Currículo Lattes: O que é? Para que serve? Veja como fazer!

Especialmente se você está no meio acadêmico, é importante conhecer mais sobre o assunto e fazer o seu Currículo Lattes

Avatar


8 de Novembro de 2023

O Currículo Lattes é um dos principais instrumentos para validação científica e acadêmica no país. A plataforma é referência nacional e internacional no que diz respeito a armazenamento, detalhamento e documentação científica do Brasil.

Saiba o que é e como funciona ao longo do artigo ou navegue pelo índice:

O que é Currículo Lattes?

O Lattes é administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo da fundação é fomentar políticas e iniciativas de ciência, tecnologia e inovação.

Desse modo, uma das principais formas de fazer isso é por meio da catalogação e reunião de informações a respeito dos feitos científicos nacionais e internacionais por meio do Lattes. Trata-se de um espaço para detalhamento de atividades científicas e tecnológicas realizadas por acadêmicos e profissionais do Brasil e do mundo.

Para que serve o Currículo Lattes?

Lançado em agosto de 1999, o Currículo Lattes é uma das principais plataformas de registro do trabalho desenvolvido no âmbito acadêmico e profissional no país.

Popularmente conhecido apenas como “Lattes”, o Currículo é um detalhado banco com informações sobre produção científica de pesquisadores, professores e estudantes de qualquer universidade e/ou centro de ensino, pesquisa e extensão.

Por que se chama Currículo Lattes?

O nome da plataforma é uma homenagem ao físico brasileiro Césare Mansueto Giulio Lattes (1924-2005). Além de pesquisador, professor na UFRJ, da USP, UNICAMP e importante precursor da física atômica, atuou ativamente na consolidação do CNPq.

Junto com Cecil Frank Powell, descobriu a partícula méson pi, que rendeu a eles o Prêmio Nobel de Física em 1950. Dessa forma, o Currículo Lattes é uma forma de manter viva a memória e o importante trabalho de um renomado cientista brasileiro fazendo jus à sua carreira.

Atualmente, o Lattes é um importante banco de Currículos científicos e ferramenta fundamental para qualquer pessoa que esteja inserido no meio acadêmico. Todavia, trata-se de um site público e, por isso, qualquer pessoa pode ter um Lattes e registrar sua experiência profissional e/ou acadêmica.

O que quer dizer a palavra Lattes?

Lattes não tem um significado específico, trata-se do sobrenome do pesquisador homenageado pelo CNPq que dá nome a plataforma.

Qual é o objetivo da Plataforma Lattes?

Segundo a própria plataforma, o Lattes é referência nacional na catalogação da vida acadêmica de estudantes e cientistas de todo o Brasil, tendo sido adotado pela maioria das instituições científicas e de pesquisa nacionais. Trata-se de um:

elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

Quem pode ter o Currículo Lattes?

Qualquer pessoa com mais de 18 anos e com cadastro no portal unificado do Governo Federal pode ter um Lattes, independente de produção acadêmica, científica e profissional ativa ou não.

O que colocar no Currículo Lattes?

Apesar de sua origem acadêmica, o Currículo Lattes hoje já abraça também experiências profissionais e uma série de produções independentes e em diferentes formatos fora os tradicionalmente científicos: é possível incluir sites, blogs, podcasts, canais no youtube e mais uma série de produtos.

Quais cursos posso colocar no Lattes?

É possível inserir diversos cursos no Lattes, tanto de nível superior como também minicursos e cursos livres. Esse tipo de informação são as mais comuns visto que constituem a base de todo tipo de experiência científica e acadêmica.

O que colocar no resumo do Currículo Lattes?

No resumo do Lattes é comum que pesquisadores descrevam em poucas palavras qual é o seu perfil profissional, acadêmico e científico. Ou seja, descreva sua formação, participações e produções de maior destaque e os assuntos e áreas de atuação e/ou de maior domínio.

Quanto custa para atualizar o Lattes?

O Currículo Lattes é gratuito e não é feita nenhum tipo de cobrança para nenhum tipo de utilização da plataforma. O que acontece é que algumas pessoas prestam o serviço de atualização e inserção das produções científicas de terceiros e cobram por isso. Todavia, isso é algo externo.

Quando devo fazer o Currículo Lattes?

Não existe um momento específico para fazer um Currículo Lattes. Geralmente isso ocorre quando a pessoa precisa concorrer a algum tipo de processo seletivo acadêmico ou alguns concursos públicos.

De todo modo, o ideal é que você faça um Lattes assim que começar as suas atividades acadêmicas e/ou profissionais e continue o atualizando a cada nova conquista. Isso é importante e facilita para que você não tenha um trabalho maior de atualização e inserção das informações quando precisar

Como fazer Currículo Lattes?

Para criar o seu próprio Currículo Lattes é muito simples. Basta acessar o site oficial da plataforma (https://Lattes.cnpq.br/), clicar em “Cadastrar Novo Currículo” no menu lateral direito e seguir o passo a passo.

Qual site da Plataforma Lattes?

O site oficial da plataforma é o https://Lattes.cnpq.br/

Como acessar meu Currículo Lattes?

Para acessar o seu currículo Lattes basta acessar o site e clicar em “Atualizar Currículo” no menu lateral.

Como entrar no Lattes pelo CPF?

Atualmente a única forma de ter acesso ao painel de usuário do Lattes é preciso fazer login com o seu login e senha do gov.br, plataforma oficial do Governo Federal.

Como recuperar a senha do Currículo Lattes?

Basta acessar o painel de acesso, informar seu CPF e clicar na opção “recuperar senha”.

Como atualizar Currículo Lattes?

Para atualizar o seu Lattes basta acessar o site e clicar em “Atualizar Currículo” no menu lateral. Depois disso é só fazer o login com seus dados de acesso e inserir as informações desejadas.

Quanto tempo demora para atualizar o Lattes?

O tempo que você vai levar para atualizar o seu currículo Lattes depende da quantidade de informações que você tem para inserir ou corrigir. Desse modo, pode variar bastante de acordo com a sua produção acadêmica e/ou profissional.

Quanto tempo demora para o Currículo Lattes ser publicado?

Após enviado para publicação, o Currículo Lattes leva um tempo para ir ao ar com as novas informações. Esse intervalo pode variar de acordo com alguns fatores internos da plataforma, mas não costuma passar de 24h. É comum que em alguns minutos tudo já esteja publicado.

Como enviar o Currículo Lattes para alguém?

A principal forma de como enviar o Currículo Lattes para alguém é compartilhando o link dele. Dessa forma, qualquer pessoa pode acessar e visualizar as informações. Existem também outras formas de compartilhar. Veja:

Imprimir Currículo Lattes

Após atualizar as informações na plataforma e elas terem sido publicadas, no canto superior direito da página há uma opção de impressão do Lattes. Lá você pode selecionar todo o currículo ou seções específicas.

Como baixar o Currículo Lattes?

Da mesma forma que para imprimir, no canto superior direito também existe a opção de como baixar o Currículo Lattes completo ou seções específicas.

Tem como saber quem visitou seu perfil no Lattes?

Não tem como saber quem visitou seu perfil no Lattes. Esse tipo de informação não está disponível.

Como achar o Currículo Lattes de alguém?

Para achar o Lattes de alguém é preciso acessar a plataforma e no menu lateral selecionar a opção “Buscar Currículo”. Lá é possível encontrar pesquisadores pelo nome ou assunto que o profissional domina e atua.

Qual a diferença do Currículo Lattes para o Curriculum Vitae?

A principal diferença do currículo Lattes para o Curriculum Vitae está nos seus objetivos: o Lattes tem uma função de catalogação e registro de produções e experiências científicas, acadêmicas e/ou profissionais. Já o Curriculum Vitae é mais objetivo e com um enfoque exclusivamente profissional e prático.

Qual a importância do Currículo Lattes?

Além do registro, o Lattes é de suma importância para diferentes certames públicos e carreiras, quer ver:

Para concorrer a bolsas de pesquisa

Por ser considerado o padrão de currículo e progressão acadêmica, o Lattes é o principal modelo solicitado aos candidatos que desejam concorrer a bolsas de pesquisa em universidades, faculdades e centros de pesquisa.

Usualmente, esse tipo de seleção pontua determinados tipos de produção e experiência científica dependendo da modalidade: iniciação científica, iniciação à docência, inovação tecnológica, bolsas de mestrado e doutorado, etc.

Vagas em mestrados e doutorados

Da mesma forma que para concorrer a bolsas de pesquisa, o Lattes também é solicitado em processos seletivos de mestrado e doutorado. É por meio desse documento que as bancas de seleção identificam o percurso acadêmico e profissional do(a) candidato(a) e como ele(a) se adequa ao programa stricto-sensu ao qual está se candidatando.

O Lattes também é importante para concorrer em concursos públicos

Além disso, cabe destacar que o Lattes é um importante documento na hora de concorrer a certames públicos e/ou vagas terceirizadas que envolvem trabalho acadêmico.

É o caso de concursos para professor titular em universidades públicas, servidor de agências de fomento e/ou de órgãos relacionados à produção científica do país em que o Lattes é fundamental para avaliação da experiência do candidato.

Pós-Graduação: faça sua especialização com desconto!

Garanta sua matrícula em um dos novos cursos de pós-graduação da Gran Pós ou em qualquer uma das outras mais de 80 especializações disponíveis na plataforma com até 77% de desconto!

Queremos te ajudar a conquistar todos seus objetivos acadêmicos e profissionais! Por isso, o Gran disponibiliza uma série de promoções. Afinal, a educação deve e pode ser para todos! Veja quais cupons são válidos até o preenchimento das vagas disponíveis:

Tipo de DescontoValoresCupom
Pós-Graduação Social12x de R$ 74,79POSGRANSOCIAL
Alunos Gran12x de R$ 84,79SOUALUNOGRAN
Ex-Aluno Gran12x de R$ 84,79VOLTEIPROGRAN
Novos Alunos12x de R$ 94,90NOVONOGRAN
Combo Pós12x de R$ 139,58COMBOPOS

À vista no PIX ou Boleto você ainda adquire MAIS 10% DE DESCONTO!

Para garantir os preços promocionais, basta acessar a página da sua especialização de preferência e visualizar todos os cupons ao lado do preço final! Se, por acaso, o desconto não for aplicado imediatamente, você também poderá digitar o código!

E não se preocupe: depois de fazer a matrícula é possível testar o curso por até 30 dias para decidir se ele é ou não para você! Caso não seja, devolvemos o seu dinheiro sem burocracias!

Garanta sua matrícula com desconto!

Vem pra Gran Faculdade!

A Pós Graduação da Gran Faculdade surgiu em abril de 2021 e, desde então, vem mudando a vida de milhares de pessoas. Como parte de sistema Gran de ensino, que é reconhecido como marca aprovadora há mais de 10 anos, construímos uma renomada reputação na área de educação. Veja algumas de nossas conquistas:

  • Reconhecido pela Amazon como um dos projetos mais relevantes do mundo na área de Tecnologia e Educação;
  • O Gran venceu o Prêmio Reclame Aqui por seis anos seguidos na categoria “Educação – pré-vestibulares e concursos”
  • Foi eleito pelo Project Management Institute (PMI), um dos 50 Projetos Mais Influentes do mundo;
  • Somos o site de educação mais acessado do Brasil;
  • Somos avaliados com a nota máxima pelo MEC;
  • Aqui o semestre começa quando quiser: entrada imediata e contínua!
  • Melhores preços do mercado;
  • Mais de 500 mil alunos pagantes e mais de 1000 funcionários;
  • Temos um dos RHs mais inspiradores do Brasil segundo a Gupy;
  • Diversas ferramentas de estudo: PDFs, audiobooks, mapas mentais, videoaulas, questões, gerenciador de estudos e muito mais!
  • Professores experientes e capacitados;
  • Acesso imediato e 100% online.

Quero ser aluno da Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


8 de Novembro de 2023