Exercícios para concursos: quantos resolver por dia? Veja!

A resolução de exercícios para concursos é essencial para garantir uma preparação completa, mas qual é a medida certa? Acompanhe o artigo para descobrir!

Avatar


27 de Janeiro de 2023

Afinal, quantos exercícios para concursos você deve resolver por dia? Essa é uma pergunta que aflige muitos concurseiros, especialmente aqueles que estão iniciando agora a sua caminhada de aprovação.

Ao fazer uma busca rápida na internet, você encontrará uma série de números fechados para responder à essa pergunta: 15 a 20, 30, 50, 100. Mas o verdadeiro segrdo por trás de quantos exercícios para concursos resolver por dia está em compreender o seu momento de estudo em cada disciplina e o seu tempo disponível. Assim, você chegará a uma quantidade plausível para o seu caso em particular.

Acompanhe a leitura para aprender a definir quantos exercícios para concursos resolver diariamente!

Ser aprovado é questão de treino

Exercícios para concursos: por que resolver questões desde o início?

Para muitas pessoas, a resolução de exercícios para concursos é uma atividade importante apenas do meio para o final da rotina de preparação. Afinal, acredita-se que apenas neste momento o concurseiro terá uma boa base para que a técnica seja efetiva.

No entanto, essa crença seria verdadeira se os exercícios para concursos servissem apenas para assimilação e avaliação do conhecimento do aluno. Na realidade, as questões também são capazes de guiar os estudos, ensinar e treinar o estudante de acordo com o estilo de cada banca avaliadora. 

Afinal de contas, é importante considerar que ao estudar para concursos públicos, você não deve se concentrar apenas em aprender o conteúdo: também é importante dominar o modelo de avaliação. Ou seja, é o famoso “aprender a fazer a prova”.

Como lidar com os erros no início da sua preparação?

Mas se você não tem uma boa base de conteúdo e começa a resolver exercícios para concursos, então naturalmente vai errar muito no início, não é mesmo? Sim, isso é esperado e nem sempre quer dizer que as suas rotinas estão sendo ineficientes. 

Afinal, existe uma diferença entre aprender o conteúdo e aplicá-lo corretamente na resolução de um exercício para concurso. O mais importante é não desanimar, marcar sempre os exercícios errados e construir cadernos de questões, que poderão ser consultados mais tarde.

Saiba como criar cadernos de questões de maneira fácil e gratuita!

Exercícios para concursos: como saber o seu momento de estudo?

Como mencionamos anteriormente, um dos fatores a ser considerado na hora de definir o fluxo de exercícios para concursos a ser resolvido diariamente está em compreender o seu momento de estudo.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio da análise do seu percentual bruto de acertos.  Veja um exemplo abaixo:

  • Abaixo de 50% de acerto: iniciante
  • 70% a 85% de acerto: intermediário
  • Acima de 85% de acerto: avançado

A definição do momento de estudo pode ser diferente para cada uma das matérias previstas no seu edital de preparação. Assim, é perfeitamente possível que você seja iniciante em Legislação e avançado em Língua Portuguesa, por exemplo. De maneira prática, isso quer dizer que você deverá se dedicar mais à matéria de Legislação.

Exercícios para concursos: como otimizar o seu tempo disponível?

O tempo também é uma importante variável a ser considerada: afinal, apesar de importante, a resolução de exercícios para concursos não deve substituir o seu momento de estudo teórico. Logo, torna-se uma questão de organização. Também por isso, a quantidade de questões que deve ser resolvida por dia é variável.

Uma boa dica é começar introduzindo as questões logo depois de cada conteúdo estudado, assim como era feito na escola. Aprendeu um novo conteúdo? Hora de resolver uma bateria de questões sobre o assunto. Na prática, isso significa reservar de 15 a 10 minutos do tempo total (de uma hora, por exemplo), apenas para se dedicar às questões.

Note que ainda não mencionamos um número: isso porque a velocidade de resolução de questões também varia, sendo menor no início e aprimorando-se bastante com o tempo: por isso também é importante treinar desde o início. Ao fixar-se no tempo, ao invés de um número, você garante que as outras rotinas não sejam prejudicadas.

Horas coringa

A resolução de exercícios para concursos também pode ser implantada durante as horas coringa do seu dia: isto é, momentos táticos que podem ser aproveitados para revisar o conteúdo. Na prática isso quer dizer o tempo de transporte no ônibus, a necessidade de aguardar na fila do banco, o horário de almoço, dentre outros.

Nas horas coringa você não poderá sentar para estudar de maneira tradicional, mas com a ajuda de aplicativos de resolução de questões, é possível responder exercícios para concursos rapidamente, mantendo a prática em dia. Esses itens também devem ser contabilizados na sua preparação total.

Baixe GRATUITAMENTE o aplicativo Gran Questões! 

Exercícios para concursos: afinal, quantos resolver por dia?

Durante o artigo você pôde perceber que o número ideal de exercícios para concursos varia bastante: via de regra, quanto mais questões você resolver, melhor. Nosso GranXpert afirma que uma boa margem diária fica em torno de 30 a 50 itens.

Dito isso, é preciso introduzir a técnica nas suas rotinas sem prejudicá-las, buscando otimizar todas as outras estratégias e momentos necessários para garantir a aprovação. Então, a verdadeira resposta é: depende! 

Mais importante do que o número de exercícios para concursos resolvidos diariamente está na constância da sua preparação: ao se dedicar todos os dias à resolução de questões, você notará gradativamente maior rapidez e facilidade! Então, dê o seu melhor e não desanime!

Exercícios para concursos: estude com questões gratuitas e comentadas

Contar com uma plataforma especializada durante as rotinas de resolução de exercícios para concursos faz toda a diferença. Com o Gran Questões, por exemplo, você acompanha a sua evolução de forma ainda mais direta, contando com painéis detalhados de desempenho por disciplina e avaliações realizadas.

Além disso, a plataforma também facilita a criação de cadernos de questões, consulta de assuntos frequentes e o acesso a questões comentadas: isto é, itens com o gabarito comentado por professores e especialistas. Todos esses recursos fazem toda a diferença na sua preparação.

Você não paga nada para se cadastrar no Gran Questões e ainda pode levá-lo com você para onde for, fazendo o download do aplicativo para o celular!

Revolucione seus estudos com o Gran Questões!

Exercícios para concursos: aprenda em vídeo!

Quer conhecer mais técnicas de como implantar as questões de concurso na sua preparação desde o início e aumentar o seu percentual de acertos? Confira abaixo a aula com o professor Alexandre Meirelles.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


27 de Janeiro de 2023