Estudo para concurso: como enfrentar uma matéria difícil? Confira!

Sabe aquela matéria chata ou complicada que dificulta o seu estudo para concurso? É possível vencê-la! Confira quais são as principais dicas!

Avatar


16/05/2022 | 17:41 Atualizado há 31 dias

Na hora de finalmente iniciar o seu estudo para concurso, é muito comum encontrar na relação de disciplinas do edital uma que chega a dar arrepios. Para muitas pessoas, esse é o caso de Matemática, Raciocínio Lógico, Física e algumas modalidades do Direito: disciplinas popularmente tidas como mais complexas.

Mas seja qual for a disciplina que estiver tirando o seu sono na hora de estudar para concursos públicos, não se preocupe! Existem maneiras de vencê-la e otimizar o seu estudo para concurso. Venha descobrir quais são!

Destaques:

 

Estudo para concurso: 7 dicas para vencer matérias difíceis

O mais importante na hora de garantir um bom estudo para concurso, mesmo com matérias difíceis, é nunca desistir! Mantenha isso sempre em mente. Confira abaixo mais detalhes sobre cada uma das demais dicas para enfrentar matérias difíceis:

1. Como vencer matérias difíceis no seu estudo para concurso: tente mudar sua visão

Você já teve a sensação de que uma matéria era tão difícil que nem valia a pena investir tempo para tentar aprendê-la? Pois é! Esse é o mecanismo mental “vilão”, que pode atuar contra você na hora de garantir um estudo para concurso otimizado. Afinal, pensando dessa forma é normal que você não queira estudar ou fique sempre deixando para depois.

Lembre-se que boa parte das “matérias carrasco”, são concepções que você adquiriu quando era bem mais novo: ou seja, muito mudou de cá para lá e a sua percepção do assunto pode sim ser mais simples. Se o conhecimento for novo, ainda assim não é razão para desistir!

Tente ver a matéria difícil como um desafio que você pode vencer e não como um inimigo grande demais para ser derrotado. É importante lembrar também que você não precisa se tornar especialista em nenhuma matéria para ser aprovado em concursos públicos: você só precisa aprender o suficiente para aplicar corretamente na avaliação!

2. Como vencer matérias difíceis no seu estudo para concurso: estude o assunto com frequência

Como já mencionamos no tópico anterior, a resposta natural para lidar com matérias difíceis ou que não gostamos tanto costuma ser evitá-las. No entanto, você sabia que insistir nelas vai tornando-as progressivamente menos complexas? De tanto entrar em contato com o conteúdo, os conceitos vão se tornando cada vez mais familiares e isso ajuda na compreensão geral de qualquer assunto.

Mas cuidado! Com isso, não queremos dizer que você precise dedicar 2, 3 horas por dia para estudar as matérias difíceis. De fato, a recomendação é não exceder o limite de 1h30 por matéria no seu estudo para concurso. Lembre-se que é mais importante garantir um entendimento amplo de conteúdos do que se aprofundar muito em assuntos específicos.

Uma boa tática para garantir que você dominará de uma vez por todas essas matérias difíceis, é introduzi-la com mais frequência no seu estudo semanal. Isso, é claro, de acordo com o seu plano de estudos!

Conheça os principais tipos de planos de estudos para concursos públicos! 

3. Como vencer matérias difíceis no seu estudo para concurso: resolva questões comentadas

Resolver questões é essencial para quem deseja otimizar o estudo para concurso de maneira geral. Quando estamos falando de matérias difíceis, esse recurso é ainda mais eficiente. Você já teve a impressão de que conseguiria entender um assunto melhor se tivesse alguns exemplos?

Pois é! Ao resolver uma questão comentada sobre a temida matéria em questão, você poderá ter uma grande variedade de exemplos. Afinal, esse tipo de item possui um gabarito comentado e detalhado por professor e/ou especialista no assunto. Ou seja: é quase como se você estivesse ao lado do professor na sala de aula.

A resolução de questões também permite que você avalie a qualidade das suas rotinas de estudo para concurso: será que as suas táticas atuais para vencer a matéria difícil realmente estão funcionando? Estão melhores que semana passada? Se a resposta for não, sempre dá para mudar de tática! O importante é nunca desistir!

Otimize seu estudo para concurso com o Gran Cursos Questões

Já pensou poder contar com uma plataforma especializada em resolução de questões, com um rico banco de provas passadas, a capacidade de formular simulados e de analisar o seu desempenho ao longo do tempo? Pois é! No Gran Cursos Questões você encontra tudo isso cadastrando-se gratuitamente! Resolva questões onde e quando preferir, acessando a plataforma tanto pelo desktop quanto por meio do aplicativo para celular!

Revolucione os seus estudos com o Gran Cursos Questões! 

4. Como vencer matérias difíceis no seu estudo para concurso: diversifique suas formas de aprendizado

Grande parte das pessoas aposta e confia essencialmente na leitura de PDFS para avançar com o estudo para concurso. Mas nem sempre (especialmente quando se tratam de matérias difíceis), essa é a melhor maneira de aprender alguns assuntos. Assim, buscar outras formas de consumir o conteúdo, como videoaulas, guias de estudos, mapas mentais, flashcards, resolver questões comentadas pode facilitar o processo de aprendizado. Lembre-se sempre que não existe uma maneira certa e fechada de aprender: para pessoa absorve conteúdos de maneiras diferentes.

5. Como vencer matérias difíceis no seu estudo para concurso: procure materiais e professores que deem certo com você

Não adianta nada estudar com o material de concurso que seu amigo recomendou se você não se identifica com a linguagem e métodos didáticos utilizados. Afinal, quando o material bate bem com a gente, a leitura é fluída mesmo para mais assuntos difíceis.

Não se identificar com um material não necessariamente significa que ele é ruim: apenas não funcionou para você! Não tem problema algum admitir isso: de fato, sua energia deve ser centrada em procurar materiais que sejam mais objetivos e de fácil compreensão. A mesma coisa pode ser dita sobre os professores de videoaulas, por exemplo: tudo é questão do estilo que mais funciona para você.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o estilo de material do Gran Cursos Online? Confira a nossa página de materiais gratuitos!

6. Como vencer matérias difíceis no seu estudo para concurso: estude fazendo anotações

Quando anotamos os pontos mais importantes de um conteúdo (tentando sintetizá-lo em tópicos resumidos), transformamos o nosso estudo passivo em ativo. Isso otimiza o processo de assimilação e memorização mais rápida, especialmente para conteúdos difíceis.

Além disso, as revisões são muito importantes para garantir que todo o seu progresso vencendo a matéria difícil seja mantido. Ou seja: além de otimizar o seu estudo, a criação de resumos também poderá auxiliar futuramente, quando você tiver de revisar os pontos mais importantes da matéria em questão.

7. Como vencer matérias difíceis no seu estudo para concurso: explique o assunto para si mesmo ou para alguém

De acordo com a pirâmide de aprendizado do psiquiatra norte-americano William Glasser, uma das formais mais eficientes de reter um conteúdo é quando precisamos estruturá-lo para explicar para alguém. Assim, depois de estudar diferentes tópicos da matéria difícil, você pode tentar explicá-los para si mesmo em voz alta, de maneira escrita ou chamar alguém pra escutar o que você tem a dizer.

Essa também é uma técnica muito interessante para compreender em quais pontos você “engasga”: ou seja, que você não consegue transmitir direito. Esses são os pontos das dúvidas e precisam ser trabalhados com mais cuidado!

Estudo para concurso: seja aprovado em concursos difíceis

Agora que você já sabe como enfrentar as matérias difíceis no estudo para concurso, o que faz quando todo o edital é bastante complexo? Temos algumas dicas para você! Venha conferir a aula gratuita com o professor Alexandre Meirelles:


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.