Disciplina Imparável

Avatar


08 de novembro5 min. de leitura

Já recebi de milhares de alunos e seguidores perguntas do tipo “Gabriel, como posso ter mais disciplina?”. Também já escrevi artigos sobre o tema, fiz posts no Instagram e publiquei orientações diversas que estão pulverizadas pela internet. No entanto, considero que uma resposta completa para essa questão nunca foi dada por mim a ninguém, e por uma razão muito simples: disciplina não se resume a uma coisa, uma ação, uma única chave que você tem de virar. Sim, ela envolve hábitos, práticas diárias, rigor em algumas rotinas, mas o processo para desenvolvê-la vai muito além. Hoje, vou compartilhar com você uma forma de acelerar esse processo. Antes disso, porém, permita-me dar algumas explicações.

Ter disciplina é um estilo de vida, que perpassa por quatro partes: compreensão dos sentimentos humanos, relacionamento com o tempo, visão a respeito dos seus sonhos e capacidade de decidir. A Disciplina Imparável é a Disciplina em outro patamar, no nível dos campeões, dos que nunca desistem, dos Imparáveis, independentemente das circunstâncias. Ter disciplina nos momentos mais difíceis de sua vida é um feito absolutamente determinante, que poucos conseguem concretizar e que talvez esteja sendo exigido de você agora. Se ainda não, certamente em algum momento o será.

Sob o risco de chover no molhado para quem já conhece o mote Imparável, que já virou até livro, canal no YouTube e Telegram, caneca, garrafa e muito mais, esclareço que esse neologismo não se refere a um ser invencível, incansável, quase um super-herói fora do mundo da ficção, tampouco a um cabeça-dura, alguém que nunca muda de caminho. Ser imparável é, a despeito de todas as limitações da efêmera existência humana, seguir adiante. É sempre buscar terminar o que iniciou. É retomar desafios olhando para frente, deixando o passado onde ele merece: no campo dos aprendizados. É plantar sementes e regar a terra mesmo – e sobretudo – em períodos de seca.

Alguém imparável não é necessariamente disciplinado. Uma pessoa pode nunca desistir e, ainda assim, ao não seguir as boas práticas recomendadas por um sujeito que carrega a virtude da disciplina, viver de maneira errática, apesar de suas boas intenções. O inverso é igualmente verdade e talvez até mais comum: alguém disciplinado não é, necessariamente, imparável. Afinal, a mesma pessoa que hoje, sob o sol, está navegando perfeitamente bem pode, amanhã, desistir na primeira tempestade. Não quero que isso aconteça com você, e é aí que entra a Disciplina Imparável, que une a capacidade de seguir em frente do imparável com o metódico estilo de vida consciente do disciplinado.

Percebendo que há pouquíssimos livros no Brasil que falam especificamente sobre disciplina, decidi escrever um. Nele, mostro um caminho para quem gostaria de ser mais disciplinado e não sabe nem por onde começar. Apesar de a inspiração para tanto ter vindo do meu trabalho de 15 anos na área de concursos públicos, acredito que essa obra será útil para todos que busquem realizar grandes feitos, seja em que campo da vida for. Como faço referência a concursos uma vez ou outra, sugiro, apenas, que o leitor, ao deparar com uma delas, adapte a palavra ao seu próprio desafio, sempre que for o caso. Também esclareço que minha ideia não foi fazer nada do tipo “fórmula mágica”, “método de 10 passos”, “7 chaves para…” etc. A Senhora Disciplina é uma conquista difícil e, como todo feito humano de grande importância, envolve inúmeras conexões no campo físico e psíquico. A complexidade do ser humano nunca se resumirá a uma equação matemática.

“Certo, mas qual é a sua autoridade para tratar desse tema?”, você pode – e é justo – perguntar.

Permita-me contar um pouco sobre mim, não com o intuito de me vangloriar, pois não é do meu feitio – e nem preciso disso –, mas para você me conhecer melhor e saber que apresento as reflexões e informações nessa minha nova obra como alguém que tem skin in the game (pele no jogo) e conquistas concretas.

Disciplina é a virtude que me fez chegar até aqui. É algo que eu tenho, sem margem de dúvida. Não me considero gênio em nada, mas bastante disciplinado em tudo que é relevante para mim. Essa característica, aliada à perseverança imparável, permitiu-me, aos 29 anos:

  • Consolidar, junto ao meu sócio, Rodrigo Calado, uma empresa que passou de zero aluno a 350 mil em menos de 9 anos. Nossa equipe tem mais de 1.300 colaboradores e professores, e o site do Gran tem 18 milhões de acessos por mês. Poucas empresas no Brasil faturam o que a nossa fatura, e recentemente ainda recebemos um aporte minoritário de um fundo de Impacto e ESG do BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina.
  • Nunca ter furado um único prazo em mais de 5 anos pesquisando e estudando para escrever artigos semanais.
  • Manter rigorosamente a rotina de exercícios físicos no mínimo 4 vezes por semana há mais de 6 anos.
  • Alcançar o marco de centenas de livros lidos.
  • Ter escrito algumas obras, que foram depois compiladas no Manual do Imparável, agora na 2ª edição, além da mais recente: A Disciplina Imparável.
  • Gravar vídeos semanalmente para o canal Imparável do YouTube há 3 anos, também sem nunca ter furado um prazo.
  • Ter tirado notas altas durante toda a minha trajetória acadêmica, sem ser, necessariamente, o mais inteligente da turma. Eu precisava estudar para me sair bem, e foi isso que fiz, por 15 anos. De novo: nunca perdi um prazo.
  • Conciliar a rotina puxada com uma vida pessoal e familiar saudável.
  • Continuar firme nos estudos, de forma a me manter atualizado em minhas áreas de interesse, como empreendedorismo, marketing e até um pouco de filosofia.

Em resumo, meus dias são bem vividos e produtivos, e atribuo isso à minha disciplina, que é imparável. Nos tempos difíceis do Gran, que não foram poucos – já passamos apertos graves que poderiam nos ter levado a fechar as portas (e eu quebrar junto) –, continuei disciplinado. Mesmo nos momentos ruins, sigo com a minha rotina. Na verdade, acredito que é justamente em razão das dificuldades que precisamos ser disciplinados. Claro, eventualmente haverá adaptações, pois não somos robôs, mas é bom mantermos alguma constância em nossa rotina.

Em meu novo livro, compartilho um pouco do que refleti nos últimos 5 anos sobre os temas disciplina e “imparabilidade”. Coligi artigos escritos ao longo desse período que, se lidos com atenção, darão ao leitor os insumos necessários para ele construir a Disciplina Imparável em sua vida. Leia todos sem preconceito, mesmo que num primeiro momento não pareçam estar conectados à questão central. Cada um veicula um conhecimento necessário para que você crie os comportamentos exigidos pela Senhora Disciplina.

Ah, antes que eu me esqueça: o autor do prefácio é ninguém menos que Gustavo Borges, o nadador brasileiro com mais medalhas internacionais, 4 delas conquistadas em olimpíadas! Estamos falando de alguém que competiu em altíssimo nível durante mais de uma década, tendo nadado mais de 43 milhões de metros.

O formato da obra, dividida em 4 partes e 43 artigos, permite mesmo quem ainda não tem o hábito da leitura a avançar pouco a pouco. Inicie lendo um artigo por dia, depois aumente para 2, 3… O importante é começar. Você vai ver que o tempo – e a rotina – vai tornando o processo mais fácil. É exatamente assim que a disciplina funciona.

Então, se você gosta dos meus textos, quer aprender como ter mais disciplina e, de quebra, ajudar uma instituição filantrópica, o Instituto O Bem Nunca Para, visite nossa lojinha social e adquira um exemplar. A versão impressa está linda! A diagramação é colorida, engajadora e realmente prende o leitor. Fiquei impressionado com o trabalho do nosso time.

Por este LINK você adquire a edição impressa no valor promocional de lançamento.

Não está em condições de arcar com o valor da obra impressa, mas quer ajudar de alguma forma? Você pode comprar a versão eletrônica para Kindle por um valor simbólico AQUI!

Será uma honra contar com seu apoio. Se não for possível, ficarei igualmente honrado em ajudá-lo a realizar os seus sonhos contribuindo com um pouquinho do meu limitado conhecimento, que compartilho em textos e reflexões publicados rigorosamente há 311 semanas.

Vamos, então, colocar a mão na massa?

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Saia da inércia
  2. Acerte o próximo passo
  3. Como lidar com a pressão familiar
  4. Cuidado! Ladrão de alegria à vista.
  5. O tempo de cantar chegou
  6. Ressignifique-se e liberte-se!
  7. Quebrando hábitos ruins
  8. Compare-se menos, inspire-se mais
  9. Ainda dá
  10. Derrubando gigantes
  11. Decisões que mudam tudo
  12. Todo o amor que há em você
  13. Talvez…
  14. Faça as pazes com a sua história
  15. PARE de querer controlar TUDO
  16. Encare a solidão
  17. Você dá conta
  18. Traga à memória o que dá esperança
  19. É o processo que fortalece
  20. Pense diferente
Avatar


08 de novembro5 min. de leitura