Estágio ensino médio: como funciona e vagas em todo país!

Entenda tudo sobre estágio ensino médio e veja vagas em todo o país!

Por
5 min. de leitura

Fazer um estágio ensino médio é uma boa forma de ter remuneração e começar a ter experiência profissional antes mesmo de concluir os estudos. Mas, para entender melhor sobre as vantagens e desvantagens do estágio de nível médio e saber onde encontrar vagas de estágio, confira o texto a seguir.

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é estágio de nível médio?

Estágio é uma forma de inserção de estudantes no mercado de trabalho sem prejudicar o andamento dos estudos. Não sendo caracterizado como um vínculo empregatício.

De acordo com a Lei Nº 11.788/2008, que regulamenta o estágio de estudantes:

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Dessa forma, o estágio de nível médio deve ocorrer enquanto o aluno cursa o ensino médio, sem prejuízo ao seu desempenho escolar (horários, frequência e notas), servindo como um espaço educativo no ambiente de trabalho.

Qual a idade mínima para estagiar?

A idade mínima para estagiar é de 16 anos, sendo que, a partir dos 14 anos, é possível atuar como menor aprendiz (vínculo diferente do estágio), de forma que não prejudique o desempenho escolar e sejam assegurados os direitos do adolescente, previstos na legislação brasileira (especialmente no Estatuto da Criança e do Adolescente).

Quem pode ser um estagiário?

Qualquer estudante pode ser um estagiário de acordo com o nível escolar exigido para determinado estágio. É possível estagiar no ensino médio, técnico, superior ou até mesmo fazer estágio de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

Pode ser estagiário no ensino médio?

Sim, pode ser estagiário no ensino médio, desde que os horários de estágio e estudo não sejam simultâneos e o estágio atenda aos requisitos legais previstos e fiscalizados pelos órgãos competentes.

Como funciona o estágio ensino médio?

Basicamente, o estágio de ensino médio funciona assim:

  • Empresas e instituições diversas publicam vagas de estágio para setores e segmentos variados;
  • Estudantes encontram vagas de seu interesse e se candidatam para o processo seletivo;
  • É firmado um termo de compromisso entre a instituição de ensino, a parte concedente (empresa) e o aluno estagiário ou seu representante legal.

Neste termo, são definidas questões como:

  • Jornada de trabalho: que pode ser de 4 a 6 horas diárias (20 a 30 horas semanais), compatíveis com as atividades escolares;
  • Verificações de aprendizagem periódicas e ciclos das avaliações;
  • O tempo de duração do estágio (que não pode passar de 2 anos);
  • Formas de remuneração, incluindo bolsa auxílio, auxílio transporte, refeição e outros benefícios;
  • Atividades a serem desenvolvidas ao longo do estágio, compatíveis com as determinações legais.

Qual a importância do estágio de nível médio?

O estágio de nível médio é uma boa forma de iniciar a trajetória profissional para, ao concluir os estudos, já poder incluir experiências no currículo.

Por não configurar um vínculo empregatício e sim um espaço de aprendizagem, é uma boa forma de ingressar no mercado de trabalho de forma gradual.

Com ele, também é possível testar áreas de atuação que sejam do seu interesse, até para entender possíveis opções de cursos superiores e outras formações para sua carreira.

Como fazer currículo para estágio ensino médio?

Bacana, o estágio é importante e pode abrir portas, mas o que colocar no currículo para estágio ensino médio sem experiência? Todas as habilidades e competências técnicas e interpessoais que forem relevantes para a vaga!

Avalie se você possui soft skills de comunicação, negociação, gestão de pessoas, se é humilde, disposto(a) a aprender, etc. Quais são suas qualidades que podem ser positivas em um ambiente de trabalho? Liste-as!

Depois disso, pense nas competências técnicas e possíveis cursos que você pode fazer para se destacar:

  • Tem facilidade em redes sociais e tecnologias?
  • Sabe mexer no pacote office (excel, world, power point)?
  • Quais as suas matérias preferidas no colégio?
  • No que você quer atuar e quais requisitos as empresas costumam exigir nessas áreas?

Vale lembrar que o estágio é um período de aprendizagem, então, as empresas não irão exigir um vasto currículo.

Além disso, uma boa opção é participar de cursos, oficinas e facilitações em Centros de Integração e Agências voltadas para estágio. Dessa forma, você consegue uma orientação mais direcionada para as ações que precisa para conquistar sua vaga de estágio.

Onde encontrar vagas de estágio ensino médio em todo país?

Atualmente, há milhares de vagas de estágio ensino médio em todo o país, mas como encontrá-las? As melhores opções incluem:

Ciee

Ciee é a sigla de Centro de Integração Empresa Escola, uma instituição do terceiro setor voltada para apoiar jovens na preparação e inserção no mercado profissional em todo o Brasil.

Assim, conta com cursos, parcerias, eventos, conteúdos gratuitos ou com valores acessíveis, além de disponibilizar e intermediar vagas de nível médio, técnico e superior.

Atualmente, são mais de mil vagas de estágio de ensino médio disponíveis no site do Ciee para todo o país (tanto em modalidade presencial, quanto no modelo remoto).

Confira mais em: portal.ciee.org.br/quero-uma-vaga.

Agências de estágio locais

Assim como o Ciee, há diversas agências de estágio no país, tanto da esfera pública, quanto privadas ou do terceiro setor. Por isso, também é possível encontrar orientações direcionadas para estagiários na sua região.

Sites de empresas

Tem alguma empresa que você tem interesse em trabalhar? Uma boa forma de começar sua trajetória profissional é pelo estágio, por isso, acompanhe sites e redes sociais dessas empresas.

Isso pode te ajudar inclusive a se sair melhor em uma entrevista, pois assim você já chega conhecendo melhor a instituição e podendo falar sobre o sonho de trabalhar lá.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional voltada para profissionais e empresas se conectarem. Lá, é possível encontrar diversas vagas de estágio em todo o país, filtrando por áreas de interesse, local ou até mesmo pesquisando empresas pelas quais você se interessa.

Instituição de ensino

Outra opção bacana é procurar orientação pedagógica na sua instituição de ensino para ver se há direcionamento para estágios e projetos de inserção ao mercado de trabalho, sem comprometer o desempenho escolar.

Comece sua faculdade com o Gran! Aproveite as vantagens

Além do estágio de nível médio, é possível encontrar estágios de nível superior. Assim, enquanto você cursa uma faculdade, consegue testar na prática profissional sua compatibilidade com a área de atuação.

Na Gran Faculdade, você encontra graduação EAD para estudar de onde estiver, com mensalidades que cabem no seu bolso sem abrir mão da qualidade do ensino.

Com a flexibilidade de horários, é possível encontrar boas oportunidades de estágio ou mesmo de emprego e conciliar seus estudos.
Confira nossos cursos e escolha o seu:

Todos são 100% online, com aulas flexíveis para encaixar na sua rotina, e mensalidades que cabem no seu bolso, sem abrir mão da qualidade no ensino. Assim, você consegue conciliar seu estágio com sua faculdade e se destacar na sua carreira!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade! Clique no link abaixo e inscreva-se:

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura