Estudo por questões: conheça e evite os principais erros!

Apesar de essencial, o estudo por questões precisa ser feito de maneira correta para gerar bons resultados. Saiba mais!

Avatar


01 de setembro8 min. de leitura

O estudo por questões é, sem dúvida, um dos pilares essenciais para a aprovação em concursos públicos, Exame OAB, CFC, programas de Residência, vestibulares e até mesmo o Enem. Mas você sabia que se não for feita de maneira correta, a técnica pode até mesmo prejudicar o seu desempenho e preparação?

Para evitar que isso aconteça, preparamos este artigo com os principais erros cometidos na hora de estudar por questões e o que você pode fazer para evitá-los.Acompanhe!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Estudo por questões: por que é tão importante?

As provas objetivas são as formas de avaliação mais populares no Brasil para amplos programas de seleção. Afinal, trata-se de uma maneira mais rápida e direta de avaliar a aplicação prática de conhecimento dos candidatos por meio de questões.

O aprendizado humano, em si, não é uma experiência linear. As pessoas absorvem e compreendem conceitos em velocidades e de maneiras distintas, podendo aplicá-los de diferentes maneiras no dia a dia. Em uma prova objetiva, contudo, a avaliação do conhecimento acontece de uma maneira apenas: acertar questões.

Logo, não fica difícil compreender a razão da importância do estudo por questões: ao treinar por elas, você adequa seu aprendizado e aplicação de conhecimentos aos métodos de avaliação, aumentando suas chances de garantir uma boa pontuação.

Basta pensar que para ser realmente bom em um instrumento musical, por exemplo, é preciso praticar bastante.  Utilize o mesmo raciocínio para o estudo por questões: dessa forma, você adquire hábito, costume e experiência.

Estudo por questões: quais são os principais erros?

Como qualquer técnica de preparação, o estudo por questões pode acabar causando frustração e perda de tempo se você cair em algumas armadilhas que nem sempre são tão óbvias.  Navegue pelo índice abaixo para descobrir quais são:

  1. Não resolver questões todos os dias 
  2. Não marcar as questões que errou 
  3. Não revisitar as questões que você errou
  4. Não estudar de maneira direcionada 
  5. Deixar os simulados para o final 
  6. Não estudar com questões comentadas
  7. Desanimar com os erros
  8. Não balancear teoria e prática
  9. Estude com questões grátis

1. Principais erros do estudo por questões: não resolver questões todos os dias

Questões não servem apenas para revisar; ainda assim, muitas pessoas acabam deixando o estudo por questões para as últimas semanas de preparação do certame. Com isso, muitos benefícios do estudo por questões são perdidos. Veja quais são:

  • Fixar conteúdos: é o estudo por questões que acontece logo depois de aprender um novo conteúdo. Aqui o foco está em transformar o estudo de passivo para ativo, aumentando as chances de assimilação mais rápida.
  • Mensurar o desempenho em determinada matéria ou assunto: ao resolver simulados sobre determinado assunto, você pode determinar com mais certeza se está sabendo ou não aplicar os conceitos da maneira esperada.
  • Conhecer o perfil da banca organizadora: seja qual for a Instituição responsável pela formulação da sua avaliação, ela possui uma forma/ padrão de estruturar as perguntas. Muitas delas até mesmo retiram questões de um banco que, por vezes, se repete. Ao criar o hábito de estudar por questões formuladas pela mesma banca, você passa a conhecer a linguagem, forma de cobrança, tamanho de textos, enunciados, eventuais pegadinhas e outras informações essenciais na hora de realizar a sua prova.
  • Revisar: por fim, as questões também podem ser utilizadas como uma eficiente e dinâmica forma de revisar conteúdos.

Levando tudo o que discutimos em consideração, não resolver questões todos os dias pode ser um grande desperdício de potencial dessa técnica. Por isso, se você não tem o costume de estudar por questões todos os dias, considere começar!

Mas qual é a maneira correta de estudar todos os dias por questões?

Isso vai depender da sua rotina de preparação, mas já adiantamos que você não precisa seguir uma receita fechada para ser bem sucedido. O importante é que a resolução de questões esteja o mais presente possível no seu cotidiano. Afinal, hábitos são construídos com o tempo e você precisa se acostumar com essa forma de avaliação.

Reservar os 10 minutos finais do ciclo de estudos para cada disciplina para resolver questões por ser uma boa alternativa! Também é possível selecionar um número fixo de questões e resolvê-las ao final dos estudos. O mais importante é a constância. 

Quantas questões de concurso resolver por dia: o que dizem os especialistas?

Quando falamos sobre o estudo por questões, uma pergunta que aflige boa parte dos concurseiros (especialmente os iniciantes), diz respeito a quantos exercícios resolver por dia para colher bons resultados. Quantificando esse valor de maneira geral, uma boa margem para o seu estudo por questões diário fica em torno de 30 a 50 itens.

Mas como distribuir esse valor entre as matérias? Qual disciplina receberá um número maior de itens? De acordo com a classificação proposta pelo livro “Ciclo de Eara”, tudo dependerá do seu domínio de cada assunto.

O princípio é simples: com base no seu percentual de acertos em cada matéria, você compreende se é iniciante, intermediário ou avançado em cada matéria. A partir daí, é possível definir rotinas individuais de estudo por questões, baseadas em resultados.

Saiba como avaliar seu desempenho pelo percentual de acertos!

Volte ao topo

2.Principais erros do estudo por questões: não marcar as questões que você errou

Para que o estudo por questões seja eficiente não basta apenas resolver os itens: é necessário separar aqueles que você errou e aqueles em que teve dúvidas para consultar mais tarde. Essa atividade pode ser desafiadora se você constantemente muda de materiais para estudar para concursos. O grande risco é acabar com uma série de materiais independentes, o que pode dificultar a sua navegação por eles.

Para evitar que isso aconteça, comece a montar cadernos de questões, ou seja, materiais que reúnam todas as questões mais importantes para a sua preparação. Você pode nomeá-los como “erros”, “dúvidas”, “acertos”, “assuntos interessantes”: o importante é conseguir encontrá-los quando precisar consultar novamente.

Como fazer um bom caderno de questões?

No Gran Cursos Questões você pode criar e personalizar cadernos de questões com apenas alguns cliques. O processo, além de rápido, é gratuito e você pode criar quantos quiser. Dentro da plataforma, esse recurso é chamado de Marcadores. 

Veja abaixo o passo a passo de como marcar questões:

  • Acesse o Gran Cursos Questões;
  • Faça o cadastro ou login na plataforma;
  • Entre na seção de Questões;
  • Na barra inferior da questão, localize a área de Marcadores

Estudo por questões: conheça e evite os principais erros!

  • Crie o marcador de acordo com as suas necessidades ou escolha entre os seus marcadores já criados.
  • Para localizar uma questão marcada, clique no canto direito superior, no seu nome de usuário e selecione “Meus Marcadores”
  • Pronto! Você terá acesso a todas as questões organizadas e marcadas por categoria.

Volte ao topo

3. Principais erros do estudo por questões: não revisitar as questões que você errou

De nada adianta estruturar cadernos de questões se você não irá consultá-los novamente. Busque encaixar a revisão de questões que você errou como um evento semanal, que não precisa durar mais do que 20 minutos.

Assim, você não fica tão aflito em perder tempo reservado para teoria e ainda consegue extrair todo a usabilidade dos seus cadernos de questões. Depois de revisar uma vez, não tire as questões erradas imediatamente do caderno.

Busque resolvê-las novamente (se possível em meio a outras questões, no formato de simulado, por exemplo), para compreender se as dificuldades realmente foram 100% resolvidas.

Volte ao topo

4.Principais erros do estudo por questões: não estudar de maneira direcionada

Como mencionamos no início deste artigo, cada instituição avaliadora terá uma maneira específica de abordar conteúdos e formular questões. Assim, para garantir que o seu treinamento e desempenho no estudo por questões sejam os melhores possíveis, é necessário direcionar ao máximo a sua preparação.

Isso quer dizer utilizar o sistema de filtragem, por exemplo, para encontrar no Gran Cursos Questões, questões relacionadas ao certame ou carreira que você busca seguir.

Vamos seguir com um exemplo: se você está estudando Língua Portuguesa para o Concurso PM SP Soldado, por exemplo, organizado pela Banca Vunesp, não faz sentido resolver questões da banca FCC para cargos da área da educação, mesmo que sejam sobre a mesma matéria.

Isso pode parecer óbvio, mas na hora de selecionar as questões para o estudo, muitas pessoas acabam não dando tanta atenção a esses detalhes que fazem toda diferença.

Volte ao topo

5.Principais erros do estudo por questões: deixar os simulados para o final

Se o estudo por questões é deixado apenas para a reta final pela maioria das pessoas, os simulados são vistos como técnicas exclusivas dos últimos retoques da preparação em um concurso público. Na verdade, essa técnica (realizada de maneira periódica) apresenta tantos benefícios quanto o estudo por questões diárias.

Afinal, o simulado (com contabilização de tempo e sem consulta) é o cenário mais próximo do dia da prova que você terá antes da avaliação em si. Isso quer dizer que, ao analisar os seus resultados, é possível ter uma ideia bastante aproximada da eficiência das suas rotinas de estudo até o momento. Simulados também podem orientar seu cronograma de estudos, indicando matérias que merecem mais atenção. 

Como encaixar o simulado na sua rotina de estudos?

Uma maneira muito prática de incluir o simulado nas suas rotinas de estudo é reservar um dia (geralmente no final de semana) para resolvê-lo. Assim, com os resultados em mão, você poderá analisar as rotinas de estudo programadas para a semana seguinte e fazer eventuais modificações.

Volte ao topo

6.Principais erros do estudo por questões: não estudar com questões comentadas

O juízo isolado de erro ou acerto não é tão proveitoso para a preparação e aprendizado em concursos públicos. Para que você possa absorver o máximo dessa técnica, é necessário que você compreenda porque errou.

As questões comentadas são exercícios para concurso com gabarito comentado por professores ou especialistas. Assim, você pode acessar um pequeno resumo contextualizado sobre o assunto, que até mesmo pode servir para complementar os seus materiais de revisão.

No Gran Cursos Questões você pode encontrar milhares de questões com gabarito comentado. Para acessá-las, basta ter um cadastro ativo na plataforma e localizar o botão “Comentário do Professor”, logo abaixo de cada item. A presença de um círculo vermelho ao lado da categoria indica que há conteúdo disponível!

estudo por questões: sinalização de comentário disponível!

Estudo por questões: sinalização de comentário disponível!

Atualizações adicionais na plataforma, realizadas em 2022, também passaram a incluir a opção de acessar comentários em vídeo para Assinantes Ilimitados. O princípio é o mesmo dos comentários de professores e possibilitam mais uma maneira de refinar e complementar o seu estudo por questões para concurso!

7.Principais erros do estudo por questões: desanimar com os erros

Ninguém gosta de errar, isso é um fato. Contudo, para ficar realmente bom em algo é preciso errar algumas vezes. Com o estudo por questões não é diferente. Busque avaliar a sua preparação como um processo construído aos poucos e ao longo dos dias.

Se você estiver estudando de maneira consistente, com um bom balanço entre teoria e prática, a tendência é que seus erros diminuam consideravelmente com o tempo, até que sejam momentos de exceção.

Se você estuda há bastante tempo, mas ainda tem uma taxa de erros muito grande, procure investigar o que está acontecendo: pode ser que você esteja errando por falta de atenção ou por detalhes.

Volte ao topo

8.Principais erros do estudo por questões: não equilibrar teoria e prática

Para garantir uma boa preparação em concursos, não basta se apoiar apenas em uma técnica de estudos. A teoria e a prática são incompletas se não forem aplicadas juntas. Por isso, seu estudo por questões precisa vir acompanhado também de uma sólida rotina de preparação teórica.Isso quer dizer o estudo por PDFs, videoaulas, esquemas, flashcards e resumos.

Estudo por questões grátis e comentadas: onde acessar?

Durante o artigo você conheceu os principais erros que podem prejudicar o seu rendimento pelo estudo por questões. Para te ajudar a evitá-los, estudando de maneira mais organizada e centralizada, conte com o Gran Cursos Questões!

Lá você encontra um rico banco de questões comentadas, provas passadas, simulados e muitos outros recursos voltados para otimizar a sua preparação. Com o sistema de filtragem, você facilmente acha o que está procurando, sem precisar perder tempo.

Além disso, pela “área do aluno”, você também pode acompanhar seu desempenho, questões resolvidas, provas e simulados, juntamente com estatísticas sobre o seu desempenho geral e específico.

Faça seu cadastro gratuito hoje mesmo no Gran Cursos Questões e revolucione os seus estudos!

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já conhece os principais erros no estudo por questões e como evitá-los!  Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

OPORTUNIDADES EM 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


01 de setembro8 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque