É o processo que fortalece

A uva, em pouco tempo, estraga. É um alimento como qualquer outro da categoria de perecíveis: tem prazo de validade curto. O vinho, por outro lado, agrega valor com o tempo. E por que estou falando disso, se nem beber eu bebo? Porque temos muito a aprender com tal analogia. O que determina o incremento no valor de um vinho, que é potencialmente ilimitado, é o processo envolvido na produção, a raridade e data da safra. É possível enxergar movimento similar na vida de todos nós: o processo é o que nos fortalece e nos torna mais valorosos, aumentando nossa capacidade de alcançar feitos de grande impacto.

Pense em tudo que é necessário para converter uva em um bom vinho, transformação que o homem aprendeu a executar há milhares de anos. Além da longa espera – passam-se meses do plantio até o amadurecimento dos frutos –, há as etapas de colheita, esmagamento, prensagem, fermentação, transferência de um tanque para outro, clarificação, estabilização e maturação. Depois de engarrafada, a bebida ainda fica um período de repouso antes de ser comercializada e, finalmente, degustada. Tudo isso sem que o produtor possa descuidar do clima, da poda, do terreno, das sementes e da tecnologia ou técnica empregada no plantio e fabricação. A diferença entre a boa e a má qualidade do produto, a aceitação e a rejeição pelo consumidor, o sucesso e o fracasso no mercado, os preços maiores ou menores está, adivinhe, no processo.

Você, concurseiro, talvez tenha se questionado muito, ultimamente, por que vem enfrentando tantas dificuldades, por que tem sido tão custoso seguir a carreira que escolheu, por que a espera pela aprovação tem sido longa assim… É mesmo difícil manter a paciência quando parece que tudo precisa dar errado antes de, enfim, as coisas se ajustarem. Mas procure pensar que, tal como ocorre com a bebida milenar, tudo que acontece com e para você é fonte de aprendizado, de aprimoramento. O processo entre a decisão de estudar para concurso e a nomeação para o cargo é o que vai tornar você mais experiente, mais sábio, mais forte e, por que não, mais apto. Alguns de nós precisam de um pouco de pressão para alcançar os melhores resultados. Foi sob pressão e vivendo cada etapa do processo que o ser humano foi capaz de inventar, depois reinventar; de aprender, depois reaprender; de dar um passo, depois outro, em contínua evolução.

Procure se lembrar por que você aceitou o desafio lá no início. O que o levou a se jogar nos estudos? Com qual objetivo? O que você já conseguiu aprender e o que ainda espera internalizar? Às vezes, acabamos nos perdendo em meio à dura rotina e nem sabemos direito aonde queremos chegar. Infelizmente para alguns, mas felizmente para o mundo, o propósito se revela depois dessa jornada de autodescoberta. Se viesse antes, provavelmente não estaríamos prontos para ele. Cometeríamos erros, não valorizaríamos as conquistas, vestiríamos roupas que não nos pertencem. É preciso, portanto, suportar o processo, para vivenciar o propósito.

Não digo que é fácil. Não mesmo. Veja bem, até meus 21 anos, recém-formado e já à frente do Gran Cursos Online, que então contava pouco mais de um ano, eu nunca havia passado por grandes dificuldades em termos financeiros. Diferentemente de meus pais, que enfrentaram privações extremas na infância e juventude, fui, em muitos aspectos, um privilegiado, graças ao trabalho deles. O Gran começara pequeno, é verdade, com recursos limitados, mas meu sócio, Rodrigo, e eu estávamos conseguindo nos virar, mesmo no aperto das cartolinas nos estúdios e com poucos colaboradores. Na pessoa física, eu vivia bem, embora ainda longe do que gostaria.

Mas bastou me formar e retornar a Brasília, a fim de me dedicar cem por cento aos negócios, para meu mundo desabar. Minha família teve de superar muitos problemas naquela época. Ao mesmo tempo, a empresa recém-nascida estava sofrendo. O Gran, embora tivesse aprovado muito bem nos concursos de 2013, ainda não tinha conseguido decolar, e os custos estavam cada vez mais altos. Atravessamos o fatídico ano de 2014 à beira do colapso (na pessoa física e na jurídica). Eu dormia e acordava pensando em como resolver as coisas. Dinheiro era um problema 24 horas por dia. E não estou falando de pouco. Eram dívidas de mais, tempo de menos e preocupação nas alturas. Se a empresa quebrasse, eu quebrava junto, e, pelas minhas contas, só me reergueria depois dos trinta (lembre-se: eu tinha 21).

O processo parecia incrivelmente doloroso para um jovem recém-formado. Apreensões de magnitude que eu nunca experimentara até então vieram em avalanche, abalando todos os meus alicerces, que eu julgava tão sólidos. Ah, quase me esqueço de mencionar: para piorar, a namorada, que eu pensava amar, terminou comigo. O teste parecia mesmo excessivo, desnecessário, até injusto. Tive crises de ansiedade terríveis, além de dificuldade para dormir. Sem a maturidade de hoje, fiquei a poucos passos do que seria um burnout ou algo parecido. O absoluto autocontrole que eu transparecia não podia estar mais distante do que se passava lá dentro, em meu interior atormentado. Ninguém fazia ideia de como eu estava me sentindo de verdade.

Enfim, depois de algum tempo, a batalha acabou vencida, e acredito de verdade que foi todo o processo até a vitória que me capacitou como líder e empreendedor, dando-me equilíbrio e conhecimento para, nos anos seguintes, enfrentar muitos outros desafios que se sucederam enquanto a empresa crescia. Foi aquele processo sofrido que me tornou um líder de maior, digamos, raridade. Sem falsa modéstia, acho que poucos empreendedores teriam conseguido superar aquela situação, sobretudo na minha idade.

Foi o processo que transformou a uva, o recém-formado metido a empreendedor, em vinho, um executivo com um projeto ambicioso pela frente. A sensação que tenho é de ter feito em apenas um ano um estágio de dez, talvez vinte. Essa fase foi decisiva na construção do Gran que você conhece, do Gran que ajudou na aprovação de milhares de concurseiros, do Gran que hoje conta com 256 mil alunos, a melhor equipe, a tecnologia mais inovadora, o marketing mais humano, o atendimento mais premiado da categoria.

Pode ser que você esteja passando por adversidades semelhantes às minhas de alguns anos atrás. Nesse caso, meu conselho é: não encare os fatos como algo pessoal, nem se deixe paralisar por eles. São um mal que vem para o bem. Disfunções em geral revelam falhas que talvez você ignore ter, mas também indicam meios de aprimoramento. O que você deve fazer é continuar tentando, até acertar. Precisará de tempo para fazer os ajustes? Claro. O quanto, dependerá de qual é a sua meta. Só não deixe de se comprometer a manter o rumo.

O polimento de um diamante, técnica artesanal que é, pode levar até um ano, isso nas mãos de um lapidário experiente. As pedras maiores quase sempre ficam a cargo de profissionais com mais de 50 anos de idade e muitos de experiência no ofício. Isso porque leva tempo para aprender todas as etapas do processo. Não existe fórmula mágica: a maestria se consegue com o passar do tempo, com a prática e com a cabeça aberta para absorver novas lições.

O processo, como se vê, faz a diferença, no aprendizado e na execução. Aguente o seu, por mais duro que seja. Suporte-o, sabendo que há um destino compensador à frente. Tente, se possível, aproveitar ao máximo cada fase, em todo o seu enorme potencial de ensinar. Em breve, quando você menos esperar, perceberá que deixou de ser pedra bruta e se tornou diamante, que de uva se converteu em vinho da melhor safra. Concluirá, então, que isso só foi possível por você ter aceitado enfrentar o processo necessário. Foi o processo que fez de você alguém de raro valor na família, na comunidade, na sociedade.

Se você chegou até aqui, gostaria de lhe pedir um favor: comente abaixo dizendo o que achou do texto. Foi útil? Não foi? Ajudou? Não ajudou? Seu feedback é muito importante!

P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

 

Mais artigos para ajudar em sua preparação:

  1. Pense diferente
  2. Quando a realidade destrói seus sonhos
  3. Desaprenda o que limita você
  4. Decida ser intencional
  5. Pare de focar os sentimentos negativos
  6. Por que está demorando tanto?
  7. Não tenha medo de ter medo
  8. Faça da autoestima um hábito
  9. Não é o que parece
  10. Você ainda não conheceu a sua melhor versão
  11. Construa sua vida sobre a rocha
  12. Cansei de me frustrar. O que faço?
  13. Vamos ter mais foco
  14. Escolha suas dificuldades
  15. Redirecione a rejeição
  16. Os planos que funcionam
  17. Por que seus resultados estão ruins
  18. Não seja um sapo fervido
  19. Como seguir com o coração partido
  20. Como lidar com a culpa
  21. Em busca de um propósito

 

Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há mais de 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino digital.

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
100 Comentários

100 Comentários

  1. Avatar

    Romulo

    07/06/2021 19:04em19:04

    Gabriel era tudo que eu precisava ler no momento em que estou passando. Muito obrigado que Deus continue te usando com um instrumento de paternidade para direcionar seus “filhos”. Foi como flexa no meu coração.

  2. Avatar

    Lidoenne

    07/06/2021 19:22em19:22

    Estas tuas palavras, deram-me mais forças para não desistir.

  3. Avatar

    Anderson Messias dos Santos

    07/06/2021 20:06em20:06

    Não recebi o e-mail de notificação, mas, passei aqui para ler o artigo semanal que tanto me acostumei a ler. Pois é, o processo … o time de basquete americano Philadelphia 76ers … usa uma frase: Trust the process … na voz de um dos seus dirigentes Sam Hinkie … te confesso caro Gabriel, que a gangorra não é fácil, mas, persevero a cada dia, sei que sou falho … mas, estou me encaixando e a nomeação vem, eu sei que vem, eu acredito em mim e no processo. Forte abraço e que Deus siga abençoando a todos da Gran Cursos.

  4. Avatar

    BRUNO CRISTIANO DE OLIVEIRA MENDES DIAS

    07/06/2021 21:03em21:03

    Gabriel, Boa noite, concluí a leitura desse excelente motivacional. Cara na boa, Deus é contigo. E obrigado por não desistir, o gran é uma benção nas nossas vidas, Tem mestres de alto valor humano e profissional, e tem os diretores compromissados. Conheci seu Pai, na Escola de Governo, excelente pessoa, Inclusive tenho o livro dele. Parabéns pelo artigo. Me devolveu uma motivação, aquela frase, é no processo que aprendemos, é no vinho que está o valor. Topissima.

  5. Avatar

    Maycon Apolinário

    07/06/2021 21:11em21:11

    Parabéns, um dos melhores artigos que já li aqui, senão, o melhor

    “É preciso, portanto, suportar o processo, para vivenciar o propósito.” – Gabriel Granjeiro

  6. Avatar

    Joelma de Sousa Alencar

    07/06/2021 21:36em21:36

    Texto maravilhoso!
    O que seria de mim se não fosse o processo, talvez não valorizaria tudo que já passei e como estou. Ainda estou no caminho e aprendi que devo respeitar todo o percurso a fim de colher os frutos dessa longa plantação.

  7. Avatar

    Brenda Oliveira

    07/06/2021 21:53em21:53

    Artigo extremamente sensível e, ao mesmo tempo, forte. Tocou em várias feridas e me motivou a vivenciar o processo com mais esperança. Obrigada por isso, Gabriel!

  8. Avatar

    Cláudinha Medeiros

    07/06/2021 21:59em21:59

    Sim, sua mensagem motivadora e de grande valor. Super útil, sempre me anima, eu louvo a Deus por fazer parte desta família Gran…Grande, animadora, majestosa sabedoria. Q me da força nessa caminhada. Muito obrigada!

  9. Avatar

    Raquel Priscila da Silveira

    07/06/2021 22:30em22:30

    Muito obrigada e que Deus o abençoe por essas palavras de motivação, Gabriel !!

  10. Avatar

    Raquel Priscila da Silveira

    07/06/2021 22:33em22:33

    Muito obrigada e que Deus o abençoe por essas palavras de motivação, Gabriel !! Eu estava precisando dessas palavras mesmo. Continuar nos estudos de concursos e antes passar tarde do que nunca. No meu caso passar com mais de 40 anos.

  11. Avatar

    Vanessa moreira diniz

    07/06/2021 22:36em22:36

    Excelente!!! estava precisando dessa força hoje!!! muito obrigada!!!!!

  12. Avatar

    JANIO Lima

    07/06/2021 23:05em23:05

    Seus artigos são muito valiosos. Muito obrigado Gabriel!

  13. Avatar

    Wanessa Ramos Cordeiro

    07/06/2021 23:39em23:39

    Ensinamentos que levarei para vida, muito obrigada por seu tempo, esses artigos geram em mim força e me mostram um caminho, caminho esse que sempre que ficava doído eu desistia, mas entendi que tenho que enfrentar meus medos e suportar o processo!

  14. Avatar

    Juliana

    08/06/2021 00:45em00:45

    Excelente motivação, há alguns meses atrás iniciei meu estudos e por fraqueza acabei deixando de lado e fui vencida pelo cansaço 😞.
    Mas agora retornei novamente meus estudos com intuito de passar no concurso público, e vou até o fim, até conseguir minha aprovação 🙏, vou enfrentar qualquer dificuldade que eu estiver e superar todos os meus limites.
    Obrigada, pois palavras são capazes de mudar a vida de quem busca uma solução.

  15. Avatar

    lucia

    08/06/2021 03:48em03:48

    Gratidão

  16. Avatar

    Risoleta Santana

    08/06/2021 05:11em05:11

    Parabéns pelo texto. Estou voltando aos poucos para os estudos. Conciliar advocacia (que nao quero)com os estudos está sendo muito difícil. A parte financeira machuca. O seu texto nos faz refletir, e ajuda a amenizar a dor

  17. Avatar

    Bárbara

    08/06/2021 06:09em06:09

    Muito obrigada por sempre dedicar um tempo para nos motivar…faz total diferença!
    Esse texto era o que eu estava precisando!!

  18. Avatar

    Daíse

    08/06/2021 06:53em06:53

    Excelente!

  19. Avatar

    Thiago de França Rodrigues

    08/06/2021 07:52em07:52

    Obrigado Grabriel! Excelente texto e me motivou muito.

  20. Avatar

    Carmem Lucia Soares Felício

    08/06/2021 08:19em08:19

    Ótima reflexão, inspirou-me a continuar minha luta. Deus abençoe sempre.

  21. Avatar

    Flávio de Carvalho Guimarães

    08/06/2021 08:28em08:28

    Pois é Gabriel, estou passando também por lutas, mas me inspiro nas suas palavras para continuar lutando e acreditando no Gran, nas minhas capacidades, em Deus e como vc disse em ser futuramente um diamante melhor!! Parabéns pelas palavras, nota-se que a vida lhe ensinou a passar não só pelas dificuldades mas aprendeu ensinar aos outros de como vencer às batalhas!!

  22. Avatar

    Juliano de Jesus Machado

    08/06/2021 09:03em09:03

    Bom dia, Srº Gabriel.

    O texto retrata muito bem o momento que estou vivendo agora, que texto magnífico, muito coerente e inspirador.
    Obrigado pelas palavras, parece que foram escritas diretamente para mim.
    Continuarei firme e forte em meus objetivos, tenho certeza que todo esse processo que estou vivendo agora, valerá muito num futuro próximo.

  23. Avatar

    Cláudia

    08/06/2021 09:53em09:53

    Me emocionei! Vamos lá, enfrentando os processos. Somos barro na mão do Oleiro.

  24. Avatar

    Fernando

    08/06/2021 09:59em09:59

    Gratidão. O artigo retrata o momento que vivo e serve de inspiração.

  25. Avatar

    Thuany Matsu

    08/06/2021 12:46em12:46

    Que texto!!!! 👏🏻

  26. Avatar

    Mayagnes Alves Pereira

    08/06/2021 13:00em13:00

    A angústia da espera me faz enfraquecer, mas não parar! Sigo Imparável, rumo a minha aprovação!

  27. Avatar

    Ianaely

    08/06/2021 14:04em14:04

    obrigada pela reflexão! me ajudou muitooooo. era o que eu estava precisando.

  28. Avatar

    Márcia

    08/06/2021 16:17em16:17

    Parabéns guerreiro , vc sempre dando aquele incentivo que precisávamos , mais que um empreendedor vc é um ser humano que tem uma missão, e que deixará um legado para a posteridade!!!

  29. Avatar

    Darlene

    08/06/2021 17:07em17:07

    Fico me perguntando porque comecei a me dedicar tão tarde para os concursos. Lendo seu artigo me deparei com a resposta. Obrigada pelas palavras que nos dão forças para seguir no processo.

  30. Avatar

    Iris

    08/06/2021 17:09em17:09

    Nossa, foi muito útil e positivo esse texto. Logo hoje diante da noticia de uma reprovação bateu aquela tristeza, forte! E a vontade de desistir. Porém, depois da leitura a esperança de que assim seja o caminho para um aprimoramento e algo melhor.

  31. Avatar

    Rafael Alves da Silva Ribeiro

    08/06/2021 22:43em22:43

    Gabriel ler esse texto nos faz ter um energia a mais para trilhar o caminho que escolhemos seguir, sem dúvidas nenhuma só conseguiremos atingir o nosso alvo se participarmos do processo. O grande segredo é não desistir.

    Obrigado pelo texto maravilhoso!

    Abraços

  32. Avatar

    Alcione

    09/06/2021 06:42em06:42

    Gabriel, sempre leio seus artigos. Todos são uma fonte de motivação. O Gran é uma empresa de sucesso porque os líderes tratam o próximo com muito zelo!!!

  33. Avatar

    Claudia

    09/06/2021 07:36em07:36

    Gabriel,
    Também penso que quando se aprende a suportar as dores do processo como algo necessario o cargo vem. Passar no concurso é só um detalhe depois que se torna grande. Assim ocorre em tudo na vida.
    Aí vem essa história de um rapaz ousado, mas batalhador confirmando tudo. Quem aprende a gostar do processo se dá bem em qualquer área… Fica aqui meus parabéns! Vc merece todo sucesso! Tanto pelo artigo, quanto pela Vitória na vida, quanto pela ética que envolve o Gran em meio a esse mundo concorrido que é o dos cursinhos. Parabéns.

  34. Avatar

    Silvana G. Silva

    09/06/2021 08:20em08:20

    Bom dia! Muito grata pelo seu texto!! Ontem a noite, eu falei com Deus, na minha fé, que eu só queria uma resposta, por mais curta que fosse, em relação aos anos do processo que venho passando, E hoje, lendo esse texto me emocionei. Muito obrigada, que Deus te ilumine sempre!!

  35. Avatar

    Fernanda

    09/06/2021 09:14em09:14

    Costumo dizer que o sofrimento nos humaniza. Se tudo vem fácil nos tornamos arrogantes, achamos que somos invencíveis e melhores do que os outros. Já me achei assim no passado, só porque consegui passar em alguns concursos. O sucesso pode cegar devido a arrogância. O sofrimento nos lapida para nos tornarmos seres humanos melhores. As lições que aprendi com o sofrimento que venho tendo (pois agora as coisas são bem mais difíceis para mim hoje) espero levar quando o sucesso voltar! Espero ter me tornado um ser humano melhor graças ao processo que venho passando. Obrigada pelo texto, muito bom!

  36. Avatar

    Maria Borges

    09/06/2021 13:34em13:34

    Obrigada pela dedicação em nos motivar.

  37. Avatar

    Karlla Thaisy Cunha

    09/06/2021 13:54em13:54

    Obrigada por todos os seus textos e citações de livro. Luz e paz em sua vida!!

  38. Avatar

    Ryanne

    09/06/2021 14:33em14:33

    Incrível!!!! Estava precisando ler isso… 🙏🏾😘💞

  39. Avatar

    Wesley

    09/06/2021 18:35em18:35

    O texto realmente nós trás uma reflexão. É muito difícil manter a trajetória com tantas adversidades que aparecem no caminho. Obrigado Gabriel. Deus abençoe nossos estudos e nossos objetivos.

  40. Avatar

    DEBORA MARTINS RIBEIRO

    09/06/2021 21:12em21:12

    Sim. Ajudou bastante. #AmeSuaMente

  41. Avatar

    maria regina senna

    09/06/2021 21:31em21:31

    Leitura super edificante … Obrigada por mais uma vez estar me dando uma injeção de animo !!!

  42. Avatar

    Marina

    10/06/2021 09:48em09:48

    Gratidão pela motivação através desse texto, Gabriel! Que Deus te abençoe e ajude a todos nós com a tão sonhada aprovação em um concurso público!

  43. Avatar

    Viviane Almeida

    10/06/2021 10:47em10:47

    Ótima reflexão, e o interessante, que mesmo com as comparações feitas, se encaixa com o nosso comportamento diário, que mesmo pessoas e situações diferentes, o autor consegui tocar no nosso íntimo e, mesmo em tempos diferentes, consegui nos motivar. Obrigada.

  44. Avatar

    Rafael Petró

    10/06/2021 13:48em13:48

    Parabéns! O texto é excelente e o conteúdo é revigorante. São muitos pontos importantes, mas o que realmente mexeu comigo ao ler foi “não encare os fatos como algo pessoal”, as vezes é o que mais pesa, pensar que pode ser comigo, algo pessoal, e ao ler isso, retira um pouco da pressão. Obrigado!

  45. Avatar

    Dienne

    10/06/2021 23:36em23:36

    Inspirador. Obrigado por compartilhar conosco a sua trajetória.

  46. Avatar

    Guilherme Aquino

    10/06/2021 23:45em23:45

    Concordo totalmente e ainda digo mais: se fosse fácil, todo mundo conseguiria!
    Não sou de igreja, muito menos religioso mas conheço a bíblia e adoro a passagem da porta estreita e da porta larga e no auge dos meus 36 anos, se tem uma coisa que eu aprendi é que, AS COISAS BOAS SÃO REALMENTE DIFÍCEIS! estou tentando aproveitar mais esse processo de “maturação” e tenho certeza que vou me sentir ótimo e capaz de qualquer coisa quando atingir meu objetivo.
    Agradeço pela mensagem de apoio e TMJ!💪💪💪👊

  47. Avatar

    Yabuki

    11/06/2021 12:22em12:22

    A sua simplicidade e humildade são o que mais me encantam como exemplo, NUNCA perca isso! VC É UM EXEMPLO E TANTO, continue assim. TUDO DE MELHOR SEMPRE!

  48. Avatar

    Maria Ozineide Oliverinha da Silva Alves

    11/06/2021 12:30em12:30

    Seu texto é excelente! Tô estudando para concurso e as vezes me sinto desmotivada, e agora me sinto motivada, pois seu texto levantou minha autoestima. Agora mais do que nunca vou estudar e estudar até passar. Meu sonho é passar na secretaria de educação do Df. Fiquei muito emocionada com sua história. Vai ser difícil passar, mas com fé em Deus vai dá certo. E me sinto privilegiada em poder contar com os professores do Gran. Agradeço pelo lindo texto. Att: Maria Ozineide

  49. Avatar

    Bruno Bandeira

    11/06/2021 12:43em12:43

    Sábias palavras 👏👏👏👏👏

  50. Avatar

    Cleyton lira

    11/06/2021 14:20em14:20

    Sou assinante do Gran social, mas pouco leio sobre artigos motivacionais. Um amigo, também assinante do Gran, me enviou seu artigo após se comparecer de mim depois de ter ido mal na prova PF e PRF. Veio muito ao encontro da necessidade da minha vida em momento tão difícil. Obrigado pelo tempo de reflexão! Fantástico e pertinente artigo.

  51. Avatar

    Jaquison

    12/06/2021 11:41em11:41

    Bom dia, Gabriel, obrigado pelas palavras,isso era tudo que precisa ouvi nesse momento, tenho que confessar que queria ouvi algo diferente mas as coisas não acontecem do jeito que a gente quer. Só agradecer a Deus por ter me guiado até aqui e, tenho certeza que Ele continuará comigo. Não poderia deixar de agradecer a toda equipe do gran.

  52. Avatar

    Amanda Cristina Pereira de Oliveira

    12/06/2021 23:54em23:54

    Obrigada pelo texto, acredite fez muita diferença.

  53. Avatar

    Micaele Santos

    13/06/2021 17:08em17:08

    Não sabia que necessitava ouvir seu áudio, ate ouvir! .. quase sempre me sinto desmotivada, mesmo tendo vontade para estudar, estou tentando manter o foco, mas.. não vou mentir que trabalhar durante o dia e estudar a noite tem sido umas das maiores dificuldades que venho enfrentando diante ao cansaço diário.

    acabei de seguir seu perfil, e ativei as notificações pra não perder nenhuma dica ou um lembrete de motivação diária. Preciso manter o focar e mudar o destino da minha vida.

    Seu áudio foi muito valioso, grata pelas palavras.

  54. Avatar

    Ana Raquel

    13/06/2021 20:00em20:00

    Era tudo o que eu precisava ler, esse curso tem um diferencial enorme. Eu irei suportar o processo e vencerei!!!!!!!!!!!!!

  55. Avatar

    DANIEL RAMOS ARAUJO

    14/06/2021 01:53em01:53

    Excelente artigo. Compartilhar as próprias experiências de vida é a melhor forma de se convencer os outros sobre a importância da autocrítica para a transformação necessária.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo