Cuidado com as suas companhias

Avatar


18 de dezembro3 min. de leitura

As más companhias são como um mercado de peixe, acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.” – Provérbio chinês

Não faltam ditados populares, provérbios e passagens bíblicas para nos alertar quanto aos problemas que podem advir da escolha de más companhias. Independentemente do contexto, seja na vida em comunidade, seja no trabalho, seja, mais especificamente, no estudo para concurso público, lá está a sabedoria popular e divina para nos aconselhar: “Antes só do que mal acompanhado”; “Diga-me com quem andas e te direi quem és”; “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição”.

Conselhos como esses ecoam o que a humanidade aprendeu ao longo da história. A vida e a arte estão repletas de exemplos de parcerias entre personagens que completam ou completavam de forma muito positiva um ao outro. Steve Jobs e Steve Wozniak, Bill Gates e Steve Ballmer e Sergey Brin e Larry Page mudaram o mundo na área da tecnologia. Sherlock Holmes e Watson e Batman e Robin, por sua vez, são o retrato, na ficção, do poder do trabalho em equipe. Eu mesmo tiro a prova dessa verdade diariamente, ao lado do meu amigo e sócio, Rodrigo Calado. Duplas de sucesso são bastante comuns, mas também há trios e quartetos famosos. Um exemplo é o dos empreendedores Jorge Paulo Lehmann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, que estão por trás de algumas da maiores operações empresariais do mundo e do Brasil; outro é o dos roqueiros britânicos que formaram a banda de maior sucesso de todos os tempos: The Beatles.

Os indivíduos que dão ouvidos à sabedoria ancestral sobre o assunto costumam colher bons frutos dessa decisão. Abraham Lincoln, por exemplo, conquistou a confiança e o respeito dos seus liderados ao firmar fortes alianças, tanto pessoais, quanto profissionais. Lincoln sabia na sua época o que todo líder eficiente tem de saber hoje: alianças salutares são fundamentais para que a visão, o projeto, a meta, o objetivo se torne realidade.

“Opte por conviver com pessoas que o incentivem e você terá nelas melhores companhias do que seria a companhia de si próprio.”

Mas por que estou falando disso? Por que fiz essa introdução toda? Porque você, concurseiro, para conquistar a sua vaga no serviço público, precisa saber que é imprescindível escolher muito bem as suas companhias durante toda a sua jornada. Você deve selecionar dentre os seus “concorrentes” aqueles que participarão dos seus grupos de estudos e dividirão com você muito mais do que o material de estudo; dividirão sentimentos, experiências, traumas, medos, sonhos, fraquezas, talentos. Opte por conviver com pessoas que o incentivem e você terá nelas melhores companhias do que seria a companhia de si próprio.

“O que importa é que nossos companheiros sejam nossos mais leais escudeiros e não apenas ladrões de solidão, sugadores de energia ou desvirtuadores de sonhos, de percurso, de futuro.”

Não podemos escolher a nossa família. Não podemos escolher direito nem sequer os políticos da nossa cidade, do nosso estado ou do nosso país, já que muitos deles são, na verdade, herdeiros das áreas de influência de seus pais ou de terceiros. Já quando se trata de escolher quem nos acompanhará em nosso projeto de estudos, precisamos ser firmes e fazer a escolha pelo que as pessoas poderão agregar à nossa missão. Pode ser carinho, pode ser apoio, pode ser atenção, pode ser informação, pode ser força, pode ser segurança. O que importa é que nossos companheiros sejam nossos mais leais escudeiros e não apenas ladrões de solidão, sugadores de energia ou desvirtuadores de sonhos, de percurso, de futuro.

“Repita para si mesmo sempre que puder e, principalmente, toda vez que se sentir fraquejar: “Ninguém vai me desviar do meu sonho!”

Nesse intuito de se unir às melhores companhias, deixe para trás e bem longe as pessoas insensatas, preguiçosas, pervertidas, negativas, destruidoras de sonhos. Tente descobrir as qualidades de quem está ao seu redor. Passe um tempo com os que têm potencial, conhecendo a rotina deles, suas paixões e até seus familiares. Desprovido de qualquer forma de preconceito, aproxime-se de quem consegue demonstrar empatia e respeito pelo outro. E cuidado! Não se deixe seduzir nem se corromper por tentativas de desviar você do sonho que é a conquista da carreira no serviço público. Repita para si mesmo sempre que puder e, principalmente, toda vez que se sentir fraquejar: “Ninguém vai me desviar do meu sonho!”.

Vamos juntos, e na companhia dos bons, rumo à mudança de vida que tanto buscamos!

Bons estudos e GRAN sucesso,

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha página no Facebook e em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

 


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Avatar


18 de dezembro3 min. de leitura