhecimentos específicos estão relacionados à atuação direta de cada cargo. Assim, é comum que correspondam a um maior número de questões e a um percentual maior da pontuação total dentro da sua prova de concurso público.

Como o maior segredo para ser um concurseiro de sucesso está em otimizar o tempo, dando mais atenção para os conteúdos mais relevantes, então garantir um bom estudo de conhecimentos específicos é essencial! Mas como otimizar os seus estudos de maneira prática, aplicável ao dia a dia? Existe uma maneira de descobrir quais são as matérias mais relevantes?  E quais são os conhecimentos específicos mais cobrados em diferentes carreiras? Contamos tudo para você neste conteúdo. Acompanhe!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Conhecimentos específicos para concursos: onde encontrá-los no seu edital?

O primeiro passo para estudar conhecimentos específicos é localizá-los dentro do seu edital de concurso público. Apesar de aparecerem na tabela de quantitativo de questões dentro da seção de provas objetivas, é raro que os conhecimentos específicos sejam segmentados em diferentes disciplinas.  Assim, tudo que o concurseiro consegue enxergar é uma estatística geral.  Veja:

Conhecimentos específicos para concursos: como estudar?

Concurso SEDF: quantitativo de questões para provas objetivas

Saiba TUDO sobre o Concurso SEDF 2022! 

Então, a listagem completa de conteúdos para os conhecimentos específicos poderá ser localizada nas seções finais do edital, referidas como anexos. Para encontrá-las mais rapidamente, você pode procurar de trás para frente no documento ou então utilizar o atalho “Control + F” (se estiver acessando o edital pelo computador) e buscar o termo de maneira direta.

Ainda vale lembrar que os conhecimentos específicos raramente apresentarão uma indicação de temas mais relevantes ou mais cobrados dentro do edital. Esse julgamento poderá ser realizado pelo próprio aluno de algumas maneiras que explicaremos em seguida.

Conhecimentos específicos para concursos: como saber o que cai mais?

Já que o edital de concurso público não pode nos auxiliar na filtragem dos conhecimentos específicos, esse papel ficará reservado às provas anteriores já aplicadas pelo órgão, filtros e análises de professores especialistas no mundo de concursos públicos. Saiba um pouco mais sobre cada um desses caminhos!

Como saber o que cai mais em conhecimentos específicos por meio das provas passadas

O primeiro caminho para filtrar conhecimentos específicos para concursos, você pode realizar por conta própria! Afinal, apesar de ser um pouco mais trabalhoso, resolver e analisar as provas passadas também é uma excelente maneira de avaliar seus conhecimentos, identificar dúvidas pontuais e assimilar diferentes matérias mais rapidamente. Também é uma maneira de compreender a cobrança da banca examinadora e do órgão público em questão.

Vale lembrar que quanto mais recente for a prova que você estiver resolvendo, mais alinhada ela estará com os padrões atuais. Por isso, a recomendação é dar foco nas avaliações realizadas nos últimos 5 anos. Caso isso não seja possível (existem concursos públicos que ficam até mais de 10 anos sem uma nova seleção!), busque as provas disponíveis atentando-se para possíveis conteúdos desatualizados.

Depois de resolver a avaliação, tome nota não apenas dos seus resultados, mas também de quais foram os principais assuntos explorados. Uma maneira prática de fazer isso é imprimir a avaliação e marcar com cores iguais cada uma das questões que apresente o mesmo assunto.

Ao passar essas informações a limpo, você terá um espelho bastante fiel sobre quais são os conhecimentos específicos, básicos e complementares mais relevantes. Assim, quanto mais provas passadas você resolver e analisar, mais precisas serão as suas estatísticas. Então, é só traduzir tudo isso para o seu plano de estudos.

Como encontrar provas passadas de concursos públicos para resolver?

No Gran Cursos Questões você encontra um rico acervo gratuito de provas de concursos públicos, podendo resolvê-las dentro da plataforma ou fazer o download dos arquivos. Com o sistema de filtragem, você encontra rapidamente o que está procurando, seja por órgão, banca, cargo, ano, escolaridade e outros parâmetros. Por lá também é possível acessar simulados exclusivos e formulados pela equipe de professores e especialistas do Gran Cursos Online, auxiliando ainda mais na sua prática e preparação para a seleção dos sonhos!

Para acessar as provas passadas, é preciso realizar o seu cadastro na plataforma. No entanto, esse processo só demora alguns segundos e é 100% gratuito!

Acesse o acervo de provas passadas do Gran Cursos Questões! 

Como saber o que cai mais em conhecimentos específicos por meio de filtros

Mas o que fazer se você não dispor do necessário para a análise de provas passadas? Seria muito bom se existisse um filtro que fizesse esse trabalho por você de forma rápida e automática, não é mesmo?  A boa notícia é que esse recurso existe e é chamado de “Assuntos Frequentes”. A segunda boa notícia é que uma ferramenta disponibilizada de maneira gratuita pelo Gran Cursos Questões.

Basta fazer o seu cadastro gratuito, incluir as informações para o órgão e cargo que você gostaria de consultar e o sistema automaticamente avaliará todas as questões de provas passadas registradas, classificando-as de acordo com a disciplina e assuntos.

Veja abaixo uma avaliação para o Concurso SEDF com foco no cargo do professor de Sociologia:

Conhecimentos específicos para concursos: como estudar?

Concurso SEDF: disciplinas mais cobradas

No topo do gráfico está a matéria de Sociologia, incluída na relação de conhecimentos específicos para o cargo. Essa estatística geral não nos ajuda tanto. No entanto, basta clicar em cima da barrinha azul e o sistema detalhará cada disciplina em assuntos específicos. Veja:

Conhecimentos específicos para concursos: como estudar?

Concurso SEDF Sociologia: conhecimentos específicos detalhados

Você pode repetir esse processo para todas as disciplinas listadas, garantindo assim uma análise mais precisa dos assuntos mais cobrados dentro de conhecimentos específicos e economizando tempo!

Como saber o que cai mais em conhecimentos específicos por meio da análise de professores especialistas

Por meio das análises de editais, realizadas gratuitamente pelos professores do Gran Cursos Online assim que o documento é publicado, você também pode se informar sobre quais conhecimentos específicos merecem mais atenção. Para conferir esse tipo de conteúdo, bem como outras dicas gratuitas sobre o mundo dos certames, basta acessar o canal de Youtube do Gran!

Além disso, ao adquirir um curso preparatório para a seleção que você pretende prestar, os professores poderão instruí-lo de maneira ainda mais aprofundada em cada um dos conhecimentos específicos, básicos e complementares visando garantir uma aprovação mais rápida.

Conhecimentos específicos para concursos: qual é o melhor momento para começar a estudar?

É comum que muitas pessoas dividam os estudos de conhecimentos básicos e específicos entre os momentos de pré e pós-edital. Assim, aprofundam-se nas matérias básicas quando há mais tempo e dedicam os últimos meses de preparação (depois da publicação do edital) exclusivamente para os conhecimentos específicos.

De fato, depois da publicação do edital, o seu foco deve estar especialmente nas matérias mais cobradas. E, ainda assim, é importante ter uma boa noção de conhecimentos básicos para garantir a pontuação em questões que serão acertadas pela maior parte dos candidatos. Por isso, essa pode ser uma boa tática para conduzir a sua preparação.

No entanto, é preciso se atentar bastante para a prática por questões e revisões. Afinal, pode ser que você acabe esquecendo muito do que aprendeu no período pré-edital para conhecimentos básicos. Uma boa preparação é aquela que sempre relembra e mantém os conhecimentos frescos, especialmente por meio da prática.

É possível também, misturar conhecimentos específicos e básicos na sua preparação, desde que estejam equilibrados de acordo com um bom plano de estudos. Mas se estamos falando do melhor momento para dar o máximo de si nos conhecimentos específicos é especialmente no período pós-edital. 

No entanto, o início das suas rotinas de estudos para conhecimentos específicos ganha muito quando é iniciada ainda no período pré-edital, ao lado dos conhecimentos básicos. Experimente e avalie os melhores métodos de preparação para concursos públicos que funcionam para você!

Saiba como formular um bom plano de estudos! 

Conhecimentos específicos para concursos: como otimizar a sua preparação?

Para garantir uma preparação otimizada em conhecimentos específicos, é recomendado que você:

  • Leia o edital atentamente, anotando cada disciplina e assunto listado no conteúdo programático.
  • Resolva muitas questões de concurso, incluindo provas passadas e simulados.
  • Crie cadernos de questões para revisitar as questões que errou e sanar as dúvidas.
  • Conte com um material preparatório de qualidade e atualizado.
  • Revise periodicamente.
  • Diversifique sua preparação: de preferência, não dedique mais de 2h por dia por disciplina nas suas sessões de estudos.
  • Sempre que possível, inicie os estudos para conhecimentos específicos ainda no período pré-edital.

Veja mais dicas de como otimizar os seus estudos para concursos públicos! 

Conhecimentos específicos para concursos: quais são os mais comuns por carreira?

As carreiras do mundo dos concursos públicos são agrupamentos de seleções que pertencem à mesma área de formação, atuação ou cargo. Elas apresentam muitas similaridades entre si, inclusive no que diz respeito aos padrões de cobrança em avaliações. Assim, é possível se preparar para mais de um concurso público da mesma carreira ao mesmo tempo, aproveitando muitas matérias de conhecimentos específicos.

Vale sempre lembrar que as matérias cobradas por carreira são apenas mais uma maneira de você trabalhar na sua base de conhecimentos. Dessa forma, isso não exclui a necessidade de ler atentamente o edital de abertura da seleção e identificar quaisquer peculiaridades para adicionar ao seu planejamento de estudos.

Confira na tabela abaixo os conhecimentos específicos mais observados em editais para diferentes carreiras:

Carreira Conhecimentos específicos
Bancária Conhecimentos bancários
Vendas e Negociação
Legislação específica
Tecnologia da informação
Controle Administração Financeira e Orçamentária (AFO)
Controle Externo
Auditoria Governamental
Educação Tendências, Avaliação e Planejamento Didático
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Aspectos Filosóficos e Sociológicos da Educação
LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação) e Plano Nacional de Educação
Projeto Político Pedagógico
Saúde Lei Orgânica 8080 de 1990
Decreto 7.508 de 2011
PNAB (Política Nacional de Atenção Básica)
PNH (Política Nacional de Humanização)
Fiscal Direito e Legislação Tributária
Contabilidade
Auditoria
Militar Legislação Estadual
Legislação da corporação
Policial Direito Penal
Direito Processual Penal
Direito Constitucional
Legislação Extravagante
Jurídica Doutrina e Jurisprudência (Informativos do STJ e STF)
Diferentes modalidades do Direito, a depender do cargo
Administrativa Noções de Arquivologia;
Conceitos de Administração: pública, geral;
Planejamento Estratégico;
Constituição Federal;
Tribunais Normas internas/específicas* Regimento Interno. Lei de Organização. Estatuto dos Servidores.
Direito Processual Civil.
Direito Processual Penal.
Diplomata Língua inglesa, Espanhola e Francesa
História do Brasil e Mundial
Política Internacional
Geografia
Economia
Direito
Delegado Medicina Legal
Criminologia e Criminalística
Direito Civil
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito Penal
Direito Processual Penal
Direitos Humanos
Legislação Penal Especial

Conhecimentos específicos para concursos: estude com o Gran Cursos Online!

No Gran Cursos Online você garante a melhor preparação para concursos públicos em qualquer etapa da sua trajetória. Veja abaixo alguns recursos que podem ajudá-lo:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe um pouco mais sobre os conhecimentos específicos para concursos, quando e como iniciar os seus estudos! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


7 de Julho de 2022

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque