Coaching para Concursos

Construindo o meu ambiente de estudos

Todos os alunos que contratam o programa de Coaching para Concursos do Gran Cursos Online, dentre vários outros benefícios adquiridos, ganham uma avaliação comportamental por meio da metodologia DISC, visando otimizar a preparação para os concursos públicos com base nas suas características individuais.

A análise de perfil é realizada por meio do Gescon Profiler, que é “um moderno Sistema de Identificação de Perfil Profissional/Comportamental, destinado a gestão de pessoas, recrutamento e seleção de candidatos, remanejamento, construção de equipes, gestão motivacional e gerenciamento de pessoas baseado na DISC”.

Essa análise de perfil fornecerá diversos índices e características que poderão ser utilizados para planejar os estudos do aluno. Dentre os vários índices, podemos destacar a energia, o índice de exigência do meio, índice de aproveitamento, índice de positividade e a amplitude. A amplitude indica o quão forte é a importância do ambiente preferido pela pessoa e o quanto o ambiente é importante para o seu desempenho.

Existem pessoas que têm esse índice alto, ou seja, essa pessoa é altamente influenciável pelo ambiente e necessita de um meio com características específicas para que seu estudo seja produtivo, contudo há pessoas que são menos influenciáveis pelo meio e conseguem ser produtivas, mesmo em condições não tão favoráveis. Entretanto, é necessário observar apontamentos básicos na escolha do seu local de estudo, pois isso impactará diretamente na qualidade dele.

Em um primeiro momento, o aluno deverá optar por estudar em casa ou em um local externo, seja em uma biblioteca ou em uma sala de estudos. Quando se opta por estudar fora da própria residência, é importante considerar o tempo gasto no deslocamento caso o local de estudos fique muito longe; ao longo de uma semana, será possível perceber quanto tempo está sendo perdido nesse deslocamento.

Por outro lado, ao se escolher estudar em casa, deve-se ter ciência de que é necessário um ambiente tranquilo, no qual o aluno não seja incomodado por ninguém. Muitos alunos que optam por estudar em casa sofrem com familiares que não entendem e não respeitam o seu tempo e espaço de estudo.

Alguns familiares, por verem o estudante em casa, acreditam que ele está disponível e acabam lhe atribuindo tarefas ou pedindo pequenos favores que interrompem e atrapalham os estudos.

Caso opte por estudar em casa, o estudante deverá conscientizar seus familiares sobre o seu período de estudo. Caso isso não seja possível, o aluno deverá cogitar a hipótese de trocar o seu local de estudos.

Após vencer essa primeira etapa, que é a escolha do local, o aluno deverá construir o seu ambiente de estudos. Não basta optar por estudar em casa ou em uma biblioteca, é imprescindível que o estudante monte um meio confortável e organizado para otimizar o seu rendimento.

Aqui vale mencionar que, para quem escolhe estudar em casa, o sofá e a cama não são locais feitos para estudar. Por mais que isso soe óbvio, ainda há estudantes que insistem em estudar nesses locais. Um local ideal para o estudo é aquele que lhe permite estudar durante várias horas sem que isso comprometa sua estrutura física. Para quem deseja fazer concursos que possuem uma etapa de avaliação física, esse é um motivo a mais para ficar atento na boa escolha de uma mesa e uma cadeira confortáveis, que lhe proporcionem horas de estudo sem ter que se preocupar com uma dor nas costas que pode prejudicá-lo nas demais fases do concurso.

Sabemos que nem todos estudantes dispõem de muito tempo livre para dedicar aos estudos. Por isso, procuram “brechas” ao longo do dia para aumentar o seu tempo de estudo. Portanto, às vezes, será necessário estudar no horário de almoço ou dentro do transporte público, na ida ou volta do trabalho.

Mas, dentro da realidade de cada aluno, é importante observar medidas simples que podem elevar a qualidade dos estudos, seja colocar um fone de ouvido/abafador quando precisar estudar dentro do ônibus ou até mesmo atentar-se para manter uma postura adequada.

Além dos cuidados com a postura, também é necessário observar a iluminação do ambiente; para evitar esforço desnecessário e cansaço, é preciso que o ambiente esteja bem iluminado. Também podemos citar a temperatura como outra variável que pode influenciar na qualidade dos estudos, já que ambientes muito quentes ou muito frios podem gerar desconforto e atrapalhar a concentração.

Um ambiente de estudo organizado também irá contribuir para a melhora da qualidade dos estudos. Quando você sabe onde cada material está, você não perde tempo tentando localizá-lo. Aliado a isso, um planejamento de estudos com cronograma e metas fará com que o aluno ganhe tempo. Afinal, é muito mais fácil e prático quando você já sabe o que deve ser estudado naquele determinado dia.

Para quem utiliza livros para estudar, outra dica é usar o suporte para livros que, apesar de ser um material simples, irá aumentar a qualidade do estudo evitando as tão frequentes dores no pescoço de quem precisa abaixar a cabeça para fazer leituras.

Além de tudo isso, o estudante precisa se afastar de tudo aquilo que lhe rouba a atenção, seja televisão, uma pessoa ou (quase sempre) o celular. Durante o seu período de estudo, desligue o seu celular ou coloque-o no modo avião e, preferencialmente, deixe-o em outro cômodo, mas nunca no alcance das suas mãos, caso contrário, quando você notar, já estará olhando suas redes sociais e perdendo preciosos minutos que poderiam estar sendo melhor aproveitados.

Ao decidir iniciar sua preparação para concursos, o mesmo vale para aquele estudante que já está buscando esse sonho há algum tempo, atente-se para cada uma das variáveis mencionadas neste texto, buscando sempre o ambiente ideal e você irá perceber como o seu tempo investido nos estudos poderá se tornar bem mais efetivo.


Micael Portela Freitas – Escrivão de Polícia na PCDF, 27 anos, graduado em Ciências Contábeis (UnB) e graduando em Direito. Támbém é especialista em Perícia Contábil, e foi aprovado nos Concursos para técnico administrativo do HFA (C.R.), apoio administrativo da Secretaria de Educação (no cargo de 2011 a 2016), analista do MPU (C.R.) e PCDF/Escrivão (no cargo de 2016 até a presente data).


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

Matricule-se!

Para o Topo